País de Gales – E, de estudar inglês

0
172
(foto: Capital School of English - Cardiff)
Advertisement

Esse mês volto ao nosso País de Gales de A – Z. Está se aproximando o verão europeu, época do ano quando as escolas de inglês por aqui “pipocam” de alunos vindos de todos os lugares do planeta. É hora de aproveitar as férias escolares, ou pedir aquelas férias vencidas no trabalho, e passar umas semanas estudando onde pode-se ter contato com a língua inglesa o tempo inteiro.

Para esse artigo, entrevistei a diretora de uma escola de Cardiff, Gill Gornall. Ela explica porque Cardiff é tão popular entre os estudantes estrangeiros, e dá dicas valiosas para quem pensa em estudar inglês no Reino Unido – Venham pra Cardiff!

Dani: Porque Cardiff é um destino tão popular para quem quer aprender inglês?

Gill: Cardiff é uma cidade cosmopolita e vibrante, mas ao mesmo tempo, pequena o suficiente para que você possa se sentir seguro e à vontade. Cardiff tem três universidades e oferece um ambiente ideal para estudantes. A capital do País de Gales também é rica culturalmente, e acolhe desde o antigo, como o Castelo de Cardiff, até o moderno, como Cardiff Bay, oferecendo aos visitantes uma experiência maravilhosa. A “Royal Welsh College of Music and Drama” (escola de música e teatro, parte da Universidade de Cardiff) é reconhecida no mundo inteiro, sediando o concurso anual “Singer of the World”, que reúne vinte dos melhores jovens cantores do mundo.

Cardiff também é famosa pelo esporte internacional, e tem algumas das melhores instalações desportivas no Reino Unido, sendo palco de rugby nacional e internacional, futebol, atletismo, assim como locais conhecidos mundialmente para o golf e o surf.

Para aqueles que adoram a beleza do campo, Cardiff é o ponto de partida para a Taff Trail,  (trilha), e é proxima a montanhas, como o parque nacional Brecon Beacons, e praias premiadas. E vale lembrar que, apesar de termos nossa própria língua (galês), Cardiff é uma cidade onde se fala inglês, e o País de Gales é famoso por algumas das mais famosas vozes da língua inglesa na história: Richard Burton, Anthony Hopkins e Martin Freeman, para citar alguns.

Em Cardiff você vai encontrar:

* Um povo acolhedor e amigável

* Moradia segura e acessível

* Excelentes facilidades e instalações para estudantes

* Um shopping center com lojas e restaurantes da moda

* Vida noturna agitada

* Uma herança cultural riquíssima

* excelentes cafés, lanchonetes, restaurantes, bares, pubs e boates

* Vários parques e áreas verdes abertas ao público

A Capital School fica no centro de Cardiff, a um quarteirão do Castelo e dos belos arredores do Parque Bute. A apenas 2 horas de trem de Londres, Cardiff tem excelentes links de transporte internacional, como o Aeroporto de Cardiff, e o Aeroporto de Bristol, a uma hora de carro, ônibus ou trem.. A rodovia M4 vai de London, passando por Bristol, até Cardiff, facilitando a viagem de carro ou ônibus.

Dani: O que Cardiff  (e o País de Gales, em geral) tem para oferecer a estudantes?

Gill: Cardiff e o País de Gales têm algo a oferecer para todo mundo. Para se ter um gostinho de Cardiff, assista o vídeo.

Dani:  Quais são as dicas da Capital School para quem está procurando por uma escola de inglês?

Gill:

       1) Escolha uma escola que é certificada pela “Accreditation UK” (British Council e English UK). Essas instituições inspecionam a escola e garantem que ela proveja qualidade em todas as áreas – ambiente educacional, gerenciamento, ensino, programas acadêmicos, acomodação, atividades de lazer, bem estar e segurança.

     2) Escolha uma cidade que seja adequada à sua personalidade.

     3) Lembre-se que cidades tradicionais como Londres, Oxford, Cambridge, Bournemouth, por exemplo, vão ter muitos brasileiros, e você estará aqui para falar inglês.

     4) Escolha ficar em casa de família (host Family), onde você vai conhecer e viver com britânicos. Você terá uma “casa fora de casa” e se sentirá mais integrado à comunidade.

    5) Escolha uma escola pequena ou média, onde os professores façam parte de uma equipe permanente e ensinem por vocação e amor ao que fazem.

   6) Escolha uma escola pequena ou média que vá te oferecer um ambiente amigável e acolhedor; um lugar onde você possa se sentir à vontade e seguro.

(fonte: Capital School of English – Cardiff)

Dani: Como os estudantes podem se preparar para ter o melhor aprendizado e experiência de morar no exterior?

Gill: Pratique inglês sempre que você puder. Leia livros, assista filmes e TV, ouça música em inglês. Quando estiver aqui, cerque-se de amigos que não falam português. Estabeleça um objetivo de aprendizado que seja realista. Uma boa escola te ajudará a chegar no nível que você almeja, só não espere alcançar o nível maior de proficiência em duas semanas! Traga sua motivação e entusiasmo. Tudo o que você precisa para ter sucesso é a motivação para fazer o melhor que puder, e então a escola te dará os outros ingredientes para o sucesso. Nao se sinta envergonhado. Aprender uma língua e usá-la não é fácil. As pessoas não são tão críticas como você pode pensar. Venha preparado(a). Leia as informações no website da escola, e no guia que a escola te enviar antes da sua vinda. Eles contêm informações sobre o clima, que roupas trazer, comida, viagem, transporte, seguro médico e outras coisas importantes.

Dani: Você tem um último conselho para quem está pensando em sair do Brasil para estudar?

Gill: Traga fotos da sua família e ítens pessoais que te lembram de casa. Os primeiros dias podem ser difíceis, e lembranças de casa vão te ajudar a superar. E, lembre-se, sempre que precisar, converse com alguém da escola. Eles estão ali para que você tenha a melhor experiência de sua vida.

 

Bom, já dizia minha mãe: “se conselho fosse bom, não se dava, vendia”. Já ouvimos os conselhos de uma galesa “da gema”. Suspeita pra falar? Não por isso. Veja só o que dizem alguns brazucas que passaram por aqui.

As perguntas foram: “O que você achou de estudar inglês em Cardiff?” e “Qual(is) conselho(s) você daria para alguém que quer vir estudar inglês aqui?”

A Caroline Pozzobon, de Uberlândia, MG,  veio estudar em Cardiff quando tinha apenas 16 anos, e ela diz: “como eu era muito nova , eu achei tudo mais maravilhoso do que já é! Meu inglês ficou super bom. Foi um experiência sensacional estudar inglês em Cardiff. A cidade tem muita coisa; com paciência a gente visita tudo e se habitua… Fique mais tempo! – é um ótimo conselho! hehe”

Já a Sheila Oliveira, de São Paulo, diz que “estudar em Cardiff foi uma experiência maravilhosa. Uma cidade com pessoas acolhedoras, e que não é ‘tumultuada’. Você faz tudo tranquilamente, sem trânsito, sem filas… Também amei a multiculturalidade, a possibilidade de estudar com pessoas de diferentes culturas! Meu conselho é: estude em uma escola menor, onde as pessoas de diferentes níveis e grupos interagem bem mais! Assim você terá a possibilidade também de fazer grandes amigos.”

A Maria Emília, também de Sao Paulo, estudou em Cardiff por três semanas em 2014. Ela diz: “Apesar de ser uma capital, Cardiff é relativamente pequena, por isso é uma cidade muito fácil de se locomover, e é possível fazer muitos passeios à pé. É muito organizada, limpa e muito agradável, com seu belo Castelo no coração da cidade, igrejas antigas, parques, jardins, mercados e pubs. O custo de estudar inglês em Cardiff é muito menor que em Londres, por exemplo. A estação de trem fica no centro da cidade, e há trens para diversas cidades do Reino Unido, o que facilita estudar e ao mesmo tempo fazer turismo. As pessoas em Cardiff são hospitaleiras e amigáveis. Na Capital School, além das aulas, a escola organiza encontros das diversas turmas nos pubs para praticarmos a conversação. Também organiza passeios próximos da cidade e piqueniques nos parques. Essa interação entre as turmas é muito bom para a troca de experiências e a prática do inglês. Viver esse tempo em Cardiff foi uma experiência maravilhosa, além de poder rever uma amiga muito querida, que me recebeu com todo carinho em sua casa, junto ao seu marido galês, possibilitando a oportunidade de conhecer como vivem os galeses e seus costumes.”

De acordo com a Talita (São Paulo) e o Flávio (Santos), estudar em Cardiff foi uma experiência inesquecível. Inicialmente estávamos apreensivos pois era um país desconhecido, mas criamos coragem e fomos. Eu e o meu namorado (hoje marido), fomos super bem acolhidos, desde a nossa host family até os professores, e as novas amizades que fizemos ao longo de 1 ano. Nosso conselho é: venha com o coração aberto para novas experiências e para o contato com tantas culturas diferentes da brasileira. Cardiff foi sensacional por não ter muitos brasileiros, e isso foi primordial para o nosso crescimento na língua! Um lugar encantador, seguro, paisagens lindas e o que mais me encantou foi eu ter que passar TODOS OS DIAS pelo centro da cidade e ver o maravilhoso castelo de Cardiff.

Para saber mais sobre a Capital School of English, clique nos links abaixo para assistir os vídeos.

Aulas de inglês no parque 
Conheça os alunos (depoimentos)

Compartilhe
Texto anteriorIndonésia – O templo de Borobudur
Próximo textoFrança – VEFA: Compra de imóvel na planta
Daniela é nascida e “crescida” em Uberlândia, MG, e já quis ser muitas coisas na vida: arqueóloga, médica legista, diplomata, advogada penal... Se formou professora de inglês. Viveu em Napoli, Itália, e depois de um ano por lá, “fincou raízes” no País de Gales, com o marido galês, em 2009. Se apaixonou pelo país “adotivo”, pelas oportunidades de aprendizado e pela recepção calorosa dos galeses. Em Cardiff, capital do país, fez mestrado em Inglês e Escrita Criativa. Hoje trabalha na Cardiff University e facilita oficinas em escrita criativa. Publicou seu primeiro livro, Loveandpizza.it, em 2016 e adora coisas simples: viajar, cachorros, praia, chocolate, ler (principalmente chick lit e crime), fotografia, castelos, história medieval, tudo sobre reis e rainhas e acredita que música espanta qualquer tristeza. Morre de saudade da família e dos amigos que deixou no Brasil, mas diz que só sai do País de Gales se for para morar na Itália, na beira do mar. Twitter: @WritingShedMag

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui