Futebol Alemão: indo ao Estádio

0
174
Muralha Amarela no estádio Signal Iduna Park em Dortmund. (Foto: Andreas Finke)
Advertisement

A Alemanha sempre foi uma seleção forte no futebol, o esporte é o número um no país (em segundo fica o boxe). Os alemães são apaixonados pelo futebol, comprovado pelo número de espectadores nos estádios durante as partidas da Bundesliga (Campeonato Alemão) e DFB Pokal (Copa da Alemanha). Todos conhecem os maiores clubes alemães, mas você sabia que existem por volta de 27.000? É realmente para pensar se a Alemanha não é o verdadeiro país do futebol.

Quando cheguei aqui, comecei a acompanhar os jogos e me interessei em conhecer os times da região onde moro. Meu marido é torcedor do Borussia Dortmund (também fotógrafo do clube) e me levou ao museu do time, estádio e às lojas dos produtos de merchandise e camisas. Não demorou muito para eu me tornar uma grande fã também. Cheguei aqui em 2011, no auge do time, ainda sob comando de Jürgen Klopp. Fomos em diversos jogos, já até perdi a conta. Decidimos nos tornar sócios do clube e entrar na lista de espera para os ingressos da temporada. Essa espera já dura seis anos.

Normalmente os clubes oferecem o serviço pago de visita guiada em inglês e alemão nos estádios. Mas se houver interesse em assistir ao jogo presente, é necessário ter muita paciência. Justamente porque os alemães são grandes fãs de futebol e de seus clubes de preferência, a venda de ingressos é bastante acirrada. O preço pode variar entres os clubes e a localidade no estádio. Os lugares em pé são os mais baratos. A Muralha Amarela do Borussia Dortmund (BVB), por exemplo, fica em pé. Na temporada 2016/2017, os ingressos para ficar em pé variaram de 10 euros (no Bayern 04 Leverkusen) a 21 euros (no Hamburger SV). O preço do BVB foi de 16,70 euros e do Bayern München foi de 15 euros. Para os lugares sentados, também há uma variação se é próximo ao campo e etc. O mais barato custou 18,70 euros (FC Ingolstadt) e o mais caro foi 70 euros (Bayern München). Por isso, podemos dizer que para assistir sentado a um jogo da Bundesliga nesta última temporada, foi necessário desembolsar pelo menos 18,70 euros.

O que complica é o processo de venda. Devido à alta demanda de ingressos, muitos clubes como o Borussia Dortmund liberam a pré-venda para os sócios por telefone. No caso deste clube, a fim de exemplificar, para jogos nacionais é possível para o sócio comprar até 4 ingressos, para jogos internacionais apenas 2. A data da pré-venda é informada com alguma antecedência. É bom colocar algum lembrete, porque não demora trinta minutos e eles já se esgotam. Parece mentira, mas quando ligamos para a central automatizada, temos que dar sorte de passarmos na linha (não dar ocupado) e haver ainda ingressos disponíveis. Isso acontece com absolutamente todos os jogos, não apenas clássicos. Quando meu marido e eu decidimos assistir a algum jogo como da Champions League ou da própria Bundesliga, nós chegamos a usar três aparelhos de telefone para ligar ao mesmo tempo, até que um consiga ser atendido pela central. Por vezes não conseguimos, mas podemos dar sorte e conseguir de primeira, como foi o caso do jogo da Champions League 2014/2015 do BVB contra o Arsenal.

É uma dificuldade para quem não é sócio porque nem chega a adquirir um ingresso. Justamente por este motivo, o número de sócios nos clubes aumentou ainda mais recentemente. Quem não é sócio dependerá praticamente dos ingressos oferecidos em sites de revenda como o E-bay, mas deve estar pronto para pagar no mínimo o dobro do valor. Há muita discussão ainda sobre este “mercado negro”, que na verdade é proibido. Para se tornar sócio do BVB ou Bayern München, por exemplo, a anuidade é de aproximadamente 60 euros.

Fãs do Borussia Dortmund comemorando o gol. (Foto: Andreas Finke)

Em dia de jogo no estádio

Quando for ao estádio para assistir a um jogo, não deixe de calcular o tempo no trânsito. O ideal é chegar de duas a uma hora e meia antes da partida começar, principalmente se o torcedor for de carro. Os estádios normalmente têm estacionamentos próximos, cobrando um preço para o dia. Mas como muitos irão de carro, é importante chegar cedo para encontrar vaga.

Verifique o ingresso para saber em que tribuna (arquibancada) você estará. A entrada no estádio é normalmente separada por tribunas. Se seu lugar for na tribuna norte, se dirija ao portão correspondente.

Por causa de ameaças de atentados terroristas atualmente, os clubes contrataram voluntários para verificar as bolsas e mochilas (em alguns estádios são proibidas) dos torcedores, bem como para revista pessoal (pode acontecer). Normalmente uma voluntária revista as mulheres e um voluntário, os homens. Não é permitido entrar com armas, fogos de artifício, bebidas e garrafas ou embalagens que podem ser atiradas.

No interior, há alguns pontos de venda de comida e bebida. Em jogos da Champions League, as alcoólicas são proibidas, mas ainda é possível comprar cerveja sem álcool. Em alguns estádios, o torcedor tem que comprar um cartão/chip para colocar crédito e ser utilizado nas compras de bebidas e comidas. Além de ser mais rápido de fazer o pagamento passando o cartão, enquanto muitos ainda estão na fila, é mais higiênico, uma vez que o funcionário que recebe o pagamento será o mesmo a pegar o alimento.
Caso você tenha deixado o seu carro no estacionamento próximo ao estádio, pode ser que após o jogo seja necessário esperar a multidão se dispersar para então poder dirigir de volta.

No estádio, aproveite bastante o jogo, cante com a torcida e tenha esta ótima experiência de sentir o futebol na Alemanha!

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui