BrasileirasPeloMundo.com
Espanha

Qualidade de Vida em Barcelona

Hoje vou falar sobre a qualidade de Vida em Barcelona!

Falando como paulista, viver em Barcelona é muito cômodo. Outro dia peguei um ônibus (aqui você entra tranquilamente em um ônibus e o motorista espera as pessoas entrarem para fechar a porta) e havia alguns idosos esperando e reclamando, pois o ônibus estava 1 minuto atrasado. Pois é, os ônibus têm horário certo e geralmente passam no horário! O itinerário da Catalunha você pode ver pela internet ou até pegar um folder impresso que fica disponível para algumas linhas.

Você compra um cartão que tem várias zonas, dependendo da região que você irá, passa no leitor e pronto. Algumas vezes é necessário passar o cartão na saída da estação também. O cartão de 1 zona com 10 viagens custa 9,95 euros e de 2 zonas com 10 viagens custa 19,60 euros. As viagens vão sendo marcadas no verso do cartão para controle. Veja mais informações no site do ATM. Uma informação muito importante é sempre guardar seu cartão e só descartá-lo depois que não for mais utilizar, pois existem fiscalizações nas estações e caso a pessoa não comprove que pagou pelo transporte, será cobrada uma multa que varia de acordo com o transporte.

(Fonte: acervo pessoal)
(Fonte: acervo pessoal)

No trem funciona igual, você pode comprar por zonas ou por mês. Dependendo da região o cartão é o mesmo do ônibus e do metrô e tem integração de um tempo determinado, de acordo com o cartão e o tipo de zona. Também tem os horários certos e em horários de pico eles vem cheios, mas nada se compara com a estação da Sé. Tem que tomar cuidado com a zona que vai, outro dia me confundi e usei o cartão de 1 zona quando deveria ter usado o de 2 zonas. Quando desci não conseguia sair, pois ao passar o cartão para sair ele acusava que era o cartão errado, bom e o que fazer? Pagar uma multa de 50,00 euros! Um senhor vendo meu desespero, veio falar comigo e passou o cartão dele para eu sair! Um fofo! Ainda bem que existem pessoas do bem e que cruzam nosso caminho quando precisamos! Os trens circulam dentro de Barcelona, para quem mora afastado do centro e também para outras cidades. Outro dia fui para Tarragona, peguei o trem na estação de Gracia em Barcelona e estava em Tarragona em aproximadamente 1 hora e 20 minutos. Existem trens que vão mais rápido, para o mesmo trajeto se faz em 30 minutos, mas o preço é um pouco mais alto, como não estava com pressa e queria curtir a paisagem, optei pelo mais barato e mais longo, o preço na época foi 8,05 euros somente a ida.Veja mais informações no site da Renfe.

(Fonte: acervo pessoal)(Fonte: acervo pessoal)

O metrô passa por toda a cidade, existem várias linhas, algumas fazem conexão com os trens e com linhas de ônibus. Outro dia fui a uma festa e tive que esperar até às 5h da manhã para pegar o trem de volta a minha casa. O metrô às 5h da manha estava relativamente cheio, com pessoas na mesma situação que eu e com pessoas indo ou voltando do trabalho. Depois do metrô, peguei o trem e depois andei uns 20 minutos até em casa, cheguei em segurança e nem se quer passei por nenhuma situação ameaçadora nesse trajeto! Claro que existem algumas regiões, principalmente perto do centro, onde é melhor não arriscar, mas na maioria das regiões não se tem problema algum.

A parte do transporte público, uma situação muito normal por aqui e que nós do Brasil não estamos acostumados é caixa eletrônico. Gente, aqui você saca seu dinheiro de um caixa eletrônico que fica na calçada! Isso mesmo, a máquina do caixa eletrônico é voltada para a calçada! Eu acho isso impressionante, mas na verdade isso deveria ser normal. Para entrar nas agências não existem portas de segurança e você não precisa deixar quase a roupa toda na porta para entrar, você simplesmente entra na agência! Existem casos pontuais de roubo, mas isso não se alastra. Acontece, a polícia prende e acaba.

(Fonte: acervo pessoal)
(Fonte: acervo pessoal)

Existem supermercados aqui onde você passa suas compras em terminais eletrônicos e paga sem que ninguém tenha que verificar se você passou tudo mesmo. Existem os caixas convencionais com atendentes, mas esses são mais usados quando a compra é grande, pois nos terminais eletrônicos você tem que colocar todas as compras em uma plataforma para que as compras sejam computadas e só depois do pagamento você pode colocar as compras em uma sacola ou em um carrinho, então leva um pouco mais de tempo. As sacolas plásticas aqui são cobradas, cada uma custa em média 0,05 centavos de euros, então as pessoas geralmente levam sacolas recicláveis para não ter que comprar as sacolas convencionais.

(Fonte: acervo pessoal)
(Fonte: acervo pessoal)

Sobre os produtos no mercado, bom, aqui os preços não se compraram! Às vezes, mesmo convertendo para o real, não temos o mesmo valor de algumas coisas, às vezes custam 2 vezes menos para o mesmo produto. Frutas, verduras e saladas muitas vezes valem centavos e a variedade de marcas é bastante! Por exemplo, uma dúzia de ovos caipira tamanho médio custa em média 1,19 euros. Aqui o “é integral” é integral mesmo! Existe uma variedade bem grande de produtos sem glúten, sem açúcar e integral. Produtos de limpeza são inúmeros e tem lencinho umedecido para limpar várias coisas (móveis, cozinha, chão, vidros), o que eu adoro!

A coleta de lixo aqui é feita por caçambas que ficam nas ruas. Existem as caçambas para o lixo reciclável (plástico, papelão, vidro), para lixo orgânico e para roupas também. Os caminhões de lixo passam e pegam o material das caçambas algumas vezes por semana. Então você acaba tendo que levar seu lixo até elas, que algumas vezes estão próximas de casa e outras vezes não. Ninguém põe o lixo na porta de casa.

(Fonte: acervo pessoal)
(Fonte: acervo pessoal)

A vida é sem complicações e tudo parece facilitar o dia a dia.

Related posts

Região de Andaluzia

Thais Maciel Gomes

Casamento e união estável na Espanha, qual é a diferença?

Susana Sawa Toledo

Pratos típicos espanhóis

Juliana Bezerra

1 comentário

Andrea Abril 19, 2017 at 3:46 pm

Olá Gleice, muito obrigada por compartilhar a suas experiencias!! Sou uruguaia mas moro faz 21 anos em Sao Paulo, e agora planejando a mudança para Barcelona! Gostaria de te perguntar o que você acha de morar numa casa,é bem seguro? Estaríamos viajando bastante(tudo na Europa é tão perto!) e a casa ficaria sem ninguém nos finais de semana,etc….Como tenho dois filhos, de 19 e 15, estou pensando num bairro mais céntrico, onde eles possam se locomover em transporte público
Andrea

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação