Flávio Amaral, Head Chef em Londres.
Na coluna Clube do Bolinha, o BPM entrevistou o Chef Flávio Amaral, residente em Londres, na Inglaterra. Flávio tem 45 anos, é casado e três filhas (Larissa, Gabriella e Isabela), ele é natural de Betim, Minas Gerais.
BPM – Você era o Head Chef da Embaixada Brasileira em Londres e hoje em dia faz apenas eventos privados. Como foi a trajetória para chegar a essa posição?
Flávio – Fui head chef da Embaixada do Brasil em Londres durante quatro anos, depois que saí da embaixada trabalhei em outras embaixadas como Colômbia, Chile, Austrália e Israel. Hoje em dia trabalho como private/particular Chef e o meu último contrato foi com um Sheik de Bahrain. Meus primeiros empregos foram em pubs, restaurantes e Private Houses onde tive diferentes experiências cozinhando para autoridades e onde tive a oportunidade de cozinhar com o chef Jaime Oliver e outros.
BPM – Você fez cursos na Inglaterra? Se sim, quais recomendaria para quem quiser se tornar chef e trabalhar na área.
Flávio – Sim. Fiz a qualificação básica aqui se chama NVQl, depois fiz universidade de Food Science e Business. Estudei primeiro no Hereford Technology College, depois no Kingsway College e finalmente a London Southbank University. A minha qualificação básica finalizei no Kingsway College que uma das escolas mas renomadas no Reino Unido e no mundo (recomendo), depois fiz um curso ( Food Science) na Universidade London Southbank.
BPM – A profissão de Chef é muito bem conceituada na Inglaterra. Há os que pensam apenas na parte glamorosa. Na realidade, como é a rotina de um chef no país?
Flávio – Aqui existe muito respeito pelos profissionais sim, o que nem sempre reflete no sucesso financeiro. A rotina do trabalho são longas horas, trabalhar nos feriados e finais de semana, dores nas costas e se não prestar atenção e os cuidados necessários, algumas queimaduras.
BPM – Você acha que se estivesse no Brasil teria as mesmas oportunidades?
Flávio – Acredito que não pois Londres é a vitrine da Europa e do Mundo. A cidade e muito cosmopolita e oferece muitas opções de trabalho.
BPM – Qual seria o restaurante de sonho para um Chef trabalhar, na Inglaterra?
Flávio – Existem muitos estabelecimentos conceituados como o Ritz Hotel, Savoy e os mais modernos como Fat Duck do chef Heston Blumenthal.
Leia também: tudo que você precisa saber para morar na Inglaterra
BPM – Você é o criador do Brazilian Taste, evento anual na Embaixada Brasileira em Londres, fale mais sobre o evento e quando será o de 2018, se tiver?
Flávio – Sim Sou o criador do Brazilian Taste, este ano iremos realizar a terceira edição do evento que irá acontecer na em embaixada do Brasil em Londres nos dias 12,13 e 14 de Setembro.
O grande objetivo do evento é divulgar e promover a gastronomia e cultura do Brasil através de workshops, demonstrações, degustação de produtos, networking entre produtores e importadores de produtos, chefs e empresas e também promovendo o turismo brasileiro através de workshops onde fazemos o link da culinária local com o turismo.
BPM – Para um chef com raízes brasileiras, como é cozinhar para europeus? E como eles veem a nossa culinária?
Flávio – É uma experiência magnífica poder estar em Londres e ter disponível ingredientes que chegam de de diferentes partes do mundo e ter clientes de diferentes nacionalidades. Infelizmente a gastronomia brasileira ainda não é tão popular aqui e é um mistério a ser desvendado.
Leia também: Georg Leite, fotógrafo e ator na Islândia
BPM – Você tem planos de abrir algum restaurante?
Flávio – Sim. Acredito que este é o grande sonho de todo chef. O meu será ter um restaurante onde prestigiássemos a gastronomia brasileira com seus ingredientes e utilizássemos técnicas modernas.
BPM – Deixe um recado para os leitores do BPM que possam ter interesse em trabalhar na sua área.
Flávio – Acredite nos seus sonhos.” Tudo que é imaginável é possível.”
Contatos
Cheflavioamaral@gmail.com
07812582918
Cheflavioamaral no Instagram
Twitter: Cheflavioamaral