BrasileirasPeloMundo.com
Canadá

Vantagens e Desvantagens de morar em Quebec

Vantagens e Desvantagens de morar em Quebec.

O tema imigração para o Canadá está em alta nos últimos tempos. Entre blogs e grupos de redes sociais é ainda mais comum encontrar pessoas debatendo e comentando especificamente sobre o processo de imigração de Trabalhador Qualificado para o Quebec – mais conhecido como Skilled Worker Program.

Mas será que a província francófona do leste do Canadá está com essa bola toda ou é tudo conversa fiada? Vou deixar cada um tirar suas próprias conclusões embasado em alguns tópicos cruciais que pretendo explicar ao longo deste artigo. Entenda mais sobre as vantagens e desvantagens de se morar em Montreal e no Quebec, o “terceiro mundo do primeiro mundo” no Canadá, como alguns dizem por aí.

1. Custo de vida – neste quesito o Quebec chega no fim da lista, com um custo de vida considerado baixo. Como o quadro do site Expatistan mostra, pode-se perceber que cidades como Toronto e Calgary bem como outras cidades ocupam as primeiras posições. A cidade mais cara para viver seria Toronto. Cidade do Quebec aparece lá no final da lista, surpreendendo com seu custo de vida baixíssimo. Para compreender melhor o quadro abaixo, considere o index 100 como base. Quanto mais longe de 100, mais alto é o custo de vida.

Apesar do baixo custo de vida, a província de língua francesa possui os impostos mais altos de todo o Canadá. Segundo o Revenu Québec o menor imposto sobre salário é de 16%, enquanto outras províncias aplicam taxas entre 4 e 11%. Então, para quem não quer pagar imposto alto, esta pode ser uma desvantagem.

de7d6e25-e456-45d4-b453-cd8a786aea30

 

2. Clima – Uma questão polêmica…há quem diga não ser capaz de viver em locais gélidos como o Quebec. Lá do outro lado do Canadá, temos a atraente província da Columbia Britânica, de maior cidade Vancouver, como protagonista de melhor clima mesmo com suas constantes chuvas. Em Toronto o frio também existe, porém mais ameno, recebendo menos quantidade de neve e frio. Apesar do frio de doer que passamos durante o inverno, no Quebec tem amor. Sabe aquela história de quem ama São Paulo e diz que mesmo naquela loucura a cidade tem amor? Pois é… Eu acato o frio do Quebec e de Montreal como preço por todas as outras vantagens de se morar aqui. Não dá para dizer que é fácil… Entre os meses de dezembro e fevereiro a província conta com apenas 21 dias de temperatura acima de zero grau, segundo o Current Results.

Mas, passado o inverno, posso afirmar que o cantinho francês nos surpreende com muitas novidades durante as demais estações – reservando peculiaridades para a primavera em alguns locais. Sobre este assunto eu falei a fundo no post de Maio, veja aqui.

2

3. Sistema de saúde – Falar em saúde gratuita fornecida pelo governo faz alguns franzirem a testa e outros terem a ideia de que é o paraíso. Nem tanto lá, nem cá. O sistema de saúde gratuito tem seus problemas assim como o sistema privado oferece custos mais altos. Particularmente, minhas experiências com hospitais em Montreal não foram as melhores. Mas aprendi a entender o sistema e, apesar de seus defeitos, acredito que por ser um serviço relativamente sem custo – pois todos pagamos impostos (altos!) para poder ter acesso ao mesmo – ele cumpre bem o seu papel dentro de alguns parâmetros. Os casos mais emergenciais são tratados com prioridade e rapidez.

Mas, no caso de um membro fraturado ou uma infecção qualquer pode-se ficar na sala de espera por longas 6, 9 e até 12 horas antes de ser atendido por um médico. Os defeitos de um sistema gratuito são diferentes e atingem a todos, o que é mais justo se olharmos a situação de uma perspectiva de bem-comum da sociedade.

4788ee92-1749-4ea6-9979-3bd05e182ac2

 

Quebec possui performance mediana se comparado a outras províncias, tendo a qualidade da saúde não tão bem colocada quanto a Columbia Britânica, mas ainda assim marcando mais pontos do que os piores ranqueados, como Manitoba e Nova Scotia. Os dados acima são do Conference Board of Canada e as notas vão de A+ a D, com os melhores ranqueados tendo notas A+, A e B.

4. Riqueza cultural – Por ser a única província onde o francês é idioma oficial, Quebec oferece uma diversidade imensa em relação à cultura. Expressões artísticas são extremamente incentivadas, tanto pelo governo como por organizações independentes.

Seja em forma de música, teatro, cinema ou trabalhos manuais, aqui é sem dúvida o lugar mais culturalmente diversificado que já conheci. Este ambiente de mistura e liberdade contribui para uma maior vontade em se expressar e também abre a mente das pessoas para novas ideias e possibilidades. Acredito, ainda, que o fato de o verão ser curto (lá vem o inverno influenciar até mesmo a cultura deste país) faz com que tudo seja mais intenso e as atividades culturais tenham poucas semanas para se manifestar em locais abertos, como parques e praças. A música é um ponto forte em Montreal e conta com uma atenção toda especial do público local, especialmente nas estações mais quentes.

Durante o verão temos dois grandes festivais de música ao ar livre – bem como em salas fechadas – com a maioria dos artistas apresentando-se gratuitamente. São eles o Francofolies, evento que revela novos artistas da cena francófona e prestigia outros cantores e bandas locais e o Festival de Jazz de Montreal, que entre atrações menos conhecidas traz também artistas renomados a um palco central, visando atingir um público extremamente variado, tanto local quanto vindo de outras cidades e países.

 

No próximo mês retorno com a continuação deste texto para falar mais das vantagens e desvantagens de Montreal e Quebec, tratarei de temas como moradia, bilinguismo, liberdade de expressão e família com crianças.

Não perca!

Related posts

Dicas para ter cachorro no Canadá

Elisa Rabello

Roteiro para conhecer Vancouver em 72 horas

Carla Ortiz

Hábitos canadenses que adquiri quando vim morar no país

Priscila Carda

2 comentários

Ellen Dezembro 3, 2016 at 11:21 pm

Olá tudo bem, adorei seu blog, eu gostaria de saber se uma pessoa que é formada em pedagogia e música e da aulas em ensino infantil, consegue trabalho nessa área ai. Porque vejo que em Quebec eles tem muita vaga na área de saúde e engenharia, ou poderia me informar quais províncias tenho mais chances de ser professora, o que é exigido o que preciso fazer.
Aguardo um contato,
Muito Obrigada.

Resposta
Andrea Julho 14, 2017 at 3:59 am

Oi Ellen se informe no site Cebrusa.com.br que eles lhe informamos tudo oq você precisa saber legalmente é rápido 😉

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação