BrasileirasPeloMundo.com
Holanda Trabalho Voluntário Pelo Mundo

Como a ACCESS ajuda quem se muda para a Holanda

Como a ACCESS ajuda quem se muda para a Holanda.

Chegar de mudança em um novo país é sempre um desafio assustador. Além de todos os documentos, vistos e burocracias existe uma infinidade de dúvidas e medos sobre os mais diversos assuntos, que vão desde regras e costumes culturais até compras, impostos, coleta de lixo, transporte, etc.

Para mim, mesmo depois de tantas mudanças e tanta experiência em diversos países, chegar aos Países Baixos não foi simples.  Aliás, acho que foi o país que me gerou mais questões e que apresentou mais diferenças em todos os processos.

O primeiro desafio seria a língua, que é realmente impossível de entender, mas a verdade é que esse é o menor dos problemas. Todo mundo fala inglês e ninguém se incomoda em mudar para esse idioma imediatamente.

Leia mais em: O que considerar antes de mudar para a Holanda

Mas o resto, é tudo muito diferente e conhecer e se adaptar ao sistema de ensino, o sistema de saúde, os transportes, os impostos e taxas é bem complicado.

A Holanda é o país das regras e quebrá-las pode implicar em multas bem altas. E além de regras, também há impostos para tudo, até para ter um cachorro você tem que pagar taxas.

Diante disso, a melhor coisa a fazer é estar muito bem informada. É um país famoso por suas liberdades, mas há também muitos deveres e se você vai morar aqui tem que conhecer (e cumprir) todos eles.

Como a ACCESS ajuda quem se muda para a Holanda

O país concentra muitos órgãos internacionais e várias universidades renomadas, atraindo uma quantidade enorme de profissionais e estudantes estrangeiros. A ACCESS surgiu em 1986 por iniciativa dessa comunidade, que obviamente precisava de apoio e informações úteis e imprescindíveis para enfrentar os desafios da vida no país.

É uma organização sem fins lucrativos, com 150 voluntários de mais de 42 países que atendem às necessidades da comunidade internacional, em inglês, e podem te ajudar sobre qualquer assunto, qualquer mesmo!

Através do serviço de informação e apoio do helpdesk e dos centros de atendimento nas cidades de Haia, Utrecht, Amsterdã e Leiden você poderá esclarecer por e-mail, telefone ou ao vivo, qualquer dúvida e receber ajuda sobre questões super simples como contratar uma companhia de eletricidade, encontrar escola, plano de saúde ou o huisarts (clínico geral – médico de família) até coisas mais complexas como vistos e documentações, declaração de renda, disputas legais, processos trabalhistas, ações de despejo, etc.

 

Além desse suporte para expatriados, imigrantes, estudantes e refugiados a ACCESS tem publicações mensais, participa de eventos e feiras e ainda oferece estes outros serviços que eu considero maravilhosos:

Aconselhamento e Treinamento Profissional: profissionais de diversos ramos, oferecendo apoio e cursos para o crescimento pessoal, desenvolvimento profissional ou novas carreiras, adaptação cultural e etc.

Rede de Serviços de Aconselhamento ACCESS: formada por psicólogos, especialistas em saúde mental e assistentes sociais que oferecem inclusive um plantão de apoio para atendimentos emergenciais.

Cursos de Pré-Natal e Preparação para o Parto: Acho que esse é o serviço mais popular da ACCESS (e, apesar de eu não estar mais nessa fase, acho essencial) Claro, em um país onde os bebês nascem em casa, as mulheres estrangeiras precisam de muito apoio e treinamento! Os cursos não são gratuitos, mas são muito completos e podem ser semanais ou intensivos.

Eu usei os serviços da Access várias vezes, mas confesso que o que mudou minha vida foi ter me tornado voluntária. Nesses anos, mudando de país em país, fui voluntária em vários projetos diferentes, mas aqui, além da sensação única de poder ajudar os outros, pude conviver com pessoas na mesma situação que eu, fiz amigos muito especiais e me senti pronta para voltar ao mercado de trabalho mesmo depois de 10 anos parada.

A ACCESS tem uma estrutura muito profissional, como qualquer empresa grande, desde o processo de seleção, até os treinamentos e ferramentas de trabalho e oferece oportunidades de atuação em todos os departamentos.

Além de poder pôr em pratica nossas habilidades, transitar por novas áreas nos dá a chance de desenvolver novas competências e descobrir novos caminhos.

Leia também: Mudando do México para a Holanda

Se você está de mudança para a Holanda já pode começar a contar com a ajuda da ACCESS! Clique aqui pois têm muitas informações que podem facilitar bastante sua chegada.

Além das dicas para as providências e formalidades das primeiras semanas, o site é super completo e responde dúvidas de todos os tipos: mudança, carreira, saúde, educação, moradia, a vida na Holanda, etc.

No site você também encontra o telefone e o e-mail do helpdesk, os endereços dos expat centres (centros de atendimento) e, caso você tenha interesse, os detalhes para o próximo processo de seleção de voluntários. Eu recomendo!

Quer saber mais sobre o BPM? Siga-nos também no Instagram e no Facebook.

Related posts

Peculiaridades de Nijmegen na Holanda

Paula Dalcin Martins

Doutorado na Holanda ou Estados Unidos?

Paula Dalcin Martins

A verdade sobre as drogas na Holanda

Fernanda Campestrini

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação