Hoje em dia na Europa há muitas oportunidades, em excelentes universidades para quem deseja um mestrado, ou doutorado por aqui. Muitos cursos são oferecidos em inglês mesmo em países onde o idioma oficial não é este e até mesmo em francês. A Eslovênia está entre esses países.
Eslovênia: Uma escolha ainda pouco conhecida:
Situada na Europa central, a Eslovênia, que teve sua independência da antiga Iugoslávia declarada em 25 de junho de 1991, é um pequeno país com excelente localização geográfica, sendo possível deslocar-se para vários países vizinhos em pouco tempo, ou seja, dá pra estudar, aprender bem a lição e ainda melhorar seu conhecimento em geografia e cultura geral. O país faz fronteira com a Áustria (2 horas e meia até Viena), Hungria, Croácia e Itália (2 horas e meia até Veneza).
Por estar na Europa central, o clima aqui, ainda que no inverno atinja temperaturas ‘congelantes’ para alguém dos trópicos, não é considerado dos mais frios. O outono e a primavera tem temperaturas bastante amenas e o verão é quente o suficiente para você ser feliz sem ar condicionado .
A língua eslovena:
Apesar de o idioma ser tão diferente das línguas que normalmente aprendemos na escola, ou até mesmo em cursos, o esloveno, uma língua de origem eslava, será usado poucas vezes, pois os eslovenos em sua maioria falam inglês muito bem e você poderá tranquilamente fazer suas compras no supermercado, ir à farmácia ou até à feira sem medo de fazer o pedido errado. Claro, há exceções, e muitos idosos falam melhor o alemão. Muitos jovens também falam alemão além do inglês. Você encontrará ainda muitas pessoas que falam italiano e húngaro devido a proximidade destes países.
Comunicar-se então não será um grande problema, pois além de falarem outros idiomas, os eslovenos são muito receptivos e abertos a pessoas de culturas diferentes. Sempre muito solícitos para dar informações e muito animados para mostrar seu próprio país e sua cultura. Eslovenos em geral são politizados, mesmos os mais jovens, e cultos.
Um novo destino:
Desde 1992, mais de 50 acordos internacionais bilaterais na área de educação, ciência e cultura forma assinados. Com relação ao Brasil, a abertura da Embaixada da Eslovênia no Brasil proporcionou uma proximidade maior entre os dois países para uma cooperação bilateral. Um exemplo desta cooperação bilateral é o acordo assinado entre o Instituto de Química de São Paulo e o Instituto de Biologia de Liubliana. Além de outros.
E por que estudar na Eslovênia?
Segurança:
Em sendo um país de extensão territorial tão pequena: 20.251 km2 e com uma população em torno de 2 milhões, a vida aqui é bastante tranquila, com um nível de violência baixíssimo. Segundo o Global Index de 2016, o país está entre os 10 mais seguros para se viver e também um dos destinos mais seguros para se viajar.
Liubliana, a capital:
Pequena e segura sim. Pacata não! Liubliana é uma cidade universitária, cheia de vida. Aqui, nas estações mais quentes, como verão primavera a cidade fica cheia de jovens. Há muitos programas culturais, museus, exposições e agitos: bares, festas e shows.
Custos:
Bem, você já tem ótimos motivos pra pensar a respeito: O lugar é lindo, bem localizado e seguro, mas e os preços? O custo para se viver numa cidade assim?
Boa notícia: você tem aqui mais um motivo pra pensar. A Eslovênia tem um custo de vida dos menores da Europa e tem os melhores preços em termos de custo anual em Universidades.
Além disto, os estudantes, tanto os locais quanto estrangeiros, contam com um auxílio alimentação subsidiado, o ‘cupom do estudante’. O mesmo sistema vale para o transporte.
Já há motivos suficientes para pensar que este será seu destino, mas… e a qualidade do ensino? Afinal o propósito aqui é estudar, verdade?
Qualidade do ensino:
A Eslovênia possui 4 universidades públicas: Universidade de Liubliana, Universidade de Primorska, Universidade de Nova Gorica e Universidade de Maribor.
A Universidade de Liubliana é uma renomada instituição e está entre as 300 melhores do mundo:
E quais os cursos oferecidos? Há vários. Você pode checar no site da própria universidade e aqui.
Estudar esloveno? Atreva-se!
Cursos de verão:
Existem faculdades que oferecem ainda a possibilidade de estudar esloveno no verão, o que para um brasileiro é, digamos, mais confortável, pois no inverno e mesmo no outono as temperaturas são baixas. Estudar no verão possibilita que você, no tempo livre aproveite para se familiarizar com a cidade e o país, pois é mais agradável viajar com temperaturas mais altas. Também facilita as viagens a outros países.
Este ano, por exemplo, a Faculdade de Koper, que fica no litoral esloveno, organizou um curso de verão que ensina a língua e a cultura eslava-mediterrânea.
Dicas de escolas internacionais para crianças e jovens:
Caso você venha morar na Eslovênia, aqui existem também as escolas internacionais para crianças e jovens. Entre elas estão:
Em Liubliana:
Escolher um destino pouco conhecido pode ser assustador, desafiante, mas quem busca novos horizontes não pode andar só até a próxima esquina. Atreva-se!
28 Comments
Boa tarde Marta!
Adorei seu post.
Sou psicóloga e tenho como objetivo cursar um Mestrado na área, no exterior.
Você saberia se governo/universidades na Eslovênia tem algum programa de bolsas?
Agradeço desde já,
Marília Leocádio
leocadio.marilia@gmail.com
Olá Marilia
Obrigada por ler meu texto.
Verificarei se há algo específico para Psicologia.
Abs
Marta
Olá Marilia,
Dê uma olhada nestes links:http://www.mastersportal.eu/study-options/268943655/teaching-slovenia.html e http://www.culture.si/en/Department_of_Psychology,_University_of_Ljubljana
Obrigada pelo comentário!
Boa noite Marta!
Muito legal! Eu estou muitíssimo interessada em fazer um curso de medicina na Eslovénia . Mas tenho um filho de 12 anos. Você sabe dizer se eles autorizam visto de estudante e levar o dependente ?
Obrigada!
Olá Ligia
Obrigada! Vou verificar para vc e te respondo.
Abs
Olá Ligia
Obrigada!
Há brasileiros que vieram estudar aqui e trouxeram seus dependentes: Filhos e maridos ou esposas.Porém o ideal é sempre informar-se com o Setor Consular do país de destino.Aqui está o link da Embaixada do Brasil em Liubliana :http://liubliana.itamaraty.gov.br/sl/
Abs
Olá,
Estou interessada em tentar um intercâmbio pra Eslovênia, porém está difícil conversar com alguém que já foi, você teria algum contato ou posso trocar alguns emails com você?
Obrigada!
Olá Rayara.Você pode escrever suas dúvidas para o e-mail: sementeira.brasil@gmail.com.
Abs
Olá Marta, amei seu post.
Vou fazer intercâmbio na Irlanda, e penso em fazer um superior na Eslovênia.
Você saberia me informar se tem algo relacionado a engenharia ambiental? E se existe bolsa para ensino superior??
Abs
Oi Tábita,
Obrigada!Estou checando e te passo assim que tiver uma resposta.
Ola Tabita,
Por favor verifique neste site:http://studyinslovenia.si/
Obrigada
Bom Dia Marta!
Você sabe se tem pós graduação na área da saúde na Eslovênia?
Já procurei, mas na consegui encontrar
Sou formada em Nutrição
Ola Tatyane:
Este é o site oficial sobre educação na Eslovenia:http://studyinslovenia.si/
Obrigada
Olá Marta! Tudo bem?
Primeiramente parabéns pela matéria, muito boa, clara e direta, contém todas as informações necessárias pra suprir a curiosidade sobre o país em questão.”Caí” aqui no seu blog, porque recentemente tenho pensando muito sério em estudar fora! Estou com 29 anos e percebo que a chance de crescer aqui no Brasil estão bem longe de acontecer do jeito que eu quero.Quero algo novo e desafiador, e pensei na Eslovênia.
Sei que para tentar uma universidade lá fora tem que ter inglês (testes de proficiência), mas não sei exatamente outros requisitos, é um local onde quase não encontramos informações suficientes e claras.
Você sabe me dizer se é difícil tentar superior lá?
Obrigada e mais uma vez parabéns pelo Blog!
Ola Jaqueline,
Por favor de uma olhada aqui:http://studyinslovenia.si/
Obrigada
Marta bom dia ! Vc teria um e-mail para que eu posso tirar umas dúvidas mais concretas?! Por gentileza!
Obrigado pelo post de grande utilidade
Ola
Este é o site oficial para educação:http://studyinslovenia.si/
Obrigada!
Marta,
Boa Tarde,
Estou pensando em ir morar por um tempo em algum país da Europa, porém gostaria de ir para um país em que eu pudesse aprimorar a língua inglesa, e conseguisse um trabalho. Você recomendaria a Eslovênia ?
Hoje possuo passaporte Italiano, não sei se ajudaria em alguma coisa.
Obrigado.
OLA RAFAEL,
COM PASSAPORTE ITALIANO, OU SEJA EUROPEU VOCE PODE MORAR EM QUALQUER PAIS MEMBRO DA COMUNIDADE.
A LINGUA OFICIAL DA ESLOVENIA E ESLOVENO, POREM EXISTEM CURSOS DE INGLES AQUI POIS QUASE TODO MUNDO FALA.
SUGIRO QUE VC DE UMA OLHADA NA PAGINA DA EMBAIXADA DA ESLOVENIA EM BRASILIA.
RECOMENDO A ESLOVENIA POR SER UM PAIS SEGURO, MENOS CUSTOSO QUE OUTROS E LINDO, MAS CADA CASO E UMA CASO.VERIFIQUE BEM AS CONDICOES ANTES.
ABS
Ola Marta! Tudo bem?
Existe alguma agencia que faça esse tramite de estudo para a Eslovênia?
Obrigada
OLA HELLEN,
POR FAVOR DE UMA OLHADA NO SITE DA EMBAIXADA DA ESLOVENIA EM BRASILIA
http://www.brasilia.embassy.si/index.php?id=57&L=19
OBRIGADA
ABS
Oi Marta,
Muito obrigada pelas informações. Mas ainda tenho uma dúvida, como é para estudante conseguir um trabalho de meio período, é permitido? É muito difícil de conseguir? Sou formada em Eng. Ambiental e vou começar uma pós em Eng. Energética, mas gostaria de tentar mestrado em 2019 em algum curso de Energias Renováveis,caso exista aí. Você sabe dizer se ao terminar mestrado no país pode-se procurar por trabalho?
Marta Parabéns!
Você é especialmente gentil!
Luciano
Obrigada Luciano!
Escreva mais sobre a Eslovênia, eu amei!!!! Seus posts, pois são bem detalhados e limpos. Talvez eu tenha que morar na Eslovênia, sobre clínicas de estética rsrsrs são boas? Hialurônico
Obrigada por acompanhar o blog e meus textos! Aqui existem excelentes clinicas de estetica : ) nao se preocupe ! Bjs
Marta, bom dia.
Sou de Nova Lima (MG) e meu filho conseguiu uma bolsa para um semestre do curso de direito na universidade de liubliana, ele estuda na UFMG.
Deverá ir em outubro.
Sabe me dizer como conseguimos uma hospedagem para ele com preço acessivel perto da universidade.
Se puder nos ajudar agradecemos muito.
Elton
Olá Elton,
A Marta Berglez parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM