Vantagens e Desvantagens de morar em Quebec.
O tema imigração para o Canadá está em alta nos últimos tempos. Entre blogs e grupos de redes sociais é ainda mais comum encontrar pessoas debatendo e comentando especificamente sobre o processo de imigração de Trabalhador Qualificado para o Quebec – mais conhecido como Skilled Worker Program.
Mas será que a província francófona do leste do Canadá está com essa bola toda ou é tudo conversa fiada? Vou deixar cada um tirar suas próprias conclusões embasado em alguns tópicos cruciais que pretendo explicar ao longo deste artigo. Entenda mais sobre as vantagens e desvantagens de se morar em Montreal e no Quebec, o “terceiro mundo do primeiro mundo” no Canadá, como alguns dizem por aí.
1. Custo de vida – neste quesito o Quebec chega no fim da lista, com um custo de vida considerado baixo. Como o quadro do site Expatistan mostra, pode-se perceber que cidades como Toronto e Calgary bem como outras cidades ocupam as primeiras posições. A cidade mais cara para viver seria Toronto. Cidade do Quebec aparece lá no final da lista, surpreendendo com seu custo de vida baixíssimo. Para compreender melhor o quadro abaixo, considere o index 100 como base. Quanto mais longe de 100, mais alto é o custo de vida.
Apesar do baixo custo de vida, a província de língua francesa possui os impostos mais altos de todo o Canadá. Segundo o Revenu Québec o menor imposto sobre salário é de 16%, enquanto outras províncias aplicam taxas entre 4 e 11%. Então, para quem não quer pagar imposto alto, esta pode ser uma desvantagem.
2. Clima – Uma questão polêmica…há quem diga não ser capaz de viver em locais gélidos como o Quebec. Lá do outro lado do Canadá, temos a atraente província da Columbia Britânica, de maior cidade Vancouver, como protagonista de melhor clima mesmo com suas constantes chuvas. Em Toronto o frio também existe, porém mais ameno, recebendo menos quantidade de neve e frio. Apesar do frio de doer que passamos durante o inverno, no Quebec tem amor. Sabe aquela história de quem ama São Paulo e diz que mesmo naquela loucura a cidade tem amor? Pois é… Eu acato o frio do Quebec e de Montreal como preço por todas as outras vantagens de se morar aqui. Não dá para dizer que é fácil… Entre os meses de dezembro e fevereiro a província conta com apenas 21 dias de temperatura acima de zero grau, segundo o Current Results.
Mas, passado o inverno, posso afirmar que o cantinho francês nos surpreende com muitas novidades durante as demais estações – reservando peculiaridades para a primavera em alguns locais. Sobre este assunto eu falei a fundo no post de Maio, veja aqui.
3. Sistema de saúde – Falar em saúde gratuita fornecida pelo governo faz alguns franzirem a testa e outros terem a ideia de que é o paraíso. Nem tanto lá, nem cá. O sistema de saúde gratuito tem seus problemas assim como o sistema privado oferece custos mais altos. Particularmente, minhas experiências com hospitais em Montreal não foram as melhores. Mas aprendi a entender o sistema e, apesar de seus defeitos, acredito que por ser um serviço relativamente sem custo – pois todos pagamos impostos (altos!) para poder ter acesso ao mesmo – ele cumpre bem o seu papel dentro de alguns parâmetros. Os casos mais emergenciais são tratados com prioridade e rapidez.
Mas, no caso de um membro fraturado ou uma infecção qualquer pode-se ficar na sala de espera por longas 6, 9 e até 12 horas antes de ser atendido por um médico. Os defeitos de um sistema gratuito são diferentes e atingem a todos, o que é mais justo se olharmos a situação de uma perspectiva de bem-comum da sociedade.
Quebec possui performance mediana se comparado a outras províncias, tendo a qualidade da saúde não tão bem colocada quanto a Columbia Britânica, mas ainda assim marcando mais pontos do que os piores ranqueados, como Manitoba e Nova Scotia. Os dados acima são do Conference Board of Canada e as notas vão de A+ a D, com os melhores ranqueados tendo notas A+, A e B.
4. Riqueza cultural – Por ser a única província onde o francês é idioma oficial, Quebec oferece uma diversidade imensa em relação à cultura. Expressões artísticas são extremamente incentivadas, tanto pelo governo como por organizações independentes.
Seja em forma de música, teatro, cinema ou trabalhos manuais, aqui é sem dúvida o lugar mais culturalmente diversificado que já conheci. Este ambiente de mistura e liberdade contribui para uma maior vontade em se expressar e também abre a mente das pessoas para novas ideias e possibilidades. Acredito, ainda, que o fato de o verão ser curto (lá vem o inverno influenciar até mesmo a cultura deste país) faz com que tudo seja mais intenso e as atividades culturais tenham poucas semanas para se manifestar em locais abertos, como parques e praças. A música é um ponto forte em Montreal e conta com uma atenção toda especial do público local, especialmente nas estações mais quentes.
Durante o verão temos dois grandes festivais de música ao ar livre – bem como em salas fechadas – com a maioria dos artistas apresentando-se gratuitamente. São eles o Francofolies, evento que revela novos artistas da cena francófona e prestigia outros cantores e bandas locais e o Festival de Jazz de Montreal, que entre atrações menos conhecidas traz também artistas renomados a um palco central, visando atingir um público extremamente variado, tanto local quanto vindo de outras cidades e países.
No próximo mês retorno com a continuação deste texto para falar mais das vantagens e desvantagens de Montreal e Quebec, tratarei de temas como moradia, bilinguismo, liberdade de expressão e família com crianças.
Não perca!
2 Comments
Olá tudo bem, adorei seu blog, eu gostaria de saber se uma pessoa que é formada em pedagogia e música e da aulas em ensino infantil, consegue trabalho nessa área ai. Porque vejo que em Quebec eles tem muita vaga na área de saúde e engenharia, ou poderia me informar quais províncias tenho mais chances de ser professora, o que é exigido o que preciso fazer.
Aguardo um contato,
Muito Obrigada.
Oi Ellen se informe no site Cebrusa.com.br que eles lhe informamos tudo oq você precisa saber legalmente é rápido 😉