BrasileirasPeloMundo.com
Culinária Pelo Mundo Dinamarca

Sete fast foods da Dinamarca

Sete fast foods da Dinamarca.

Se tem uma coisa que a gente gosta é de comer. Mas quando estamos visitando outro país, nem sempre dá tempo de parar para sentar em um restaurante e comer com calma como se tivéssemos todo o tempo do mundo. Afinal, não temos tempo a perder e queremos aproveitar cada minuto das nossas curtas férias turistando! Felizmente, por aqui na Dinamarca, temos bastante opção de comidas rápidas e baratas para se comer na rua, que além de tudo ainda nos permite conhecer um pouco da gastronomia e culinária local. Eu preparei uma lista com sete fast foods da Dinamarca para vocês conhecerem quando vierem turistar por estas bandas:

1. Smørrebrød (tradução: pão com manteiga)

Esse é um dos pratos mais típicos do país, e consiste em um sanduíche aberto com uma fatia de pão beeem preto, daqueles cheios de grãos, e outros recheios dos mais diversos: pode ser peixe defumado, ovo cozido, patê de fígado, frios, etc. É bem diferente do que comemos no Brasil, e vale a pena experimentar embora não agrade o paladar de todos. Eu gosto bastante, e é fácil encontrar casas que vendem esses sanduíches já prontos no balcão. É só escolher, pagar, comer rapidinho e seguir turistando.

Leia também: Como conseguir a cidadania dinamarquesa

2. Cachorro-quente

Não sei como isso virou tradição na Dinamarca, mas em toda esquina tem uma barraquinha de cachorro-quente. Aliás, anotem essa dica: se vierem a Dinamarca não deixem de experimentar os cachorros-quentes, que são na minha humilde opinião os melhores do mundo. Tem vários tipos, sendo que o mais tradicional vem com picles, cebola tostada, cebola crua, ketchup, mostarda e uma espécie de maionese (eu sempre peço o meu sem maionese). Fora as salsichas que são uma delícia. Tem até competição do melhor cachorro-quente do país, é uma coisa séria por aqui.

3. Wienerbrød (tradução: pão de Viena)

De todas as comidas deste país, essa é a minha favorita. Wienerbrød são pães doces folheados conhecidos como Danish em inglês. Existem em diferentes formas e com diferentes recheios – creme, canela, chocolate, geleia… Ir à padaria na Dinamarca é uma perdição, não consigo deixar de comer uma dessas delícias. Se vierem ao país já sabem: não deixem de fazer um tour pelas padarias daqui, é engorda certa mas cada caloria vale a pena por essas delícias.

4. Pepino e cenoura

Um choque cultural que tive por aqui foi ver as pessoas comendo pepino e cenoura crus! Tipo o Pernalonga comendo a cenoura? Os dinamarqueses comem assim também, e desde novinhos. Já presenciei algumas vezes crianças pequenas no parque fazendo fila na hora do lanche e super empolgadas para pegarem uma cenoura! Depois de se esbaldar nos doces da padaria, se você quiser um lanche light, barato e tipicamente dinamarquês, passe no supermercado, compre um pepino e voilà! Você estará comendo como um local. E se não gostar muito de pepino ou cenoura, sem problemas, tomatinhos e pimentões também são comidos crus por aqui!

Leia também: Do carrinho de cachorro quente a um dos melhores restaurantes do mundo

5. Café

OK, isso nem é típico e nem é comida. Mas os dinamarqueses consomem tanto, mas tanto café que ele tinha que ser incluído nesta lista. Aliás, o povo dinamarquês é o 4º maior consumidor de café do mundo, atrás apenas da Finlândia, Noruega e Islândia. Estima-se que por ano se consome 8,7 quilos de café por pessoa no país – para vocês terem uma ideia, no Brasil se consome 5,5 quilos! Por aqui tem muita cafeteria agradável para você sentar, tomar a sua dose de cafeína, comer um bolinho e seguir turistando.

6. Nachos

Esse também não é nada típico, mas igualmente vale entrar para a lista. Sabe quando você senta num bar e quer comer aquele “belisquete”? No Brasil, em geral, comemos batata frita, linguiça calabresa, já por aqui você vai encontrar nachos. A comida mexicana é bem difundida na Dinamarca; é comum, por exemplo, se fazer em casa tacos, guacamole, etc. Então, se você quiser dar aquela descansada, você pode sentar em um bar ao ar livre e tomar aquela cerveja acompanhada de nachos. Programa tipicamente dinamarquês!

Leia também: O que os dinamarqueses comem?

7. Maionese

Não é um prato, mas um complemento a quase tudo que se come neste país. Seja hambúrguer, sanduíche, salada, batata frita, em tudo se coloca maionese. Até no cachorro-quente! Eu tenho “maionesefobia”, e sofro para comer por aqui. Virei aquela chata que fica pedindo tudo sem maionese nos restaurantes. Fica a dica: se você tem fobia à maionese como eu, sempre veja se o prato inclui maionese (geralmente inclui) e peça para tirar. Geralmente eles são flexíveis em relação a isso.

Além dessas comidas mais rápidas, a Dinamarca tem muitos restaurantes excelentes e renomados, incluindo o Noma, que ganhou algumas vezes o prêmio de melhor restaurante do mundo. Se vocês quiserem tomar um tempo para explorar bons restaurantes, aqui também é uma opção ótima, mas essa dica fica para outro post!

Related posts

Como procurar emprego na Dinamarca

Cristiane Leme

Como abrir um negócio na Dinamarca

Cristiane Leme

O segredo da felicidade dinamarquesa: Parte II

Camila Vicenci Witt

1 comentário

Fatima Vieira Setembro 28, 2018 at 10:26 pm

Adorei as dicas da Laura. Pode acreditar, ela tem muito bom gosto!!!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação