BrasileirasPeloMundo.com
Estudando Pelo Mundo Itália

Cursos na Itália

Quer estudar na Itália? Então aqui vai um resumo do que deve ser feito.

Bem, antes de vir, todos os títulos de estudos devem ser legalizados pelo Consulado Italiano no Brasil, para a obtenção da “Dichiarazione di Valore in Loco”. Só assim conseguirá se matricular em uma escola, universidade ou uma pós-graduação. É um investimento, por isto esteja ciente que vai gastar para organizar a papelada, entre reconhecimento de firmas, traduções e legalização.

Para saber como fazer, clique aqui, e veja toda a lista de documentos e o processo para a obtenção dos documentos com o Consulado.

Quem deseja ingressar em uma universidade, deve estar ciente que deve legalizar 12 anos de estudos (portanto a pré-escola deve ser incluída ou então, 1 ano de universidade cursada pelo menos).

Conhecer o sistema de ensino italiano é super importante para saber se será possível e se valerá a pena. Isso porque o sistema de ensino é bem diferente. A maioria ou quase todos os cursos são integrais, então fica difícil trabalhar. A maioria das faculdades são públicas sim, mas existem taxas que variam de acordo com a renda da pessoa. Claro, há oportunidades de bolsas e isenções, mas o que atrapalha mesmo é a BU-RO-CRA-CIA! Por isso, consultar os sites das universidades, se comunicar com a secretaria de estudantes internacionais é uma sugestão para ficar por dentro de como funciona a inscrição, processo seletivo e saber as exigências de cada universidade.

Aqui na Itália os cursos universitários são divididos em:

Laurea: é o curso de graduação básica, com duração de 3 anos.

Laurea Magistrale: é a antiga Laurea Specialistica. Pode ser feita após a Laurea  e dura  2 anos. Não é considerada como mestrado brasileiro, seria um complemento da graduação, com aprofundamento de uma área ou tema.

Master di I o II livello: É um curso de alta formação, de aperfeiçoamento científico, é como se fosse uma especialização latu-sensu no Brasil. Têm a duração de pelo menos 1 ano. São cursos caros e difícil de conseguir bolsa.

Corso di Specializzazione: Um curso de especialização, formando especialistas em determinada profissão, tem a duração mínima de 2 anos.

Dottorato di Ricerca: É como o doutorado brasileiro. Tem duração de pelo menos 3 anos e existem diversas oportunidades de bolsas de estudos. O Dottorato di Ricerca, em muitas universidades, tem a exigência da fluência em inglês, além do Italiano.

Repararam que não existem cursos equivalentes ao nosso Mestrado? Pois é. E um Master não é equivalente ao mestrado, pois não há defesa da dissertação final, dificilmente será validado no Brasil como tal.

É possível ainda, fazer os cursos rápidos de Perfezionamento, têm curta duração (2, 3 ou 4 meses em média), e pode servir para conseguir se adaptar à metodologia de ensino italiana, e ficar mais fluente no idioma.

 É importante saber que não é só a grade acadêmica que é diferente, mas também o sistema de ensino e notas (30 a mais alta, 18 a média), além do que existem provas orais decisivas para a aprovação.

As universidades aqui têm turmas de até 200 alunos! Nem sempre os professores dão atenção exclusiva e dedicada ao aluno, mesmo porque seria praticamente impossível. Além do que, algumas matérias não exigem frequência obrigatória, cabe ao aluno ser responsável em gestir os próprios estudos para se dar bem. Portanto, estar preparado para total dedicação é super importante.

Quer estudar na Itália, então “afie” o italiano (falado e escrito) e boa sorte!

Related posts

Bônus Bebê na Itália

Thaís Baldini

A glamorosa Milão

Raquel Gonçalves

Mestrado em Educação na Universidade de Oulu, na Finlândia

Beatriz Guedes

9 comentários

Ana Cristina Kolb Maio 26, 2014 at 5:13 pm

Otimas dicas Carla, é isto ai estudar fora do Brasil, requere preparação e disciplina, mas eu acho super valido, pois quem não tem uma vontade real, desiste ja no processo de se organizar. Mas vale a pena a experiência de morar fora, naturalmente se for autentica de aprendizado e crescimento. Otimo texto! Namasté 🙂 et Arrivederci!!!!

Resposta
Carla Branchini Maio 26, 2014 at 6:54 pm

Com certeza Ana! obrigada. Arrivederci!

Resposta
Marcela Peres Dezembro 31, 2014 at 12:50 am

Olà Carla, estou na Italia ha 4 meses, consegui o meu permesso di soggiorno por que tenho familiares aqui. Mas estou com um problema, e depois que li o seu blog penso que pode me ajudar.
Meu namorado ficou no Brasil e està muito fidicil ficar sem ele.
Fiz algumas buscas na internet de cursos com duraçao de um ano na regiao de Padova, mas sò encontro universidades e cursos de poucos meses.
Voce teria alguma dica de como ele poderia conseguir o visto fazendo um curso basico ? E onde eu posso encontrar esses tipos de cursos ?

Parabens pelo blog.

(desculpe a falta de acentos)

Grata,
Marcela

Resposta
Carla - Sonhos na Itália Dezembro 31, 2014 at 11:08 am

Olá! realmente é difícil. Teria que ser uma pós graduação, um master, algo do tipo. O problema é que são cursos caros. Deve procurar nos sites das universidades e escolas técnicas mesmo. Boa sorte.

Resposta
Fernanda Rocha Julho 16, 2017 at 5:13 pm

Oi Carla!
Estou na Itália há alguns meses e já consegui o meu Permesso di Soggiorno, pois minha mãe reside aqui há anos e tem a dupla cidadania. Sou formada em Arquitetura e Urbanismo no Brasil, e a minha dúvida se consiste em: com esse documento (Permesso di Soggiorno) eu posso ingressar na Pós Graduação? Ou tenho de recorrer ao Consulado para adquirir um visto de estudos?

Desde já, muito obrigada se puder me ajudar!

Resposta
Simone Março 27, 2019 at 5:38 pm

bom dia Carla me chamo Simone e estamos de mudança para Italia.tenho um filho de 16 anos que faz um curso tecnico de quimica no instituto Federal de Santa Catarina,gostaria de saber qual procedimento para transferir os estudos pra la sem perder tudo que ele ja estudou

Resposta
Liliane Oliveira Março 28, 2019 at 2:01 pm

Olá Simone,
A Carla Guanais parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Itália que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Thais de Oliveira Gomes Junho 9, 2019 at 7:18 pm

Bom dia, sou Thais e recebi uma proposta para Italia. Essa semana entrarei com o pedido de reconhecimento de meu diploma chamado dichiarazione di valore. Eu gostaria de saber em quanto tempo fica pronto.

Resposta
Liliane Oliveira Junho 10, 2019 at 7:05 pm

Olá Thais,
A Carla Guanais parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Itália que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação