BrasileirasPeloMundo.com
País de Gales Turismo Pelo Mundo

Fazendo turismo no norte do País de Gales

O post desse mês traz imagens tão lindas, mas tão lindas, que vão fazer seus olhos “salivarem”.

Foi minha primeira viagem ao norte do País de Gales. Visitamos Llanberis, bem aos pés de Snowdon, a montanha mais alta do país, com 1085m de altitude.

O motivo da visita foi uma caminhada ao topo da montanha, para ajudar a Marie Curie Wales, uma instituição que oferece cuidados especialistas gratuitos para doentes terminais, além de apoio para os familiares.

Meu marido fez a caminhada e eu escrevi um livro, “Mães e filhas” (por enquanto em inglês, “Mothers and Daughters”, mas logo também em português) cuja renda durante duas semanas de venda foi revertida totalmente para a instituição.

Aos aventureiros de plantão, subir Snowdon é um “must” ao visitar o País de Gales, e se você optar por embarcar nessa, Llanberis é “o” lugar.

Com uma população de um pouco mais de 2.000 habitantes, Llanberis, um vilarejo aos pés de Snowdon, vive praticamente do turismo. Há inúmeros B&Bs, um hostel e um hotel mais “chique” para quem quer mais conforto e pode pagar um pouquinho mais.

Mas além de subir a montanha, o que mais Llanberis oferece?

O vilarejo é rodeado de montanhas, lagos e rios, sem falar que é bem pertinho do litoral. A paisagem é absurda de linda, e antes mesmo de chegar você já pode se imaginar em um cenário do Senhor dos Anéis. (Fúria de Titans foi filmado em Snowdonia). Aqui vao algumas dicas do que fazer:

Que tal conhecer o “telhado” do País de Gales? Se você, como eu, não tem coragem de subir a pé, não se desanime. Vá de trem! O Snowdon Mountain Railway tem fama de ser uma das viagens de trem mais maravilhosas do mundo, e está em operação desde 1896.

Se maravilhe com a paisagem durante a subida e ao chegar no topo, comemore com um café, um chá ou chocolate quente, e algumas das delícias culinárias galesas, e aproveite para levar um souvenir pra casa. (meus favoritos sao os ímãs de geladeira, e os bichinhos de pelúcia – um dragãozinho ou uma ovelhinha)

Um aviso: Dependendo do tempo, os trens não vão ao topo. Devido aos ventos fortes, o trem foi cancelado por dois dias quando eu estava por lá.

Dica: reserve o “early bird”, o primeiro trem, que sai às 9:00.  É um pouco mais barato e caso ele seja cancelado, você ainda tem chance de ir nos próximos.

Fotos de arquivo pessoal, tiradas pelo marido, que subiu a montanha.
Fotos: www.snowdonrailway.co.uk

Esse hospital foi construído em 1860, e a manutenção dele era feita através de contribuições feitas pelos próprios funcionários da pedreira (ardósia) situada no vilarejo. O dinheiro ia para o “Clube dos Doentes”, o qual provia cuidados médicos gratuitos, “sick pay” semanal (pagamento aos funcionários impossibilitados de trabalhar por doença ou lesões ocorrida no trabalho). Estava incluído também uma pequena aposentadoria e custos com enterros. Agora um museu, no Quarry Hospital você pode visitar a sala de cirurgia e o mortuário, ver alguns equipamentos médicos antigos e também uma das primeiras máquinas de raio-x do norte do país. A entrada é gratuita.

Fotos: www.penmorfa.com

Electric Mountain (Montanha Eletrica)

A usina foi construída dentro da montanha. Apesar de muitos conservacionistas terem se alarmado com a grandeza e a localização da construção da usina, foram feitas alterações da planta original, de forma a obedecer as leis de meio-ambiente.

Qual a melhor maneira de “disfarçar” uma usina, senão escondendo a mesma dentro de uma montanha que já havia sido escavada por centenas de anos, para a retirada de ardósia?

A construção durou 10 anos, e foi inaugurada pelo Príncipe Charles em 1984.

  • Onde ficar?

Como já disse acima, por ser um vilarejo turístico, ha vários hotéis, B&Bs e hostels. Recomendo um de cada. Ficamos no B&B e no hotel, e um amigo nosso ficou no hostel.

Dica: vale lembrar que antes de reservar, dê uma passadinha no TripAdvisor para conferir as críticas/testemunhos.

YHA Snowdon Llanberis

Idan House (B&B)

The Royal Victoria Hotel Snowdonia

Mais lugares para ficar

  • Onde comer?

Llanberis é bem pequeno, mas há restaurantes para todos os gostos.

Alem do cafe da manhã no B&B e no hotel (o famoso “full breakfast” – ovos, bacon, feijão cozido, torrada, cereais e frutas), dois lugares que visitei e super recomendo foram:

Pete’s Eats – não tem como passar pelo Pete’s Eats e não querer entrar. O restaurante, que abriu em 1978, hoje é a “meca” de alpinistas e entusiastas de um estilo de vida mais ao ar livre. Famoso tanto pela qualidade da comida, quanto pelo tamanho das porções, o Pete’s Eats é o favorito para um café da manhã substancioso antes da escalada, ou para uma relaxante xícara de chá do tamanho de uma “pint” (568 ml)

Spice of Llanberis – para quem gosta de comida asiática, Spice of Llanberis é uma boa pedida. Comida indiana de qualidade!

Mais restaurantes/cafes

  • Como chegar a Llanberis/Snowdon?

Como dá pra chegar de vários lugares maneiras (trem, carro, ônibus), clique no mapa abaixo e digite a sua localização para encontrar o melhor caminho.

Imagem: Google maps

Related posts

A Capadócia além dos balões

Cristhiane Mutlu

Dez motivos para visitar Nice

Carolina Alvarez

Roteiro turístico em torno de Braga em Portugal

Giselle Costa

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação