EUA – Houston e suas regiões: onde morar?

16
2025
Advertisement

Você descobre que seu próximo destino é Houston; ou, talvez, esteja pensando em mudar de ares e escolheu essa cidade texana. Mas, então, onde morar?

h5
Houston. Foto: arquivo pessoal

Conhecendo um pouco de Houston: a cidade tem em torno de 2,41 milhões de habitantes e uma área de 1.558 quilômetros quadrados.

Houston é referência em indústrias de energia, manufatura, saúde, aeronáutica e transportes. Para se ter uma ideia da dimensão, a cidade só perde para Nova Iorque no número de sede das 500 maiores empresas do mundo listadas pela revista Fortune. É a cidade mais populosa do Estado do Texas e a quarta cidade americana em população.

Com esses dados já se conclui que a cidade é grande. E então, onde fixar residência? E o trânsito?

O trânsito é intenso, mas há vias pedagiadas onde o fluxo é menor e as HOV (High Occupancy Vehicle) são vias gratuitas; porém, para utilizá-las, é necessário ter 2 ou mais ocupantes no carro.

Duas questões devem ser levadas em consideração na hora de escolher onde morar: local de trabalho e escola para quem tem filhos. Obviamente cada família tem a sua prioridade e lista de preferências.

Se decidiu que a escola será pública é bem provável que more um pouco mais distante do seu trabalho (a não ser que você seja muito sortudo e sua empresa seja nos subúrbios) porque as melhores regiões dessas escolas são nas áreas mais afastadas.

Entendendo um pouco Houston e suas principais regiões.

H2
Entrada do centro da cidade. Foto: arquivo pessoal

Assim que chegar aqui, a primeira coisa que irá ouvir é: você quer morar dentro do loop ou fora? Isto porque Houston é cercada por cinturões e os principais são Beltway 8 e Intersate 610.

Dentro do loop refere-se a tudo dentro da I-610. 

mapa
Mapa das regiões de Houston. Foto: arquivo pessoal

Inner loop: com exceção de algumas áreas como River Oaks, West University, e Bellaire as casas não são tão grandes. Existem mais townhouses, apartamentos e  apart-hotéis. Dificilmente você encontrará condomínios fechados. Nesses bairros citados as escolas públicas são boas, mas o metro quadrado é alto. Se você optar por uma escola particular, estará muito bem localizado, com acesso fácil a várias áreas da cidade.

Há regiões bem perto do loop, porém não dentro dele; mas são igualmente charmosas e de fácil acesso. A região do Memorial  é um exemplo disso.

Saindo do loop há muitas áreas procuradas por estrangeiros e americanos: Katy, The Woodlands, Pearland, Sugarland e Energy Corridor são alguns exemplos. 

H1
Entrada de Katy. Foto: arquivo pessoal

Katy  fica a oeste de Houston e talvez esta seja a área mais amada por brasileiros. Muitos condomínios, várias escolas públicas excelentes, ótimo comércio, atividade extra-classe para as crianças. O acesso até as grandes vias é fácil. As casas são bem amplas. Na sua maioria com jardins, piscina e campos de golfe na área comum. O preço do metro quadrado é bem razoável.

The Woodlands  fica ao norte de Houston. É uma das primeiras comunidades planejadas nos Estados Unidos; extremamente arborizada, casas confortáveis e muita área verde. Escolas públicas de altíssimo padrão, com várias premiações. Diversas empresas mudaram a sua sede para o local, o que fez nos últimos anos crescer a procura por casas na região. Porém, se você for trabalhar em áreas localizadas ao centro da cidade, precisa se preparar para enfrentar o trânsito intenso e pelo menos uns 90/100 quilômetros rodados por dia.

Energy Corridor  e adjacências fica a oeste de Houston, fora do Beltway 8  e abriga várias empresas de energia e muitos expatriados. Vários condomínios fechados de casas, muitos apartamentos e boas escolas públicas.

Sugarland  fica a sudoeste de Houston. Não é uma área muito procurada por quem não trabalha na região – o que surpreende -, pois é uma comunidade muito organizada, vários condomínios, ótima estrutura para a família, boa localização e escolas excelentes. Algumas empresas de petróleo têm a sua sede na região, bem como algumas do mercado financeiro. É também uma ótima alternativa para quem trabalha no centro ou  no Medical Center.

Pearland fica ao sul de Houston. É uma área bem procurada por quem trabalha no Centro Médico de Houston (Texas Medical Center), NASA ou até mesmo no centro da cidade. De todos os subúrbios de Houston, essa área talvez seja a que mantenha o clima mais “rural”, apesar do grande crescimento nos últimos 5 anos. As escolas públicas também são boas na região.

Para você ter uma ideia de preços e como está o mercado imobiliário, vale a pena consultar a página do HAR (Houston Association of Realtors). Praticamente todas as casas no mercado encontram-se nesse site.

Uma curiosidade: aqui você escolhe o seu corretor  de imóvel e ele está apto a mostrar todas as casas, apartamentos listados na cidade e não apenas aqueles registrados na própria administradora. Quem paga a comissão ao corretor é quem coloca a casa no mercado.

Essa é minha segunda temporada em Houston. Meu conselho para as pessoas que chegam nessa cidade é, antes de decidir onde morar definitivamente, sinta a cidade. O melhor cenário seria alugar no primeiro ano, mesmo que a compra possa ser tentadora. Digo isso por experiência própria. Em minha primeira temporada em Houston, mudei-me uma vez, pois no primeiro lugar que moramos eu não gostei muito, mas como era alugado, foi bem fácil. Vi que tinham regiões que eu apreciava mais, bem próximas do meu trabalho e do meu marido, melhor comércio, etc.

Outra questão a ser analisada: você gostaria de morar em condomínio fechado ou não? Os condomínios, ou  gated community como são conhecidos aqui, estão em maior concentração em algumas regiões.

E então, já se sente mais preparada para começar a vida na cidade?

Independente da região, tenho certeza de que você se sentirá abraçada pela cidade, que sabe, como ninguém, receber estrangeiros. Não se esqueça: Don’t mess with Texas! (Não mexa com o Texas!)

See you soon!!!

16 Comentários

  1. Bom resumo mas algumas partes nao estao exatamente corretas, opiniao de alguem que mora inside the loop ha muitos anos.
    Inner loop tem muito mais lugares com casa e jardins grandes, nao so RO e WestU: Heights, Bellaire dentro do loop, Rice Village, Southhampton, braesswood e por ai vai. Nao e so apartamento e townhome e casa pequena.
    Sugarland, muito mais desenvolvido do que Katy, infraestrutura melhor, menos suburbio so com restaurante de cadeia. E os americanos e outros estrangeiros moram la e trabalham no centro, brasileiro eh que nao vai… Sempre trabalhei com varias pessoas que moram la. Mas os brasileiros chegam e so houvem falar de Katy.

    Condominio fechado tambem nao eh comum em lugar nenhum dos EUA, aqui as pessoas nao vivem trancadas em fortalezas, com medo de bandido como no Brasil. Dificil para os brasileiros recem chegados entenderem, eh uma pena….

    • Adriana, obrigada pela comentário e por acompanhar o BPM.
      Infelizmente no texto não dá para detalhar cada pedacinho do bairro, foi uma visão geral. Porém outras leituras dos bairros são sempre bem vindas.
      Em relação a condomínio eu discordo um pouco. Eu moro em condomínio fechado e praticamente todos os meus amigos também e não são brasileiros. Há condomínios com lista de espera pelas casas !!!!Não acredito que as pessoas procurem o condomínio fechado por medo de bandidos, mas pelo que o condomínio oferece além da segurança extra. Continue nos acompanhando.

        • Anderson,
          A região do River Oaks e excelente.Porem e importante ter em mente em qual região da cidade voce ira trabalhar. Como citei no texto, Houston tem um transito bem intenso. Se voce tem filhos precisa também avaliar a questão da escola, se ira optar por escola publica ou privada.Se precisar de outras informações e so nos escrever. Obrigada por acompanhar o BPM.

  2. Sou brasileira, casada com brasileiro naturalizado americano. Morei aqui em 2012 por um ano e retornei em novembro par fixar moradia. Estou tranquila e feliz com tudo que o pais e a cidade de Houston nos oferece.

  3. Muito boa informação para quem está chegando. Bom trabalho.
    Só queria acrescentar que já que você mencionou as redondezas de Houston a população geral incluindo essas áreas, ( The Greater Houston) é de mais de 6 milhões de habitantes.
    Um abraço

  4. oi Renata, não conheço absolutamente nada aí, mas estou pesquisando muuuito, pois pretendo ir para ficar uns 3 ou 4 meses estudando e com certeza será no Texas, muito embora ainda não saiba em que cidade… mas sobre Houston, gostaria de te perguntar, se tiver a informação, sobre estúdio ou outra opção de moradia pequena pra alugar, porque eu vou sózinha e vou ficar pouco tempo, qual região eu encontro moradia assim e será que varia muito o valor de região pra região? bjsssss!! ♥

    • Olá Rita,
      Obrigada por acompanhar o blog.
      Existem várias opções de estúdio sim em Houston, em quase todas as regiões. Quanto mais para o centro mais caro, na direção dos subúrbios esses valores vão diminuindo. Como a cidade é bem grande e o transporte público não tem uma malha muito grande é preferível morar na região onde você fará o seu curso. Quando você tiver mais detalhes do local, me avise que eu posso te ajudar melhor. Em breve sairá um post com o custo de vida aqui. Não deixe de ler, pode ser uma grande ajuda para a preparação da sua viagem. Abraços

  5. Oi Renata! Eu e minha esposa estamos indo para Houston ficar até o final do ano. Faremsis curso de inglês no LCI. Queremos um lugar pra alugar e morar relativamente perto do curso, que seja minimamente confortável, seja cada ou apartamento. Pode nos dar uma dica?

  6. OLA BOA TARDE
    SOU BRASILEIRO,CASADO COM UMA COLOMBIANA,ELE TEM 2 IRMÃOS QUE MORAM EM HOUSTON.TENHO UMA PERGUNTA,COMO PODERÍAMOS FAZER PARA MUDARMOS NUM FUTURO PRÓXIMO? QUE TIPO DE TRABALHO PODERÍAMOS CONSEGUIR QUEM QUE ÁREA DA CIDADE?

    • Cristiano,
      essa pergunta é muito difícil de responder. Aconselho você a fazer uma boa busca aqui no blog, pois sempre falamos da mudança como se preparar , o que esperar… Posso dizer que na atual conjuntura imigrar para os EUA não é uma tarefa fácil. Se você ou sua esposa tem irmãos morando aqui legalmente, dê uma olhada no meu texto sobre Green card
      Obrigada por acompanhar o blog e boa sorte.

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui