BrasileirasPeloMundo.com
Canadá

O que é o “iron ring” usado por engenheiros canadenses?

Se você conhece um graduado do curso de engenharia de uma universidade canadense, dê uma olhada no dedo mindinho da mão dominante dele ou dela e, provavelmente, você verá um anel de ferro simples.

O iron ring simboliza o orgulho que os engenheiros têm por sua profissão, ao mesmo tempo em que os lembra de sua humildade. O anel serve como um lembrete para o profissional de engenheira sobre cumprir as suas obrigações, mantendo um alto padrão de conduta profissional para proteger aqueles a quem eles servem.

O anel não é equivalente a um grau ou status profissional, mas sim uma forma de acolher graduados na comunidade de engenharia, vinculando-os a uma organização de apoio e dando-lhes uma base ética e de responsabilidade com a sociedade. Ele também não é um símbolo de qualificação como engenheiro, isto é determinado pelos órgãos de licenciamento provinciais e territoriais do país.

Como surgiu o Iron Ring (anel de ferro)?

No início do século XX, em Quebec, inicia-se a construção de uma ponte famosa chamada de Ponte de Québec (Pont de Québec), que une a cidade de Quebec a cidade de Lévis, ambas separadas pelo rio St. Lawrence. Em 1907, a ponte entrou em colapso durante a sua construção. No acidente, 75 trabalhadores morreram devido a falta de supervisão e planejamento do projeto. Em setembro de 1916, essa mesma ponte caiu outra vez, matando mais trabalhadores. As razões? Novamente, falhas no projeto feito pelos engenheiros responsáveis.

Após as catástrofes da ponte de Quebec, sete proeminentes engenheiros do país se encontraram com outros engenheiros para discutir o futuro da profissão. Eles se reuniram com o objetivo de unificar a engenharia, orientar os profissionais e mostrar aos engenheiros a sua responsabilidade com a sociedade.

Em 1922, eles formaram a Corporação dos Sete Vigilantes (Corporation of the Seven Wardens) e convidaram o poeta inglês, Rudyard Kipling, para idealizar o ritual, que foi nomeado “O Ritual da Convocação de um Engenheiro” (The Ritual of the Calling of an Engineer ), uma cerimônia instituída com o simples objetivo de mostrar aos jovens engenheiros a importância da sua profissão e o seu significado para a sociedade. Para o engenheiro mais velho, o ritual relembra as suas responsabilidades ao receber e apoiar os jovens engenheiros no começo de suas carreiras. É nessa cerimônia que os recém-formados recebem o iron ring.

Arquivo pessoal

Embora a Corporação dos Sete Vigilantes não seja uma sociedade secreta, “O Ritual da Convocação de um Engenheiro” é uma cerimônia privada, não aberta ao público. Lembro que quando meu marido se formou, ele me explicou a importância dessa cerimônia e que mesmo eu sendo parte da família, não poderia ir ao evento, assim como a sua mãe.

Quando ele voltou da cerimônia, eu e a minha sogra queríamos saber tudo, mas ele não nos deu nenhum detalhe e disse que fora solicitado aos participantes que não comentassem detalhes sobre o evento com outras pessoas.

O anel é mesmo feito de ferro?

Sim, porém de ferro forjado ou aço inoxidável. Como o ferro se deteriora, manchando o dedo de preto e deixando o anel frouxo com o tempo, muitas universidades deixaram de fazer os anéis de ferro e passaram a fazer com aço inoxidável. Algumas instituições oferecem ao graduado de engenharia duas opções: ferro forjado ou aço inoxidável.

Um equívoco comum envolvendo o Iron Ring é que muitas pessoas acreditam que os anéis de ferro originais foram feitos com os detritos do colapso da ponte em Quebec. Os anéis originais foram feitos de ferro por esse ser um material familiar aos engenheiros, mas o ferro não vinha da ponte que caiu em Quebec. As peças eram produzidas por veteranos de um hospital em Toronto.

O anel em si é pequeno e discreto, projetado para ser símbolo de compromisso com a profissão e não uma jóia. A ideia de usá-lo na mão dominante não só faz com que o profissional lembre do seu compromisso como engenheiro enquanto ele escreve ou desenha durante o trabalho, mas também quando realiza atividades cotidianas, como escovar os dentes, por exemplo. É um lembrete constante sobre o seu compromisso com a engenharia.

Com base no sucesso do Iron Ring no Canadá, um programa semelhante foi criado nos Estados Unidos, onde a Ordem do Engenheiro (Order of the Engineer) foi fundada em 1970. A organização realiza cerimônias  semelhantes a canadense em várias faculdades dos Estados Unidos, nas quais o destinatário assina uma “Obrigação do engenheiro” e recebe um anel de de aço inoxidável (que, ao contrário do anel de ferro canadense, pode ser liso e não facetado). Nos Estados Unidos o anel é chamado de Engineer’s Ring. A primeira cerimônia desse tipo ocorreu em 4 de junho de 1970, na Universidade Estadual de Cleveland.

Foto de capa: Canadian Engineer Iron Ring from Wikipedia

Related posts

Hábitos canadenses que adquiri quando vim morar no país

Priscila Carda

Apps para facilitar a vida em Toronto

Flávia Bartholo

Como se matricular em um College no Canadá

Elisa Rabello

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação