BrasileirasPeloMundo.com
Culinária Pelo Mundo Lituânia

Delícias típicas da Lituânia, uma aventura gastronômica

Delícias típicas da Lituânia, uma aventura gastronômica.

Quem chega na Lituânia, talvez não espera que a comida típica seja tão deliciosa. Após provar os mais variados pratos, você terá certeza de que eles são uma verdadeira atração turística. Os pratos principais são feitos de muitas combinações de batata e carne de porco. Os outros ingredientes que compõe a cozinha lituana são: pepino, sour cream, alho, endro, beterraba, cogumelos, mel e sementes de papoula.

Uma coisa que é importante falar da comida tradicional da Lituânia é que é bem pesada e gordurosa. O que é essencial para aquecer o corpo durante o gelado inverno no país. E mesmo que a variedade de ingredientes não seja grande, você ficará bastante surpreso com a quantidade de saber da culinária local. E o que vai surpreender mais ainda são os preços. Você vai gastar pouco para experimentar estas delícias, mesmo no restaurante mais tradicional da cidade.

Se tem uma coisa que simplesmente nos fez ficar apaixonados pelo país foi a comida. Vou contar pra vocês um pouco mais sobre quais são estas delícias.

Cepelinai ou Didžkukuliai

O primeiro prato e o mais tradicional deles, é o Cepelinai. Eles são grandes “bolinhos” cozidos de massa de batata. Eles são recheados com carne de porco e podem ser servidos fechados ou abertos e fritos. O acompanhamento é sour cream com crocante de porco (ou cogumelos) e endro.

Panqueca de batata (Bulviniai blynai)

Outro prato bem típico é o bulviniai blynai, que são as deliciosas panquecas de batata. Elas são fritas e super cremosas por dentro. E quem gosta de bacon ainda pode pedir com algumas fatias desta saborosa carne. O acompanhamento de sour cream com crocante de porco é quase que obrigatório.

Linguiça de batata (Védarai)

Como vocês já perceberam, assim como na culinária Belga, na Lituânia a batata também é a estrela principal das refeições. E na hora de ser criativo com os preparos, a linguiça de batata ganha disparadamente. Neste prato as tripas do porco são limpas e curtidas em alho por algum tempo. Em seguida ela é recheada com uma massa que mistura batata, cebola, toucinho, manjerona e sal.

Kibinai

Esta delícia é muito próxima das empanadas argentinas. Quem introduziu essa prato na Lituânia foi o povo Karaim, de etnia turco otomana e que vive na região de Trakai. Essas massas são assadas e recheadas nos mais variados sabores. Com certeza o mais tradicional é o recheio de carne de porco, mas também tem espinafre com coalhada, frango e frango com cogumelos.

Šakotis ou Raguolis

Esta é praticamente uma obra de arte da culinária. Este tradicional preparo, é servido em ocasiões especiais como aniversários, casamentos, Natal e Páscoa. O preparo é com manteiga, farinha de trigo, açúcar e ovos. Após preparar esta mistura, ela vai sendo derramada em um espeto e cozinhando na brasa. Também é uma delícia para ser apreciada com um café.

Šakotis, delícia lituana muito apreciada e sempre presente em comemorações da ocasiões especiais. Foto disponível em: https://www.slapaberzeskonditerija.lt/product/sakotis/

Pão frito (Kepta Duona)

Este é um dos aperitivos mais apreciados em todo o país. O pão tradicional lituano é servido frito com molho de alho e queijo. É um excelente acompanhamento para uma cervejinha gelada.

Arrenque (Žuvys)

O arenque é um peixe muito consumido no país todo. Um das formas mais comuns de se comer é marinado com água, cebola, alho e sal. O peixe não passa por nenhum tipo de cozimento e vai muito bem como aperitivo.

Gira

A gira é uma bebida típica da Lituânia e é super indicada para acompanhar os pratos típicos. O preparo da gira é a partir da fermentação do centeio. E o sabor é ligeiramente adocicado e possui um baixíssimo teor alcoólico, de 0,05%.

Sopa fria de beterraba (Šaltibarščiai)

Este é talvez um dos pratos típicos da Lituânia que mais irão te surpreender. Esta sopa fria de beterraba, de um colorido extraordinário, é muito refrescante e deliciosa. Ideal para os dias quentes de verão e preparada com beterraba marinada ralada, kefir, ovo cozido e endro, em alguns lugares ainda é servido com pepinos. O acompanhamento é com batata cozida.

Varškėčiai

As panquecas de coalhada são bem gostosas e geralmente comidas doces. O preparo é extremamente fácil, já que leva apenas coalhada, ovo, farinha de trigo, sal e açúcar. O acompanhamento é feito com sour cream (claro!) e açúcar, geleia de morango, cereja ou framboesa. Vai super bem com um café da tarde.

Tinginys

Uma das sobremesas mais tradicionais da Lituânia é o tinginys. Assim como o próprio nome diz, tinginys é preguiçoso em lituano, este bolo é muito fácil de fazer. Fica bem parecido com uma palha italiana, entretanto, como não vai leite condensado, não fica muito doce. Para ficar ainda mais gostoso, vale comer com lascas de castanhas e hortelã.

Todas as receitas são muito saborosas e valem a pena serem experimentadas se algum dia você vier para a a Lituânia!

Related posts

Minha primeira vez com o Haring

Roberta Mellis

Onde encontrar ingredientes e comida brasileira na Nova Zelândia

Gabriela Nunes

Comida local e de rua no Camboja

Roberta Jorge

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação