BrasileirasPeloMundo.com
Holanda Natal Pelo Mundo

Sinterklass, Papai Noel e a magia do Natal na Holanda

Na minha família seguimos a linha de pensamento que criança tem que ser criança, ou seja nutrimos as histórias de Coelhinho da Páscoa, Fada do Dente e Papai Noel, conforme a nossa cultura. E acreditamos que a fantasia faz parte do desenvolvimento das crianças e o tempo das descobertas virá conforme o crescimento delas.

Mas com a proximidade do Natal, uma questão começou a nos rodear: como explicar as diferenças entre Sinterklass e Papai Noel sem perder a magia do Natal? Pois, não dá para simplesmente informar que no Brasil é assim e agora que mudamos para Holanda tudo mudou.

Primeiramente, vou explicar como funciona essa data para os holandeses. Por aqui as festividades começam em meados de novembro, com a chegada do SinterKlass. O Sinterklass é um simpático velhinho que vive na Espanha e vem nessa época do ano num barco a vapor para Holanda. Ele veste uma roupa vermelha e um chapéu vermelho similar à roupa de um bispo, portando um cajado dourado e um livro por onde ele consegue saber se a criança se comportou bem durante o ano. Além do seu cavalo branco, chamado Amerigo, ele vem acompanhado dos seus fiéis ajudantes: os Zwarte Pieten, denominados dessa forma por serem negros (tradição que já deu muita polêmica, porque alguns acreditam ter uma conotação racista, mas esse é um assunto para um próximo post).

O espetáculo começa com a chegada do Sinterklass em alguma cidade litorânea na segunda quinzena de novembro. Os seus ajudantes distribuem pepernoten ou kruidnoten (biscoitinhos) para as crianças que assistem o desfile (transmitido ao vivo via rede nacional de TV). Até o dia 5 de Dezembro, o bom velhinho irá visitar hospitais e orfanatos; porém, na noite do dia 5 de Dezembro a mágica acontece: as crianças irão colocar cenoura ou maçã para o cavalo, e leitinho com biscoitos para o Sinterklass, pois neste dia os dois irão ter muito trabalho; voarão pelos telhados para colocar os presentes em cada sapatinho infantil junto a lareira. E como agradecimento, além dos presentes, as crianças receberão um chocolate em formato da letra inicial do seu nome.

Segundo o site Wikipédia, devido a sua similaridade, há quem diga que o Sinterklass é o precursor do ícone popular do Natal, o famoso Papai Noel. Conforme a lenda, tudo aconteceu em Nova York, que foi uma antiga cidade colonial holandesa (New Amsterdam), onde os costumes dos habitantes holandeses locais foram difundidos e modificados. Durante a reforma protestante do século 17 a entrega dos presentes foi relacionada à véspera de Natal. Os marqueteiros de plantão da Coca-Cola, aproveitando da vestimenta vermelha, começaram a divulgar a sua marca através da disseminação da história atual do bom velhinho. Vale lembrar que não existe nenhuma fonte histórica comprovada sobre o assunto, então ficamos no âmbito das suposições.

Para uma adulto, é fascinante compreender as diferenças culturais de cada país, mas para as crianças pequenas, o que interessa é a magia da história. E apesar das similaridades, as diferenças são muitas. A começar pela data da visita, que muda do dia 25 para o dia 05 de Dezembro; o local de origem, do Polo Norte para a Espanha (vamos combinar que o Sinterklass neste ponto é mais esperto); os ajudantes, originalmente com roupas verdes e orelhas pontiagudas, aqui são negros e usam roupas coloridas; o famoso trenó com renas voadoras, agora é guiado por um cavalo branco voador. Além, é claro, da figura gorducha e com sorriso largo do Papai Noel, completamente o oposto do Sinterklass, que é uma figura mais contida e esbelta.

Em suma, muita coisa para uma pequena cabecinha assimilar. Resolvemos, então, dizer que existem as duas figuras. Como o mundo é muito grande, o Papai Noel não dá conta de visitar todos, então ele tem amigos que, assim como ele, adoram criancinhas. Na Croácia (país de origem do pai dos meus pequenos), por exemplo, o amigo do Papai Noel se chama São Nicolau e tem características parecidas com o Sinterklass. E aqui na Holanda, o nome do amigo é Sinterklass.

Retirei da internet vários desenhos dos dois personagens, Papai Noel e Sinterklass, e fiz um quadro comparativo das principais diferenças. Após uma longa explicação da cultura local, presenteei os pequenos com os desenhos, para que cada um pudesse colorir e perceber as diferenças por si mesmo.

Papai Noel x Sinterklaas
Foto: Arquivo pessoal

Acreditamos que funcionou, pois, agora estão super empolgados com a chegada de SinterKlass e sabem que no dia 25 de dezembro,  além de comemorarmos o nascimento do menino Jesus, também receberemos a visita do Papai Noel para alegrar mais ainda essa data e celebrar a união familiar.

Criar filhos é uma caixinha de surpresas e não vem com manual de instruções. Pode ser que, daqui a alguns anos, todo esse esforço irá parecer uma grande bobagem, pois a realidade da vida irá bater na porta. Porém, as lembranças da infância, e tudo que envolve essa fase linda, irão prevalecer, e quem sabe contribuir para o desenvolvimento de adultos que acreditem que a família é a base de qualquer boa história.

Gostou das diferenças? Como é a celebração dessa data no seu país? Conta pra gente.
Te vejo no próximo post.

Leia mais sobre Natal Pelo Mundo

Related posts

Sete hábitos das mães holandesas que eu queria ter conhecido antes

Regina Oki

Natal em Napoli

Ana Karoline Inácio

Cinco curiosidades sobre Natal no Chile

Joy Matta

2 comentários

Renata Dezembro 5, 2016 at 1:53 pm

Olá Melissa! Muito útil esse post, parabéns!

Resposta
Melissa Alfeu Dezembro 6, 2016 at 11:32 am

Obrigada Renata por ler o texto, esse é o nosso objetivo ajudar as pessoas a compreenderem um pouco da cultura holandesa.
Beijocas e até o próximo post.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação