BrasileirasPeloMundo.com
Canadá Curiosidades Pelo Mundo

Dez curiosidades sobre os canadenses

Dez curiosidades sobre os canadenses.

País com forte influência cultural britânica devido à sua colonização, o Canadá e seus habitantes têm seus variados costumes. Eu particularmente adoro conhecer e saber sobre diferentes costumes e culturas; já estou aqui há 7 meses e tem sido o suficiente para descobrir muito. Todos os dias vivencio diversas situações e conheço um pouquinho mais sobre diversos países na escola onde estudo inglês. Falando das curiosidades daqui, listei dez.

1. Agradecimentos ­- Aqui é super comum as pessoas agradecerem sempre, pedirem desculpas e por favor (sorry, please e thank you) o tempo todo. Também faz parte do costume canadense agradecer se você foi num aniversário, casamento ou chá de bebê, por exemplo. Eles irão te enviar um e­-mail ou até mesmo um cartão de agradecimento para sua casa.

2. Idade no mercado de trabalho ­- É perceptível as pessoas de mais idade no mercado de trabalho, seja em supermercados, lojas ou apresentadores de TV. Sábado fomos num show no Air Canada Centre e um senhor muito simpático nos atendeu, nos guiando até os nossos assentos. Aliás, achei fantástica a minha ida pela primeira vez  a um show aqui em Toronto: pude perceber muita civilidade entre as pessoas. Pessoas de mais idade curtindo o show e famílias com crianças. Na saída de lá, nada de tumulto. Tudo tranquilo e super seguro, mesmo com 15 mil pessoas saindo do local ao mesmo tempo para pegar metrô e trem.

3. Horários dos eventos e comércio – ­ É costume também quando você é convidado pra um aniversário, por exemplo, no convite ter o horário que inicia e que finaliza o evento. Shoppings e restaurantes aqui fecham um pouco mais cedo. Já os bancos trabalham aos sábados.

4. Ecobags ­ – É muito comum ver aqui pessoas com suas ecobags indo aos supermercados e lojas; eu já tenho as minhas.

Leia também: como é morar em Toronto

5. Deixar os sapatos na entrada de casa –  ­ Considero super interessante aqui o costume de quando chegamos em casa ou na casa de alguém que você vá, tirarmos os sapatos, deixando-­os na porta de entrada.

6. Crianças mais independentes ­ – Uma vez estava andando de carro e me chamou a atenção quando estava parada no semáforo e vi uma mulher atravessando na faixa de pedestre com algumas crianças sem estarem de mãos dadas com ela. Eu rapidamente pensei: meu Deus, que perigo as crianças sem andar de mãos dadas. Mas para isso há uma explicação: aqui o pedestre é respeitado e as crianças são mais independentes.

7. Alimentação ­- O jantar é a principal refeição dos canadenses. No horário de almoço eles geralmente comem lanches, saladas, ou algo mais leve. E é comum, fazendo parte do cotidiano, as pessoas levarem suas marmitas para a escola e o trabalho.

8. Chamado aos bombeiros ­- Faz parte do nosso cotidiano vermos os bombeiros indo atender algum chamado. Aqui casas e prédios tem muita madeira na construção e sendo assim, é grande a preocupação e cuidado quando chamados são feitos aos bombeiros.

Leia também: como abrir conta bancária no Quebec

9. Organização dos canadenses ­– Observando minha vizinhança agora na primavera para o verão, vejo casas com muitas flores, jardins super cuidados. É lindo de ver essa organização dos canadenses. Depois de um longo inverno, rapidinho tudo se transforma na paisagem da cidade. Nessa época vemos os carros estacionados nas frentes das casas, garagens abertas e bem cheias de diversos artigos.

10. Gentileza dos motoristas de ônibus do transporte público -­ Eu tenho um fato muito bacana pra compartilhar: certo dia estava na faixa de pedestre, aguardando abrir 2 semáforos para eu atravessar a rua, enquanto isso meu ônibus chegou no ponto e o motorista ficou me esperando. Achei muito gentil da parte dele e é bem comum ele esperar pelas pessoas, já pude ver em outros dias.

O canadense de uma forma geral é educado e gentil, e recebe muito bem o imigrante, pois o Canada é um país totalmente multicultural.

Related posts

Qual é a sua idade coreana?

Amanda Gomes

Como são as feiras de casamento na China

Naschara Saraiva

Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos

Raiane Rosenthal

37 comentários

Márcia Regina Pfleger Agosto 4, 2015 at 4:40 pm

Amei, em poucas palavras e muito bem colocadas falastes um pouco do viver em Canadá……….achei muito interessante as diferenças.
Bju

Resposta
Grasiela M. Vicentini Agosto 4, 2015 at 7:52 pm

Oi Márcia, é bem interessante mesmo.

beijo
Grasiela

Resposta
Vanessa Agosto 4, 2015 at 4:56 pm

Muito legal seu post!!! Meu sonho é um dia conhecer o Canadá!!! Estou morando nos EUA, e aqui as pessoas também são super educadas! E muito comum ver pessoas idosas trabalhando e fazendo suas coisas sozinhas, muitas delas até com andador, andam sozinhas por tudo e ainda dirigeeeemmm!!! Muitas vezes penso: Meu Deus, como essa senhora anda sozinha por ai??? Mas, é super comum! Beijo grande Grasi, amei seu post! ????

Resposta
Grasiela M. Vicentini Agosto 4, 2015 at 7:50 pm

oi Vanessa, sim aqui também vejo muitos idosos circulando com andadores e de bem com a vida. Na escola que estudo te um senhor de idade que é voluntário lá no dia de feirinha. Coisa mais linda de se ver. Eles adoram se sentirem ativos. Obrigada pela visita
beijo
Grasiela

Resposta
chaiana Agosto 4, 2015 at 5:43 pm

Grasi..lendo o teu texto tenho a certeza que nosso país está muito atrasado…e me deu mais vontade de conhecer o Canadá…bjs chai

Resposta
Grasiela M. Vicentini Agosto 4, 2015 at 8:56 pm

Chai, vale muito a pena conhecer aqui, tenho certeza que voce iria gostar.

beijo
Grasiela

Resposta
Fernanda Kuerten Agosto 4, 2015 at 5:43 pm

Adorei as dicas e o seu ponto de vista. Aliás, sempre adoro as dicas que vc costuma compartilhar com a gente!!! Mais uma vez, arrasou!!! Bjooo ????????????

Resposta
Ana Luisa Coelho Agosto 4, 2015 at 6:35 pm

Que legal!!! Além das pessoas serem bem educadas elas também cuidam bem das casas, uma casa mais linda que a outra… Adorei o post, Beijãoo

Resposta
Daniella Deyse Agosto 4, 2015 at 6:36 pm

Adorei!!! Parabéns pelas dicas…Fiquei com mais vontade ainda de conhecer o Canadá…Se tudo der certo quem sabe ano que vem???
Beijos Grasi!!!

Resposta
Grasiela M. Vicentini Agosto 4, 2015 at 7:03 pm

Fiquei muito contente com a publicação do meu post. Espero poder estar contribuindo sempre falando de Toronto.
Um abraço e obrigada 🙂
Grasiela

Resposta
Nanci Agosto 4, 2015 at 7:13 pm

Muito bem colocado. É sempre muito bom respeitar , e ser respeitado. Parabéns pelo artigo

Resposta
Camila Duarte Agosto 4, 2015 at 7:20 pm

Adorei! O Canadá é incrível! Um povo super educado e receptivo! Um beijão

Resposta
Jeito de Casa Agosto 4, 2015 at 7:25 pm

Deve ser muito tempo ter esta experiência de viver em um lugar com tantos pontos positivos em relação a educação Grasi. Pena ficar tão longe da gente 😉
Vou dar uma passeada pra conhecer o blog!!

bjus
ana

Resposta
Adriana Agosto 4, 2015 at 7:29 pm

Otimo post Grasi !!!! Tenho muita vontade de conhecer o Canadá. Lendo suas colocações deu ainda mais vontade. País moderno, povo educado e civilizado, que respeita o proximo, que se preocupa com o meio ambiente. Aqui no Brasil vemos o oposto, infelizmente. Beijos e continue escrevendo.

Resposta
nica Agosto 4, 2015 at 11:46 pm

Como seria bom ler o que vc escreveu sobre o Canadá, e pensar…..olha se parece com o Brasil ! Sei que nosso Brasil Tem muita coisa boa. Mas educação, ta complicado.

Resposta
KARLA Agosto 4, 2015 at 8:23 pm

Muito bom Grasi!!!! Adoreiiiiiiii as dicas…..Beijos <3

Resposta
Andreia Crepaldi Agosto 4, 2015 at 8:57 pm

Achei o post muito esclarecedor, pois estas informações são de grande utilidade não só para o brasileiro que irá morar no Canadá, como também para os que querem conhecer o país. Parabéns, Grasiela, como sempre você se destaca em tudo o que faz!!!!

Resposta
Veronica Agosto 4, 2015 at 9:34 pm

Parabens Grasilela! Pontuou muito bem aspectos importantes do cotidiano da vida canadense! Sucesso no blog!
Bjoss

Resposta
kika Agosto 4, 2015 at 10:32 pm

Que sonho! Infelizmente aqui no brasil o povo nem sabe o que ê cultura!
saudades de vc grasi, venha nos visitar!

Resposta
Angela Candian Agosto 4, 2015 at 11:05 pm

Muito bacana ter essa visão de outro país! Parabéns!! Bjs e Sucesso sempre! Vc merece!!

Resposta
Grazi Agosto 5, 2015 at 12:08 am

Adorei o post, Grasi! Pouco conheço sobre o Canadá e fiquei bem surpresa ao saber que bancos abrem aos sábados e de ter horário para acabar e começar uma festa nos convites! hehe Quanto as eco bags, eu tenho a minha para ir a feira aqui em Floripa! Acho super charmoso usar! Não tinha muita curiosidade com relação a viajar para o Canadá, mas vendo as fotos que você posta no face do Adoro Lilás, as tuas pessoais e este post aqui, a vontade já está aparecendo! hehe Quem sabe, né? beijos!!

Resposta
Kamila Cury Agosto 5, 2015 at 12:26 am

Ótimo post Grasi, adorei… Fico mega feliz em saber que vc está gostando tanto do país, cultura e se virando cada vez melhor nessa terra linda. Ansiosa para conhecer um pouquinho desse país que tantos falam tão bem. Bjs

Resposta
Dani Figueiredo Agosto 5, 2015 at 1:27 am

Quanto mais viajo e mais leio sobre outros países, mas vejo comp estamos atrasados no quesito “evolução humana”…rsrs!! A experiencia de morar fora é impagavel!! Temho meu irmao q mora na suíça e sei bem o que é!! ????

Resposta
Graziella Gallo Agosto 5, 2015 at 1:54 am

Grasi,
Adorei! Conta mais!
Bjs,
Grazi

Resposta
Baez Toby Mara Agosto 5, 2015 at 2:08 am

Adorei suas impressões do cotidiano canadense! Fiquei com muitas saudades, especialmente das flores que colorem as casas, as ruas, depois do rigoroso inverno! E a educação, em especial, dos motoristas de ônibus…viajei com o seu texto de volta ao Canadá!

Resposta
Inês Agosto 5, 2015 at 2:33 am

Muito bem observadas as curiosidades, é bem isso mesmo. Eu já morei no Canadá e, apesar de não ter vivenciado a primavera, fiquei maravilhada com a foto linda dos jardins super bem cuidados. Todo o restante vivenciei e é exatamente assim que acontece!!
As lembranças que tenho de Toronto são maravilhosas, tenho muita vontade de voltar e recomendo a todos que conheçam a cidade, vale muito a pena!!!
Grasi, obrigada pela síntese perfeita que você fez, arrasou!!

Resposta
Samara Agosto 5, 2015 at 2:33 am

Ótimo post!!! Adoro viajar….conhecer outros países….e sempre leio muito antes de conhecer determinado lugar. Adorei saber um pouquinho sobre o Canadá. Espero ver mais posts seus por aqui….e conhecer ainda mais sobre o Canadá.

Resposta
Angela Agosto 5, 2015 at 5:13 am

Grasi, ja comentei inumeras vezes que adoro ver as belas fotos que você compartilha, dos lugares por onde passa, principalmente da bela arquitetura, agora com essas informações complementares fica ainda mais fácil imaginar o quanto Toronto/Canadá é fantástico de morar, conhecer e passear. Com certeza você esta aguçando minha vontade e curiosidade em conhecer. Desejo que a cada dia você possa se adaptar mais e mais a esse lugar tão fascinante.

Resposta
BRUNA COELHO Agosto 5, 2015 at 1:34 pm

Muito bom o texto e conhecer um pouco dessa cultura!

Resposta
Ana Paula Rauen Agosto 5, 2015 at 9:54 pm

Amei seu post….Parabéns. …..Você conseguiu em poucas palavras mostrar como é viver no Canadá. Me lembrou um pouco a Alemanha.Continue nos informando de todas as curiosidades. Sejam muito felizes….bjs

Resposta
gabriela tancredi Agosto 6, 2015 at 1:48 am

Muito legal!! Assim dá até vontade de morar no Canadá! Quem sabe um dia…. Adorei o texto!

Resposta
Grasiela M. Vicentini Agosto 7, 2015 at 4:01 pm

oi Gabi, venham voces vão gostar muito.

beijo
Grasi

Resposta
Maria Fernanda Nunes Mendes Agosto 7, 2015 at 9:53 am

Amei as dicas Grazi!!!
Um grande beijo ????

Resposta
Grasiela M. Vicentini Agosto 7, 2015 at 4:00 pm

Obrigada Maria Fernanda , um beijo
Grasiela

Resposta
Givanildo Janeiro 17, 2016 at 12:38 pm

Oi Grasiela tudo bem,gostei muito de suas dicas.Mas minha dúvida é a seguinte, uma pessoa que chega no Canadá com visto de vistante(turista),pode trabalhar legal ai no Canadá.Abraço e desde já agradeço e aguardo a resposta.

Resposta
Grasiela Martins Vicentini Janeiro 18, 2016 at 2:57 am

oi Givanildo, com o visto de turista não é possivel trabalhar legalmente no Canada.

obrigada por acompanhar o Brasileiras pelo Mundo 🙂

Resposta
Camila Abril 18, 2017 at 3:42 am

Eu gostaria muito de morar no Canadá, ou, ao menos, conhecê-lo. Entretanto, tenho meus 16 anos ainda, então ainda tenho tempo para continuar me preparando para este sonho/vontade. Espero conseguir. Vendo esse post tão bem apresentado, vejo que estou idealizando o lugar certo.

Ótima postagem. 🙂

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação