BrasileirasPeloMundo.com
País de Gales Turismo Pelo Mundo

Dicas de turismo em Cardiff

Dicas de turismo em Cardiff.

Ah, Cardiff, Cardiff… Como amo essa cidade! E é tanta coisa legal para ver e fazer, que esse artigo vai ser dividido em duas partes!

Como já disse no meu primeiro artigo sobre o País de Gales, Cardiff é a capital do país. Mas onde, exatamente, ela fica? Para vocês terem uma idéia de localização, olhem só os mapinhas aí abaixo:

       

(Fonte: http://www.visitcardiff.com) 12 3 Cardiff em relação à Europa (1), ao Reino Unido (2) e a Bristol, Birmingham e Liverpool,na Inglaterra (3)
1                                                                       2                                                                   3
          Cardiff em relação à Europa (1), ao Reino Unido (2) e a Bristol, Birmingham e Liverpool,na Inglaterra (3)                                                                                                                            (Fonte: http://www.visitcardiff.com)

Como chegar?

É muito fácil chegar a Cardiff; há uma rede de transportes excelente e você pode ir de trem, carro, ônibus e avião. Cardiff fica a duas horas de trem de Londres e você pode vir direto do aeroporto Heathrow em uma hora e meia. Há também um aeroporto internacional, com linhas aereas de baixo custo, incluindo voos para a Irlanda, Escócia, Itália, França, Alemanha, Holanda, Portugal, Suíça e Espanha. No começo de 2016, foi adicionado o voo Cardiff-Boston (EUA), com escala em Dublin. Se vier do Brasil e não quiser descer em Heathrow (Londres), a minha sugestão é fazer escala em Amsterdam ou Paris, que têm vôos diretos para cá.

Cardiff é uma cidade fascinante. Você pode fazer um passeio pelo túnel do tempo, saindo de um castelo de quase 2 mil anos de idade (data de construção como forte romano – clique aqui para um mapa interativo), onde você ainda pode visitar os abrigos usados na 2a. Guerra Mundial,  passando pela modernidade do Millennium Stadium (hoje chamado Principality Stadium, devido a uma questão de patrocínio), e chegando até Cardiff Bay, no espetacular Millennium Centre (casa de espetáculos/teatro e uma das maiores atrações culturais do Reino Unido.)  

Da esquerda para a direita: Cardiff Castle (foto de arquivo pessoal), Millennium Stadium e Millenium Centre (fonte:http://www.sealandaerialphotography.co.uk/) e St Mary Street (foto de arquivo pessoal)
Fotos:  Cardiff Castle e Rua St Mary’s – arquivo pessoal;  Millennium Stadium e Millenium Centre –   Sealand Aerial Photography 

 

Passeando pelo centro de Cardiff você também vai encontrar galerias fofíssimas das eras vitoriana e eduardiana, que abrigam muitas lojas independentes e cafés. Isso sem contar nos museus, sendo os principais o Museu Nacional de Cardiff, e o Museu Histórico Nacional St Fagans (esse é o meu favorito e todo visitante que fica na minha casa “tem” de ir lá). Outro museu bem legal é o Museu de História de Cardiff, que fica no prédio da antiga biblioteca.

Bom, sem mais demoras, vamos começar pelos museus:

Museu Nacional de Cardiff

O Museu Nacional fica no centro cívico de Cardiff, ao lado da prefeitura e de um dos campi da Universidade de Cardiff. Esse museu, que tem entrada gratuita (exceto por exibições itinerantes), é dividido em três partes:

* a coleção de arte, que inclui 500 anos de pinturas, esculturas e cerâmicas, entre outros.  Você pode se deleitar com obras de arte, coleções de porcelana, desenhos e esculturas;

* as galerias de história natural, que contém animais, insetos e pássaros do País de Gales e do mundo, incluindo o esqueleto gigante de uma baleia jubarte e a maior tartaruga de couro do mundo;

* a galeria da evolução do País de Gales, que inclui esqueletos de dinossauros e mamutes (a mãe e o filhote), e que também vai te levar a um passeio por 4.600 milhões de anos, desde o Big Bang, passando pela última Era do Gelo, quando a paisagem moderna do planeta foi formada.

Enfim, o Museu Nacional de Cardiff tem atrações para todas as idades, desde obras impressionistas (Monet é meu favorito) até esqueletos de dinossauros e baleias gigantes. É um passeio imperdível!

Detalhe: se você estiver em Cardiff até 30 de outubro de 2016, não perca a exibição Tesouros: Aventuras Arqueológicas. Entre outros artefatos, a exibição inclui o chapéu, o chicote e a jaqueta de Indiana Jones, crânios de cristal e múmias egipcias. A entrada para a exibição é gratuita para menores de 16 anos e custa £7 a partir de 17 anos de idade.

Entrada do museu: gratuita

Aberto de: terça a domingo, das 10:00 às 17:00, e às segundas, quando for feriado nacional.

Fotos: Fachada do museu e escultura (Cardiff Museum website: esqueleto de dinossauro e rinoceronte – arquivo pessoal)

Museu Histórico Nacional St Fagans

Como descrever St Fagans? St Fagans, para mim, é como um mundo de conto de fadas ou algo parecido. Lembram do desenho A Bela e a Fera, o vilarejo onde a Bela vivia? Pois é, eu gosto de ver esse museu dessa maneira: um lugar mágico, onde você pode literalmente “mergulhar no passado”.

St Fagans é um dos maiores museus ao ar livre do mundo (!) e o patrimônio histórico mais visitado do País de Gales. Ele fica nas terras do Castelo St Fagans (que também é aberto para visitação), uma mansão do final do século 16, e a uns 15 minutos de ônibus do centro de Cardiff.

Mas o que o St Fagans tem de tão especial? Você deve estar se perguntando…

Além de ser ao ar livre, é um museu onde todas as partes dele (exceto o castelo/mansão) foram transferidas do lugar original para lá. Não é fantástico isso? Durante os últimos 50 anos, construções originais de vários lugares no País de Gales foram transferidos para o museu tijolo por tijolo (os tijolos são numerados para que sejam colocados exatamente como estavam). Cada uma dessas casas/lojas/escola/igreja foram reconstruídas exatamente como eram nos locais de origem. Você pode tirar uma foto antiga na loja de fotos, levar seu próprio lanche ou comprar pão quentinho feito na hora e sentar em um dos muitos bancos de piquenique espalhados por lá. Pode também ver como era uma lojinha por volta de 1900, comprar souvenirs e doces locais e, a melhor parte, pelo menos na minha opinião: uma fileira de 6 casas que datam de  1805 a 1985, incluindo a mobília e os jardins. Você pode sentir o cheiro da lareira dentro das casas! É realmente um mergulho no passado – além de uma aula de história!

Entrada do museu: gratuita

Estacionamento (se você for de carro) : £5 para o dia todo

* Se for de ônibus, do centro de Cardiff,  os ônibus 320 and 321 te deixam no vilarejo de St Fagans (entrada do castelo). O ônibus Easyway 32A te deixa no estacionamento da frente do museu. A viagem do centro ao museu leva aproximadamente 25 minutos.) 

Aberto: diariamente, das 10:00 às 17:00

Fotos: maior, fileira de casas - St Fagans website; fotos menores, interior das casas - arquivo pessoal
Fotos: maior, fileira de casas – St Fagans website; fotos menores, interior das casas – arquivo pessoal

No próximo artigo:

* Cardiff Bay and Dr Who Experience (museu do programa Dr Who, que é filmado em Cardiff);

* Cardiff Castle/Parque Bute;

* Cardiff nos próximos 5 anos;

E mais…..

Saiba tudo sobre o “Cardiff Visitor Card” – cartão de “visitante” que dá desconto em uma variedade de lojas, atrações e restaurantes.

Não perca!

Related posts

Anykščiai, um tesouro escondido na Lituânia

Carolina Romeiro

O que fazer com 1000€ na França

Ana Guida

Dicas de turismo em Glasgow

Daniela Madureira

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação