BrasileirasPeloMundo.com
Custo de Vida Pelo Mundo República Tcheca

Custo de vida em Praga em 2015

Custo de vida em Praga em 2015.

O turismo cada vez mais crescente em Praga tem duas explicações: a primeira é que a cidade é realmente linda, com várias atrações e lugares interessantes para visitar e conhecer. A segunda, que complementa a primeira, é que Praga oferece preços muito atraentes para quem vem para turismo. Se comparada a outras cidades da Europa, Praga é muito acessível, em conta e até barata em muitos aspectos.

A boa notícia é que essa vantagem é válida não só para os turistas, mas também para quem mora aqui. No geral, o custo de vida não é muito alto, mas como isso também depende muito do estilo de vida de cada um, vale dizer então que Praga é bem democrática com os preços e oferece opções para todos os bolsos – deixo aqui exemplos de alguns custos médios.

unnamed (1)

É importante lembrar que apesar de fazer parte da União Europeia desde 2004, a República Tcheca não usa o euro, e sim a coroa tcheca, por isso os valores indicados estão todos na moeda local. Para passar uma ideia dos custos básicos de uma pessoa, vou dar exemplos de transporte, comida e aluguel baseados na minha experiência em Praga nestes 5 anos que moro aqui.

O transporte público em Praga é excelente (talvez isso seja um assunto para um próximo texto) e um bilhete individual pode custar 24 ou 32 coroas – de 3,40 a 4,50 reais, aproximadamente. Há outras opções mas estas são as mais comuns. Para quem mora aqui, é possível adquirir um cartão de transporte chamado Opencard e recarregar um valor para um mês, três meses e até um ano. O valor do cartão por ano é de 3.650 coroas tchecas (aproximadamente 520 reais) e não há um limite para o número de viagens. Este é o valor para adultos; estudantes pagam menos se apresentarem o comprovante de estudo emitido pela escola ou universidade.

unnamed

Um almoço em um restaurante normal fora da área turística custa em torno de 100 coroas (aproximadamente 15 reais), enquanto um jantar pode custar aproximadamente 200 coroas (aproximadamente 25 reais). As bebidas custam em torno de 25 a 40 coroas (de 3,50 a 6 reais) e a cerveja é normalmente a opção de bebida mais barata. Caso seja um restaurante mais sofisticado ou na área turística, o preço de um prato é de aproximadamente 500 coroas. Na República Tcheca, a taxa de 10% de serviço não vem incluída na nota, mas normalmente o cliente deixa de 5% a 10% por conta própria.

 

O preço de um aluguel varia de acordo com a área e tamanho do apartamento. No centro de Praga, o preço médio de um apartamento de um quarto é de 13 mil coroas (aproximadamente 1.800 reais). Caso você divida o apartamento com outras pessoas, o preço por quarto sai em torno de 7 mil coroas (mil reais). Geralmente as contas de luz, água, gás e internet estão incluídas no preço do aluguel. Nas áreas mais afastadas do centro, o preço do aluguel costuma ser mais barato, mas mesmo assim praticamente toda a cidade tem bom acesso de transporte público, o que faz com que morar mais longe não seja uma desvantagem.

11903748_10153053333280913_3690596538363989460_n

No supermercado os preços seguem na mesma linha, com a exceção de algumas carnes e frutas que são mais caras – em especial carnes vermelhas, peixes e frutas mais exóticas. Na minha casa gastamos aproximadamente 2 mil coroas (aproximadamente 290 reais) no supermercado por semana para duas pessoas, e alguns dias também comemos fora.

Apesar do salário médio na República Tcheca ser consideravelmente mais baixo que na maioria dos países europeus, é possível viver bem em Praga graças aos preços acessíveis dos gastos diários de uma pessoa. A desvantagem é que viajar para outros países pode sair caro por conta da moeda a diferença de preços. A vantagem é que estando aqui, além de morar em uma cidade linda, também é possível viver com muita qualidade de vida.

Related posts

Custo de vida em Munique

Allane Milliane

4 castelos para conhecer perto de Praga

Isadora Costa

Custo de vida em Lisboa e arredores

Ana Tavela

33 comentários

Waldelaine Domingos Setembro 9, 2015 at 9:11 am

Ola Isadora, mto legal e esclarecedor este post!!

Resposta
Waldelaine Domingos Setembro 9, 2015 at 9:39 am

Por favor visite, curta e divulgue a pagina Mostrar a Tcheca, trata se de um projeto voluntario que sou integrante. Obrigada! http://www.mostrar-a-tcheca.com

Resposta
Isadora Costa Outubro 2, 2015 at 2:15 pm

Olá Waldelaine, obrigada pelo seu comentário!

Resposta
André souza Outubro 28, 2018 at 11:43 am

Bom dia Isadora, estava vendo sobre minha profissão e aí na república Tcheca tem uma empresa que faz o mesmo serviço que eu, solda cerâmica, é reparo em fornos de siderúrgica, uma de nome fama-service, por acaso vc sabe me dizer qual a média salarial em uma empresa desse tipo e se eu consigo trabalhar por aí nessa empresa, ou é muito difícil pra brasileiro

Resposta
lfre Setembro 9, 2015 at 6:20 pm

Adorei as informações e amei as fotos <3

Resposta
Isadora Costa Outubro 2, 2015 at 2:16 pm

Muito obrigada, lfre!

Resposta
Mael Dezembro 3, 2015 at 2:30 pm

Obrigado pelas informações, estou procurando uma segunda opção p imigrar caso o plano de ir para os EUA não dê certo.

Resposta
Leda Casarin Setembro 9, 2015 at 7:35 pm

Muito bom saber como é viver em Praga financeiramente.

Resposta
Isadora Costa Outubro 2, 2015 at 2:17 pm

Olá Leda, fico feliz que tenha gostado.
Obrigada pelo seu comentário!

Resposta
Helena Eher Setembro 10, 2015 at 3:08 am

Oi, Isadora.
Muito legal seu post! Bjos

Resposta
Isadora Costa Outubro 2, 2015 at 2:18 pm

Oi Helena, muito obrigada!

Resposta
Dafny Setembro 11, 2015 at 7:34 pm

Oi, Isa

Adorei seu post!
Mas o visto para Praga é muito difícil?
quero ir em Janeiro estudar Inglês!

Resposta
Isadora Costa Outubro 2, 2015 at 2:20 pm

Oi Dafny, obrigada pelo seu comentário.
Se você vier com tudo acertado (escola, moradia, seguro de saúde…) não deveria ser tão difícil!

Resposta
Jane Costa Setembro 12, 2015 at 12:07 am

Oi Isadora, obrigada por sua ajuda. Estamos pensando em ir pra Europa. Sou brasileira e recentemente adquiri a cidadania portuguesa e estou com o passaporte da UE. É difícil o mercado de trabalho? Meu marido é engenheiro eletrônico fala inglês fluente e ouvi dizer que ele pode ser dependente do meu visto para trabalhar ( pelo menos na Inglaterra é assim). É difícil o visto de trabalho? O fato dele ser casado com alguém da UE facilita? Qual o salário mínimo por aí? Quanto se paga em média pra quem está começando? Existe saúde pública? Escola pública? Estou providenciando a cidadania ela também. Se vc puder me ajudar ficarei eternamente grata.

Resposta
Suellen Vieira Outubro 14, 2015 at 3:18 am

Olá, Isadora.
Gostei muito do seu post.
Recebi uma proposta de emprego na rep tcheca e gostaria de saber se você pode me ajudar a entender um valor medio bom para se viver por lá. vou me mudar com meu marido e minhas duas cachorrinhas.
Pesquisei bastante mas é dificil achar muita informação boa e recente
Muito obrigada e mais uma vez, parabens pelo post

Resposta
Isadora Costa Outubro 29, 2015 at 1:29 pm

Olá Suellen,
Obrigada pelo seu comentário. Os gastos básicos são como escrevi no texto. Além disso você vai precisar de seguro de saúde e outros gastos iniciais que dependem muito do que você precisa na hora de se mudar. O melhor é você consultar com o Consulado quais são os documentos necessários no seu caso e assim, eles também vão lhe indicar o valor de dinheiro mensal que você precisa ter.
Boa sorte com a sua mudança! 🙂

Resposta
Patricia Outubro 26, 2015 at 1:46 am

Isadora, adorei seu post. Estava procurando exatamente isso!
Bjs e boa sorte!

Resposta
Isadora Costa Outubro 29, 2015 at 1:24 pm

Olá Patricia! Obrigada pelo seu comentário.
Que bom que gostou, abraços.

Resposta
Nathalia David Janeiro 17, 2016 at 2:44 pm

Isadora tudo bem? Estou olhando faculdade em Praga, gostaria de saber se poderia me ajudar um pouco mais. Sou brasileira mas com nacionalidade italiana tambem, o que acredito que ja me facilitaria bastante. Aguardo sua resposta! Um abraço!

Resposta
Isadora Costa Janeiro 22, 2016 at 9:19 am

Oi Nathalia, obrigada pelo seu comentário. Acredito que posso te ajudar sim, o que você precisa saber exatamente?

Resposta
Thiago Fernandes Janeiro 28, 2016 at 9:15 pm

Olá Isadora, como vai?
Gostei muito desta postagem…
Tenho planos de morar e talvez fazer um mestrado na República Tcheca, mas para daqui uns 4 anos. A língua é um desafio? O inglês é bem aceito pelos tchecos? E os estrangeiros?
Obrigado por compartilhar suas experiências!!!

Resposta
Isadora Costa Fevereiro 2, 2016 at 9:37 pm

Olá Thiago, obrigada pelo seu comentário.
O tcheco é um desafio sim, devido a ser um idioma bem diferente do nosso, mas claro que é possível aprender. Em relação ao inglês, há muitas pessoas que falam, porém nem todas. Tudo vai depender do seu ambiente de estudos e trabalho… há muitos tchecos que falam inglês e outros idiomas, mas há também muitos que não falam (ou se recusam) e aí nem sempre é fácil se comunicar. Boa sorte na suas decisões!

Resposta
Bruno Março 6, 2016 at 11:31 am

Olaaa gostei de ler o que escreveste. Eu queria trabalhar na República Checa, mas não falo checo e meu inglês é intermédio mas desenrasco me muito bem. Achas que seria complicado para mim? Uma pequena ajuda seria muito bem vinda.

Resposta
Carlos Pim Abril 20, 2016 at 7:48 pm

Vi em outras postagens que o aluguel era bem mais barato do que os 13 mil coroas que você falou e gostaria muito que você comentasse (se puder) sobre alugueis em regiões mais afastadas do centro. Adorei as informações. Nota 10

Resposta
Mari Maio 10, 2016 at 4:37 pm

Olá,
gostaria de saber como conseguir o visto para morar na R.T,
só pode se for a passeio (com tempo limitado), ou a estudo?

Resposta
Eduardo Agosto 12, 2016 at 4:53 pm

Olá Isadora! Que bom que existem pessoas como você, dispostas a compartilhar suas experiências. Ajuda muito! Parabéns! Apesar de não ter planos de imigrar para a R. Tcheca, elegi este destino para minha primeira viagem a Europa. Vou dispor de 15 dias inteiros no país e pretendo visitar outras cidades além de Praga. O que me recomenda? Quanto acha que vou gastar por dia? Obrigado!

Resposta
Sonia Setembro 9, 2016 at 3:23 pm

Olá Isadora gostaria de saber uma informação não sei se vc pode me ajudar estou em Paris e gostaria de saber se os perfumes aí em praga são mais barato assim como as outras coisas que vc colocou no post pois pretendo seguir daqui para praga em breve. Obrigada! Sonia

Resposta
Diogo Janeiro 5, 2017 at 7:12 pm

Olá eu estou fazendo algumas entrevistas para trabalhar em Praga no meu caso eu tenho um inglês intermediário mas estou passando nas seleções então creio que as empresas estejam conseguindo me entender bem e claro não sei nada de Tcheco e no caso da minha esposa e minha filha de 2 anos não sabem nada de inglês nem Tcheco você acha que teremos muita dificuldade no dia a dia da cidade?

Resposta
Gabriela Março 1, 2017 at 9:05 pm

Olá, Isadora. Muito obrigada pelas dicas. Eu e meu marido estamos procurando um país para morar e acabei encontrando a República Tcheca. Adorei suas dicas. beijos.

Resposta
[email protected] Março 13, 2017 at 4:02 am

Oi Isadora gostei do texto claro e objetivo., Torres rs

Resposta
José Luiz Reck Junho 6, 2017 at 11:29 pm

Ola Isadora!
Parabéns pela bela postagem referente a Republica Tcheca, fico muito feliz em saber que sou descendente deste povo tão culto. Meu avô imigrou da Região da Boêmia no principio dos anos 1.900 para o Brasil. Parabéns

Resposta
Silvio Julho 3, 2017 at 10:09 pm

Conheci essa cidade maravilhosa em 2014 e me encantei imediatamente.
Como o meu trabalho é majoritariamente feito pela internet, estou considerando me mudar da cidade onde moro. E Praga está entre as minhas principais opções.

Resposta
Veve Janeiro 17, 2018 at 9:24 pm

Você ainda mora em Praga?

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação