BrasileirasPeloMundo.com
Canadá

Províncias e territórios no Canadá

Províncias e territórios no Canadá.

Você chegou no Canadá e ainda está confuso sobre quais são as províncias e os territórios deste grandioso país?

O Canadá é constituído por dez províncias e por três territórios diferentes. Cada uma das províncias possui um certo grau de autonomia em relação ao governo federal, podendo criar leis e impostos provinciais. Além disso, são responsáveis pelo fornecimento de serviços como educação e saúde pública, por exemplo.

Os territórios, por sua vez, possuem um grau de autonomia menor em relação ao governo federal, sendo que muitos serviços públicos, de responsabilidade provincial nas províncias, são de responsabilidade do governo federal, nos territórios.

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Provinces_and_territories_of_Canada

Leia também: Dicas para conseguir o Canadá Express Entry

Alberta

Uma das três províncias das pradarias do Canadá. Ela compartilha a cadeia de montanhas rochosas canadenses com a província da Colúmbia Britânica, sendo famosa pelas estações de esquis, trilhas e os belos lagos.

Conhecida por sediar o Calgary Stampede, que divulga a cultura distinta de vaqueiros da província, também é conhecida pelo Edmonton Folk Festival e pelo o Head-Smashed-In Buffalo Jump, designado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, que preserva e interpreta mais de 6.000 anos de cultura local.

As principais cidades de Alberta são Edmonton (capital da província), Calgary, Banff e Jasper.

Colúmbia Britânica

Rodeada pelo Oceano Pacífico, a província tem uma das regiões mais temperadas do Canadá. Com ilhas costeiras e um interior montanhoso, a geografia diversificada atrai aventureiros de todo o mundo, como esquiadores, praticantes de caiaque, ciclistas etc.

As principais cidades são Victoria (capital da província), Vancouver, Whistler e Kelowna. Vancouver é uma vibrante cidade cosmopolita; Victoria é uma cidade pitoresca com o belo Inner Harbour e o elegante Empress Hotel; Whistler é o lar de esportes de inverno; e Kelowna, que fica na região do Okanagan Valley, é famosa pelas suas vinícolas.

Manitoba

Localizada no centro longitudinal do Canadá, é uma das três províncias das pradarias (assim como Alberta e Saskatchewan). A maioria da população vive na região sul. Por mais de 6.000 anos, a província tem sido o lar de povos aborígines e métis, que continuam a exercer uma grande influência cultural.

As principais cidades são Winnipeg (capital da província) e Churchill. A província é conhecida mundialmente por ser o habitat dos ursos polares e por seus dois festivais: o Le Festival du Voyageur, um grandioso festival de inverno, e o Folklorama, festival de comida e cultura que acontece no verão.

New Brunswick

É uma das três províncias marítimas do Canadá, faz fronteira com Québec e com o estado do Maine, nos EUA. A maioria da população fala inglês, sendo que 33% da população fala francês.

As principais cidades são Fredericton (capital da província), Moncton e St. John. A incrível Baía de Fundy é uma das principais atrações turísticas da região.

Terra Nova e Labrador

É a província mais a leste do Canadá e é formada pela Ilha de Terra Nova e Labrador, no continente a noroeste. A província é a mais linguisticamente homogênea do Canadá, com 97,6% dos residentes falando inglês como língua materna, de acordo com o censo canadense de 2006.

A capital e maior cidade de Terra Nova e Labrador é St. John’s. A cidade é o lar de quase 40% da população da província.

A província é conhecida em todo o Canadá pela simpatia dos moradores e pelo grandioso Gros Morne National Park.

Nova Escócia

Ao leste do país, à beira do Oceano Atlântico, boa parte da província é localizada em uma península. A ilha de Cape Breton e outras 3.800 ilhas costeiras formam a província de Nova Escócia.

Apesar de ser a segunda menor província do Canadá, é a segunda mais densamente povoada, com 17,4 habitantes por quilômetro quadrado.

Nova Escócia é conhecida pela cultura celta, a Fortaleza de Louisbourg e os belos papagaios-do-mar, suas principais cidades são Halifax (capital da província), Sydney, Wolfville e Peggy’s Cove.

Ontário

É a mais populosa do Canadá, com 40% da população total do país. É também o lar da capital federal, Ottawa, e da capital financeira não oficial, Toronto.

Ontário é mais conhecida por Algonquin Park, a região vinícola de Niágara, Bruce Trail, a mais antiga e longa trilha pública contínua do Canadá, e pelas muitas belas florestas e lagos.

Um dos principais destinos turísticos do mundo, a CN Tower é o símbolo da cidade de Toronto. Duas coisas únicas da torre são o piso de vidro e o restaurante giratório, o 360 Restaurant, que a cada 72 minutos dá uma volta completa e você nem sente que ele está se movimentando.

Leia também: Dez atrações em Niágara Falls

Prince Edward Island

A última das três províncias marítimas, a Ilha do Príncipe Eduardo, Prince Edward Island em inglês, é na verdade composta por 232 ilhas, a maior com o mesmo nome.

É a menor província do Canadá, considerando a extensão territorial e a população. Sua maior cidade é Charlottetown (capital provincial).

As principais fontes de renda são o turismo, a agricultura e a pesca. Por ano, centenas de milhares de turistas, vindos primariamente de outras províncias canadenses e dos Estados Unidos, visitam a Ilha do Príncipe Eduardo. Apesar de seu pequeno tamanho, a província é uma das maiores produtoras de batatas do país, bem como uma grande produtora de leite e carne bovina.

Quebec

É a mais extensa e segunda mais populosa província do Canadá, com cerca de 24% da população do país. A maior cidade de Quebec é Montreal, que é também a segunda maior do país, mas a capital da província é a Cidade de Quebec (Quebec City).

Quebec é a única província canadense com uma maioria francófona (79%) e uma minoria anglófona (8,3%). É também a província com a maior porcentagem de bilinguismo: 42,6% da população e 61% dos jovens francófonos. A forte influência francesa, presente desde os primórdios da colonização do Canadá, torna a província sensivelmente diferente do resto do país.

O turismo é uma importante fonte de renda em Quebec. As principais cidades turísticas da província são Montreal, a Cidade de Quebec, Mont-Tremblant e Gatineau. A província recebe centenas de milhares de turistas todo ano. É a segunda província que mais recebe turistas estrangeiros do país, perdendo apenas para Ontário.

Uma das principais atrações turísticas é o bairro histórico Old Quebec em Quebec City. A região, que é considerada patrimônio histórico pela UNESCO, é um verdadeiro museu a céu aberto, com ruas estreitas de paralelepípedos e casas do século XVII e XVIII.

Saskatchewan

Faz parte das províncias das pradarias e está localizada no centro-oeste do Canadá. Saskatchewan é uma província sem litoral, em consequência, seu clima é extremamente continental, ocasionando invernos rigorosos em toda a região. As áreas do sul têm verões quentes.

As cidades de Midale e Yellow Grass têm as temperaturas mais altas já registradas do país, cerca de 45°C. Já no inverno, podem ocorrer temperaturas negativas em torno de -45°C.

A população vive principalmente na metade sul da pradaria sul da província, enquanto a metade norte da província é majoritariamente formada por florestas e escassamente povoada. Do total da população, cerca de metade vive na maior cidade da província, Saskatoon, e na capital provincial, Regina.

A principal indústria da província é a agricultura, seguida pela mineração, petróleo e produção de gás natural.O campus histórico da Universidade de Saskatchewan, em Saskatoon, é reconhecido como um dos mais belos do Canadá.

Nunavut

É o mais novo, maior em extensão territorial, mais setentrional e o segundo menos populoso de todos os territórios do Canadá. Foi oficialmente separado dos Territórios do Noroeste em 1999.

O território de Nunavut compreende uma parte importante do norte do Canadá, e a maior parte do arquipélago ártico canadense. A capital é Iqaluit e fica na ilha de Baffin.

Nunavut é o menos populoso das províncias e territórios do Canadá. É uma das regiões escassamente povoadas mais remotas do mundo, na sua grande maioria de origem Inuit

O território possui o lugar mais setentrional permanentemente habitado do mundo, a estação Alert. A estação Eureka no extremo sul da ilha Ellesmere, tem a temperatura média anual mais baixa de todas as estações meteorológicas no Canadá.

Também é conhecido pela arte indígena, esculturas e roupas tradicionais artesanais. A arte é exibida no Museu Nunatta Sunakkutaangit na capital.

Territórios do Noroeste

É o mais populoso dos três territórios, fazendo fronteira com os outros dois. Metade da população é indígena e os Territórios do Noroeste possuem 11 línguas oficiais. Sua capital é Yellowknife, e atrai muitos visitante que querem ver a famosa Aurora Boreal. A região também é conhecida pelo sol da meia-noite e o Parque Nacional Nahanni.

Os Territórios do Noroeste possuem grandes reservas de recursos naturais como diamantes, gás natural e ouro, possuindo a renda per capita mais alta entre todas as subdivisões nacionais do Canadá, de 94.953 dólares. Caso fosse um país independente, os Territórios do Noroeste teriam a maior renda per capita do mundo, à frente de Luxemburgo.

Yukon

O menor dos três territórios, Yukon é o território mais ocidental, fazendo fronteira com o Alasca. A cidade de Whitehorse é a capital territorial e a única cidade incorporada do território de Yukon.

As pessoas visitam o Yukon para ver as luzes do norte (Aurora Borealis), Mount Logan (a maior montanha do Canadá) e andar de trenós puxados por cães.

O clima do território é ártico e subártico, resultando em invernos frios e longos, curtos verões e pouca chuva.

Fonte de informação:

Tripsavvy

Wikipedia.org/wiki/Canada

Lonelyplanet

Related posts

Internet e redes sociais para quem mora em Toronto

Flávia Bartholo

Mergulhando de cabeça na cultura do Québec

Ana Carolina Sommer

O que fazer no inverno canadense?

Lais Gonçalves

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação