BrasileirasPeloMundo.com
Alemanha Natal Pelo Mundo

Rituais de Natal para crianças na Alemanha

Todos os anos eu passo por um momento de nostalgia quando o Natal se aproxima. Existe coisa melhor do que ser criança no mês de dezembro? Até a piada do pavê tem graça quando somos criança.

Além de amar ganhar presentes, eu também me esbaldava na ceia – tudo bem que primeiro nós passávamos fome até dar meia noite – e decorar tanto a casa como a árvore de Natal era muito divertido.

Agora que meus cabelos brancos dizem que eu sou adulta, sinto uma invejinha das crianças da minha família alemã, porque o número de atividades envolvendo a garotada é bem maior por aqui.

Tudo começa em novembro

Onze de novembro: esse é o dia de São Martinho e para quem não sabe, ele se tornou santo depois de, num dia frio de novembro, dividir a sua capa na metade e dar uma parte a um morador de rua.

Diz a lenda que, após esse ato de solidariedade, o céu se abriu, o dia ficou mais quente e as pessoas consideraram como uma benção de Deus pela ação do ex-militar e cristão convertido, Martinho de Tours.

Para as crianças alemãs, esse é um dia de confeccionar lanternas de papel, colorir e então, assim que escurecer, sair nas ruas cantando músicas típicas. Em algumas regiões é costume também acender uma fogueira e pular. Essa era uma tradição pagã para celebrar o começo do inverno e que foi adaptada pela igreja para o dia de São Martinho. Nas grandes cidades é proibido fazer essa fogueira; por isso, acende-se uma vela para pular.

Outra coisa deliciosa desse ritual é que como também celebra a última colheita do ano, uma tradição em diversos países da Europa, muita gente no interior do país assa um ganso ou tosta castanhas, e os adultos bebem vinho.

Uma curiosidade dessa data é que se os dias antes ou depois de São Martinho esquentarem, chamam de “Verão de São Martinho”.

Dezembro 

Aí chega o dia 6 de dezembro e as crianças piram! (Risos).Esse é o dia de São Nicolau – eu já comentei sobre ele num texto meu que você encontra aqui. Nesse dia, as crianças devem limpar um par de botas e colocar próximo à lareira ou em frente à porta de entrada, junto com um prato de cenouras e um pote de água para o cavalo de São Nicolau.

Aqueles que se comportaram o ano todo, encontram um saquinho cheio de comidinhas típicas dentro de suas botas; já os desobedientes recebem uma varinha de marmelo.

Disso eu não posso reclamar. São Nicolau visitava a minha escola, então limpei muita bota para ganhar pão de mel e biscoito!

Advento

Quem conhece um pouco da cultura alemã sabe que aqui é muito comum comemorar o Advento, que são os 4 domingos que antecedem o Natal.

Existem também jeitos bem divertidos de comemorar com as crianças. Por exemplo, montar um calendário do mês de dezembro – tem gente que compra pronto – com compartimentos para cada dia do mês, onde os pais colocam pequenas prendas ou chocolate. Todo dia é dia de presentinhos, não tem como não amar!

Também é muito comum por aqui reunir a criançada para montar uma coroa de advento com 4 velas. A cada domingo do advento, acende-se uma vela e canta-se músicas como: “Advento, advento, uma luz reluz. /Uma após a outra, esperando Jesus.”

O que eu acho legal de toda essa preparação é que os pequeninos vão entrando aos poucos no clima da noite do dia 24 e aprendem sobre os motivos do Natal. Vamos combinar que aprendem também a trabalhar a ansiedade, não é?

Assim como no querido Brasil, os alemães montam um presépio que muitas vezes fica em baixo da árvore de Natal. O que eu acho diferente na montagem é que várias famílias usam os dias do advento para colocar cada parte do presépio. Primeiro vem a estrutura, depois os animais e assim por diante… Só na noite de Natal é que se coloca o menino Jesus.

Aqui também é considerado importante por diversas famílias ensinar as crianças a serem caridosas e a saberem dividir; por isso, normalmente nessa época os pais pedem para os pimpolhos separarem brinquedos e roupas que não usam mais e doarem.

Aproveita-se também para assar biscoitinhos típicos, embalar em latas bonitas e presentear amigos e familiares. Aliás, muita gente incentiva as crianças a fazerem algo artesanal para que, na hora da troca dos presentes, elas também possam presentear os adultos.

Dia 24 de dezembro

Algumas pessoas fazem antes, outras só no dia 24, mas com certeza montar a árvore é uma atividade que envolve todos os moradores da casa e, como as árvores normalmente são naturais, fica um cheiro delicioso de pinheiro nos cômodos. Simplesmente adoro esse cheiro e sempre o associo com a noite de Natal.

E antes que os pimpolhos saiam correndo para abrir os presentes, eles cantam músicas de Natal, que aprenderam durante o mês, junto com os convidados.

Será que deu para entender porque eu invejo tanto a infância alemã? São quase dois meses de motivos para comemorar e comer guloseimas, tem como reclamar?

E você? Tem alguma dica de tradição para fazer com os pequeninos? Compartilhe conosco nos comentários, estou curiosa para conhecer.

Um ótimo dezembro para todos!

Leia mais sobre Natal Pelo Mundo

Related posts

Iuri Ribeiro fala sobre como arrumar emprego na Alemanha

Larissa Da Costa

Pontos negativos de Berlim

Clarissa Gaiarsa

Como trabalhar com as alemãs

Sarah Oliveira

3 comentários

Nádia Dezembro 15, 2016 at 7:02 pm

Olá Bárbara,

Maravilhoso sua explanação sobre o Natal alemão !!!
Realmente, creio que a forma como tudo é apresentado a criança faz com que vibrem e comemorem mais por existir esta fase preliminar ao Natal.
E toda esta fase lúdica/religiosa é importante para a formação dos pequeninos.
kkkk mesmo estando no Brasil, este ano fizemos o AdventKalendar para o meu filho !!! Ele adora.
Ahhhh creio que se as crianças brasileiras soubessem como são os preparativos do Natal aí kkk também teriam inveja !

Beijo no coração e continue escrevendo sempre !
Alles gute aus Brasilien !!!

Resposta
Bárbara Poplade Schmalz Dezembro 18, 2016 at 10:48 am

Oi Nádia,

fico feliz em saber que gostou do meu texto 🙂

Que legal que você levou a tradição do advento pro Brasil, quem é que não um Adventskalender? hahaha
E as comidas? Nossa, uma mais gostosa do que a outra hehehe

Beijão e um ótimo Natal tropical para você e sua família.

Tchüssi

Resposta
Dani Dezembro 4, 2017 at 1:48 pm

Barbara que delicia de artigo.
Me deu uma saudade imensa de comemorar Sao Martinho.
Não sabia que tinha que colocar pratinho de cenoura no dia de Sao Nicolau.
Voce acrescentou vários detalhes que eu não tinha conhecimento.
Adorei!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação