Dicas de turismo na Eslovênia

Brasileiros na Eslovênia indicam

0
212
Fernanda Prado Vercič
Advertisement

Dicas de turismo na Eslovênia.

Já escrevi vários textos com recomendações de lugares para conhecer na Eslovênia. Como moro em Liubliana, sempre destaco mais a minha cidade, até porque a conheço melhor. Desta vez, resolvi dar a palavra a outros brasileiros que vivem aqui e ver o que eles indicam como lugares interessantes para ir. Tem gente que adora neve e gente que foge. Tem os que adoram esportes radicais e os que curtem uma tranquila caminhada em meio à natureza.

A Eslovênia é assim, apesar de pequena, oferece uma grande variedade de opções de lazer e entretenimento.

Com a palavra, os brasileiros na Eslovênia:

Tamy França: Velenje

Não muito distante de Liubliana, conheça Velenje, uma cidade pequena, cheia de histórias, e chamada “a cidade das oportunidades”.

A Tamy mora em Velenje e mostra a cidade em seu vlog, confira.

Isabel Becker e Flavio Ciccareli: ciclismo

A Isa e o Flavio curtem muito ciclismo e usam apenas bicicleta para se locomovem em Liubliana. Fazem vários passeios e já conhecem muitos lugares bacanas. Eles indicaram um lugar bem legal, que fica a uns 30 km de Liubliana, indo em direção a cidade de Maribor. E o que tem lá?

Leia também: Dicas de turismo em Zurique

Tem arvorismo para todas as idades e você pode inclusive passar a noite em uma cama na árvore! Com jantar e café da manhã. Eles foram de bicicleta, claro, e contaram que em certo trecho do caminho você vai margeando o rio Sava, que é lindo.

“Dormir na árvore foi incrível. No meio da noite acordei com a sensação de que alguém tinha acendido a luz alí, mas na verdade era a lua iluminando tudo”, conta Isabel.

Esse passeio exige um pouquinho de preparo físico, claro. Mas para quem curte natureza a experiência é imperdível!

Foto: arquivo pessoal : Isabel e Flavio

Marcello Pontes: snowboard

Um dos locais preferidos do Marcello é Krvavec, o segundo maior ski resort da Eslovênia.  Marcello mora na cidade de Krajn, que fica a uns 25 km do local, mesma distância até Liubliana.

Em Krvavec, é possível esquiar, fazer snowboard, snowbiking e nighsledging (deslizar de trenó à noite).

Você pode hospedar-se no hotel que está no complexo do resort e lá mesmo alugar, caso não tenha, todo o equipamento que precise. E se ainda não aprendeu a esquiar, dá para começar lá mesmo. Há escolas para crianças e adultos.

Fernanda Prado Vercič: Mojstrana

“Uma das caminhadas mais bonitas que fiz na vida. Caminhei sozinha apenas ouvindo os passos afundarem na neve. Só quem andou na neve conhece esse barulho… Foi um divisor de águas na minha relação com a neve. Até então era: que chato neve… Consegui ouvir a neve e a paz que ela traz.”

O caminho de Mojstrana, um vilarejo no município de Kranjska Gora, leva à cachoeira Peričnik, que fica dentro do Parque Triglav, um passeio absolutamente imperdível.

Fernanda é fotografa e jornalista e tem um acervo de fotos belíssimas da Eslovênia.

Jéssica Gerdej: quase na Áustria

A Jéssica mora bem perto da fronteira com a Áustria, na cidade de Prevalje, uma cidade pequena e privilegiada pela beleza natural.

“Eu adoro pedalar pelas trilhas de Stražišče, que começam em Ravne, na Koroškem, e vão até Brinjeva Gorje, em Prevalje. As paisagens são encantadoras e me fazem refletir o quanto a vida pode ser simples e bela.”

Prepare sua retinas. Há belíssimas imagens a serem fotografadas por elas.

Elis: Maribor

Elis vive há muitos anos na Eslovênia e adora morar aqui. Entre seus lugares favoritos, estão o Trije Ribnik, ou Três lagos, que no passado eram reservas que abasteciam o fosso de defesa da cidade e agora são lagunas artificiais. Eles fazem parte do Mestni Park. Ambos locais maravilhosos para passear, com segurança e um paisagem maravilhosa.

E ainda tem ópera ao ar livre à noite, ideia genial do prefeito da cidade. Mozart, Bach, a lua, a natureza e você. Não dá para pedir mais.

Mas, se depois o apetite abrir, nada como uma bela refeição, quem sabe romântica. Elis ainda deu as dicas: http://gostilnamaribor.si/, http://www.rozmarin.si/sl, http://vivi.si/gostilna/mak/.

Vanilton: um gourmet e gourmand em Portorož

A costa da Eslovênia é bem pequena, mas muito bonita. O Vanilton mora em Portoroz, um dos balneários mais belos da Eslovênia e que conta com spas de águas termais e lamas terapêuticas. Ele nos contou: ” O melhor momento para visitar Portoroz é no verão, a cidade lembra Búzios e o calor é bem agradável.”

Se você está na costa, é imperdível uma visita ao Parque de Strunjan. Koper, Piran, Portoroz ficam bem próximas e é muito fácil visitar todas num mesmo dia.

Como amante da boa cozinha e excelente cozinheiro que é, deu dicas de lugares para comer: em Koper, ele cita o Snack Bar e o Emonec, uma espécie de churrascaria. Em Piran, o restaurante Pavel 2. Em Portoroz, a cantina de peixe Santalucia, e as pizzarias Santa Lucija a Pizzaria Porto.

O sol, o céu, o mar e boa comida. Tudo na maior segurança. Não dá para pedir mais.

Binha Melo: Nova Gorica

Nova Gorica é uma cidade bem na fronteira com a Itália. Oferece diversos tipos de entretenimento, com destaque para o turismo rural, com fazendas e visitas a adegas e vinícolas. Há também cassinos, caso você queira tentar sua sorte.

Agora sorte mesmo é morar perto de duas regiões produtoras de vinhos excepcionais: o Vale de Vipava e Brda. Passeios imperdíveis, sabores inesquecíveis.

Então, se tiver a sorte de conhecer este belo lugar, hospede-se no Vila Kozana, e do belo terraço deguste os melhores vinhos e aprecie o pôr de sol mais belo já visto pela Binha.

Dica segura!

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui