BrasileirasPeloMundo.com
Espanha

Idiomas em Barcelona

Antes mesmo de imaginar que um dia eu viria morar em Barcelona, fiz um curso de espanhol em São Paulo de 2,5 anos, também escutava músicas e lia artigos em espanhol para me familiarizar mais com a língua. Praticamente depois de mais de 10 anos fiz minha primeira viagem para a Espanha, empolgadíssima para “hablar” espanhol. A primeira cidade que visitei foi Barcelona, porque minha irmã já morava aqui. Bom, em todos os lugares que eu ia (metro, trem, restaurantes, ramblas, etc) eu comecei a acreditar que não sabia nada de espanhol, porque não entendia nada do que via escrito. Foi aí que me apresentaram o catalão.

Confesso que fiquei bem triste, porque achava que saberia me comunicar e entender tudo nessa cidade e para quem não conhece o catalão, algumas palavras são iguais ao espanhol, outras são iguais ao português, mas a maioria é diferente e a fala também não é fácil de entender.

Quando cheguei esse ano para morar, minha sobrinha de 4 anos só falava em catalão e pensei: como vou me comunicar com ela? Bom, aos poucos ela foi trocando o idioma e falando em espanhol e até um pouco de português. Bom, para entenderem, minha irmã é casada com um catalão e minha sobrinha estuda em uma escola que ensina catalão e espanhol, pois as duas línguas são ensinadas nas escolas da região, além do inglês . Na verdade todas as pessoas que falam catalão, falam também o espanhol, então caso você não fale o idioma local, eles falarão em espanhol com você, mas dentro da Catalunha tudo é traduzido para o catalão, é bem comum nos comércios e restaurantes você encontrar as 2 línguas escritas em cardápios ou apenas na língua local.

Panellets

Aos poucos assistindo desenhos com minha sobrinha, comecei a falar algumas coisas: “encara no”que significa: ainda não, “no passa res”que significa: não foi nada, “una mica”que significa: um pouco, “si us plau”que significa: por favor.

Leia também: onde morar em Barcelona

Procuro prestar atenção quando assisto noticiários na TV e quando meu cunhado fala com minha sobrinha. Aqui em casa minha irmã e eu falamos em português com ela, meu cunhado e seus tios falam em catalão e seu avô daqui fala em espanhol…ou seja, acho que daqui um tempo saberei falar “una mica”em catalão também!

Existe um programa de TV todo em catalão para as crianças que se chama Super 3, uma vez ao ano tem show deles e eu fui. As crianças tem carteirinha dos Supers, cantam as músicas e cada ano tem uma história diferente.

Tem também o Doraimon, que é um gato que ajuda um menino com suas dificuldades do dia a dia. Ele tem um bolso mágico que tira tudo o que o menino precisa.

Doraimon 1

Para quem reside aqui, existe um site onde podemos nos cadastrar e aprender o catalão online inicial sem custo.

A Catalunha é parte de 6% da Espanha, é composta por 4 Províncias (LLeida, Girona, Tarragona e Barcelona que é a capital) e 1 país que é Andorra. Todos falam catalão e fora deles o espanhol e outros dialetos locais.

Existe uma intenção de que a Catalunha se separe da Espanha e vire um país independente, como era antes de 1714. Conversando com alguns catalães, notei que realmente isso é muito importante para eles, não somente por uma questão de cidadania, mas porque a Catalunha tem capacidade de ser independente e hoje acaba não se desenvolvendo mais por sustentar uma parte da Espanha.

Chega-se a pensar que com a independência essa região possa se tornar um país como a Suíça por exemplo. Ouvi dizer que a Catalunha tem impostos altos e a falta de transportes modernos, como o trem bala, porque a verba que poderia ser destinada para isso e parte dos impostos são usados para suprir a Espanha.

A famosa paella espanhola, na Catalunha chama-se fideuá e é um dos pratos típicos da região. Ao invés de usar o arroz, usa-se o fideos, que é um macarrão bem fino.

Leia também: melhores área de emprego em Barcelona

Esse ano teve eleição para o governo e quem ganhou foi um partido catalão o que gerou uma alta esperança por parte dos catalães de que a independência pode de fato acontecer. Por aqui, fora o idioma, existem comidas típicas, bandeira, festas, ou seja, uma cultura bem típica e independente. Existem 2 bandeiras, uma com a estrela que representa os independentistas (que querem a separação da Espanha) e a sem a estrela, que é a bandeira original.

Todos que são a favor da separação colocam em suas casas a bandeira com a estrela e só retirarão quando a Catalunha se tornar independente.

Related posts

A propaganda política na Espanha

Fernanda Medeiros

Visto de residência para autônomo e investidor estrangeiro na Espanha

Marianna de Castro

Quanto custa morar em Barcelona?

Lisa Marie Afonso

1 comentário

Andrea M Morais Setembro 27, 2016 at 2:01 pm

Oi, Gleice! Queria muito levar os meus filhos de 12 e 13 anos de idade, p um curso de verão na Espanha, será q vc conhece algum p me indicar, por favor. Obg,

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação