Opções para uma ceia de Natal brasileira na Polônia

0
217

Dezembro chegou e com ele as festas mais esperadas do ano. No Brasil, o Natal é sinônimo união, casa cheia e mesa farta. Mas, para nós brasileiros que moramos em outro país estar longe da família e dos amigos durante as comemorações de final de ano, não é nada fácil. Por isso vou dar dicas de opções para uma ceia de Natal brasileira na Polônia.

Na Polônia, a véspera de Natal é uma data solene que carrega fortemente a cultura e herança do país e muitas famílias polonesas mantém a crença de que ninguém deve passar o Natal sozinho e preservam a tradição de reservar um lugar para um convidado inesperado. As antigas tradições também se refletem no cardápio abundante e variado, bem diferente do que estamos acostumados. Aqui o peixe, em especial a carpa, é o grande protagonista da noite e de acordo com o costume são servidos 12 pratos (menção ao número dos apóstolos de Jesus e também aos meses do ano), sem carnes ou aves, cuidadosamente preparados para a ceia de Natal.

A Gizelli, de Varsóvia conta melhor sobre essas e outras tradições natalinas na Polônia.

Experimentar e adquirir hábitos regionais são fatores que enriquem a nossa experiência quando moramos em outro país. Mas, para os que não têm essa oportunidade ou fazem questão de manter os costumes brasileiros, é possível preparar muitas receitas substituindo alguns ítens típicos por produtos que encontramos aqui e garantir que a ceia seja recheada de lembranças e boas recordações.

1. Prato principal

O peru (Indyk) é um dos pratos que reina absoluto na nossa ceia de Natal e não é difícil de ser encontrado nos supermercados da Polônia. Apesar de não fazer parte da tradição, ele tem aparecido em algumas mesas polonesas no primeiro dia de Natal (25), quando carnes e aves voltam a fazer parte do cardápio. Pode ser encontrado fresco (Świeży) ou congelado (Mrożony), inteiro (Indyk Cały) ou em pedaços.

O lombo assado é uma ótima opção para quem não quer gastar muito e nem ter muito trabalho. A carne de porco (Wieprzowina) é o item mais popular na mesa polonesa e os cortes são semelhantes ao que encontramos no Brasil. O lombo de porco (Schab wieprzowy) pode ser encontrado com osso ou desossado (Schab wieprzowy bez kości) e em muitos mercados também existem opções temperadas prontas para assar. Porém vale lembrar que este item não entra na ceia natalina polonesa, seria apenas para nós brasileiros.

O tender é outra celebridade na ceia de Natal e quando falamos em “tender”, geralmente nos referimos a carne suína, ao presunto defumado, vendido no Brasil em formato de bolinha, desossado e pré-cozido. Na Polônia, existe uma infinidade de carnes curadas e defumadas (wędzona) muito saborosas que podem ser preparadas da mesma forma do tender. Algumas variedades de presuntos de porco defumados que encontramos por aqui: Szynka surowa wędzona, Szynka wędzona, Szynka na jasno wędzona, Szynka pieczona, Szynka sznurowana, Szynka złocista, Szynka z Mleczkowa, Baleron gotowany.

As receitas com bacalhau também fazem parte da nossa tradição, mas, infelizmente, por aqui aquele bacalhau seco e salgado (Suszonego i solonego dorsza) que usamos na maioria dos pratos é algo bem difícil de encontrar. Já o “Cod” ou “Codfish” (Dorsza), peixe fresco utilizado para fazer o legítimo bacalhau, é vendido na maioria dos supermercados e peixarias. No entanto, é importante lembrar que o peixe fresco tem o sabor e a textura bem diferente, mas não há motivo para dramas, ele rende ótimas receitas.

2. Acompanhamentos

O arroz um dos acompanhamentos mais democráticos, ganha ares de festa com a ajuda de nozes, castanhas, frutas e mais. Na Polônia, encontramos diversos tipos de arroz, mas alguns garantem o sabor e aparência que estamos habituados no Brasil, como o: arroz branco longo (Ryż biały długi ou Ryż biały długoziarnisty), arroz parboilizado (Ryż parboiled ou Ryż długoziarnisty preparowany termicznie), arroz integral (Ryż naturalny brązowy) e arroz integral parboilizado (Ryż pełnoziarnisty parboiled naturalny).

O salpicão, uma receita tipicamente brasileira é mais uma estrela do nosso Natal. A versão tradicional traz essa mistura de doce e salgado e pode ser facilmente feito com os produtos encontrados aqui. Como o peito de frango (Filet z kurczaka) ou de peru (Filet z indyka), legumes, frutas, maionese (Majonez) ou creme de leite (Śmietana 18% ou 36%) e a batata palha que pode não ser identica a nossa, mas quebra um galho (Sticksy ziemniaczane solone – Lay’s, Top Chips, Biedronka, Tesco). Para dar um toque especial a receita as versões defumadas de peito de frango (Filet wędzony z kurczaka) ou peru (Filet wędzony z indyka) são fáceis de encontrar nos mercados.

farofa, além de ser um prato bem popular brasileiro, também faz bonito nas festas de final de ano e o que não faltam são receitas para prepará-lo. No Brasil, temos uma grande variedade do ingrediente principal, a farinha de mandioca (Mąka z manioku), mas esse item ainda não conquistou o paladar polonês e pode dar um pouco mais de trabalho para achar. Uma opção disponível é a farinha de mandioca torrada “Mąka Cassava Gari”  encontrada no Kuchnie Świata, loja de alimentos importados.

3. Nozes, castanhas e frutas secas

Elas acrescentam doçura, crocância, sabor e até discórdia. Brincadeiras a parte, esses ingredientes especiais transformam pratos principais, acompanhamentos, sobremesas na grande ceia e possuem um significado importantíssimo para a data e o melhor de tudo é que esses itens não faltam nos mercados poloneses.

Castanhas, nozes e amêndoas: Noz Chilena (Orzechy włoskie), Noz Pecan (Orzechy pekan), Castanha-do-pará (Orzechy brazylijskie), Castanha de caju (Nerkowce), Castanha portuguesa (Kasztany jadalne), Amendoim (Orzeszki), Pistache (Pistacje), Avelã (Orzechy laskowe), Amêndoa (Migdały) e Macadâmia (Orzechy macadamia).

Frutas Secas: Uva-passa roxa (Rodzynki) e Uva-passa branca (Rodzynki bursztynowe), Damasco (Morele suszone), Ameixa seca (Śliwki suszone), Cerejas (Żurawina całe owoce), Figo (Figi), Tâmaras (Daktyle suszone).

4. Sobremesas 

No Brasil, o Panetone se tornou sinônimo de Natal e por aqui é possível encontrar algumas marcas italianas nos supermercados e também algumas versões recheadas de chocolate nas maiores redes. Os bolos fermentados naturais como os Ciasta drożdżowe e “Christstollen – bolo de Natal Alemão (Strucla z bakaliami / Strucla bożonarodzeniowa) são feitos artesanalmente em algumas confeitarias e podem ser bons substitutos para o Panetone.

A rabanada é um doce típico do Natal, uma herança portuguesa em nossa cultura. Alguns ingredientes para garantir a clássica receita: pão francês (Bułka zwykła), leite condensado (Mleko zagęszczone słodzone), leite (mleko), canela em pó (Cynamon mielony), ovo (Jaja świeże), Essência de Baunilha (Ekstrakt naturalny wanilia / Aromat waniliowy).

5. Frutas, saladas e complementos

Dentre os itens que não podem faltar em uma ceia de Natal brasileira estão as frutas e legumes. Como no Brasil, o Natal acontece no verão, há uma infinidade de frutas e verduras que são cultivadas e colhidas nessa época e que garantem um toque a mais de cor e sabor a ceia. Mas aqui, com o inverno rigoroso, a oferta destes itens é pequena e saber quais itens são cultivados nessa época é a melhor forma de economizar e garantir ítens frescos e no seu melhor momento. Para frutas: maçã (jabłka), pera (gruszki), tangerina (mandarynka) e romã (granat/granatowiec właściwy); e no caso dos vegetais: cenoura (marchewka), beterraba (buraki), salsa (pietruszka), repolho branco (kapusta biała) e vermelho (kapusta czerwona) e a couve de Bruxelas (brukselka) são as opções que provavelmente custam menos durante o inverno. É possível encontrar alguns itens importados, mas nessa época costumam ser mais caros do que de costume e menos saborosos. Outra opção que podem salvar algumas receitas são as frutas e verduras congeladas encontrados com grande variedade e preços mais justos, assim como os enlatadas e as conservas.

Feliz Natal! Wesołych Świąt!

Tem alguma dica para dar? Deixe nos comentários, sugestões são muito bem-vindas.

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.