A Espanha faz jus à sua fama de praia e sol para promover festivais aos turistas e nativos. Há música para todos os gostos, mas também há teatro e balé ao ar livre. Confira esta pequena seleção e programe-se para aproveitá-los quando tiver oportunidade.
Festival Internacional de Teatro Clássico de Mérida
A cidade romana por excelência reúne um impressionante conjunto de ruínas dos tempos do imperador Otávio Augusto. Ele mandou erguer a cidade para recompensar os méritos dos veteranos de guerra e daí vem seu nome. Assim, durante julho e agosto, são encenadas peças que fazem sucesso há mais de dois mil anos como “Medeia”, “Édipo Rei” ou “A Assembleia de Mulheres”. Preços de 8,40 euros até 39 euros. De 1º de julho a 23 de agosto.
Festival de Jazz Vitoria-Gateiz
O tradicional Festival de Jazz da cidade de Vitoria-Gateiz chega a sua 39ª edição. Nascido com a democracia espanhola, o festival até hoje é uma referência para todos os amantes do jazz e da boa música. Este ano, o evento conta com o pianista americano Chick Korea e a pianista japonesa Hiromi Uehara. De 14 a 18 de julho de 2015. Preços de 15 a 40 euros.
Festival de Danza de Almería
Para aqueles que associam a palavra “Espanha” imediatamente ao flamenco existem vários eventos ao longo do ano dedicados ao ritmo. Destaco o festival realizado em Almeria, quando a cidade vibra ao som da castanhola e também de outras danças folclóricas menos conhecidas internacionalmente. Além disso, esse ano a bailarina Eva Yerbabuena dará master classes para os praticantes do gênero. De 8 a 12 de julho.
Festival What is Music, na cidade de Frias, em Burgos.
Apresentações musicais e oficinas e cursos de música, dança e teatro são a tônica deste festival que acontece na medieval cidade de Frias. Este ano, o músico brasileiro Pedro Bastos João vai dar uma oficina de choro para os interessados no gênero de Pixinguinha. Porém, há espaço para danças tradicionais, composição e expressão cultural, além de atividades para crianças. De 24 de julho a 2 de agosto. Para consultar a programação e os valores dos cursos basta acessar aqui: http://www.whatismusic.es/es/home/
Veranos de la Villa – Madri
Madri também oferece aos estrangeiros e à população um leque variado de atividades que inclui desde os artistas consagrados se apresentando no Teatro Circo Price à cena teatral alternativa, com espetáculos no Matadero. Somam-se a isso apresentações de balé ao ar livre e até concerto da Orquestra e Coro da Comunidade de Madri. Este ano já foi confirmado o performático violinista libanês Ara Malikian e o veterano da canção de protesto e romântica, o cubano Pablo Milanés. Quem quiser se arriscar para cantar “Yolanda” já pode pensar em garantir o ingresso. De 1º de julho a 30 de agosto. Os preços e as atrações podem ser consultados aqui: http://www.esmadrid.com/agenda/veranos-de-la-villa/
Madgarden Festival
No mês de julho o Real Jardim Botânico Alfonso XIII, ligado à Universidade Complutense de Madri, se transforma em palco de nomes tão diversos como a canadense Madelaine Peyroux, o flamenco da bailarina Sara Baras ou grupos que rendem tributos a artistas como Frank Sinatra ou à banda Dire Straits. De 1º a 31 de julho. Preços de 10 a 30 euros.
http://www.madgardenfestival.com/index.html
PhotoEspaña
A PhotoEspaña é um grande evento sobre fotografia que é realizado principalmente em Madri, mas também em outras cidades espanholas e até em São Paulo, no SESC Vila Mariana. Só para contar a vocês que este ano a América Latina é o tema da mostra e o fotógrafo baiano Mário Cravo Neto (1947-2009) é homenageado com uma retrospectiva. Igualmente, os artistas brasileiros Ding Musa e Márcio Vilela fazem exposições individuais. De junho a agosto. Gratuito.
Listei alguns dos numerosos festivais que acontecem por aqui. Você já foi a um deles? Ou esteve em um festival que não aparece no post? Partilhe sua experiência com a gente nos comentários.