BrasileirasPeloMundo.com
Eslovênia

Estudar na Eslovênia

Hoje em dia na Europa  há muitas oportunidades, em excelentes universidades para quem deseja um mestrado, ou doutorado por aqui. Muitos cursos são oferecidos em inglês mesmo em países onde o idioma oficial não é este e até mesmo em francês. A Eslovênia está entre esses países.

Eslovênia: Uma escolha ainda pouco conhecida:

Situada na Europa central, a Eslovênia, que teve sua independência da antiga Iugoslávia declarada em 25 de junho de 1991, é um pequeno país com excelente localização geográfica, sendo possível deslocar-se para vários países vizinhos em pouco tempo, ou seja, dá pra estudar, aprender bem a lição e ainda melhorar seu conhecimento em geografia e cultura geral. O país faz fronteira com a Áustria (2 horas e meia até Viena), Hungria, Croácia e Itália (2 horas e meia até Veneza).

Por estar na Europa central, o clima aqui, ainda que no inverno atinja temperaturas ‘congelantes’ para alguém dos trópicos, não é considerado dos mais frios. O outono e a primavera tem temperaturas bastante amenas e o verão é quente o suficiente para você ser feliz sem ar condicionado .

A língua eslovena:

Apesar de o idioma ser tão diferente das línguas que normalmente aprendemos na escola,  ou até mesmo em cursos, o esloveno, uma língua de origem eslava, será usado poucas vezes, pois os eslovenos em sua maioria falam inglês muito bem e você poderá tranquilamente fazer suas compras no supermercado, ir à farmácia ou até à feira sem medo de fazer o pedido errado. Claro, há exceções, e muitos idosos falam melhor o alemão. Muitos jovens também falam alemão além do inglês. Você encontrará ainda muitas pessoas que falam italiano e húngaro devido a proximidade destes países.

Comunicar-se então não será um grande problema, pois além de falarem outros idiomas, os eslovenos são muito receptivos e abertos a pessoas de culturas diferentes. Sempre muito solícitos para dar informações e muito animados para mostrar  seu próprio país e sua cultura. Eslovenos em geral são politizados, mesmos os mais jovens, e cultos.

Um novo destino:

Desde 1992, mais de 50 acordos internacionais bilaterais na área de educação, ciência e cultura forma assinados. Com relação ao Brasil, a abertura da Embaixada da Eslovênia no Brasil proporcionou uma proximidade maior entre os dois países para uma cooperação bilateral. Um exemplo  desta cooperação bilateral é o acordo assinado entre o Instituto de Química de São Paulo e o Instituto de Biologia de Liubliana.  Além de outros.

E por que estudar na Eslovênia?

Segurança:

Em sendo um país de extensão territorial tão pequena: 20.251 km2 e com uma população em torno de 2 milhões, a vida aqui é bastante tranquila, com um nível de violência baixíssimo. Segundo o Global Index de 2016, o país está entre os 10 mais seguros para se viver e também um dos destinos mais seguros para se viajar.

 

Liubliana, a capital:

city-694903_640
Fonte: Pixabay

Pequena e segura sim. Pacata não! Liubliana é uma cidade universitária, cheia de vida. Aqui, nas estações mais quentes, como verão  primavera a cidade fica cheia de jovens. Há muitos programas culturais, museus, exposições e agitos: bares, festas e shows.

Custos:

Bem, você já tem ótimos motivos pra pensar a respeito: O lugar é lindo, bem localizado e seguro, mas e os preços? O custo para se viver numa cidade assim?

Boa notícia: você tem aqui mais um motivo pra pensar. A Eslovênia tem um custo de vida dos menores da Europa e tem os melhores preços em termos de custo anual em Universidades.

Além disto, os estudantes, tanto os locais quanto estrangeiros, contam com um auxílio alimentação subsidiado, o ‘cupom do estudante’. O mesmo sistema vale para o transporte.

Já há motivos suficientes para pensar que este será seu destino, mas… e a qualidade do ensino? Afinal o propósito aqui é estudar, verdade?

Qualidade do ensino:

A Eslovênia possui 4 universidades públicas: Universidade de LiublianaUniversidade de Primorska, Universidade de Nova Gorica  e Universidade de Maribor.

A Universidade de Liubliana é uma renomada instituição e está entre as 300 melhores do mundo:

E quais os cursos oferecidos? Há vários. Você pode checar no site da própria universidade e aqui.

Estudar esloveno? Atreva-se!

Cursos de verão:

Existem faculdades que oferecem ainda a possibilidade de estudar esloveno no verão, o que para um brasileiro é, digamos, mais confortável, pois no inverno e mesmo no outono as temperaturas são baixas. Estudar no verão possibilita que você, no tempo livre aproveite para se familiarizar com a cidade e o país, pois é mais agradável viajar com temperaturas mais altas. Também facilita as viagens a outros países.

Este ano, por exemplo, a Faculdade de Koper, que fica no litoral esloveno, organizou um curso de verão que ensina a língua e a cultura eslava-mediterrânea.

Dicas de escolas internacionais para crianças e jovens:

Caso você venha morar na Eslovênia, aqui existem também as escolas internacionais para crianças e jovens. Entre elas estão:

Em Liubliana:

A Escola Britânica

Danila Kumar

Escola Secundária Bezigrad

QSI Escola Internacional

Escola Francesa

Escolher um destino pouco conhecido pode ser assustador, desafiante, mas quem busca novos horizontes não pode andar só até a próxima esquina. Atreva-se!

Related posts

Páscoa na Eslovênia

Marta Berglez

Vinhos eslovenos

Marta Berglez

O Brasil na Eslovênia

Marta Berglez

28 comentários

Marília Leocádio Agosto 13, 2016 at 7:40 pm

Boa tarde Marta!
Adorei seu post.
Sou psicóloga e tenho como objetivo cursar um Mestrado na área, no exterior.
Você saberia se governo/universidades na Eslovênia tem algum programa de bolsas?
Agradeço desde já,
Marília Leocádio

[email protected]

Resposta
Marta Berglez Agosto 22, 2016 at 10:09 am

Olá Marilia

Obrigada por ler meu texto.

Verificarei se há algo específico para Psicologia.

Abs

Marta

Resposta
Ligia Agosto 18, 2016 at 9:54 pm

Boa noite Marta!
Muito legal! Eu estou muitíssimo interessada em fazer um curso de medicina na Eslovénia . Mas tenho um filho de 12 anos. Você sabe dizer se eles autorizam visto de estudante e levar o dependente ?
Obrigada!

Resposta
Marta Berglez Agosto 22, 2016 at 10:08 am

Olá Ligia

Obrigada! Vou verificar para vc e te respondo.

Abs

Resposta
Marta Berglez Setembro 14, 2016 at 8:17 am

Olá Ligia

Obrigada!

Há brasileiros que vieram estudar aqui e trouxeram seus dependentes: Filhos e maridos ou esposas.Porém o ideal é sempre informar-se com o Setor Consular do país de destino.Aqui está o link da Embaixada do Brasil em Liubliana :http://liubliana.itamaraty.gov.br/sl/

Abs

Resposta
Rayara Regina Conceicao da Silva Outubro 2, 2016 at 11:57 pm

Olá,
Estou interessada em tentar um intercâmbio pra Eslovênia, porém está difícil conversar com alguém que já foi, você teria algum contato ou posso trocar alguns emails com você?
Obrigada!

Resposta
Marta Berglez Outubro 4, 2016 at 8:55 pm

Olá Rayara.Você pode escrever suas dúvidas para o e-mail: [email protected].
Abs

Resposta
Tábita Paradizzo Novembro 9, 2016 at 8:50 pm

Olá Marta, amei seu post.

Vou fazer intercâmbio na Irlanda, e penso em fazer um superior na Eslovênia.

Você saberia me informar se tem algo relacionado a engenharia ambiental? E se existe bolsa para ensino superior??

Abs

Resposta
Marta Berglez Novembro 16, 2016 at 9:48 pm

Oi Tábita,

Obrigada!Estou checando e te passo assim que tiver uma resposta.

Resposta
Marta Berglez Julho 31, 2017 at 10:23 am

Ola Tabita,

Por favor verifique neste site:http://studyinslovenia.si/

Obrigada

Resposta
Tatyane Novembro 23, 2016 at 3:51 pm

Bom Dia Marta!

Você sabe se tem pós graduação na área da saúde na Eslovênia?
Já procurei, mas na consegui encontrar
Sou formada em Nutrição

Resposta
Marta Berglez Julho 31, 2017 at 10:23 am

Ola Tatyane:

Este é o site oficial sobre educação na Eslovenia:http://studyinslovenia.si/
Obrigada

Resposta
Jaqueline Dezembro 7, 2016 at 8:27 pm

Olá Marta! Tudo bem?

Primeiramente parabéns pela matéria, muito boa, clara e direta, contém todas as informações necessárias pra suprir a curiosidade sobre o país em questão.”Caí” aqui no seu blog, porque recentemente tenho pensando muito sério em estudar fora! Estou com 29 anos e percebo que a chance de crescer aqui no Brasil estão bem longe de acontecer do jeito que eu quero.Quero algo novo e desafiador, e pensei na Eslovênia.

Sei que para tentar uma universidade lá fora tem que ter inglês (testes de proficiência), mas não sei exatamente outros requisitos, é um local onde quase não encontramos informações suficientes e claras.

Você sabe me dizer se é difícil tentar superior lá?

Obrigada e mais uma vez parabéns pelo Blog!

Resposta
Marta Berglez Julho 31, 2017 at 10:22 am

Ola Jaqueline,

Por favor de uma olhada aqui:http://studyinslovenia.si/

Obrigada

Resposta
Alex Julho 24, 2017 at 11:36 pm

Marta bom dia ! Vc teria um e-mail para que eu posso tirar umas dúvidas mais concretas?! Por gentileza!
Obrigado pelo post de grande utilidade

Resposta
Marta Berglez Julho 31, 2017 at 10:22 am

Ola

Este é o site oficial para educação:http://studyinslovenia.si/

Obrigada!

Resposta
Rafael Agosto 3, 2017 at 7:01 pm

Marta,

Boa Tarde,

Estou pensando em ir morar por um tempo em algum país da Europa, porém gostaria de ir para um país em que eu pudesse aprimorar a língua inglesa, e conseguisse um trabalho. Você recomendaria a Eslovênia ?
Hoje possuo passaporte Italiano, não sei se ajudaria em alguma coisa.

Obrigado.

Resposta
Marta Berglez Agosto 16, 2017 at 9:15 am

OLA RAFAEL,

COM PASSAPORTE ITALIANO, OU SEJA EUROPEU VOCE PODE MORAR EM QUALQUER PAIS MEMBRO DA COMUNIDADE.
A LINGUA OFICIAL DA ESLOVENIA E ESLOVENO, POREM EXISTEM CURSOS DE INGLES AQUI POIS QUASE TODO MUNDO FALA.
SUGIRO QUE VC DE UMA OLHADA NA PAGINA DA EMBAIXADA DA ESLOVENIA EM BRASILIA.
RECOMENDO A ESLOVENIA POR SER UM PAIS SEGURO, MENOS CUSTOSO QUE OUTROS E LINDO, MAS CADA CASO E UMA CASO.VERIFIQUE BEM AS CONDICOES ANTES.

ABS

Resposta
Hellen Borges Agosto 8, 2017 at 7:51 pm

Ola Marta! Tudo bem?
Existe alguma agencia que faça esse tramite de estudo para a Eslovênia?

Obrigada

Resposta
Marta Berglez Agosto 16, 2017 at 9:17 am

OLA HELLEN,

POR FAVOR DE UMA OLHADA NO SITE DA EMBAIXADA DA ESLOVENIA EM BRASILIA

http://www.brasilia.embassy.si/index.php?id=57&L=19

OBRIGADA

ABS

Resposta
Camilla Outubro 6, 2017 at 1:31 am

Oi Marta,
Muito obrigada pelas informações. Mas ainda tenho uma dúvida, como é para estudante conseguir um trabalho de meio período, é permitido? É muito difícil de conseguir? Sou formada em Eng. Ambiental e vou começar uma pós em Eng. Energética, mas gostaria de tentar mestrado em 2019 em algum curso de Energias Renováveis,caso exista aí. Você sabe dizer se ao terminar mestrado no país pode-se procurar por trabalho?

Resposta
Luciano Brito Novembro 19, 2017 at 12:43 pm

Marta Parabéns!

Você é especialmente gentil!

Luciano

Resposta
Marta Berglez Novembro 25, 2017 at 9:35 am

Obrigada Luciano!

Resposta
Débora Março 13, 2018 at 2:27 am

Escreva mais sobre a Eslovênia, eu amei!!!! Seus posts, pois são bem detalhados e limpos. Talvez eu tenha que morar na Eslovênia, sobre clínicas de estética rsrsrs são boas? Hialurônico

Resposta
Marta Berglez Maio 2, 2018 at 4:07 pm

Obrigada por acompanhar o blog e meus textos! Aqui existem excelentes clinicas de estetica : ) nao se preocupe ! Bjs

Resposta
Elton Março 7, 2019 at 2:03 pm

Marta, bom dia.
Sou de Nova Lima (MG) e meu filho conseguiu uma bolsa para um semestre do curso de direito na universidade de liubliana, ele estuda na UFMG.
Deverá ir em outubro.

Sabe me dizer como conseguimos uma hospedagem para ele com preço acessivel perto da universidade.

Se puder nos ajudar agradecemos muito.

Elton

Resposta
Liliane Oliveira Março 7, 2019 at 2:48 pm

Olá Elton,
A Marta Berglez parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação