BrasileirasPeloMundo.com
Culinária Pelo Mundo Dinamarca

Sete fast foods da Dinamarca

Sete fast foods da Dinamarca.

Se tem uma coisa que a gente gosta é de comer. Mas quando estamos visitando outro país, nem sempre dá tempo de parar para sentar em um restaurante e comer com calma como se tivéssemos todo o tempo do mundo. Afinal, não temos tempo a perder e queremos aproveitar cada minuto das nossas curtas férias turistando! Felizmente, por aqui na Dinamarca, temos bastante opção de comidas rápidas e baratas para se comer na rua, que além de tudo ainda nos permite conhecer um pouco da gastronomia e culinária local. Eu preparei uma lista com sete fast foods da Dinamarca para vocês conhecerem quando vierem turistar por estas bandas:

1. Smørrebrød (tradução: pão com manteiga)

Esse é um dos pratos mais típicos do país, e consiste em um sanduíche aberto com uma fatia de pão beeem preto, daqueles cheios de grãos, e outros recheios dos mais diversos: pode ser peixe defumado, ovo cozido, patê de fígado, frios, etc. É bem diferente do que comemos no Brasil, e vale a pena experimentar embora não agrade o paladar de todos. Eu gosto bastante, e é fácil encontrar casas que vendem esses sanduíches já prontos no balcão. É só escolher, pagar, comer rapidinho e seguir turistando.

Leia também: Como conseguir a cidadania dinamarquesa

2. Cachorro-quente

Não sei como isso virou tradição na Dinamarca, mas em toda esquina tem uma barraquinha de cachorro-quente. Aliás, anotem essa dica: se vierem a Dinamarca não deixem de experimentar os cachorros-quentes, que são na minha humilde opinião os melhores do mundo. Tem vários tipos, sendo que o mais tradicional vem com picles, cebola tostada, cebola crua, ketchup, mostarda e uma espécie de maionese (eu sempre peço o meu sem maionese). Fora as salsichas que são uma delícia. Tem até competição do melhor cachorro-quente do país, é uma coisa séria por aqui.

3. Wienerbrød (tradução: pão de Viena)

De todas as comidas deste país, essa é a minha favorita. Wienerbrød são pães doces folheados conhecidos como Danish em inglês. Existem em diferentes formas e com diferentes recheios – creme, canela, chocolate, geleia… Ir à padaria na Dinamarca é uma perdição, não consigo deixar de comer uma dessas delícias. Se vierem ao país já sabem: não deixem de fazer um tour pelas padarias daqui, é engorda certa mas cada caloria vale a pena por essas delícias.

4. Pepino e cenoura

Um choque cultural que tive por aqui foi ver as pessoas comendo pepino e cenoura crus! Tipo o Pernalonga comendo a cenoura? Os dinamarqueses comem assim também, e desde novinhos. Já presenciei algumas vezes crianças pequenas no parque fazendo fila na hora do lanche e super empolgadas para pegarem uma cenoura! Depois de se esbaldar nos doces da padaria, se você quiser um lanche light, barato e tipicamente dinamarquês, passe no supermercado, compre um pepino e voilà! Você estará comendo como um local. E se não gostar muito de pepino ou cenoura, sem problemas, tomatinhos e pimentões também são comidos crus por aqui!

Leia também: Do carrinho de cachorro quente a um dos melhores restaurantes do mundo

5. Café

OK, isso nem é típico e nem é comida. Mas os dinamarqueses consomem tanto, mas tanto café que ele tinha que ser incluído nesta lista. Aliás, o povo dinamarquês é o 4º maior consumidor de café do mundo, atrás apenas da Finlândia, Noruega e Islândia. Estima-se que por ano se consome 8,7 quilos de café por pessoa no país – para vocês terem uma ideia, no Brasil se consome 5,5 quilos! Por aqui tem muita cafeteria agradável para você sentar, tomar a sua dose de cafeína, comer um bolinho e seguir turistando.

6. Nachos

Esse também não é nada típico, mas igualmente vale entrar para a lista. Sabe quando você senta num bar e quer comer aquele “belisquete”? No Brasil, em geral, comemos batata frita, linguiça calabresa, já por aqui você vai encontrar nachos. A comida mexicana é bem difundida na Dinamarca; é comum, por exemplo, se fazer em casa tacos, guacamole, etc. Então, se você quiser dar aquela descansada, você pode sentar em um bar ao ar livre e tomar aquela cerveja acompanhada de nachos. Programa tipicamente dinamarquês!

Leia também: O que os dinamarqueses comem?

7. Maionese

Não é um prato, mas um complemento a quase tudo que se come neste país. Seja hambúrguer, sanduíche, salada, batata frita, em tudo se coloca maionese. Até no cachorro-quente! Eu tenho “maionesefobia”, e sofro para comer por aqui. Virei aquela chata que fica pedindo tudo sem maionese nos restaurantes. Fica a dica: se você tem fobia à maionese como eu, sempre veja se o prato inclui maionese (geralmente inclui) e peça para tirar. Geralmente eles são flexíveis em relação a isso.

Além dessas comidas mais rápidas, a Dinamarca tem muitos restaurantes excelentes e renomados, incluindo o Noma, que ganhou algumas vezes o prêmio de melhor restaurante do mundo. Se vocês quiserem tomar um tempo para explorar bons restaurantes, aqui também é uma opção ótima, mas essa dica fica para outro post!

Related posts

Pratos típicos da Armênia

Leticia Tostes Ortega

Como estudar de graça sendo estrangeiro na Dinamarca

Laila Hansen

Por que a comida de rua da Tailândia é tão especial?

Tuanny Gubert

1 comentário

Fatima Vieira Setembro 28, 2018 at 10:26 pm

Adorei as dicas da Laura. Pode acreditar, ela tem muito bom gosto!!!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação