BrasileirasPeloMundo.com
Mestrado e Doutorado Pelo Mundo Portugal

Dicas para fazer Mestrado em Portugal

Dicas para fazer Mestrado em Portugal.

Muitas pessoas querem cursar um mestrado em Portugal, mas antes de se candidatar ao mestrado é importante compreender como funciona o processo de seleção, classificação, documentos necessários, como funciona o sistema educacional em Portugal e as diferenças entre mestrados.

Em Portugal existe a licenciatura ou 1º ciclo que corresponde à nossa graduação, o mestrado ou 2º ciclo que pode ser dividido em mestrado científico ou prático e o 2ª ciclo integrado (Licenciatura com o mestrado) além do doutoramento ou 3º ciclo que nós, brasileiros, chamamos de doutorado.

O ano letivo em Portugal se inicia em setembro e as entregas de trabalhos, prazos para
entrega de relatórios, dissertações ou teses são realizadas com base neste mês.

O mestrado é separado por especialidades dentro de um ramo de pesquisa. Eu, por exemplo, escolhi o ramo das Ciências Jurídicas, especialidade de Propriedade Intelectual. Dentro da minha especialidade, eu curso duas disciplinas obrigatórias (Direito de autor e Direito da propriedade industrial) além de uma disciplina optativa que pode ser escolhida dentre todas as disciplinas ofertadas em qualquer ramo de pesquisa oferecida pela Universidade.

Leia também: Tipos de vistos para morar em Portugal

Tipos de mestrado

Em Portugal há o mestrado científico e o mestrado prático.

O mestrado científico que é o mestrado como conhecemos, consiste na pesquisa e investigação científica com base no rigor intelectual. Tem um período de dois anos (120 créditos) e é concedido ao concluinte com êxito do mestrado ao título de mestre.

O mestrado prático é composto por um curso de especialização, com a duração de um ano letivo (dois semestres) e pela fase de preparação da dissertação de mestrado com a duração de um semestre, dando um total de 90 créditos. No Brasil, esse mestrado é reconhecido como uma especialização.

Funcionamento do mestrado

No primeiro ano de mestrado na Universidade de Lisboa, o mestrando participará de
seminários com a exposição oral de temas escolhidos pelo mestrando dentro de um rol de
temas sugeridos pelo professor doutor regente da cadeira, ou um tema escolhido pelo aluno cuja delimitação esteja dentro de um tema geral, também sugerido pelo regente da cadeira.

Ao final dos seminários, o mestrando terá um período para entregar os relatórios das cadeiras das disciplinas da sua especialização. Esses relatórios são como uma monografia de conclusão de curso na graduação e o número de páginas do relatório dependerá do professor regente da cadeira. Há professores que limitam um número mínimo de páginas, ou seja, o seu relatório não pode ter menos que 40 laudas, por exemplo.

Após o primeiro ano e alcançado êxito nos relatórios das disciplinas da especialidade
escolhida, o mestrando poderá e só então se matricular no segundo ano do mestrado para iniciar a fase de dissertação – e é apenas nesse momento que poderá escolher o seu orientador.

Escolhido o seu orientador é a hora de escrever a sua dissertação de mestrado. Existe a
possibilidade de o mestrando brasileiro escrever a sua dissertação no Brasil, mas isso
dependerá do orientador. Existem orientadores que querem ter uma reunião presencial por
semestre com o orientando, outros não se importam em orientar à distância e há os que só
exigem que o mestrando compareça a uma reunião presencial um mês antes da banca para alinhar detalhes necessários. Tudo isso será ajustado com o orientador escolhido.

Leia também: tudo que você precisa saber para morar em Portugal

Após a entrega da dissertação no mês de setembro, as cópias do trabalho científico serão
entregues a uma banca constituída por três professores da Universidade de Lisboa e do
professor orientador do mestrando que será avaliado.

A prova da banca é marcada pela secretaria acadêmica e o agendamento de data e horários pode demorar até alguns meses. Então, prepare-se que não é logo após a entrega da dissertação que ocorrerá a prova da banca e o momento de você defender a sua dissertação.

Se você está interessado em fazer um mestrado na Universidade de Lisboa deverá realizar toda a candidatura no site do mestrado referente à sua área. O mestrado científico em Direito está com inscrições abertas e a primeira fase de candidaturas vai até 15 de junho. Neste link o leitor poderá verificar os ramos do Direito, as especialidades e disciplinas ofertadas.

Documentos necessários para a candidatura

  • Passaporte;
  • Curriculum Vitae;
  • Certidão de conclusão de curso ou histórico da graduação;
  • Certidão de disciplinas/histórico escolar onde constem todas as disciplinas do(s) curso(s)
    com as respetivas classificações e média final;
  • Certidão ou declaração com média final de curso.

Para saber se você possui a média exigida para se candidatar, divida a sua média global por 100 e depois multiplique o resultado por 20. Exemplo, se a sua nota global na graduação foi 80, você divide por 100 (80 ÷ 100 = 0,8). Agora você multiplica o resultado por 20 (0,8 x 20 = 16).

Leia também: Apostila de Haia, onde e como fazê-la

Uma pessoa que tem média global no Brasil de 80 pontos, terá média 16 em Portugal.
Para se candidatar ao mestrado em Direito e Ciências Jurídicas o candidato deve ter uma média global de no mínimo 14 pontos.

Todos os documentos devem ser apostilados de acordo com a (Apostila da Convenção de Haia). Cada Estado tem valor diferente para apostilar, mas até o ano passado, os cartórios de Minas Gerais tinham o valor mais em conta que não doeram tanto no bolso. A apostila é feita por documento e não por folha!

Para criar uma conta no Portal Fénix e se candidatar ao mestrado acesse este link.
No link acima você também terá acesso a um manual de ajuda ao candidato na hora de criar a conta no portal.

Todo o processo de candidatura, envio de documentos, pagamento de propinas (taxas) de
inscrição e acompanhamento do processo seletivo é feito pelo Portal Fénix. O pagamento das propinas pode ser realizado on-line com cartão de crédito internacional. A carta de aceite, para solicitar o visto de estudante no Consulado de Portugal também será enviado para o candidato através do Portal Fénix.

Se você vai se candidatar ao mestrado em Direito e Ciência Jurídica da Universidade de Lisboa espero você aqui na Cidade Universitária em 2019! Se a sua área não é Direito, entre na página do seu curso e veja quais são as datas para participar do processo seletivo do mestrado ou doutorado aqui.

Boa sorte!

Related posts

Dicas de Restaurantes no Porto

Priscila Maranhão

Universidade de Aveiro

Gabriela Monteiro

Escapadas românticas para o São Valentim em Portugal

Soraya Oliveira

83 comentários

Paulo Maio 4, 2018 at 6:57 pm

Oi Rose, tudo bem?
Recebi a carta de aceitação da FDUL, mas ainda consta no sistema do Portal Fénix “Candidato Apto para Seriação”.
Acredito que isso ainda não seja o aceite definitivo, pois os próximos passos no sistema são “Candidato Colocado” ou “Candidato Não Colocado”. Estou aguardando apenas isso para começar a providenciar o visto.
Você saberia confirmar isso?
Muito obrigado!
Abs

Resposta
Rose Cunha Maio 8, 2018 at 10:14 am

Olá Paulo. Tudo bem!
Paulo, a Universidade de Lisboa não lhe enviará outra carta de aceitação que não esta. Até hoje não vi ninguém não ser colocado na seriação da ULisboa. Se você já recebeu a carta de aceite (que é esta que você recebeu pelo Fênix), eu sugiro já dar andamento ao processo de pedido de visto pois os consulados irão receber essa carta de aceite (exceto o vice consulado de Curitiba, como informei no texto).
Até o ano passado não era encaminhado nenhum outro documento confirmando a aceitação do candidato que não esta carta de aceite.
Espero ter esclarecido a sua dúvida. Obrigada pelo comentário e até breve!

Resposta
Diogo Oliveira Junho 19, 2018 at 1:51 am

Também recebi carta de aceitação e estava aguardando o resultado final como “colocado” para solicitar o visto, já que o texto diz que a candidatura “reúne todos os requisitos exigidos para ser aceite”, ou seja, ainda pendente de aprovação. Sua resposta ao Paulo me deixou ainda mais confiante. No seu caso foi assim também, Rose? Você solicitou o visto antes do resultado final?

Resposta
Rose Cunha Junho 21, 2018 at 3:26 am

Diogo,
Obrigada por ler o texto e pelo comentário.
A Universidade de Lisboa, até o ano passado, só encaminhava esta carta de aceite. Não há uma carta informando que você foi colocado. No meu caso foi assim também, eu solicitei o pedido de visto com essa carta de aceite. No blog há um texto meu também com informações sobre o pedido de visto e tem uma foto da carta de aceite que eu recebi. Dá uma lidinha nesse texto que acredito que muitas dúvidas suas serão esclarecidas. Abraço, Rose Marie.

Resposta
Thaís Junho 7, 2018 at 3:08 pm

Rose,
O que seria a segunda fase de candidaturas? É também para o ingresso em setembro?
Quero fazer meu mestrado na U.Lisboa, porém acho setembro de 2018 muito apertado para começar.

Resposta
Rose Cunha Junho 13, 2018 at 3:51 pm

Talita, a segunda fase é para início das aulas em setembro também.

Resposta
Monica Paranha Maio 29, 2019 at 4:29 pm

Olá, Rose.

Estou concluindo a graduação neste semestre e pretendo enviar a documentação necessária para o mestrado em direito e prática jurídica na segunda fase de inscrição, que pelo site, começa em julho. Vi que saíram notícias recentes, que o consulado está acelerando os vistos de estudantes e fiquei bem feliz. Terei que correr com todos os documentos.
Gostaria de agradecer pelo seu blog que ajuda muito nessas horas. Tinha dúvida quanto a nota mínima necessária mas vi qual conta devo fazer..rss
Fico feliz que haverá novos alunos no mestrado como eu (Já estou contando que serei colocada)!
Estava com receio de não ter amizade nenhuma!!
Grande abraço!
Monica

Resposta
Eduardo Junho 30, 2019 at 10:26 pm

Boa noite,
Sabe informar qual valor cobrado pela universidade e se há possibilidade de trabalho? Obrigado e parabéns pelo conteúdo.

Resposta
Liliane Oliveira Julho 1, 2019 at 2:57 am

Olá Eduardo,
A Rose Cunha, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Rose Cunha Junho 22, 2018 at 7:38 pm

Thaís, obrigada por ler o texto e por comentar.
A segunda fase é para preencher as vagas remanescentes. Então, se você se candidatar ao processo de seleção da ULisboa 2018/2019 e for classificada suas aulas se iniciam também em setembro de 2018.

Resposta
Assis Abril 7, 2020 at 7:19 pm

Boa tarde , é possível parcelar ou protelar o pagamento das ects para pagamento durante o mestrado

Resposta
Deborah Junho 18, 2018 at 11:12 am

Olá Rose, tudo bem?

Estou na mesma dúvida do Paulo. Busquei contato com a universidade e não consegui. Como posso me certificar se fui aceita? Você saberia me dizer?Tenho receio de comunicar isso em meu trabalho e depois não ter sido aprovada de fato.

Muito obrigada por sua presteza!

Resposta
Rose Cunha Junho 21, 2018 at 3:29 am

Deborah,
Obrigada por comentar. Quando eu fiz a minha candidatura eu tive as mesmas dúvidas que vocês e também entrei em contato com a Universidade de Lisboa. Até o ano passado a Universidade de Lisboa não encaminhava uma nova carta de aceite. Portanto, é com essa carta de aceite que você recebeu pelo fenix que deverá solicitar o seu pedido de visto. Sobre o pedido de visto já tem publicado um texto aqui no blog sobre os documentos necessários.
Abraços, Rose Marie.

Resposta
Suellen Pacheco Silva Janeiro 7, 2020 at 3:10 pm

Olá bom dia!! Como faço esse cálculo da nota ? No meu histórico não consta a média global. Como faço pra saber se alcanço a média de 14?
Obrigada

Resposta
Ana Maria Junho 20, 2018 at 11:08 am

Rose, no site fala sobre a segunda fase de candidatura, que se inicia em 25/07. Nesta segunda fase, reinicia o prazo para encaminhar os documentos para tentar a vaga do mestrado?

Resposta
Rose Cunha Junho 21, 2018 at 3:22 am

Olá Ana Maria,
A segunda fase não reinicia o prazo para encaminhar os documentos. É uma nova fase independente da primeira e os candidatos preencherão vagas remanescentes da primeira fase.
Obrigada por ler o texto.
Rose Marie

Resposta
Angelo Bonaffini Junho 21, 2018 at 1:42 pm

Bom dia!

Sou italo brasileiro, você saberia informar os valores para o mestrado em Portugal para europeus?
Ademais gostaria de saber o custo de vida.

Agradeço desde já.

Resposta
Rose Cunha Junho 22, 2018 at 7:45 pm

Angelo, obrigada por ler o texto e comentar.
O valor das propinas são os mesmos para os nacionais portugueses se você se candidatar como brasileiro, pois existe um acordo entre Portugal e os países falantes de língua portuguesa para que os nacionais destes países paguem o mesmo valor que os portugueses. Entretanto, até o momento, a única universidade da qual tenho conhecimento que não adota este acordo é a Universidade de Coimbra que tem valores diferenciados para estudantes portugueses, advindos da comunidade europeia e estudantes internacionais.
Sobre o custo de vida em Lisboa e arredores, dê uma lidinha nesse texto de outra autora aqui do blog.
https://www.brasileiraspelomundo.com/custo-de-vida-em-lisboa-571071064
Espero ter ajudado, abraços.

Resposta
Amanda Junho 26, 2018 at 3:18 pm

Olá Rose, tudo bem? Me candidatei no mestrado científico (em ciências jurídico-internacionais e jurídico-política). Estou quase morrendo com a espera do resultado hehehe Você sabe se a concorrência para essas especialidades é muito grande? Tenho receio da minha nota não ser suficiente (tenho 17 valores). Li o edital do ano passado e eles não diziam números de vagas. Esse ano eles colocaram número de vagas (300 para todos as especialidades). Você acha que dá pra passar?

Resposta
Rose Cunha Junho 28, 2018 at 12:12 pm

Olá Amanda, tudo bem?
Obrigada por ler o artigo e por comentá-lo também.
Nó último ano houve um bum de estudantes brasileiros na Universidade de Lisboa. Minha turma de propriedade intelectual, por exemplo, é majoritariamente de brasileiros, havendo somente 2 portugueses na turma. Eu, particularmente, não acredito que haja uma concorrência tão grande. Se não houvessem brasileiros interessados nessa minha especialidade, por exemplo, a turma não seria aberta e quando me candidatei o número de vagas era o mesmo. A sua nota geral é muito boa. Os resultados demoram mesmo para sair, ficamos com o coração na mão e a ansiedade na estratosfera. Fique tranquila e vá arrumando as malas! Te espero aqui na ULisboa em setembro!

Resposta
Juliana Julho 7, 2018 at 10:16 am

Oi Amanda, solicitei o visto de residencia para fins de estudo com a carta de aceite. O visto foi aprovado antes do resultado das colocações. E como as passagens estao cada vez mais caras, nao sei se devo aguardar o resultado da faculdade para compra-las. O que acha?

Resposta
Camila Julho 16, 2018 at 3:17 pm

Olá Rose, boa tarde!!
Eu estou indo para Portugal em dezembro. Chegando aí, vou solicitar o visto por trabalho (minha irmã já mora em Portugal e é proprietária de um negócio), mas já sei que esse processo de liberação de visto é bem demorado. Minhas dúvidas são: Posso realizar um mestrado mesmo estando nesse processo de solicitação de visto por trabalho? Quais os motivos para uma Universidade não aceitar um aluno?
Desde já, muito obrigada <3

Resposta
Rose Cunha Julho 19, 2018 at 11:35 am

Olá Camila,
Você pode realizar uma candidatura para mestrado sim. Entretanto, deve se organizar com os prazos pois, as candidaturas dos mestrados, geralmente, ocorrem entre maio e julho dependendo da faculdade e universidade que você deseja estudar. Por exemplo, as candidaturas da primeira fase do mestrado em direito da Universidade de Lisboa já encerram e já foram, inclusive, disponibilizados os resultados de colocação. Outra questão que deve se atentar é que as aulas do mestrado são, normalmente, durante o dia e isso pode impactar na questão de sua gestão de tempo e disponibilidade para trabalhar. Porém, se o seu trabalho tiver horários flexíveis não haverá nenhum problema. Eu, por exemplo, só tinha aulas duas vezes na semana, outras pessoas vão três vezes ou até quatro (quando se tem aula de metodologia no primeiro semestre do mestrado).
Espero ter sanado as suas dúvidas e se ainda permanecer alguma não hesite em questionar, ficarei feliz em esclarecer e ajudar.
Grande abraço e boa sorte!

Resposta
Natália Agosto 1, 2018 at 4:29 pm

Olá Rose! Me candidatei para mestrado e minha prova foi marcada para o dia 11 de setembro!! Estou apavorada, pois não conseguirei fazer o visto a tempo. Além do que, precisarei ir para Lisboa para realizar a prova (que no meu caso é um prova prática), e dependendo das datas de inicio das aulas não tenho nem como voltar para o Brasil. Estou perdida nesse processo. Algum ideia de como devo proceder com minha legalização?
Grata

Resposta
Rose Cunha Agosto 2, 2018 at 8:54 am

Olá Natália, tudo bem?
Olha eu não sei te dizer sobre essa prova. Quando eu me candidatei eu não tive que fazer nenhuma prova prática à não ser que o seu mestrado seja o mestrado prático. No mais, entre neste link http://www.fd.ulisboa.pt/professores/corpo-docente/ veja o email dos seus professores e encaminhe um e-mail informando a sua situação do visto, que você ainda está no Brasil e questione se não há possibilidades de mudar a data da referida prova.
Os professores estão cientes das dificuldades dos brasileiros para retirar o visto e são muito maleáveis nesse sentido. Eu mesma só cheguei em Portugal em Novembro depois de 1 mês do início das aulas. Encaminhei email para os professores os deixando cientes da minha ausência por motivos do visto. Eles não tem o costume de responder como nós. Portanto, não fique preocupada se por acaso algum não te responder, mas no seu caso peça a mudança da data da prova.
Lembre-se que você pode vir também como turista fazer a prova e voltar para o Brasil para buscar o seu visto de residência que tem um prazo de 120 dias para ser renovado no SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras).
Espero que tenha te ajudado.

Resposta
Claylton Agosto 1, 2018 at 9:14 pm

Oi, Rose, tudo bem?
Em primeiro lugar, parabéns pelo texto. Muito esclarecedor.

Tenho muitas dúvidas e agradeço se gentilmente puder minimizá-las…

– Dá pra estudar e trabalhar fazendo um Mestrado na U. Lisboa? Que tipo de emprego dá pra conseguir e com quanto eu conseguiria me manter?
– Como é essa entrega de trabalhos? A gente faz como aqui, que entrega muitas vezes antes do processo seletivo?
– E outra: vc poderia dar sugestões de pesquisas feitas aí na área jurídica? Tenho vontade de saber o que se escreve por ai…

Enfim, tenho centenas de outras dúvidas, mas não vou tomar mais tempo. Ficarei grato se um dia puderes responder. Abraços.

Resposta
Rose Cunha Agosto 2, 2018 at 8:43 am

Clayton, tudo bem!
Obrigada por ler o texto e fico feliz que tenha gostado e esclarecido algumas dúvidas suas.
O título de residência para estudante permite que você trabalhe desde que o seu horário de estudo não fique prejudicado e você tem que notificar o SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) que você está trabalhando. Os trabalhos que a maioria do pessoal tem conseguido é de vendedores em lojas, motorista de Uber, entregador de pizza. Geralmente serviços que não tem relação com o mestrado.
Sobre se você conseguiria se manter com o valor da renda eu não tenho como lhe dizer, pois vai depender do valor que vc vai receber de ordenado, quais o seu modo de vida e isso vai variar de pessoa para pessoa.
Como disse no texto, você apresenta os seminários, que são uma espécie de aula que você dá para a sua turma, e no final do semestre que é em setembro você apresenta um trabalho que se assemelha à um artigo científico. Essa entrega é feita na secretaria da faculdade. Somente depois de ser aprovado nas disciplinas é que você poderá escolher o seu orientador e também iniciar a escrita da dissertação.
Sobre as pesquisas, é complicado te dizer pois normalmente o foco de visão jurídica é um pouco diferente da do Brasil. Inclusive até a forma de escrever os artigos são diferentes, não se pode colocar aquele monte de citações que colocamos, segundo fulano de tal, Beltrano diz que.., você realmente precisa desenvolver o texto e no rodapé colocar as citações e referências da sua pesquisa. Por isso é complicado te dar sugestões, pois até mesmo o professor vai te dar os temas para pesquisar, ou você vai chegar aqui e vai gostar de um tema totalmente diferente que você pensava. Os temas normalmente estão voltados para as mudanças na União Europeia e a grande maioria das áreas estão muito atentas às directivas emanadas do tribunal europeu. Mas o tema da dissertação vc só se preocupa depois de ser aprovado nos trabalhos.
Espero que eu tenha esclarecido as suas dúvidas e que possa ter te ajudado. Abraços e se tiver mais dúvidas pode perguntar.

Resposta
Sylvianne Oliveira Agosto 7, 2018 at 6:35 am

Rose, bom dia.
Parabéns pelo blog e pelo texto.
Serei sua colega no Mestrado na ULisboa.
Me tira um dúvida: já estou matriculada mas em que momento escolherei as turmas referentes às disciplinas que escolhi?
Grata pela atenção.
Sylvianne

Resposta
Rose Cunha Agosto 8, 2018 at 10:29 am

Sylvianne,
Primeiramente obrigada por ter lido o texto. Eu colaboro para o blog mas ele não é meu.
Que bom que estará aqui na Universidade de Lisboa. Parabéns e seja bem vinda!
As turmas normalmente serão uma para cada disciplina. No início do semestre será disponibilizado no site do mestrado a lista com as salas onde serão ministradas as aulas e ocorrerão os seminários. Você já escolheu a sua especialidade e portanto sabe que tem 2 disciplinas obrigatórias sobre a sua especialidade e escolheu uma disciplina optativa além da turma referente à metodologia. Serão uma sala para cada disciplina destas e a sala correspondente é informado no site da faculdade de direito no sítio referente ao mestrado. Acompanhe por lá ou se preferir pode mandar uma mensagem para a secretaria pelo facebook perguntando. Espero ter esclarecido a sua dúvida. Abraços e acompanhe o blog nas redes sociais que sempre há muitos textos interessantes sobre a vida em Portugal.

Resposta
Nadia Agosto 17, 2018 at 7:10 am

Olá! Adorei as dicas! penso em fazer mestrado em portugal, e gostaria de saber se eles parcelam as propinas ou se devem ser pagar em apenas 1 parcela
obrigada

Resposta
Rose Cunha Agosto 18, 2018 at 9:50 am

Olá Nádia!
Que bom que você gostou das dicas!
Fico feliz que o texto tenha te ajudado!
As propinas podem ser parceladas sim. No site do mestrado em direito (Início » Cursos » Mestrado em Direito e Ciência Jurídica » Propinas e taxas) há informações sobre as propinas. Paga-se um valor pela fase curricular e outra pela fase de dissertação e esses valores são divididos em em oito mensalidades.
Dá uma espiadinha no site da faculdade de direito da Universidade de Lisboa e veja os valores das propinas
http://www.fd.ulisboa.pt/cursos/mestrados-em-direito-e-ciencia-juridica-2/propinas-e-taxas-2/#1487257022327-6504e8dc-8a9e

Espero ter te ajudado! Grande abraço!

Resposta
Jairo Setembro 4, 2018 at 8:59 pm

Oi Rose
Então quer dizer que o mestrado em ciências juridico forenses da Universidade de Coimbra com duração de 18 meses e com 90 créditos vai ser uma especialização e não mestrado?
Me ajuda aí.

Resposta
Rose Cunha Outubro 14, 2018 at 6:45 pm

Ajudo Jairo! Vai ser sim!
>> Veja que os casos que relatou são sobre mestrados de 90 créditos + 30 de dissertação que totalizam 120 créditos. Ou seja, são revalidados como um mestrado stricto sensu, Mas a discricionariedade para revalidar qualquer mestrado estrangeiro é da universidade no qual vc solicitou a revalidação. Veja sempre os requisitos da instituição brasileira e se o seu curso atende à eles.

Resposta
Nathalie Brasil Furlaneto Martins Setembro 5, 2018 at 3:26 am

Oie, tudo bem?
Estou me formando esse ano em Direito e gostaria de fazer o Mestrado em Portugal no próximo ano, porém, no site para reconhecimento do diploma no Brasil só encontrei duas universidades que fazem esse procedimento e ambas não trabalham com áreas de meu interesse.
Você sabe se é possível o reconhecimento fácil desses diplomas no retorno ao Brasil?
Qual o valor desse procedimento?
Desde já agradeço pela atenção!

Resposta
Rose Cunha Outubro 14, 2018 at 6:51 pm

Olá Nathalie, tudo bem?
Obrigada por ler o texto e comentá-lo.
Todas as universidades públicas brasileiras estão aptas à analisar e, se o seu curso de mestrado cumprir aos requisitos exigidos pela instituição BR, revalidá-lo. Não posso te garantir que esses reconhecimentos são fáceis no retorno do Brasil, infelizmente ainda estou no meu segundo ano do mestrado.
Mas prometo, futuramente, trazer um texto sobre a revalidação com experiências práticas.
Sobre o valor, esses são variados de acordo com cada instituição e se iniciam nos milão.
Qualquer outra dúvida, comente aqui e assim que puder eu te respondo.

Resposta
Jairo Setembro 5, 2018 at 12:28 pm

Bom dia, Rose!

Com relato que o Mestrado em Portugal que contém 90 créditos não é considerado mestrado no Brasil e sim uma especialização, causou estranheza, pois verifiquei dois casos em que os mestrados em Ciências Jurídico-Forenses da Universidade de Coimbra, foram revalidados pela UFRJ e UFPE, sendo eles de 18 meses e 90 créditos, sendo 60 créditos de aulas e 30 da dissertação.

Vossa Senhoria poderia ser mais específica se todos os mestrados de Portugal de 90 créditos são considerados apenas uma especialização no Brasil ou existem exceções?.

No mais, agradeço a atenção.

Jairo

Resposta
Rose Cunha Outubro 14, 2018 at 6:37 pm

Jairo, tudo bem?
Obrigada por ler o texto e comentá-lo.

O que relatei no texto é referente ao mestrado prático, que possui 90 horas e que não tem um trabalho de conclusão de curso com a apresentação de uma dissertação que ateste os predicativos de pesquisador do mestrando. Veja que os casos que relatou são sobre mestrados de 90 créditos + 30 de dissertação que totalizam 120 créditos. O que e texto alerta é que há o mestrado prático cuja totalidade dos créditos é somente 90 horas e a dissertação pode ser substituída por estágio e esse, realmente não é reconhecido no Brasil como uma pós graduação stricto sensu.

Resposta
Luiz Gustavo Rocha Dias Setembro 10, 2018 at 1:37 pm

Olá! Sou formado em administração sabe me dizer qual o site que faço o cadastramento do mestrado?

Resposta
Rose Cunha Outubro 14, 2018 at 6:30 pm

Olá Luiz,
Obrigada por ler o texto e comentar.
Nesse link vc encontra a lista de todos os mestrados ofertados pela Universidade de Lisboa.
https://www.ulisboa.pt/info/mestrados-2o-ciclo

Resposta
Francismar Moreira de Figueiredo Lima Janeiro 12, 2019 at 8:27 pm

Rose penso em fazer mestrado em Educação em Portugal. Preciso de mais informações. Temos que ligar lá? Ou podemos fazer a inscrição online?

Resposta
Liliane Oliveira Janeiro 13, 2019 at 1:30 pm

Olá Francismar,
A Rose Cunha, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Renato Mendes de Oliveira Agosto 12, 2019 at 4:22 pm

Olá Rose, tudo bem?
Penso em fazer mestrado em Portugal, se possível na Universidade de Lisboa.

É possível conciliar estudos com trabalho aí em Portugal?

Quais os horários das aulas?

Liliane Oliveira Agosto 12, 2019 at 6:13 pm

Olá Renato,
A Rose Cunha, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Viviane Frota Setembro 18, 2018 at 12:39 am

Oi Rose.

Também estou me organizando para fazer mestrado em Direito para o próximo ano.

Gostaria de fazer se eles fazem mais alguma exigência para eu conseguir entrar?

Acredito que quanto a média eu entrou, pois minha média é 87 Brasil.

Mas gostaria de saber se preciso de mais algum requisito no meu currículo.

Agradeço a atenção.

Viviane

Resposta
Rose Cunha Outubro 14, 2018 at 6:28 pm

Olá Viviane, tudo bem?
Obrigada por ler o artigo.
As exigências são somente essas que coloquei no texto. Com a sua média não será problema entrar na Universidade. Você já fez a conta para alterar para a média no sistema português? No final do texto eu ensino como fazer. Eles não irão analisar profundamente o seu currículo. Eu estudei com pessoas que tinham acabado de sair da universidade e a única experiência que tinha era o estágio além de não ter conhecimento muito sólido em inglês. Então boa sorte!

Resposta
Karla Outubro 14, 2018 at 2:09 am

Oiiee! Tive dificuldade de entender os valores do mestrado de direito… É mensal ou anual?
Obrigada!

Resposta
Rose Cunha Outubro 14, 2018 at 6:54 pm

Karla, tudo bem?
Obrigada por ler o texto e por comentá-lo.
O valor é anual que pode ser parcelado em 8 vezes.

Resposta
Renata Outubro 24, 2018 at 8:39 pm

Rose, tudo bem?

Eu achei que simplesmente não podíamos fazer Pratica jurídica e só agora entendi que podemos, com o nome de especialização. Você recomenda? Meu medo é ficar muito tempo fora do mercado de trabalho em Ciência Jurídica. Outra coisa: sabe como revalidamos esse diploma em faculdades privadas? Ou qualquer faculdade revalida independentemente de você ter cursado ela ou não?
Obrigada!!

Resposta
Rose Cunha Outubro 31, 2018 at 9:04 pm

Renata, tudo bem?
Obrigada por ler e comentar o texto.
Então, eu acredito que se você for vir para fazer uma especialização não vale a pena, pois esse mestrado prático é literalmente prática jurídica. Se o seu interesse é uma especialização, veja os cursos de especialização que a universidade oferece. São muito bons!!!
Outra coisa, se a sua preocupação é ficar longe do mercado de trabalho, saiba que você pode ficar me Portugal somente para fazer a parte das disciplinas e após terminar o semestre voltar para o Brasil para escrever seus relatórios e a sua dissertação. Voltando para Portugal somente para a defesa da dissertação. #Ficadica
Espero ter esclarecido sua dúvida e ter te ajudado. Se ficou ainda com dúvida, poste aqui ela e terei o maior prazer em te responder.
Abraços.

Resposta
Pedro Torres Outubro 25, 2018 at 1:56 am

Olá Rose! parabéns pelo texto, com certeza poupou bastante tempo de quem não buscou as informações no endereço da Universidade.
Terminei meu processo de atribuição de nacionalidade portuguesa e estou planejando me mudar para Lisboa e iniciar o mestrado em Direito Internacional na FDUL. Estou procurando bastante na internet sobre a possibilidade de trabalhar paralelamente ao mestrado, você pode dizer algo sobre isso? Eu também sou advogado e penso em pedir minha inscrição na OA assim que chegar. É possível conciliar os estudos com trabalho? Será que terei mais facilidades por ter a nacionalidade portuguesa?
Muito obrigado!

Resposta
Rose Cunha Outubro 31, 2018 at 9:00 pm

Olá Pedro!
Inicialmente, parabéns pelo reconhecimento de sua nacionalidade portuguesa.
Então, dependendo do horário das suas aulas no primeiro semestre, você conseguirá conciliar trabalho com estudos. Muitos mestrandos fazem isso.
Será mais fácil no segundo semestre, pois eh a fase de dissertação, após a entrega dos relatórios.
Sobre a facilidade de ter nacionalidade portuguesa eu acredito, por acompanhar a experiência de outros colegas que também tem a cidadania, que facilitará muito a sua vida em questões burocráticas, arrendamento de moradia etc. Mas, você é brasileiro e fala como brasileiro e isso, as vezes dificulta, mas não impede que consigamos desembolar em Portugal.
Quando for para Portugal, dê uma olhada no blog. Tem artigos muito interessantes sobre arrendamento de moradia, transferência de habilitação, alimentação e muitos outros assuntos que vão te dar o caminho das pedras.
Espero ter te ajudado, qualquer outra dúvida, poste aqui e te respondo com maior prazer!
Abraços.

Resposta
FLAVIO OLIVEIRA VIANA Outubro 28, 2018 at 1:00 am

BOA NOITE

ESTOU CURSANDO UMA ESPECIALIZAÇÃO AQUI NO BRASIL POR MEIO DE UMA INSTITUIÇÃO QUE ME LEVARIA PARA PORTUGAL FAZER A SEGUNDA FASE, PORÉM O CURSO QUE INICIEI ERA GESTÃO DA EDUCAÇÃO E NO MOMENTO DE FAZER A MATRICULA DA SEGUNDA FASE QUE SERÁ EM PORTUGAL ME COLOCARAM EM GESTÃO DE EMPRESAS DA FACULDADE POLITÉCNICA DE CASTELO BRANCO. QUERO SABER SE ESTE CURSO É NA ÁREA DA EDUCAÇÃO?

TAMBÉM QUERO SABER COMO FAÇO PARA EU SE MATRICULAR EM UMA INSTITUIÇÃO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, GESTÃO DA EDUCAÇÃO OU CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO.

Resposta
Rose Cunha Outubro 31, 2018 at 8:54 pm

Flávio, tudo bem?
Obrigada por ler e comentar no artigo.
O curso que você diz que lhe matricularam é Gestão de Empresas. Acredito que não seja na área de educação, possivelmente é na área de administração de empresas. Entre em contato com a Faculdade, por meio de e-mail, e verifique a possibilidade de alterar o curso assim que você chegar em Portugal.
Para se matricular em qualquer curso em Portugal você deve verificar, primeiramente, a instituição que oferece o curso que deseja, os prazos de inscrição e encaminhar dentro do prazo os documentos solicitados via o sistema que a própria instituição disponibiliza.

Espero ter ajudado. Abraços.

Resposta
Thiago Novembro 5, 2018 at 7:16 pm

Boa tarde Rose.

Sou formado em economia e relações internacionais e estou buscando informações sobre mestrados em Portugal. Como consigo saber as notas cortes necessárias para se candidatar em determinados cursos de mestrados por lá? No seu caso, foi 16, onde você conseguiu essa informação?

Grato desde já! Abraços.

Resposta
Rose Cunha Novembro 9, 2018 at 10:54 am

Olá Thiago, tudo bem?
Obrigada por ler o texto e por comentar.
Thiago, inicialmente você precisa entrar em contato com a universidade que você formou e solicitar um documento que lhe informe a sua média global/geral do curso. Coloquei no texto como você faz o cálculo para saber a sua média, mas confere aqui:
“Para saber se você possui a média exigida para se candidatar, divida a sua média global por 100 e depois multiplique o resultado por 20. Exemplo, se a sua nota global na graduação foi 80, você divide por 100 (80 ÷ 100 = 0,8). Agora você multiplica o resultado por 20 (0,8 x 20 = 16)”.

Eu espero que tenha te ajudado! Se precisar saber sobre o visto dá uma olhadinha nesse meu texto sobre os documentos necessários para solicitar o visto de estudante em Portugal https://www.brasileiraspelomundo.com/visto-de-residencia-para-estudante-em-portugal-090991138

Grande abraço Thiago

Resposta
Camilla Novembro 16, 2018 at 4:25 pm

Rose, boa tarde!
A minha média está dando 15,98 RS…
Sendo assim eu não consigo me candidatar ao mestrado?
Você sabe se existe algum outro meio?
Vi que o mestrado prático da universidade de Lisboa não específica sobre esse requisito de notas…. Mas não sei se o requisito existe para esse curso!
Pq na verdade é até o que eu pretendo fazer …
Você sabe me informar? Já enviei e-mail para a universidade mas não obtive resposta!!!
Obrigada!!!

Resposta
Lucas Novembro 20, 2018 at 3:54 pm

Olá, Rose! Tudo bem? Muito interessante e explicativo seu texto! Desde já, obrigado!
Ademais, estou com uma dúvida sobre o prazo.. eu tenho 27 anos e terminarei minha graduação metade do próximo ano, em julho. Conseguiria entrar em um mestrado em setembro? Você saberia me dizer se eu posso me candidatar ao mestrado terminando a faculdade ou necessito, na hora da inscrição, ter já terminado? Porque se for a última opção, perderei mais um ano. :/
Se souber, agradeço muito! Obrigado

Resposta
Petry Janeiro 6, 2019 at 4:38 am

Também tenho a mesma dúvida.

Resposta
Liliane Oliveira Janeiro 8, 2019 at 8:46 pm

Olá Petry,
A Rose Cunha, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Daniel Kober Novembro 25, 2018 at 12:09 pm

Olá Rose!!

Parabéns pelo blog. Excelentes explicações e dicas que ajudam sobremaneira quem deseja, assim como eu, cursar um mestrado científico em Portugal.

Contudo, gostaria de solicitar sua ajuda para esclarecer quanto a frequência nos dias letivos das aulas.

Também sou advogado, e meu afastamento do Brasil, e do trabalho, precisa ser bem preparado. Então minhas dúvidas são: Que mês normalmente iniciam as aulas, e que mês terminam, no primeiro ano? Há “férias” ou “intervalos” no decorrer desses meses no primeiro ano, que possibilitem uma volta por alguns dias (no mínimo 10) ao Brasil? Qual a frequência dessas “férias” ou “intervalos” se existirem?

Sua ajuda será muito valiosa! Obrigado.

Resposta
Guilherme Valente Novembro 28, 2018 at 11:26 pm

Olá Rose, tudo bem?

Eu quero fazer o mestrado na FDUL e exatamente na sua especialização, Direito Intelectual! Achei muito interessante o texto que você publicou! Eu tenho uma média global do meu curso de 15, acredito que seja possível para entrar no Mestrado né!?

Minha dúvida maior é sobre conseguir um trabalho ou estágio na área ai em Lisboa! Sou sócio de um escritório aqui no Brasil e tenho experiência tanto gerencial como prática-jurídica com processos e contratos! Mas me interesso muito por trabalhar com todas as áreas da propriedade intelectual, principalmente direito do autor e marcas. Você sabe se é possível conseguir trabalhos por aí nesse ramo durante o mestrado? em editoras, museus, galerias, fundações culturais, fomentadoras de inovação e invenções?

Já agradeço a atenção!

Resposta
Liliane Oliveira Novembro 29, 2018 at 1:42 pm

Olá Guilherme,
A Rose Cunha, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Heitor Dezembro 10, 2018 at 3:46 am

Olá Rose, parabéns pela educação, gentileza e solidarismo, seus pais foram os melhores.
Vc poderia me informar o passo a passo para que eu consiga iniciar um mestrado científico em 2019 na universidade de Lisboa? Se preciso contratar alguma empresa ou faço eu mesmo o procedimento;
A minha situação é que sou servidor de um tribunal de justiça estadual e meu plano de carreira exige mestrado para progredir. Então devo fazer todo o procedimento junto à universidade para só depois de receber a carta de aceite pleitear a licença junto ao tribunal?
Que Deus te abençoe e se puder me dar uma luz desde já agradeço a atenção.

Resposta
Liliane Oliveira Dezembro 10, 2018 at 11:15 am

Olá Heitor,
A Rose Cunha, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Niandra Dezembro 19, 2018 at 6:11 pm

Ola, estou me formando em Design de moda em Junho, e gostaria de saber como posso fazer minha candidatura no mestrado de Design de moda da ULisboa, ja tentei mandar email e não tive resposta! você pode me dar algumas dicas ?

Resposta
Liliane Oliveira Dezembro 19, 2018 at 6:21 pm

Olá Niandra,
A Rose Cunha, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Maria Rosiane Silva de Mlelo Dezembro 27, 2018 at 4:11 pm

Olá Rose

Quantas dicas boas! Parabéns…

Tenho a mesma dúvida do Daniel Kober, sou advogada e tenho escritório no Brasil, quero muito fazer mestrado em Portugal, porém tenho meus processos em andamento e não poderia ficar muito tempo afastada do Brasil, existe alguma possibilidade de fazer as aulas sem passar um semestre doto em Portugal…

Resposta
Liliane Oliveira Dezembro 28, 2018 at 5:00 pm

Olá Maria Rosiane,
A Rose Cunha, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Givaldo Janeiro 31, 2019 at 8:37 pm

Olá Rose, tenho um grande sonho de estudar em Portugal, como faço ingressar em uma turma de mestrado?

Resposta
Liliane Oliveira Janeiro 31, 2019 at 11:03 pm

Olá Givaldo,
A Rose Cunha, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Valesca Romão Fevereiro 9, 2019 at 9:46 pm

Olá Rose, muito obrigada pelas informações, tenho uma dúvida, provavelmente não conseguirei me sustentar até o termino do mestrado em Direito pela Universidade de Lisboa, vou precisar trabalhar, parece-me que os horários das aulas são bem irregulares, há possibilidade de selecionar apenas algumas disciplinas para cursar ou a grade é obrigatória e teria que cursar todas sem prolongar? Não sei se consegui ser clara, mas no resumo é tenho como cursar no início apenas algumas disciplinas ? Abs.

Resposta
Liliane Oliveira Fevereiro 10, 2019 at 4:50 pm

Olá Valesca,
A Rose Cunha, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
FABIANA Maio 8, 2019 at 12:22 am

Sou formada me Direito, faço especialização em Direito do Trabalho, gostaria de saber se posso fazer Mestrado em Direito, voltado para essa área de direito do trabalho. E se vocês recomenda alguma Universidade boa nessa área.

Resposta
Liliane Oliveira Maio 8, 2019 at 1:36 pm

Olá Fabiana,
A Rose Cunha, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Clara Junho 26, 2019 at 7:36 pm

Rose, tudo bem, como consigo saber essa pontuação global feita pela universidade que cursei aqui no Brasil? No meu caso as notas se deram por menções MM, MS, SS..

Resposta
Liliane Oliveira Junho 27, 2019 at 1:57 pm

Olá Clara,
A Rose Cunha, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Rosana Andrade Julho 9, 2019 at 1:25 am

Olá pessoal, passei aqui só para dizer que a Carta de Aceite não é certeza de que foi aprovada a candidatura! Me inscrevi para o Mestrado de 2019/2020, me enviaram a Carta de Aceite antes da publicação da seriação, e eu confiante que tinha passado, dei entrada no visto e estava quase vendendo minhas coisas no Brasil e me preparando para ir para Portugal, quando saiu a publicação da seriação e eu NÃO fiquei entre os colocados.

Fiquei indignada porque no email que me enviaram com a Carta de Aceite, a faculdade sugeria que eu já fosse dando entrada no visto, uma vez que demora para ser concedido,

Então depois de ter reclamado com a Diretora da Universidade, o Sr Bertolino que é quem assinada a Carta de Aceite me ligou e me informou que esta carta é de aceite da candidatura e não da aprovação da mesma.

Expliquei que a recomendação de dar entrada no visto estava causando transtorno àqueles que não haviam passado e despendido recursos com visto e apostilamentos desnecessários e ele me disse que essa não era a intenção e que nas próximas candidaturas ele não recomendará mais aos alunos que dêem entrada no visto antes de ser publicado a seriação e a certeza que o Candidato foi aprovado.

Bom pessoal é isso! Quem recebeu a Carta de Aceite da Candidatura tem que esperar até a publicação da seriação para dar entrada no visto e se não passou na primeira fase, tentar entrar na 2ª fase. Boa sorte a todos!

Resposta
Izabella Brum Julho 18, 2019 at 2:04 pm

Boa noite! Tudo bem?
Primeiramente queria parabenizar a página que é excelente!
Eu estava lendo um artigo de vocês quanto ao mestrado em Portugal e achei ótimo, porém tenho uma dúvida, se for possível de ser esclarecida eu agradeço.
Os mestrados (tanto prático quanto científico) só começam em setembro (1º semestre) ou começam também em fevereiro? Estou olhando na faculdade de direito de Lisboa também!
Obrigada desde já 😘

Resposta
Liliane Oliveira Julho 18, 2019 at 2:28 pm

Olá Izabella,
A Rose Cunha, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Renato Mendes de Oliveira Agosto 12, 2019 at 4:24 pm

Ah! Parabéns pelo site.

Excelente conteúdo.

Sucesso.

Resposta
Deivis Fevereiro 25, 2020 at 3:05 pm

Bom dia pessoal!
Estou querendo iniciar o processo de mestrado em Portugal, porém não sei o básico ainda, como por exemplo, qual a universidade que faz seleção só por análise de currículo.
Esse currículo tem que ser algum em específico?
Alguém pode me ajudar nos primeiros passos?
Obrigado!

Resposta
Marcio Camello Dezembro 22, 2020 at 3:05 pm

Sobre essa parte

Certidão de disciplinas/histórico escolar onde constem todas as disciplinas do(s) curso(s)
com as respetivas classificações e média final;

Poderia me falar so voce pediu na universidade, pois o padrao de historico nao tem a classificacao so nota, carga horaria e media final.

Obg

Resposta
Vivian Oliveira Janeiro 20, 2021 at 4:44 pm

Olá Márcio,

Infelizmente a colunista não colabora mais com o BPM.

Obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando.

Equipe do BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação