BrasileirasPeloMundo.com
Clube do Bolinha Inglaterra

Flávio Amaral, Head Chef em Londres

Flávio Amaral, Head Chef em Londres.

Na coluna Clube do Bolinha, o BPM entrevistou o Chef Flávio Amaral, residente em Londres, na Inglaterra. Flávio tem 45 anos, é casado e três filhas (Larissa, Gabriella e Isabela), ele é natural de Betim, Minas Gerais.

BPM – Você era o Head Chef da Embaixada Brasileira em Londres e hoje em dia faz apenas eventos privados. Como foi a trajetória para chegar a essa posição?

Flávio – Fui head chef da Embaixada do Brasil em Londres durante quatro anos, depois que saí da embaixada trabalhei em outras embaixadas como Colômbia, Chile, Austrália e Israel. Hoje em dia trabalho como private/particular Chef e o meu último contrato foi com um Sheik de Bahrain. Meus primeiros empregos foram em pubs, restaurantes e Private Houses onde tive diferentes experiências cozinhando para autoridades e onde tive a oportunidade de cozinhar com o chef Jaime Oliver e outros.

BPM – Você fez cursos na Inglaterra? Se sim, quais recomendaria para quem quiser se tornar chef e trabalhar na área.

Flávio – Sim. Fiz a qualificação básica aqui se chama NVQl, depois fiz universidade de Food Science e Business. Estudei primeiro no Hereford Technology College, depois no Kingsway College e finalmente a London Southbank University. A minha qualificação básica finalizei no Kingsway College que uma das escolas mas renomadas no Reino Unido e no mundo (recomendo),  depois fiz um curso ( Food Science) na Universidade London Southbank.

BPM – A profissão de Chef é muito bem conceituada na Inglaterra. Há os que pensam apenas na parte glamorosa. Na realidade, como é a rotina de um chef no país?

Flávio – Aqui existe muito respeito pelos profissionais sim, o que nem sempre reflete no sucesso financeiro. A rotina do trabalho são longas horas, trabalhar nos feriados e finais de semana, dores nas costas e se não prestar atenção e os cuidados necessários, algumas queimaduras.

BPM – Você acha que se estivesse no Brasil teria as mesmas oportunidades?

Flávio –  Acredito que não pois Londres é a vitrine da Europa e do Mundo. A cidade e muito cosmopolita e oferece muitas opções de trabalho.

BPM – Qual seria o restaurante de sonho para um Chef trabalhar, na Inglaterra?

Flávio –  Existem muitos estabelecimentos conceituados como o Ritz Hotel, Savoy e os mais modernos como Fat Duck do chef Heston Blumenthal.

Leia também: tudo que você precisa saber para morar na Inglaterra

BPM – Você é o criador do Brazilian Taste, evento anual na Embaixada Brasileira em Londres, fale mais sobre o evento e quando será o de 2018, se tiver?

Flávio –  Sim Sou o criador do Brazilian Taste, este ano iremos realizar a terceira edição do evento que irá acontecer na em embaixada do Brasil em Londres nos dias 12,13 e 14 de Setembro.
O grande objetivo do evento é divulgar e promover a gastronomia e cultura do Brasil através de workshops, demonstrações, degustação de produtos, networking entre produtores e importadores de produtos, chefs e empresas e também promovendo o turismo brasileiro através de workshops onde fazemos o link da culinária local com o turismo.

BPM – Para um chef com raízes brasileiras, como é cozinhar para europeus? E como eles veem a nossa culinária?

Flávio – É uma experiência magnífica poder estar em Londres e ter disponível ingredientes que chegam de de diferentes partes do mundo e ter clientes de diferentes nacionalidades. Infelizmente a gastronomia brasileira ainda não é tão popular aqui e é um mistério a ser desvendado.

Leia também: Georg Leite, fotógrafo e ator na Islândia

BPM – Você tem planos de abrir algum restaurante?

Flávio –  Sim. Acredito que este é o grande sonho de todo chef. O meu será ter um restaurante onde prestigiássemos a gastronomia brasileira com seus ingredientes e utilizássemos técnicas modernas.

BPM – Deixe um recado para os leitores do BPM que possam ter interesse em trabalhar na sua área.

Flávio – Acredite nos seus sonhos.” Tudo que é imaginável é possível.”

Contatos

[email protected]
07812582918
Cheflavioamaral no Instagram
Twitter: Cheflavioamaral

Related posts

Dicas para procurar emprego em Cambridge

Amanda Meneguetti

Minhas experiências falando outro idioma quando fui morar na Inglaterra

Paula Ghelli

Funerais na Inglaterra

Carolina Bernardo

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação