BrasileirasPeloMundo.com
Eslovênia

A Eslovênia é contemporânea, sofisticada e culta

Resolvi escrever este artigo pois, conversando com um casal americano, que viaja muito pela Europa, ouvi o seguinte comentário: “estamos encantados com a Eslovênia, é uma belíssima surpresa, mas achávamos que era meio cinza, mais antiga, meio melancólica”.

Bem, a Eslovênia não é cenário de um filme em preto e branco.

Sei que nem todo mundo pensa assim quando se fala de Eslovênia, é só ver as fotos. Porém, foto nem sempre mostra a realidade, pois os filtros estão aí para fazer a diferença. Mas, entendo o que eles quiseram dizer já que, em geral, as pessoas não sabem onde fica a Eslovênia, ou se sabem acham que é linda, mas só há campo, verde e natureza e, às vezes, relacionam as cidades deste país com cenários de cidades pós-guerra. Surpresa! Não é!

Vamos então falar de uma Eslovênia mais moderna, bem urbana. Shopping? Tem. O maior deles tem mais de 450 lojas para você começar sua jornada, além de outros . Neles, você encontra uma enorme variedade de marcas famosas internacionais. E os preços? São comparáveis aos de alguns outros países, nada muito acima, porém a grande sacada é comprar no período de promoções: os saldos de inverno começam, geralmente, na 1ª segunda-feira de janeiro e os de verão na 2ª segunda-feira de julho.

Se você não curte shoppings enormes, vá ao centro: lá você encontra lojas locais lindas, descoladas e galerias refinadas . O bom de fazer compras no centro é que, além de fazer suas comprinhas, você pode ainda sentar em um belo café local, admirar os passantes e a beleza do centro histórico.

Café com charme, tortas escandalosamente deliciosas, saladinhas gourmet, um almoço inesquecível? Tem!

Bom, você foi às compras e agora está cansada. Sentou e começou a calcular a conversão de euros para reais e se pergunta se fez um bom negócio. Mas a verdade é que hoje, na Europa, você paga quase o mesmo por uma bolsa de grife internacional e uma super grife brasileira. Comprar com consciência é legal e não há mal nenhum em fazer umas comprinhas, mas aqui não é necessário gastar porque o mais valioso é o próprio país, suas paisagens espetaculares e o que ele tem para oferecer.

E que tal relaxar  em um spa de luxo bem no centro da cidade? Sim, há spa de luxo na Eslovênia! Ou que tal sentar e tomar um drinque em um hotel lindo e tradicional, talvez charmoso, estilo hotel boutique, ou mais descolado? Qual é o seu estilo?

Justiça seja feita, a grande protagonista aqui é sim, a natureza. Você quer unir beleza e requinte? Que tal se hospedar em um castelo? E almoçar em um restaurante lindo, com alta gastronomia?

Bom, o filme em preto e branco você esqueceu, não é? Apagou, a esta altura.

Se você vier no verão, há muitas opções: você é do tipo praia? Montanha ou lago? Pode escolher! Tem luxo para qualquer estilo. O litoral é pequeno, mas dá para curtir. Esquece a areia no pé, aqui você usará sapatilhas para nadar (fina! Risos), já que areia não tem, mas tem pedra! No começo achei estranho, agora já me acostumei.

Você se considera o tipo europeu? Não gosta muito de calor? Sem problema, tenho muitas amigas cariocas, acreditem se quiser, assim. Mas, na verdade, europeu de verdade sai correndo nos primeiros raios de sol e se estica em qualquer lugar: banco da praça ou chafariz. Achou um lugar com gramado livre já se estica para “lagartear”, como diriam os gaúchos. Bom, mas se você não gosta de calor, vá se refrescar nas montanhas! Lá é muito lindo e o calor bem mais ameno.

Mas você também gosta de nadar, é do tipo Sharapova, esportiva e chique? Aquela que acorda cedo toda feliz, abre as janelas e saúda o sol? Não conte comigo, mas há montanhas para você subir, lagos, rios e spas maravilhosos e luxuosos para você desfrutar. Aqui você nada e ainda pode pescar ou jogar golfe. Seja sozinha ou acompanhada, com certeza será um programa maravilhoso.

Quer nos visitar em outra estação? Bem, a primavera só é quente depois de abril, então entre abril e começo de setembro dá para curtir lugares ao ar livre, depois… Bom, depois eles chamam de outono, mas eu, carioca, chamo de inverno, já que 10 graus para mim é INVERNO. Daí por diante a coisa esfria. Chega o inverno. Inverno mesmo, tá? O mesmo dos filmes: neve, tudo branco e lindo. Só não recomendo ficar na cidade a partir da segunda quinzena de janeiro e o mês de fevereiro. Vale a visita se você quiser esquiar ou curtir uma montanha.

Agora, quer fazer algo diferente? Vem para o Natal! Voltamos aos filmes, onde tudo é lindamente decorado, luzes, feirinhas de Natal com decorações lindas, comida deliciosa, as tortas natalinas, os biscoitinhos. Hmm! Esquece a dieta, daqui a pouco começa outro ano e você começa tudo de novo, por favor!

E o castelo lá no alto todo decorado? Papai Noel, que mora aqui perto, na Lapônia, vem nos visitar, além do Dedek Mraz, todo de branco, ele é o Vovô Frio, que distribui doces em vez de presentes para as crianças. Olha que bacana, faça diferente! Natal na neve, como nos filmes, livros e contos de fada.

Arte, cultura, exposições por toda parte. Afinal, chique mesmo é visitar as galerias super descoladas e conhecer o dia a dia do lugar que você visita. Dica só para as que querem comprar: Palmanova Outlet. Indo para a Itália, é possível ir e voltar no mesmo dia.

A Eslovênia é verde, é ecológica, é pequena e chique.

O verão tem aquela energia forte, muitos eventos, gente nas ruas, concertos e cinema ao ar livre, sob as estrelas, museus abertos até tarde da noite e muito mais. A primavera explode em cores em todos os cantos de seus olhos. O inverno é branquinho, céu muito azul, às vezes cinza, e o outono tem aquele ar levemente melancólico, marrom, laranja, avermelhado.

Em Liubliana, você anda pelo centro e vai escutando música clássica à beira do rio. Entra em um café, tira suas luvas, pede um chocolate quente, um expresso, ouve um jazz ao fundo e… Pode imaginar que este filme vira realidade, se você quiser, basta você visitar a cidade que é, afinal, “um conto de fadas”.

Related posts

Começar de novo na Eslovênia

Marta Berglez

Idioma esloveno

Marta Berglez

Sistema Educacional da Eslovênia

Marta Berglez

3 comentários

Cristiane Novembro 19, 2016 at 7:12 am

Adorei o texto e deu vontade de conhecer mais deste país lindo!

Resposta
Marta Berglez Novembro 19, 2016 at 3:44 pm

Obrigada! Venha!Bjs

Resposta
Roberta Dezembro 20, 2016 at 4:08 pm

Bem legal!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação