BrasileirasPeloMundo.com
Canadá

Hábitos canadenses que adquiri quando vim morar no país

Hábitos canadenses

Hábitos canadenses que adquiri quando vim morar no país

Tudo parece tão diferente nos primeiros meses quando nos mudamos para um outro país. Porém, com o tempo, nos adaptamos às diferenças culturais que passam a fazer parte do nosso dia a dia e sem percebermos adquirimos hábitos que antes pareciam estranhos.

Depois da primeira vez que morei no Canadá, por um pouco mais de um ano, quando retornei ao Brasil, percebi que já tinha incluído na minha rotina alguns hábitos bem canadenses. Voltei a morar aqui há quase três anos e hoje mais do que nunca me pego fazendo coisas bem ao estilo canadense.

Comer ovo no café da manhã

Na primeira vez que eu morei no Canadá, fiquei seis meses na casa de uma família anfitriã (host family). Lembro que o pai comia ovos todos os dias no café da manhã e eu achava estranho. Eu nunca imaginei que eu comeria ovos logo depois de acordar. No Brasil, sempre comia frutas, pães e queijos e tomava um copo de leite. Continuo fazendo isso aqui, mas, aos domingos, quando eu e o meu marido temos mais tempo, preparamos ovos mexidos com temperos, muito queijo, torrada e café. Quer hábito mais canadense que esse?

Tomar uma caneca de café

Se você já veio para o Canadá, percebeu que eles tomam café em uma caneca. Nós, brasileiros, não estamos tão acostumados com isso, já que temos o hábito de tomar  o nosso cafezinho. Como eu gosto de café, não demorou muito para eu começar a usar uma caneca para tomar café pela manhã. A minha ainda é pequena se compararmos com a maioria das canecas dos canadenses. 😉

Você deve estar pensando, mas e o cafezinho? Bom, as cafeterias daqui vendem café expresso. O sabor é um pouco diferente do que estamos acostumados no Brasil, eu diria mais forte, mas você se acostuma logo, principalmente, se gosta de café.

Outro hábito bem canadense é andar com a caneca ou copo térmico de café pelas ruas. Quem não toma café, toma chá ou chocolate quente, se for inverno. Se estivermos no verão, você vai ver os canadenses andando com copos de frapuccinos, chá gelado e iced coffee.

Comer pasta de amendoim

Canadense ama a famosa peanut butter (pasta de amendoim), que eles comem sozinha, de colher, ou colocam no pão com geléia. Também usam para fazer bolos, doces, nanaimo bars, biscoito, etc. Quando eu cheguei aqui, achava estranho tantas receitas com pasta de amendoim, mas aos poucos fui experimentando e até gostando de algumas delas.

No Brasil, eu nunca comia pasta de amendoim porque as que eu experimentei por lá eram cheias de açúcar, mas aqui a peanut butter virou parte da minha lista de compras, já que existem opções mais saudáveis, artesanais e sem açúcar. Consumo essa delícia praticamente todos os dias, principalmente, antes de me exercitar, para dar energia. Ah, também aderi, de vez em quando, ao jeito bem canadense de comer pasta de amendoim: com pão e geléia. 😉

Comer vegetais crus

Nunca vou esquecer da minha primeira festinha americana no Canadá, onde algumas pessoas levaram pratos de vegetais cru. Todos se deliciando com brócolis, salsão, pimentão e couve-flor crus e eu olhando com aquela cara, sem entender por que os vegetais estavam crus. Hoje, o que era estranho para mim virou parte da minha rotina. Não cozinho mais nenhum vegetal e como todos crus. Muito mais saudável e super prático.

Tirar os sapatos

Os canadenses, como muitos outros povos, tiram os sapatos para entrar em casa. Esse foi o primeiro hábito que eu adquiri logo que cheguei aqui. Aquele sapato que você andou o dia toda na rua não entra em casa. Dependendo da empresa em que você trabalha, pode ser comum que os funcionários tirem os sapatos para entrar no escritório. Eles tem um sapato reserva somente para usar na empresa, principalmente, no inverno, quando está nevando.

Aqui em Victoria, temos um clima mais chuvoso durante o inverno, por conta disso, muita gente e muitas empresas têm um tapete que absorve a água dos sapatos. Eu adquiri um no inverno passado e foi a melhor coisa que eu fiz!

Brunch com amigos

Não sei se é em todo o Canadá, mas aqui na costa oeste é comum sair para comer brunch com a família e amigos. Saborear um delicioso brunch com amigos virou uma das minhas atividades favoritas na minha rotina canadense. Ainda mais morando na cidade que tem o segundo maior número de restaurantes per capita na América do Norte, apenas atrás de São Francisco. As opções de lugares que oferecem brunch são bem variadas e de boa qualidade.

Brunch no Canadá
Arquivo pessoal

Espirrar no cotovelo e não nas mãos

Quando eu menos percebi, já estava usando o meu cotovelo para tapar a boca ao espirrar. Isso mesmo, os canadenses quando espirram cobrem a boca com o cotovelo e não com as mãos, o que eu acho ótimo, já que usamos as nossas mãos para comprimentar as pessoas e tocar nas coisas.

E você adquiriu algo hábito que faz parte de outra cultura? Deixe o seu comentário abaixo que eu vou adorar saber.

Leia também os posts das minhas colegas Lilian Moritz e Marcela Vieira sobre os hábitos que eles adquiriram morando na França e Alemanha.

Related posts

Apps para facilitar a vida em Toronto

Flávia Bartholo

Cursos de Inglês grátis no Canadá

Vanessa Murcilio

Tem primavera no Canadá?

Marcella Santiago

3 comentários

Marcia Zakaria Dezembro 27, 2017 at 4:42 pm

Gostei do texto 🙂 Moro em Gatineau, fronteira com Ottawa. Adquiri 2 hábitos que não estão na lista (e outros tantos que não me lembro…): colocar a lixeira embaixo da pia (dentro do armário exclusivo para isso) e tomar leite de amendoas.

Resposta
Priscila Carda Janeiro 2, 2018 at 4:51 am

Olá Marcia, que bom que gostou! 🙂 Verdade! Muitos colocam a lixeira dentro do armário. Bom, eu ainda não tenho esse costume. Já sobre o leite, meu marido toma o de amendoas, mas eu não sou muito fã. 😉

Resposta
Carnaval no Brasil e Dia da Família no Canadá! - Embarque com a Pri Fevereiro 3, 2018 at 9:35 pm

[…] Hábitos canadenses que adquiri quando vim morar no Canadá […]

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação