BrasileirasPeloMundo.com
Entrevistas

Especial Artistas – Alexandra Zeiner

Continuando com as entrevistas. Para que o sucesso de todas sirva de inspiração para alguém que esteja lendo e sonhando em fazer o mesmo!

Hoje é a vez da Alexandra Zeiner, que é escritora e mora no sul da Alemanha.

  • Por favor, fale um pouco sobre você e sua trajetória.

Nasci em Fortaleza, iniciei o primeiro curso de inglês aos 11 anos, e desde então não parei de estudar. Ao terminar a faculdade, recebi convite para um estágio na Europa, e em seguida ganhei uma bolsa de estudos para o mestrado no Canadá. Por causa da carreira de pesquisadora, precisei confiar em minha habilidade de falar outros idiomas para trabalhar em diferentes projetos de pesquisa. No momento, trabalho, principalmente, como escritora bilíngue infantil e ativista cultural no sul da Alemanha, Augsburg.

Livros sempre foram meus melhores amigos. Lembro-me que, ainda na escola, colecionava muitos livros e revistas, em vários idiomas. No momento em que decidi “ganhar o mundo”, doei a maior parte, pois a mudança de um país para outro me ensinou que todos os meus pertences deveriam caber em duas malas!

  • Como é ser escritora fora do Brasil?

Para mim, trabalhar como escritora (mesmo sendo uma aprendiz) é um privilégio! Ao contrário de muitas(os) colegas, que precisam pagar pela publicação dos seus livros, encontrei uma editora americana que aceitou meus projetos e que os tem publicado. Desde 2013, represento a Educa Brazil e a Educa Vision, na Europa.

  • Você acha que teria as mesmas oportunidades estando no Brasil, ou o fato de morar na Europa afetou a sua carreira?

Quando saí do Brasil, trabalhava como pesquisadora, meu objetivo era terminar o mestrado e retornar. Hoje, moro na Alemanha e sou escritora! Acredito que cada um de nós “assina” seu “contrato sagrado” antes de vir para este planeta maravilhoso. Por isso, não importa onde esteja, quando consciente desse “contrato”, você o realizará da melhor forma possível.

  • Seus livros são bilíngues e foram publicados no exterior. Fale um pouco sobre suas publicações e sobre temas que, na sua opinião, chamam a atenção do leitor para importantes questões.

Para meus livros bilíngues (português – inglês) inspiro-me nas matas e florestas, assim como em mitos e lendas dos povos e índios brasileiros. Em minha opinião, um dos temas mais importantes para o Brasil, e para o mundo atual, é a conservação ambiental. Esquecemos facilmente as futuras gerações do planeta, além de nossa responsabilidade para com a Terra, nosso lar.

Meu primeiro livro, publicado em 2011: O Filho do Boto Cor-de-Rosa, foi escrito com base em uma das lenda dos habitantes do Amazonas, procurando transmitir a cultura, o respeito entre as gerações e a responsabilidade dos seres humanos perante o meio ambiental. Na Floresta Amazônica, tudo está inter-relacionado e a água é elemento deligação entre o mundo real e o irreal.

O segundo livro, A Menina e a Onça-pintada, publicado em 2013, conta a história de uma indiazinha capaz de falar com todos os animais da floresta. Para salvar seu irmão, a menina precisa falar com a onça, a “Rainha da Floresta”. No entanto, a onça é considerada muito perigosa, e a menina deve confiar em si mesma para o encontro com a Rainha das Florestas, antes desta encontrar seu irmão.

E o terceiro livro, Preces à Mãe Terra, acaba de ser publicado e foi lançado em Belo Horizonte no dia 22 de Abril,  Dia da Terra. Nesse projeto especial, cinco autores e cinco artistas, brasileiros e estrangeiros, estão participando ativamente. Nossa intenção, em conjunto, é desenvolver projetos com educadores, no Brasil e no exterior.

  • Algum escritor/a ou livro que tenha lhe servido de inspiração na hora da escolha da carreira? O que lhe inspira para escrever um livro?

A natureza sempre foi minha maior inspiração. Para mim, seria injusto apontar um ou mais autores e seus livros. MUITOS me inspiraram e continuam me inspirando, e isso desde que aprendi a ler, com 6 aninhos. Sempre fui fascinada por livros, livrarias e bibliotecas … Lembro-me de passar horas e horas “escondida” em bibliotecas, da minha escola e nas universidades onde estudei e trabalhei. Meus sonhos e a Natureza são a minha fonte de inspiração.

  • A Alemanha é conhecida por ser um país de mente aberta, que respeita muito as artes em geral. Se não morasse na Alemanha, algum outro país que gostaria de morar, sendo escritora?

Adoraria morar em vários outros países pelos quais passei e me apaixonei. Sou grata pela oportunidade de estar morando no sul da Alemanha, próximo a uma reserva ecológica. Temos até uma “praia de rio”, como diz meu filho!

  • Deixe uma mensagem para as leitoras do blog  Brasileiras Pelo Mundo.

Primeiramente, meu agradecimento pela simpática entrevista. Esse tipo de trabalho, feito no blog, ajuda a todas nós, espalhadas pelo mundo, cada uma fazendo sua parte. No Dia Internacional da Mulher, dia 08 de março de 2014, coordenei um histórico evento em Augsburg: Encontro de Brasileiras no Sul da Alemanha. Estiveram presentes na cerimônia de abertura o Senhor Cônsul Geral de Munique, Embaixador Antonio Carlos Coelho da Rocha, juntamente com o prefeito da cidade, Dr. Kurt Gribl, apoiando mais de 30 mulheres, brasileiras e alemãs, residentes em várias cidades da Alemanha, Áustria e Lichtenstein. Planejamos, para 2015, um segundo encontro e espero que possamos, mais uma vez, demonstrar o quão importante é nossa união e nosso papel, como mulheres brasileiras residentes no exterior.

SAMSUNG CSC

Faço um apelo especial a todas as mães leitoras, principalmente educadoras, para que compartilhem as mensagens dos meus livros, para que nosso planeta Terra seja protegido, para nós e as gerações futuras.

Muito obrigada Brasileiras pelo Mundo!

Links para informação:

Alexandra Zeiner

Adote um Autor

Email para contato sobre o Dia Internacional da Mulher: [email protected]

Related posts

Testamentos e Tutelas – entrevista com Natasha Rocha, consultora em Dubai

Pollyane Martins

Deisy Nakayama, maquiadora brasileira de sucesso no Japão

Valéria Nishiura

Terremoto em Kumamoto

Ann Moeller

16 comentários

Juraci Pike Junho 19, 2014 at 1:59 pm

Alexandra, alem de escrever muito bem, voce e’ e sempre sera a musa dos seus leitores , sobretudo porque relata a cultura Brasileira atraves de contos que interligam o mundo real com o imaginario infantil e eles a recordarao para sempre, nao importando onde estiverem. Abracos e Congratulacoes pelo sucesso!.

Resposta
Alexandra Magalhaes Zeiner Junho 20, 2014 at 8:58 am

Juraci, grata por suas palavras emocionantes! Esse contato com o leitor nos incentiva a melhorar cada vez mais! Tudo de bom!

Resposta
Bruno De Mesquita Junho 19, 2014 at 11:23 pm

Essa escritora é muito boa, já li os livros e são maravilhosos

Resposta
JF Design Junho 20, 2014 at 12:05 pm

Dear Alexandra, I love your books and enjoy working with you! To a long and fruitful journey xxx Judit

Resposta
Eduardo Mesquita Junho 20, 2014 at 1:04 pm

Escritora Muito criativa Amei os novos livros publicados Por que Eles falam da beleza Da Amazônia!!! Parabéns Alexandra por todo seu sucesso…..

Resposta
Elaine Mesquita Junho 20, 2014 at 2:09 pm

Somos privilegiados por termos uma escritora brasileira levando mundo a fora essa conscientização com relação à preservação do nosso meio ambiente, Parabéns por esse projeto tão precioso!!!

Resposta
Neyde Bohon Junho 20, 2014 at 2:47 pm

Querida Alexandra, vejo em você uma brava lutadora no desejo de voar pelo mundo com seus livros e com suas mensagens de conscientização com nosso planeta, Parabéns amiga escritora, Sucesso! Você merece, beijos.

Resposta
Alexandra Magalhaes Zeiner Junho 21, 2014 at 9:22 am

Big kiss to you, dear Judit, can’t imagine my books without your magic work!
Obrigada querida Elaine + queridos Bruno e Eduardo + parceira autora Neyde Bohon continuemos na luta pela conservação da nossa amada Terra juntos!

Resposta
Norália Castro Junho 22, 2014 at 12:53 pm

Alexandra, amei ler esta bela entrevista de uma autora muito sensível e criativa.Parabéns! que continue sua missão pela nossa Mãe Terra, com tal sensibilidade e dedicação. Norália

Resposta
Maria Gomes de Almeida e Bandeira. Junho 22, 2014 at 9:12 pm

Parabéns Alexandra,seu trabalho representa um diferencial para nosso país especialmente por estar voltado para as questões ambientais e educacionais,estes são suportes para o futuro do nosso planeta.
Um abraço.

Resposta
Sonia Palma Junho 23, 2014 at 5:55 pm

Ótima entrevista, Alexandra. Seus contos retratam a natureza de forma muito sensível, cativando a criança para a leitura. Parabéns!

Resposta
Alexandra Magalhaes Zeiner Junho 24, 2014 at 6:25 pm

Grata pelas mensagens das queridas Noralia, Maria e Sonia, mesmo distantes estamos juntas na luta pelas questões ambientais e pelo bem estar da nossa amada Terra e seus habitantes!

Resposta
ackolb Junho 25, 2014 at 7:09 pm

Alexandra adorei sua estoria e com certeza ainda vou te contactar pra trocarmos uma figurinha e com certeza sera um prazer apoiar seus projetos, acho importantíssimo esta troca entre culturas e a conscientizacao desde de cedo das crianças sobre o meio ambiente. Ao mesmo tempo acho importantíssimo maternos vivas estas historias e lendas maravilhosas da nossa cultura indígena, tao rica! Parabens e que seu trabalho continue brilhando ao redor do mundo! Namasté 🙂

Resposta
Alexandra Magalhaes Zeiner Junho 30, 2014 at 8:31 am

Querida Acklb(me envia seu nome e nos falamos 😉 ) muito obrigada, manteremos viva a chama, conte comigo!

Resposta
Clevane Pessoa de Araújo Lopes Abril 6, 2015 at 6:49 pm

Alexandra Magalhães Zeiner cumpre uma tarefa importante para o Planeta Terra, o da sagrada preservação.Pela palavra, cada um de seus livros mostra às crianças necessidades ecológicas, tradições e costumes pertinentes à fauna, flora, povos das florestas. Ensina, de forma benéfica e leve, o respeito pelas diferenças .São assuntos que os pequenos leitores gostam muito de saber e cremos também que pre adolescentes, adolescentes , assim quais os adultos, sentem ainda um puro prazer na leitura, nas ilustrações de seus livros..
Gostei muito da entrevista.
Clevane Pessoa

Resposta
Alexandra Dezembro 4, 2016 at 10:35 pm

Grata pelas palavras de apoio, querida poetisa Clevane Pessoa!
Serei eternamente grata por todo incentivo que sua poesia inspira e por levar meus livros aos pequenos e grandes leitores em Belo Horizonte.
Abraços da Baviera,
Alexandra

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação