BrasileirasPeloMundo.com
Brasileiras Pelo Mundo Itália

Hora de fazer as malas e partir

“Hora de fazer as malas e partir”! Mas… aonde você vai?

Nos últimos tempos esta tem sido a frase mais presente na minha vida! Alguns podem pensar que “estou perdida, buscando alguma coisa”. Outros dizem: “nossa como ela é aventureira”. Claro, tem aqueles que imaginam: “maluca”! E… os que se identificam comigo logo soltam: “uma nova história na sua bagagem”!

Pois é pessoal, ter as malas em cima do guarda-roupa prontas para serem feitas é o que vem alimentando um sonho, um desejo e até um projeto! A busca pelo novo, pelo desafio e por viver uma nova cultura alimenta os meus dias e faz com que eu me sinta “mais em casa”. Não sei se isso acontece com você, mas a sensação de que você não tem um lar apenas, está sempre ali presente, e às vezes te incomoda, você começa a ter curiosidades por novos lugares e assim suas malas novamente estão feitas.

Não importa o destino, quem deve sentir que está com a passagem certa é você. Mesmo não tendo amigos e família na próxima parada, o que vai contar mesmo é a sua coragem e vontade de fazer dar certo.

Lembro de quando embarquei para Dublin com a minha vida resumida em duas malas. Eu tinha acomodação por apenas um mês, ou seja, era chegar e começar a busca por um lar, afinal a loucura de encontrar residência em Dublin é conhecida por todos. É a famosa lei da oferta e da procura. Eu não conhecia ninguém, meu inglês era o “the book is on
the table” e eu não tinha experiência em viagens internacionais. Mas, nós fazemos as coisas darem certo, com disposição e disciplina não tem como dar errado.

Resumindo: as coisas foram se ajeitando, a casa foi encontrada com 15 dias e novos amigos foram sendo feitos ao longo dessa jornada que me fez crescer muito mais do que meus aniversários passados. É um dia após o outro que vai te mostrando por onde seguir e como agir.

Você começa a viver a uma nova cultura, admira o desconhecido, dá valor ao seu País
naquilo que você nem prestava a atenção. Talvez nasça a paixão por morar em vários lugares, a curiosidade por saber como é a vida na Europa, na América, na África e por aí vai. Você pode sentir a dor da saudade do seu país, da sua casa, do seu lar. É minha amiga, isso pode acontecer! Mas, não seria esse o problema, afinal, nós decidimos nosso destino. E se der vontade de voltar, volta, se for comprar a passagem de volta para nosso amado País, por que não comprar?

Ninguém disse que o certo é atravessarmos o oceano e ficarmos aqui para sempre. Nosso lugar é onde sentimos a alegria no coração.

Comigo o sonho de morar em mais de um País só aumentou, viver a experiência de passar um tempo em cada lugar que eu mesma veio definindo a cada experiência que tenho nos lugares, vem ampliando meu leque de opções de onde será minha nova casa. Claro que existe o medo, a incerteza e o frio na barriga, mas quando você embarca, tudo isso fica escondido diante da alegria de escutar: “pronto para decolar”!

Leia também: Não posso ficar, sou do mundo.

O próximo destino? Ainda são apenas pensamentos soltos, pequenas anotações, muita
pesquisa e claro muita energia. O importante é estar com a saúde em dia, cabeça e coração abertos ao novo. Nunca esquecendo de ler sobre o local escolhido, tentar conversar com pessoas que já tiveram a experiência na cidade ou País, fazer um planejamento financeiro e pronto, comprar a passagem!

Nova casa, nova realidade, novo trabalho, novos amigos, novas histórias… tudo preparado para você conquistar!

Mas… e sua estabilidade, e sua casa, e seu futuro? A vida minha gente não vem com manual, muito menos com garantia. Você vive e planeja seus dias com base nos seus sonhos e projetos.

Não é fácil em nenhum dos campos: estudar e passar no concurso público, empreender e
montar sua própria empresa, levantar depois dos fracassos, continuar depois de muitos
“nãos”. Não é fácil arrumar as malas e mudar de cidade, de estado, de País.

Então seja lá qual das opções que te faz feliz, vista sua coragem, sua fé, sua confiança em você mesmo, tome sua decisão e dê o primeiro passo. Dias incríveis aguardam por você!

Related posts

Balanço de um ano morando na Itália

Ana Paula Ganzarolli

Como não se perder na correria do fim de ano

Thais Amaral Tellawi

Por que visitar Molise?

Ana Patricia da Silva

6 comentários

Patrícia Augusta Campos Março 1, 2018 at 3:43 pm

Parabéns por sua coragem e determinação! Vc vai longe e tem minha torcida e aplico.
Paty Campos

Resposta
Juliana Gasparette Março 6, 2018 at 6:57 pm

O Paty!!! Obrigada pela força! Espero fazer e publicar belos textos e que de certa forma possam ajudar muitas pessoas! Beijo grande

Resposta
Maria Ligia Bernardinho Março 1, 2018 at 5:43 pm

O Ju que bacana… 1 ano? Parece muito mais… acaba sendo tudo muito intenso mesmo. Bj

Resposta
Juliana Gasparette Março 6, 2018 at 6:56 pm

Obrigada Ligia! Beijo grande

Resposta
Karla Gustini Março 2, 2018 at 3:08 am

Parabéns Juliana! Adorei o texto! Sucesso, sorte, muitas alegrias e que Deus continue abençoando seus caminhos!

Resposta
Elisângela Março 2, 2018 at 10:32 pm

Parabéns!!!! Admirável sua coragem e determinação. Continue assim que vc vai longe. Sucesso sempre. Elisângela Martins.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação