Multiculturalismo em Toronto.
O significado da palavra Toronto é “ponto de encontro” na língua indígena local. Acredito que se encaixa perfeitamente a essa cidade que recebe tantos imigrantes de diversas partes, religiões e culturas do mundo, sendo uma cidade totalmente multicultural. Confesso que há alguns anos atrás eu achava que a capital do Canadá era Toronto – e não é (é Ottawa). Possivelmente eu ouvia falar mais bem de Toronto que das demais grandes cidades.
Algumas informações sobre Toronto:
- É a capital financeira do Canadá;
- É a 4º maior cidade da América do Norte;
- Está situada à margem norte do grande lago Ontario;
- Possui clima temperado;
- As 4 estações do ano são bem definidas;
- Sua população gira em torno de 2,8 milhões de pessoas atualmente;
- A população de Grande Toronto (GTA) se compõe de 5,5 milhões de pessoas.
Segundo estatísticas, Toronto é uma cidade ativa, segura, apresenta uma taxa de desemprego baixa e sua economia é forte e diversificada. Também apresenta um número elevado de empresas privadas na área de TI e abundância em recursos minerais, o que poderia justificar o grande número de produtos fabricados no país.
A cidade apresenta um número bem expressivo de estrangeiros, ou seja, 50% dos residentes da cidade não nasceram no Canadá.
A rica diversidade multicultural de Toronto está demonstrada pelas mais de 200 etnias presentes na cidade.
Em 2006, 28% dos moradores de Toronto eram europeus; 19% da Grã-Bretanha; 16% do Leste ou Sudeste Asiático; e 10% do sul da Ásia. A cidade apresenta a segunda maior população estrangeira do mundo, atrás de Miami. Na Flórida, 49,9% da população é composta por latinoamericanos, enquanto que a diversidade em Toronto é muito maior.
Aqui são faladas mais de 140 línguas e dialetos e pouco mais dos 30% dos residentes locais falam uma língua diferente do inglês ou francês em casa. A cidade continua sendo um mosaico de muitas línguas – também em 2006, 47% da população possuía uma língua materna diferente do inglês ou francês.
As cinco línguas mais faladas em Toronto são:
- Chinês (falada por 420 mil pessoas);
- Italiano (195 mil falantes);
- Punjabi (138 mil falantes);
- Tagalog/filipino (114 mil falantes);
- Português (falada por 113 mil pess0as).
A diversidade também pode ser medida pelo grau em que as pessoas falam outro idioma diferente do inglês ou francês em casa. Posso citar como exemplo a minha própria escola, que considero super multicultural. Lá estudam residentes permanentes de várias etnias. São imigrantes que vieram da Somália, Quênia, Eritreia, um grupo pequeno de orientais, alguns da Europa e Ásia, assim como alguns alunos turcos e os latinoamericanos. Em relação aos brasileiros, somos agora em 6 alunas. Em janeiro éramos apenas eu e outra brasileira.
No quesito religião, Toronto apresenta a Igreja Católica Romana como sua principal religião, com fiéis totalizando 31,4% da população, mas a cidade possui outras comunidades religiosas bem estabelecidas: 7% de judeus, 6,7% de muçulmanos, 4,8% de hindus e 4% de outras religiões. 18% da população não possui nenhuma afiliação religiosa. É normal aqui e em outras cidades canadenses existir uma sala específica para muçulmanos rezarem em escolas, hospitais e centros comunitários.
Toronto pode ser muito boa para o imigrante nos mais diversos aspectos como esporte, gastronomia, artes, entretenimento e em aspectos culturais.
Quando páro, penso e me pergunto por que Toronto atrai tantos imigrantes, acredito que a resposta seja porque aqui podemos ter qualidade de vida, segurança e a oportunidade de vivenciar diversas situações em contato com os mais diversos tipos de pessoas. Um exemplo disso é a saúde pública, à qual todos temos direito antes mesmo de nos tornarmos cidadãos canadenses. Até 2007 o país era mais aberto à imigração em termos gerais. Atualmente a questão migratória mudou e o sistema vem se fechando. Podemos perceber isso ao analisarmos as mudanças nos processos de imigração. Há pessoas que querem viver aqui simplesmente pelo sonho de vivenciar uma nova cultura; outras, simplesmente pela necessidade de mudança de país por diversas situações, como guerra e problemas econômicos em seu país de origem.
Estudos apontam para um aumento da população em Toronto, chegando a 3 milhões de pessoas em 2031, sendo 7,5 milhões de pessoas somente na Grande Toronto. A cidade é como uma ‘mini São Paulo’, porém mais organizada e mais segura.
Aqui encontramos restaurantes italianos, árabes, indianos, vietnamitas, chineses, japoneses, egípcios e tailandeses, só para citar alguns. Na cidade também encontramos regiões com concentração maior de pessoas de uma determinada origem: portugueses, italianos, ucranianos, chineses, judeus…
Resumindo, podemos nos sentir em casa em Toronto, mesmo estando a milhas e milhas de nossa terrinha.
Fontes utilizadas neste artigo: MoneySense; site da prefeitura de Toronto; site de estatísticas do Canadá.
5 Comments
Oi Grasi, amei o post porque conheci mais um pouquinho de Toronto.
Que oportunidade maravilhosa conviver com tanta diversidade, tanta
gente diferente Já estou curiosíssima pra conhecer o Canadá!
bjão
ana
Oi Grasi!
Que incrível o português estar entre as cinco línguas mais faladas! Muito banana essa convivência entre diversas nacionalidades! Amei o post! Grande beijo
Grasi…
Toronto é exatamente do jeito que você explicou.
Amo demais essa cidade e pretendo ficar aqui por bastante tempo.
Além de tudo o que você já explicou, a cidade não dá a mínima bola se estamos bem ou mal arrumados, se somos negros, brancos, homo, heteros….
As pessoas tem coisas mais importantes para se preocuparem, ao invés de prestarem atenção nos outros.
E isso é algo que adoro. Ser um desconhecido nessa cidade maravilhosamente “misturada”.
Parabéns !!!
Roberto
Mais um ótimo post da bela Toronto, Grasi. Parabéns! Bjs
Adorei o post, pois resume bem o que vemos quando chegamos em Toronto. Quando escolhi passar alguns meses nessa cidade, me deixei levar pelo significado “cidade do encontro”.
Tem gente de todo o mundo e a cidade respeita todas as diferenças existentes nessas pessoas, culturas, religiões.
Parabéns, Grasi. Arrasou novamente!!
Beijoss