BrasileirasPeloMundo.com
Finlândia

Finlândia – Férias no Inverno

Para quem gosta de experimentar coisas diferentes, principalmente se você vive em uma parte do mundo onde o inverno não se assemelha em nada ao do norte da Europa, garanto que para que suas férias sejam inesquecíveis você só precisará das roupas certas, disposição e espírito de aventura.

A Finlândia é um país caro, portanto se você pretende passar férias aqui deve realmente planejar e pesquisar, pois seja no sul ou no norte, no verão ou no inverno, você vai gastar bastante. Mas será um bom investimento.

No inverno, a partir da terceira semana de dezembro normalmente já está tudo branquinho, principalmente se seu destino for a Lapônia. Dezembro e março costumam ser os meses menos frios, janeiro e fevereiro os mais frios. Em matéria de beleza nas cidades, se nevar em dezembro, eu diria que por conta da combinação da neve com as luzes decorativas do natal, você terá uma bela experiência, principalmente se seu destino for a capital Helsinque.

Quanto à beleza natural janeiro, fevereiro e março são os meses mais lindos do inverno. Por já haver nevado muito e por conta das baixas temperaturas que não deixam a neve derreter, as florestas boreais que cobrem cerca de75% do país ficam lindíssimas com suas árvores cobertas de neve formando belas esculturas. O ar fica ainda mais limpo e puro, é uma sensação maravilhosa.

inverno

O inverno é também a estação perfeita para se desfrutar de um dos mais belos fenômenos naturais do mundo: a aurora boreal.

A Lapônia finlandesa, por conta de sua localização geográfica, é considerada o melhor lugar do mundo para se apreciar a aurora. Entre setembro e março ela pode ser vista frequentemente ao norte. Do centro ao sul do país, no entanto, ela raramente é visível. No website oficial do instituto finlandês de meteorologia há como se registrar para receber a previsão das auroras (em inglês).

aurora
Foto: http://www.kakslauttanen.fi

Se você for a Lapônia com este intuito, as duas melhores opções são: alugar uma cabana de madeira, afastada da cidade, para que as luzes artificiais não atrapalhem a experiência, ou se hospedar em um hotel como o famoso Kakslauttanen Artic Resort. Nele você tem a opção de dormir em um dos iglus de vidro aclimatados, bem no no meio da floresta, sob as luzes da aurora boreal. Alguma dúvida de que a experiência seria inesquecível?

Outra experiência que você precisa ter caso venha à Finlândia é a de fazer uma bela sauna rústica, da maneira original, que é bem diferente de como os brasileiros fazem. Para quem não sabe, a sauna seca é uma invenção finlandesa, parte da vida e da cultura do país há cerca de dois mil anos. Um local não só para a limpeza do corpo, mas também da mente, de relaxamento e socialização. Apesar de parecer estranho para algumas pessoas , ir a sauna nú com amigos e familiares aqui é algo comum.

A associação da sauna com sexo é inexistente na Finlândia e qualquer piada do gênero é uma ofensa à cultura local. Entre famílias não há necessidade de se fazer distinção entre homens e mulheres. Já entre amigos, os finlandeses entendem que algumas pessoas podem sentir-se constrangidas. Por isso, em festas e eventos públicos mulheres e homens vão em momentos diferentes. Locais públicos têm sauna feminina e masculina.

A sauna é feita a temperaturas entre 70 e 100 graus Celsius. Intercalam-se ciclos quentes e frios, passando um período dentro da sauna e saindo eventualmente para tomar um banho frio e uma bebida gelada. Durante os períodos em que você está dentro da sauna, deve jogar água no forno aquecido para umedecer o ambiente. Se você quiser sentir o extremo, sente-se na parte mais alta, se quiser ir devagar, sente-se na parte mais baixa. Se a temperatura da sauna estiver acima de 70 graus, fique no começo por no máximo 10 minutos e vá imedietamente tomar uma ducha fria e beber algo gelado. A sensação é única.

No inverno você também pode experimentar rolar na neve ou mergulhar em um buraco feito no lago congelado. Esta tradição, chamada em finlandês de avantu, não é a preferida de todos os finlandeses, mas vale a pena experimentar pelo menos uma vez na vida. Mais sobre a história e a cultura da sauna na Finlândia leia aqui e aqui.

Visitar a vila de Papai Noel na Lapônia e desfrutar de todas as aventuras que a região oferece seria certamente uma experiência inesquecível. Na vila, além de conhecer o ”bom velhinho” e seus ajudantes, você pode participar de diversos shows, ir a deliciosos restaurantes e cafés, além de fazer diversos programas diferentes e cheios de aventura.

Poderá fazer um safari de trenó puxado por renas ou por cães, participar de escaladas em paredões de gelo, aprender a técnica de pescar em lagos congelados, participar dos encontros para ver a aurora boreal, esquiar, patinar e praticar snow boarding com instrutores, participar de um safari de snowmobile, e diversas outras coisas que, certamente, serão experiências inesquecíveis em sua vida.

Essas são minhas dicas para que você tenha férias inesquecíveis na Finlândia. Claro que vale a pena pesquisar e saber mais, pois de norte a sul, há diversas coisas para se ver e fazer.

Para se inspirar e pegar dicas, acesse a página oficial de turismo da Finlândia.

Seja bem-vindo! Tervetuloa!

Related posts

Sistema de ensino na Finlândia

Maila-Kaarina Rantanen

Dez invenções finlandesas

Maila-Kaarina Rantanen

7 razões que me levaram a morar em Järvenpää

Maila-Kaarina Rantanen

4 comentários

Silvia Lira Janeiro 29, 2015 at 9:24 pm

Já está na minha lista!!! O problema é que ela só cresce!!! 😀

Resposta
Mariana Janeiro 31, 2015 at 4:33 am

Que legaaaaaaaaaal

Resposta
Ana Beatriz Fevereiro 10, 2017 at 1:11 pm

Onde eu poderia fazer essas coisas? Alguma dica?

Poderá fazer um safari de trenó puxado por renas ou por cães, participar de escaladas em paredões de gelo, aprender a técnica de pescar em lagos congelados, participar dos encontros para ver a aurora boreal, esquiar, patinar e praticar snow boarding com instrutores, participar de um safari de snowmobile, e diversas outras coisas que, certamente, serão experiências inesquecíveis em sua vida.

Resposta
Maila-Kaarina Rantanen Fevereiro 11, 2017 at 2:38 pm

Ana Beatriz,
A economia da Lapônia é movida principalmente pelo turismo. Principalmente em Rovaniemi, que é a maior cidade da região, esse tipo de turismo é normal. Todas essas atividades são bem comuns.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação