BrasileirasPeloMundo.com
Alemanha

Dicas para a comunidade brasileira na Alemanha

Dicas para a comunidade brasileira na Alemanha.

Sem dúvidas, um dos maiores problemas na vida de um expatriado é ter que se acostumar com a falta de tantas coisas que eram rotina na terra natal. Sejam festividades, atividades, aspectos culinários ou tradições, são muitas as referências que deixamos pra trás juntamente com nosso país. Alguns sentem a falta logo de cara, outros precisam passar um período maior no exterior até que bata a saudade de certas coisas. Entretanto, em algum momento o expatriado tem a necessidade de reviver e relembrar algo que tenha marcado sua vida no Brasil ou mesmo sentir aquele sabor particular de comida brasuca.

Em comparação a países como Portugal, Espanha ou Estados Unidos, a Alemanha não conta com um número tão alto de residentes brasileiros. Entretanto,  também não  pode-se dizer que a comunidade seja tão pequena. Até o começo do ano 2017, estima-se que cerca de 39 mil pessoas de nacionalidade brasileira viviam na Alemanha – sendo que o maior número de compatriotas está na cidade de Colônia, na Renânia do Norte-Vestfália.

Conforme já foi apontado nesse artigo, encontrar os produtos com os quais estávamos acostumados na terrinha não é a tarefa mais fácil em terras germânicas. Ainda assim, com um pouco de pesquisa, não é tão difícil encontrarmos alguns eventos ou atividades que são a cara do Brasil. Como a saudade de casa é algo inevitável, mesmo pra quem está feliz e realizado no lugar onde mora atualmente, aqui vão algumas dicas de como encontrar um pouco das terras tupiniquins na fria Alemanha:

Eventos e Atividades

Quando pensa no Brasil, o que vem à sua cabeça? Algumas atividades, festas ou eventos são bem típicos da nossa terra e algumas dessas coisas podem ser encontradas na Alemanha. Não somente os  famosos Samba & Carnaval, mas também outros ritmos típicos como o forró e até mesmo capoeira podem ser desfrutados por nós aqui mesmo.

Leia também: Diferenças entre Brasil e França

Na capital, Berlim, um evento já muito amado e que sempre conta com um grande público é a Festa Junina. Com um dia cheio de atividades, a festa é sempre feita com muita música, quitutes brasileiros e até quadrilha. Além disso, outro queridinho é o Festival de Samba de Coburg, na Baviera, que ocorre geralmente nos meses de verão e dura um final de semana inteiro. Ainda nessa região, em Munique, há também uma alegria para os amantes de mais um ritmo brasileiro: o grupo Munique Dança Forró organiza desde 2010 aulas, encontros, festas e workshops. Aliás, mais eventos de forró também podem ser encontrados em outras cidades como Stuttgart (em Baden-Württemberg), Colônia e Aachen (na Renânia do Norte-Vestfália).

As notícias também são boas para os amantes do esporte. A cidade de Munique, por exemplo, conta o GFTeam, que oferece treinos de Jiu-Jitsu brasileiro. Já o grupo Capoeira Brasil tem a oferta de cursos em diversas cidades da Alemanha como Mainz (em Renânia-Palatinado), Darmstadt ou Frankfurt am Main (em Hessen). Ademais, em Berlim a possibilidade de treinar ou aprender capoeira também pode ser encontrada do Forum Brasil – um centro de cultura brasileira que conta com diversas atividades, apresentações artísticas, workshops e cursos.

Leia também: tudo que você precisa saber para morar na Alemanha

Festa Junina em Berlim (arquivo pessoal)

Apoio

A vida de expatriado também pode ser acompanhada por muitas dúvidas e incertezas. Os questionamentos surgem das mais variadas formas, ainda mais se tratando da Alemanha, um país conhecido pela complicada e difícil burocracia. Se até mesmo pessoas que nasceram aqui demoram a entender certas coisas, imagina a situação dos expatriados! Por isso, uma boa dica é recorrer a grupos de compatriotas que já moram for há mais tempo e que talvez já tenham passado pelos mesmos problemas.

Por exemplo, existem diversos grupos no Facebook, onde sempre há alguém disposto a responder dúvidas ou compartilhar uma opinião. Alguns deles são: Brasileiros na Alemanha, Brasileiros na Alemanha – Deutsche in Brasilien, Brasileiros e Brasileiras em Berlim, Brasileiras e Brasileiros em Munique – Alemanha e por aí vai. Outra possibilidade é procurar encontros pessoais de compatriotas. Na capital alemã, assim como já foi falado nesse texto, a Associação Albatroz oferece toda sexta-feira um encontro de mulheres de língua portuguesa.

Ainda em Berlim, outro projeto muito interessante é a Bilíngua. Focado em famílias de língua portuguesa, o principal objetivo dessa associação sem fins lucrativos é, entre outros, derrubar barreiras linguísticas e culturais que dificultam o convívio de famílias migrantes. Eles oferecem auxílio aos pais na difícil tarefa de criar filhos multiculturais, através de cursos de língua e esporte para crianças, jovens e adultos, além de oficinas sobre educação bilíngue, assessorias e aconselhamentos.

Produtos brasileiros

Feijão, farofa, milho de pipoca, massa de tapioca e de pastel, leite condensado, creme de leite, batata palha, guaraná, requeijão, chocolates e frutas brasileiras. A lista de produtos com os quais estávamos acostumados e que não encontramos com facilidade em território germânico pode ser bastante extensa. Além disso, quando encontramos, os preços podem ser bem salgados – talvez um fator decisivo seja a falta de concorrência. Mesmo assim, existem alguns lugares pelo país onde podemos encontrar algumas das coisas que nos fazem tanta falta. Em Berlim, boas opções são A Livraria, AJBrasil Produtos Alimentícios e Aqui España. Em Munique, existe o Made in Portugal & Brasil e em Frankfurt encontra-se o Brasil Latino. Compras online para toda a Alemanha podem ser feitas através do Mercado 100% Brasileiro.

Restaurantes

Aqui novamente a lista pode ser bem grande. Quem é que não sente saudade, mesmo que seja só de vez em quando, daquela comida típica da sua região? Seja coxinha, pão de queijo ou pastel, passando por churrasco, moqueca, tapioca, acarajé, carreteiro, feijoada e até nossas deliciosas e sobremesas cheias de açúcar, é necessário um certo esforço e pesquisa pra poder matar a vontade. Aqui vão algumas opções que podem ser encontradas pela Alemanha:

E vocês, como matam a saudade de casa vivendo no exterior?

Related posts

Acomodações de baixo custo para estudantes na Alemanha

Nathalia Vitola

Inverno na Alemanha: dicas para se adaptar

Munique Rossoni

Jardim-de-infância Waldorf na Alemanha

Bárbara Zimmermann

2 comentários

Isabel Pinheiro Ehrentraut Abril 17, 2018 at 11:56 am

Oi Natália!

Venho seguindo seu blog e a página no Facebook. Trabalho para uma empresa que organiza jogos de futebol e estou envolvida em um grande evento entre Brasil e Alemanha que acontecerá dia 31 de maio desse ano. Gostaria de saber se vc poderia me ajudar a divugar este jogo que tem fins beneficientes. Vou te escrever tb pelo Face para que nossa comunicacao seja fluida.

te envio uma mensagem por la com o link e o comunicado de imprensa.
http://www.game-of-champions.de/

obrigada pela atencao!
Isabel Pinheiro

Resposta
Eliana Eloi de Fatima Julho 25, 2019 at 2:34 pm

GOSTARIA DE SABER SE VC FAZER REUNIOES ,SE TEM OBRAS SOCIAIS ENTRE VCS ,SE CONHECEM PADRE BRASILEIRO.SE TRABALHAM OU SO ESTUDA,PARECE QUE ENTENDE QUE VC SE AJUNDAM NO ESTUDO PRA APREEMDER ALEMAO.GOSTARIA DE FICAR MAIS INFORMADA,

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação