BrasileirasPeloMundo.com
Polônia Transporte Público Pelo Mundo

Mobilidade e transportes em Cracóvia

Mobilidade e transportes em Cracóvia.

Cracóvia foi a primeira cidade na Polônia a adotar uma política de transporte sustentável e implementar uma série de programas e medidas para melhorar o uso de espaços urbanos e disponibilizar diferentes tipos de transportes.

Uma série de restrições foram introduzidas nas áreas históricas de Cracóvia com o objetivo de criar um ambiente convidativo para turistas e moradores e proteger o Patrimônio Mundial da UNESCO. Desta forma, especialmente na Cidade Velha e a Praça do Mercado a circulação de automóveis é restrita a carros oficiais, polícias, ambulâncias e entregas de suprimentos em horários determinados.

A cidade pode ser facilmente percorrida a pé ou utilizando os dois meios de transporte mais comuns: ônibus e os bondes. Apesar da crescente frota de veículo, Cracóvia ainda demonstra uma divisão positiva onde a maior parcela dos deslocamentos são feitas por transporte público (50.6%), seguidos dos carros particulares (25.8%), caminhadas (20.8%) e o bicicletas (2.6%).

Pedestres

Existem restrições de trânsito por praticamente todo o distrito histórico da Cidade Velha, por isso a melhor maneira de desfrutar do centro de Cracóvia é a pé.

Por aqui ser pedestre é a norma, principalmente para quem mora ou trabalha em regiões próximas ao centro da cidade. E para quem vem a cidade a turismo e se hospeda na região central, dificilmente precisará contar com transporte para visitar locais turísticos, museus, restaurantes.

A preferência para quem atravessa a rua é clara e respeitada por motoristas e pedestres. Especialmente nas regiões centrais, ss pedestres têm seu próprio semáforo, e assim como as faixas de pedestres, devem respeitados e usados ao atravessar a rua. Em Cracóvia, atravessar no sinal vermelho ou no meio da rua pode render um multa.

Leia também: Transporte público em Varsóvia

Bicicletas

O estímulo ao transporte não motorizado é um dos traços que caracteriza as melhores cidades do mundo em mobilidade e esse tem sido um dos objetivos de melhoria para a Cracóvia. Todos os anos a cidade desenvolve campanhas como o objetivo para chamar a atenção dos moradores para os impactos negativos do tráfego, a existência de modos sustentáveis e seu potencial para atender as necessidades individuais de mobilidade.

Hoje, movimentar-se pela cidade de bicicleta está se tornando cada vez mais popular, estima-se que até 2020 o deslocamento através de bicicletas chegue a 15%.

A cidade tem investido em projetos com a proposta de facilitar o transporte saudável, ecológico e seguro. O projeto “Łączymy Parki Krakowa” (Nós conectamos os Parques de Cracóvia) visa ampliar o deslocamento entre áreas verdes e pontos importantes da cidade para fins profissionais e recreativos.

Bicicletas do sistema Wawelo em Cracóvia – arquivo pessoal

Em 2016, Cracóvia modernizou sua antiga rede de bicicletas urbanas através de um novo sistema de aluguel de bicicletas, o Wawelo, um sistema que permite o aluguel rápido e sem manutenção de bicicletas urbanas. Ao total são 1.500 bicicletas disponíveis em 150 estações espalhadas por toda a cidade. A bicicleta pode ser alugada e devolvida em qualquer estação, uma alternativa de deslocamento que pode ser integrada a outras formar de transporte.

Leia também: Custo de vida em Cracóvia

O custo do aluguel depende do tipo de assinatura:

  • 60 minutos diários – 19 PLN por mês ou 179 PLN por ano.
  • 90 minutos diários – 24 PLN por mês ou 224 PLN por ano (economizando 64 PLN).
  • 12h por dia válidas por 24h – 29 PLN (um plano destinado a turistas)
  • “PAY AS YOU GO” – um plano pré-pago, 0,16 PLN por minuto, disponivel após o pagamento da taxa de ativação 10 PLN.

Todas as informações necessárias, regulamentos, preços e registro e sistema de login estão disponíveis aqui.

Transporte público

Embora Cracóvia ainda não tenha metro, bondes elétricos, ônibus e trens integram uma rede de transporte público, bem organizada e fácil de utilizar, que conectam a cidade de ponta a ponta.

Um das formas mais fáceis e rápida de circular pela cidade é através dos bondes elétricos “tramwaje”, apesar de serem mais lentos que os ônibus, os bondes são pontuais pois raramente perdem tempo em engarrafamentos. Cada linha possui um número e o tempo de espera pode ser acompanhado através dos painéis eletrônicos disponíveis em cada parada. As linhas rápidas chamadas de “Krakowski Szybki Tramwaj” (50-52), operam a cada 5 minutos, as outras linhas a cada 8 ou 15 minutos. Ao total 27 linhas (22 linhas normais, 2 linhas rápidas e 3 linhas noturnas) levam do centro para os principais distritos da cidade. Neste link é possível conferir as linhas dos bondes elétricos através de mapa interativo.

Os ônibus são os responsáveis pelo restante da integração, com cerca de 170 linhas que conectam cada parte da cidade. Eles são uma alternativa para as regiões ainda não acessíveis através dos bondes, circulando por diversas regiões de Cracóvia e cidades vizinhas. No entanto, os horários dos ônibus não sã tão confiáveis, já que muitas vezes os veículos sofrem interferências do trânsito, principalmente nos horários de picos e em áreas sem faixas especiais – usadas apenas para trafégo de ônibus, táxis, ambulâncias, polícia e outros carros oficiais. Os ônibus de Cracóvia são ecológicos e modernos, com acesso a cadeirantes e ar condicionado. Como uma estratégia de redução de smog, ônibus elétricos – e também versões híbridas – foram encomendados.

ZONAS: As áreas abrangidas pelo transporte público integrado de Cracóvia, são divididas em duas zonas de cobrança: Zona I – abrange toda a cidade de Cracóvia e a Zona II – abrange cidades e municípios vizinhos, que fazem parte do acordo de integração dos transportes públicos locais operados pela empresa MPK (Miejskie Przedsiębiorstwo Komunikacyjne S.A.) desde de 2006.

TICKETS: Os tickets podem ser adquiridos nos pontos de venda e máquinas da KMK espalhadas pela cidade, pontos de venda credenciados (como correios, lojas, bancas de revista, etc), através do celular pelos aplicativos mPay , moBilet ou  SkyCash e também diretamente com os motoristas (apenas tickets de 60 minutos) quando não há máquinas disponíveis no veículo. Os tickets devem ser validados imediatamente após o embarque, através do perfurador de bilhetes e apresentados aos fiscais quando ocorrem as vistorias.

Os valores dos tickets variam de acordo com período de validade e distância.os preços para zona 1, são:
• Bilhetes de longo prazo: “Krakowska Karta Miejska” (KKM) ou cartão de passe livre mensal – 89 PLN;
• Viagem única: 3,80 PLN ou viagem múltipla 7,20 PLN.
• Bilhetes de curto prazo: 20 min – 2,80 PLN ou 40 min – 3,80 PLN. Também existem as opções para 60 e 90 min, 24, 48 e 72h ou 1 semana.
• Tickets família – válido para um final de semana : 16 PLN (sem limite de viagens).
Mais opções veja aqui.

Os tickets são válidos para o período indicado, começando com a primeira perfuração (e não devem ser perfurado novamente até a expiração).

GRATUIDADE E DESCONTOS: O transporte público é gratuito para crianças abaixo de 7 anos de idade e pessoas com mais de 70 anos. Os alunos de escolas primárias (acima de 7 anos) podem utilizar gratuitamente o sistema público durante todo o ano letivo (com cartão de indentificação escolar), fora do período letivo os estudantes têm direito a meia entrada. Os demais estudantes (até 26 anos com identificação válida) têm direito a desconto na emissão de bilhetes. Mais detalhes sobre as tarifas podem ser encontradas aqui.

Dicas:
O aplicativo Jakdojadę facilita o uso do transporte público, com ele é possível ter informações detalhadas sobre os itinerários e horários dos bondes e ônibus, tempo e tarifa necessária para o deslocamento.

Cracóvia está conectada ao resto do país por meio de ferrovias. Os trens são usados principalmente para chegar a outras cidades polonesas e pequenas aldeias ao redor, mas também fazem rotas importantes em Cracóvia ligando o aeroporto principal da cidade a “Kraków Główny” estação central de Cracóvia  e também destinos como Wieliczka (Mina de Sal) e Krakow Business Park. Mais informações podem ser encontradas aqui e aqui.

Alternativas ao transporte público

Uma das alternativas ao transporte público em Cracóvia é o uso do Traficar, um sistema de aluguel de carros compartilhados. O pagamento é feito por horas e quilometros utilizados, o custo do combustível e as taxas de estacionamento já estão incluídos no valor do serviço. Os carros podem ser retirados e devolvidos em curtos períodos de tempo diversos pontos pela cidade. Infelizmente, o sistema não disponibiliza o aluguel de acessários como cadeira de segurança para crianças.

Uber e MyTaxi funcionam muito bem na cidade e o uso do aplicativo tornam os serviços uma boa alternativa para diblar as dificuldades com o idioma. Infelizmente ao contrário do táxis, os veículos Uber não podem transportar crianças (menos de 1,35 m de altura) sem um assento de elevação ou cadeira de segurança infantil.

Em geral os táxis são abundantes e relativamente baratos em Cracóvia. As tarifas tem limites estabelecidos: o valor inicial da corrida não pode exceder 7 PLN e média por quilometro dentro da zona urbana é de 2,8 PLN. As taxas reais podem variar de táxi para táxi mas os valores por quilômetro e outros encargos devem ser exibidos claramente nas portas dos automóveis.

*Todos os valores e informações são referentes a Junho de 2018.

Related posts

Transporte público em Buenos Aires

Sara Martins

Sistema de ensino polonês

Valéria Oliveira Szewczyk

Dia de São Nicolau na Polônia

Vivian Kulpa

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação