Facebook Twitter Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    • Home
    • Sobre o BPM
      • Time do BPM
      • Autoras
      • Contato
      • Na Mídia
      • Blogs
    • Colabore
    • Custo de Vida
      • Quanto custa
      • Cheguei e agora?
      • Custo de Vida Pelo Mundo
    • Países
      • Alemanha
      • Austrália
      • Áustria
      • Canadá
      • EUA
      • Espanha
      • França
      • Inglaterra
      • Itália
      • Japão
      • Polônia
      • Portugal
      • Suécia
    • Mais
      • Dicas para viajar sozinha
      • Relacionamentos online
      • Turismo Pelo Mundo
      • Vistos
    • Intercâmbio
      • Intercâmbio pelo Mundo
    Facebook Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    Home»Escócia»Trabalho voluntário em Glasgow
    Escócia

    Trabalho voluntário em Glasgow

    Débora FariasBy Débora FariasNovember 22, 20181 Comment4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Fonte: Pixabay
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Trabalho voluntário em Glasgow.

    Existem muitas lojas de caridade, ou charity shops, em Glasgow. Cada uma delas ajuda um tipo de entidade diferente; como locais de acolhimento a moradores de rua, hospícios, asilos, orfanatos, locais de apoio a pacientes com câncer e doenças terminais, entre outras. Descobri que aqui essas charity shops funcionam mesmo! As pessoas fazem doações constantes e compram muitos produtos nelas também.

    As lojas são muito parecidas com os nossos conhecidos brechós, vende-se de tudo, roupas, sapatos, utensílios domésticos, móveis, brinquedos e afins.

    Os produtos doados são avaliados, e somente as coisas em bom estado de conservação são colocadas à venda. Os valores são bem baixos, e quem doa pode se cadastrar e receber desconto nos impostos.

    Existem doações de móveis como sofá, guarda-roupas, cama, e a loja vende esses produtos e faz a entrega por uma pequena taxa.

    Há 3 meses eu faço voluntariado em uma charity shop, como não estou trabalhando no momento. O trabalho voluntário me ajuda muito a praticar o inglês e, ao mesmo tempo, eu também ajudo pessoas que precisam.

    Leia também: Voluntariado pode virar trabalho remunerado?

    Como conseguir um trabalho voluntário em uma charity shop?

    A grande maioria das charity shops deixa um aviso na vitrine quando estão precisando de voluntários. Você precisará preencher um formulário com seus dados e responder a algumas perguntas, depois disso irá fazer uma pequena entrevista com o gerente da loja e deixar dois contatos que podem dar referências a seu respeito.

    Feito isso e estando apto, você irá combinar quantas horas por semana você pode comparecer à loja. Eu vou segunda, quarta e sexta, das 10h às 13h. As lojas normalmente funcionam de segunda a sábado. Você também pode se cadastrar por sites de empregos ou na página da própria loja.

    Fonte: Pixabay

    Quais as funções do voluntário?

    Geralmente não temos uma função fixa, ficamos no caixa, colocamos tag nas roupas, ajudamos a precificar, ajeitamos vitrines, recebemos as doações. O dia a dia nas lojas é agitado e você terá trabalho o tempo todo.

    A charity shop em que eu trabalho ajuda um hospício. A equipe são 2 gerentes e 14 voluntários, a grande maioria estudantes de outros países, como China, Tailândia, Nigéria e Irã, além de mim, e outros dois nativos.

    São 18 lojas em Glasgow com 250 voluntários ao todo. De 2012 até o mês passado, eles arrecadaram 120 milhões de libras, conseguiram construir um novo hospital e poderão ajudar mais pessoas.

    Todo ano a charity shop em que trabalho faz um evento em um hotel no centro de Glasgow dedicado aos voluntários. É um jantar dançante muito animado, do qual eu tive o prazer de participar no último mês e onde conheci pessoas novas. Os voluntários mais antigos recebem algumas homenagens e presentes, nós também recebemos um lembrancinha e chocolates.

    Por que se tornar voluntário?

    Algumas pessoas já me perguntaram por qual motivo resolvi fazer trabalho voluntário por aqui. Lógico que existe a questão social, a minha vontade de poder fazer algo por alguém, mas não vou mentir, esse não é o único o motivo que me fez procurar um trabalho voluntário em Glasgow. Eu buscava também vivência, precisava ocupar os meus dias, conversar com nativos para fazer valer o inglês que estou estudando, e foi a melhor coisa que eu poderia ter feito. Tenho contato com a língua inglesa todos os dias, converso com diferentes pessoas, aprendo sobre a cultura do país, ouço sotaques diferentes, sinto que meus dias de voluntariado me fazem aprender mais do que meus dias de aula. Meu próprio professor foi quem me incentivou a procurar o trabalho voluntário para melhorar meu inglês, ele tem 58 anos e é voluntário há muitos anos.

    Leia também: Vistos para morar na Escócia 

    Além de todos os benefícios que o trabalho voluntário têm pra quem é recém-chegado aqui, as charity shops te concedem uma carta de referência quando você quiser procurar um emprego. O trabalho voluntário é muito bem visto pelas empresas, e como não temos histórico e referências aqui essa carta pode ajudar muito.

    Há muitos outros lugares onde você pode se voluntariar. Museus, castelos e faculdades também são locais interessantes para procurar uma vaga e conseguir colocar o inglês em prática. Recomendo a prática a todas que estão chegando em um país novo, sem conhecidos, é uma forma também de aumentar o círculo de amizades.

    Textos relacionados

    • Como levar seu pet para a Escócia
    • Como combinar lazer e frio
    • Adaptação escolar de uma mãe brasileira na Escócia
    Clique aqui para ler mais artigos da mesma autora
    escócia Trabalho Voluntario
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Débora Farias
    • Website
    • Instagram

    Debora é paulistana e empreendedora. Largou tudo para viver uma nova experiência em Glasgow, na Escócia, onde mora com o marido e a filha. Comunicativa e curiosa não consegue ficar parada, está sempre em busca de novas experiências e de coração aberto para conhecer gente nova. Tem um amor incondicional por viagens e atualmente estuda e faz voluntariado. Se dedica muito a aprender a língua e costumes do seu novo país.

    Related Posts

    Tempos difíceis para os sonhadores

    April 30, 2021

    Como a ACCESS ajuda quem se muda para a Holanda

    April 21, 2021

    O voluntariado na vida dos expatriados

    March 24, 2021

    1 Comment

    1. Izabella on July 22, 2020 12:37 am

      Oi Débora, adorei sua publicação e sua história! Me chamo Izabella e estou pesquisando como é a vida em Glasgow, pois pretendo ir morar lá no início do ano que vem. Gostaria muito de conversar mais com você sobre como foi sua experiência de voluntariado e de aprender a língua, pois meu objetivo inicial será aprimorar meu inglês e achei muito interessante a opção de fazer voluntariados assim. Tentei te procurar no Instagram mas não te encontrei, se quiser me mandar uma mensagem por lá, meu instagram é izazabot.

      parabéns pelos textos 🙂

      Reply

    Leave A Reply Cancel Reply

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    • Facebook
    • Instagram
    Curiosidades Pelo Mundo

    Novas gírias e expressōes faladas nos Estados Unidos

    By Alessandra FerreiraMarch 1, 20230

    Olá! Mais um ano se passou, agora o Covid-19 e a pandemia ficaram cada vez…

    Terremoto na Turquia

    February 10, 2023

    Natal em tempos de guerra

    December 21, 2022

    10 fatos mais chocantes ao mudar para Turquia

    October 25, 2022
    Categorias populares

    Green Card e Residência permanente após o casamento

    April 26, 2015

    Como morar legalmente na Espanha

    August 7, 2015

    Como estudar no Ensino Superior em Portugal

    August 14, 2014

    Como é morar em Santiago no Chile

    June 28, 2014

    Validação do diploma brasileiro nos EUA

    May 20, 2016

    Cinco razões para não morar na Dinamarca

    April 19, 2015

    É brasileiro e reside no exterior? A Receita Federal ainda lembra de você!

    February 9, 2017

    Passo-a-passo para fazer mestrado ou doutorado com tudo pago nos EUA

    March 2, 2016
    BrasileirasPeloMundo.com
    Facebook Instagram
    • Sobre o BPM
    • Autoras
    • Na Mídia
    • Anuncie
    • Contato
    • Aviso Legal
    • Política de privacidade
    • Links
    © 2012-2023 BrasileirasPeloMundo.com

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.