Portugal – Como estudar em Portugal – Ensino Superior

415
3780
Advertisement

No meu último post falei sobre o Sistema Educativo em Portugal, do básico ao secundário. Agora vou falar sobre a continuação dos estudos após o ensino secundário em Portugal.

Por aqui existem várias opções de formação. Temos os Cursos de Especialização Tecnológica (CET) que são um tipo de formação pós ensino secundário mas não superior. Esses cursos dão formação profissional e créditos para o prosseguimento de estudos de nível superior.

Os cursos superiores são ao nível de graduação/licenciatura (1º ciclo), mestrado integrado, mestrado (2º ciclo) e doutorado/doutoramento (3º ciclo) e praticamente todos os cursos já funcionam pelo sistema de créditos segundo as regras de Bolonha como acontece em vários países europeus e que a Bia já falou aqui.

Só para complementar, a Convenção de Bolonha é um tratado europeu que funciona com um sistema de créditos. Nesse sentido, o estudante tem que cumprir X créditos para ter o curso e pode fazer parte do seu curso em um país e parte em outro. Em Portugal, as licenciaturas podem ter de 180 a 240 créditos ECTS European Credit Transfer and Accumulation System, ou seja, é um sistema europeu de acumulação e transferência de créditos. Os cursos em que não é possível ser feito em 3 ou 4 anos, muitas vezes são chamados de “Mestrado Integrado” e devem ter entre 300 a 360 créditos ou seja, 5 a 6 anos de estudo. Estão incluídos os cursos de medicina, medicina dentária, medicina veterinária, farmácia, arquitetura.

Para entrar na Universidade existem várias formas de acesso. O “normal” entre os estudantes portugueses que terminam o ensino secundário em Portugal é através do “Concurso Nacional” ou seja, os estudantes realizam os “Exames Nacionais” e é a média das notas das provas realizadas que darão acesso ao curso/universidade pretendido.

Mas também existem outras formas de acesso como os “regimes especiais” (por exemplo, para portugueses em missão diplomática, oficiais das forças armadas, entre outras), os “concursos especiais” para maiores de 23 anos, para quem já tem um curso superior ou diploma de especialização tecnológica (CET), e ainda há a possibilidade de reingresso, mudança e transferência de curso e, recentemente, os concursos especiais para estudantes internacionais.

O ano letivo europeu começa em setembro e as universidades, principalmente as particulares, começam a fazer publicidade dos seus cursos a partir de maio. Os prazos de inscrição variam um pouco mas normalmente vão de junho a agosto. Os estudantes interessados devem sempre buscar a informação sobre datas e cursos diretamente na Universidade de escolha.

UAbPortugal sempre recebeu brasileiros nas suas universidades. No tempo em que o Brasil ainda era colônia de Portugal e não havia universidade no Brasil, muitos filhos da elite brasileira vinham para Coimbra para fazer seus cursos superiores, principalmente na faculdade de Direito. Nos últimos anos muitos estudantes brasileiros têm vindo para Portugal para fazer diversos níveis de formação superior, muitos através dos programas de bolsas de financiamento público de diversos níveis do governo brasileiro.

[ad_inarticle]

Uma outra possibilidade para que estrangeiros, inclusive brasileiros, possam estudar em Portugal foi a aprovação, muito recentemente, do estatuto do estudante internacional através do Decreto-Lei 36/2014 de março, do Ministério da Educação e Ciência. O “estudante estrangeiro” é todo aquele que não tem a nacionalidade portuguesa e esse estudante poderá entrar na universidade através de concurso especial de acesso. Algumas Universidades portuguesas já se adiantaram e disponibilizaram informação exclusiva para estudantes brasileiros como a Universidade de Coimbra e a Universidade da Beira Interior que fica na cidade da Covilhã e, inclusive, aceitam a nota do ENEM.

Uma informação importante é que nas universidades públicas portuguesas todos os estudantes pagam mensalidades ou anuidades que são chamadas de propinas. Sim, é isso mesmo! Os cursos superiores nas universidades públicas não são gratuitos como no Brasil. A Universidade de Coimbra divulgou o valor da anuidade de 7 mil euros (+ ou – R$ 21.000,00), valor que um estudante internacional deve desembolsar para custear o seu curso e a Universidade da Beira Interior, 5 mil euros (+ ou – R$ 15.000,00).

Mas agora vou falar de um ponto que me parece muito importante quando uma pessoa pensa em fazer um curso superior ou uma pós-graduação em outro país. Qual o seu objetivo quando pensa em fazer um curso superior fora do Brasil? E porque escolher um país europeu ou Portugal para fazer um curso? Isso tudo conta para o seu futuro e pode evitar gastos e dores de cabeça desnecessários.

Antes disso, lembre-se! Cada país tem o seu sistema de ensino que está intrinsecamente ligado à história e cultura deste mesmo país. Claro que há cursos mais técnicos e é bom ter um outro ponto de vista. Mas depois de terminado o curso, o diploma terá que ser reconhecido no seu país para ter validade. Em Portugal também já existem cursos que dão dupla titulação, ou seja, são válidos em Portugal e no Brasil devido aos acordos entre Universidades.

Mas ainda assim lembro aqui da dificuldade de reconhecimento das habilitações e das diversas disputas políticas e de classe na equivalência e reconhecimento dos dentistas brasileiros em Portugal no passado e mais recentemente, dos engenheiros e arquitetos portugueses no Brasil…

E para terminar, antes de começar um curso em outro país, pesquise bastante sobre os cursos, sobre as universidades, converse com pessoas que já estudaram fora e com quem já passou pela experiência. Pense nas possibilidades de reconhecimento do curso no seu país e no que você quer para o seu futuro.

Pensou em tudo? Acha que vale a pena? Só desejo boas escolhas e felicidades na caminhada!

415 Comentários

  1. Lyria, bom dia!
    Sou fisioterapeuta, amo o que faço e sonho seguir carreira acadêmica. Atualmente trabalho diretamente no atendimento de meus pacientes e como gestora em uma instituição. Já tive acesso à profissionais da Associação Portuguesa de Distrofia Muscular, entretanto, você saberia me informar como a fisioterapia é vista aí fora? E em Portugal, particularmente? Já sou especialista e gostaria muito de desenvolver o meu mestrado. Quem sabe em Portugal… O meu marido já tem a cidadania. Grande abraço, Muita sorte e obrigada por suas dicas. São de grande valia!

    • Olá Daniele,
      A fisioterapia em Portugal é um curso superior. Para exercer a sua profissão em Portugal terá primeiro que fazer o reconhecimento do seu diploma. Uma coisa é estudar, outra é trabalhar. Serão processos diferentes.
      Para se informar sobre mestrados tente entrar em contato com as faculdades dessa área procurando por “licenciatura em fisioterapia”. Com certeza poderão te informar melhor.
      Boa sorte!

  2. Olá,

    Estou com uma dúvida e se calhar podes me responder, não sei ao certo. Bem, sou brasileira, vivi em Portugal por 4 anos, mas tive que voltar para realizar o ENEM, visto que não consegui fazer o Exame Nacional Português. Eu pretendo iniciar a minha universidade em medicina dentária no Brasil, mas depois de 1 ano cursando queria fazer a transferência para a Universidade de Coimbra ou outra universidade portuguesa que tenha o curso de medicina dentária. Eu possuo o cartão do Estatuto de Igualdade de direitos que dá-me alguns direitos semelhantes aos portugueses. Posto isso, gostaria de saber duas coisas: 1º. Será que consigo realizar a transferência futuramente? 2º. E o cartão Estatuto de Igualdade de direitos irá somar neste caso?

    Desde já, agradeço!

    • Olá Jéssia,
      Quanto à sua dúvida, eu penso que poderá fazer a transferência mas, o melhor mesmo é entrar em contato com as Universidades e pedir informação mais detalhada. Só a Universidade poderá te dar informação correta de como deve proceder.
      Acredito que o cartão de Estatuto de Igualdade de Direitos poderá ajudar. Um estrangeiro com autorização de residência paga os mesmos valores de propinas que os cidadãos nacionais.
      Boa sorte!

  3. Lyria, tudo bom ? Sou jornalista no Brasil tenho meu diploma reconhecido pelo MEC. Posso fazer uma pós graduação em Portugal? Como faço para estudar legalmente assim que chegar? Preciso esperar seis meses de contrato de trabalho para poder estudar?

  4. Olá, podes ajudar-me? Sou brasileira, mas também tenho nacionalidade portuguesa. O valor da universidade pública é apenas para estrangeiros, certo? Para fazer a prova de acesso a universidade tem que prestá-la aí em Portugal? Por favor me ajude, preciso de uma resposta urgente!

    • Olá Bárbara,
      Há valores diferenciados das propinas dependendo do estatuto do estudante. Cidadãos nacionais, isto é, com nacionalidade portuguesa, pagam determinado valor e “estudantes internacionais” tem valor de propinas (anuidades ou mensalidades) diferenciados.
      As provas para acesso ao ensino superior são os “exames nacionais” e todos os estudantes que terminam o 12º ano fazem essa prova. É o valor da média desta prova que te dará acesso a determinado curso e/ou universidade. Mas também existem outras possibilidades de acesso (não sei qual o seu caso).
      Para saber mais sobre os exames nacionais veja estes links do Ministério da Educação
      http://www.dgeste.mec.pt/index.php/2014/02/exames-nacionais/
      http://www.examesnacionais.com.pt/calendario_exames_nacionais_2015.php
      Leia e, se tiver interesse e for o seu caso, entre diretamente em contato com uma escola secundária para se informar melhor.
      Boa sorte!

  5. Ola Lyria, tenho uma filha que quer cursar medicina em Portugal. Voce acha que com as notas do enem ela consegue ingressar em uma universidade em Portugal? Ela nunca visitou o Pais e nem tem nacionalidade portuguesa.

  6. Olá, Lyria! Sou estudante de Direito em uma universidade privada aqui no Brasil, você tem alguma informação a respeito das transferências? Vejo muitas pessoas falarem que estando matriculada em uma universidade aqui, fica mais fácil pedir a transferência para outra em Lisboa. Imagino que não seja tão simples, principalmente por causa da grade que deve ser bem diferente. Quando as universidades disponibilizam os valores das suas proprinas em seus respectivos sites, elas mostram o valor para 1 ano? Semestre? Ou é do curso inteiro? Em algum deles vi que a proprina para o curso de Direito era 7000 euros, por exemplo. Como funciona isso para estudantes estrangeiros? São muitas coisas que falam pela internet, por isso venho aqui com tantas dúvidas. Obrigada desde já!! 🙂

    • Olá Laís,
      Vou tentar responder às suas dúvidas.
      1- Eu não tenho informação sobre “transferências”. Me parece que somente é possível tentar fazer o ingresso em uma universidade portuguesa e posteriormente pedir a equivalência das disciplinas já cursadas no Brasil. A universidade daqui pode dar ou não equivalência. Para isso, tente se informar junto das universidades.
      2- O valor das propinas podem ser: mensalidades, 3 ou 4 pagamentos por ano ou anuidade. Não sei em qual você viu os 7000 euros mas provavelmente será o valor anual. Geralmente os sites das universidade especificam bem essa informação.
      3- Atualmente existe o estatuto de “estudante internacional” (veja Decreto-Lei 36/2014 de março, do Ministério da Educação e Ciência). Leia também na página das universidades sobre esse tema.
      Boa sorte!

      • Olá Lyria. Minha dúvida é a mesma da Laís, quero transferir meu curso de direito para Portugal. Recentemente entrei em contato com uma universidade católica em Portugal, e me falaram que seria possível, mas tenho muitas dúvidas quanto à equivalência, como funciona ?

        • Olá Glenda,
          Não entendi a sua dúvida… Equivalência de Portugal para o Brasil ou do Brasil para Portugal? De todo modo, sugiro que você saiba exatamente o que quer e como quer para não ter problemas mais para frente.
          Boa sorte!

  7. Olá primeiro parabéns pelo excelente blog em que ajuda muitos, pretendo arrumar emprego e morar em Portugal com minha esposa e meus 2 filhos porque no Brasil está muito ruim conviver com tanta violência, qual melhor caminho a arrumar esse emprego?

  8. Olá Aline,
    Bem, me chamo Sérgio Reis e gostaria de uma informação.

    Sou formado num curso superior aqui no Brasil em Fotografia. Sempre quis trabalhar com restauração de monumentos e obras de artes, porém os cursos aqui no Brasil são muito básicos e escassos. Procurando na internet encontrei ai na cidade de Tomar a Escola Superior de Tecnologia de Tomar, com um curso tecnico superior : Conservação e Restauro. Pergunto, como eu proceder para entrar nesta faculdade particular, preciso do exame nacional? ou por ser particular eu acertando o visto posso pessoalmente entrar em contato com a faculdade e deixar tudo acertado.

    Abraço

    Sérgio R Reis

    • Olá Sérgio,
      Em primeiro lugar, só para esclarecer, a Escola Superior de Tecnologia de Tomar faz parte do Instituto Politécnico de Tomar e é uma instituição pública de ensino politécnico. O ensino superior público em Portugal não é gratuito como no Brasil e todas as universidades e institutos politécnicos cobram “propinas” que são as mensalidades, trimestralidades ou anuidades. Varia de instituição para instituição.
      Em Portugal, é considerado “técnico superior” um curso de licenciatura que no Brasil são os cursos de graduação, não necessariamente os de formação de professores. Portanto, este curso de Tomar é um curso superior de uma instituição pública.
      O Instituto Politécnico de Tomar também já aceita estudantes internacionais (veja o link http://portal2.ipt.pt/pt/candidaturas/Estudante_Internacional/).
      Você vai ter que primeiro entrar em contato com o Politécnico e explicar a sua situação para que eles o informem como deve proceder para a candidatura. Há prazos específicos para isso.
      Só depois de ter sido aceito como estudante é que vai poder pedir o visto para Portugal (sobre tipos de visto veja o link http://www.sef.pt/portal/v10/PT/aspx/apoioCliente/detalheApoio.aspx?fromIndex=0&id_Linha=4771).
      Depois de tudo acertado, veja os acordos entre Brasil e Portugal e aproveite para fazer o Certificado de Direito a Assistência Médica.
      Continue a acompanhar o blog que terá muitas informações.
      Boa sorte!

        • Olá, Sérgio! Boa Noite.
          Você conseguiu informações sobre o curso de conservação e restauro de Tomar? Pode compartilhar comigo?
          Tenho grande interesse!!!
          Obrigada!

  9. Olá Lyria, me chamo Lucas e vou concluir o ensino médio este ano no Brasil. Estava pretendendo cursar Medicina na ULISBOA mas não sei quais os exames nem os documentos necessários para poder tentar ser adimitido nela ou em qualquer outra Universidade Portuguesa. Você poderia me ajudar? Agradeço desde já pela atenção
    Abraços
    Lucas Reis

    • Olá Lucas,
      Só uma pergunta: porque você quer estudar medicina na Universidade de Lisboa?
      O curso de medicina é bastante concorrido em Portugal e é um dos cursos em que os alunos tem que ter média mais alta no exame nacional, sempre maior que 18. Aqui as notas são de 0 a 20. Muitos estudantes portugueses tem buscado outros países para estudar medicina.
      O texto explica como funciona em geral. Você teria que tentar entrar em contato com as universidades e verificar se existe a possibilidade de acesso.
      Boa sorte!

  10. Ola lyria….estou fazendo a validacao do meu diploma de fisioterapia na Irlanda e na parte q eles especificam os componentes curriculares eles perguntam sobre o ECTS e eu queria saber se voce tem alguma informacao sobre a conversao do sistema de credito brasileiro e desse ECTS…ja pesquisei mas nao achei muita coisa..Obrigada beijinhos

    • Olá Tulio,
      Eu não tenho conhecimento específico sobre como as universidades fazem a conversão mas explico sobre os créditos que pode te ajudar um pouco.
      Por exemplo, um ano letivo em período integral tem normalmente 60 créditos. Cada crédito corresponde a cerca de 25 a 30 horas de trabalho. Penso que a conversão dos créditos brasileiros terá que ser feita a partir da carga horária de cada disciplina cursada no Brasil. Essa informação (a carga horária) deve constar no programa de cada disciplina. Provavelmente a Universidade avaliará o conteúdo da disciplina e a carga horária que você cursou e, dessa forma, verificará se existe equivalência e se pode ser validada.
      Em Portugal, uma licenciatura (curso de graduação) deve ter 180 créditos ou seja, uma carga horária de 1500 a 1800 horas de trabalho por ano ou 4500 a 5400 horas.
      Veja aqui uma explicação detalhada. http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estudantes/Processo+de+Bolonha/Objectivos/ECTS/
      Boa sorte!

  11. Olá Lyria,
    Tenho a pretensão de cursar mestrado na Universidade Católica Portuguesa, já fiz a legalização do meu diploma e gostaria de saber se para ser admitida também preciso fazer o reconhecimento dele?

    • Olá Daniella,
      Para fins de continuação de estudos o seu diploma deve ser reconhecido pelo consulado português no Brasil. Para exercer sua profissão em Portugal é que o processo é diferente.
      Para fins de estudo você deve levar o seu diploma de graduação a um consulado português no Brasil para ser reconhecido. O reconhecimento pelo consulado atesta que o seu diploma é verdadeiro.
      Se você já sabe o curso que quer fazer e em qual universidade, eu sugiro que entre em contato direto com a universidade para que eles te digam como deve proceder e que documentos serão necessários.
      Boa sorte!

  12. Olá Lyria,
    Eu sou estudante do curso Técnico em Administração, e quero seguir carreira na área administrativa talvez em Administração ou Ciências Contábeis, queria saber se tem como eu validar o meu certificado do curso técnico e também, poder trabalhar aí em Portugal? Ah e mais uma pergunta aí também tem cursos técnicos gratuitos ?
    Aguardo sua resposta !!!
    Att.: Vagner

    • Olá Vagner,
      O seu curso técnico equivale a que nível, ao ensino médio? Aqui existem cursos de formação profissional que equivalem ao ensino médio no Brasil e esses são gratuitos para estudantes do ensino secundário (equivale ao ensino médio no Brasil). Existem cursos técnicos de 3 anos dados pelo instituto de emprego e formação profissional.
      Mas, cada caso é um caso, não é possível dizer que o seu curso será reconhecido aqui.
      Boa sorte!

    • Olá Letícia,
      Teoricamente sim. Na prática, há que pesquisar que curso de pós graduação você quer e se a faculdade que você procura vai reconhecer a sua habilitação para continuação de estudos.
      Para trabalhar na sua área terá que ter a equivalência de estudos.
      Boa sorte!

    • Olá Maria Angélica,
      Muito obrigada por ler o blog!
      Se for possível, deixe aqui a sua dúvida. Pode ser que outras pessoas tenham a mesma questão e assim a resposta pode ajudar outras pessoas também.
      Obrigada! 🙂

  13. Oi, adorei suas informações. Estou querendo cursar medicina na Europa, pensei de inicio em Portugal. Sobre as faculdades dei uma olhada e não há como entrar através do ENEM, o que queria saber é se tem como eu cursar de alguma outra forma, fazendo tipo um vestibular. E se você me indica algum outro país/cidade para cursar medicina na Europa. Moro no Brasil ainda. Muito obrigada

    • Olá Maria Tereza,
      Em Portugal não há vestibular e as universidades não aceitam a nota do ENEM para os cursos de medicina.
      Os estudantes do ensino secundário (médio no Brasil) fazem o “exame nacional” que, junto com a média das notas das disciplinas, dão uma nota final para acesso à universidade. Cada curso tem uma média. Para entrar num curso de medicina tem que ter sempre mais de 18 (nota de 0 a 20).
      Você terá que pesquisar nas páginas das universidades na internet e verificar a possibilidade de acesso.
      Boa sorte!

      • Oi Lyria, agradeço pela sua atenção.
        Minha dúvida é quase a mesma da Maria Tereza. Eu e minha família temos a nacionalidade portuguesa e pretendemos ir morar em Portugal assim q minha filha terminar o ensino médio aqui no Brasi, no final de 2018l. Mas como cidadã portuguesa não poderá usar a nota do ENEM e terá q prestar o Concurso Nacional. Mas a minha dúvida é: como ela poderá ser bem avaliada se o conteúdo do ensino médio no Brasil certamente é diferente do conteúdo do mesmo nível em Portugal? Será q ela precisará fazer um “curso preparatório” no final do ensino médio?
        Desde já agradeço o belo trabalho q vc vem fazendo informando e tirando dúvidas tão gentilmente.
        Abs

  14. Olà Lyria Reis
    Tenho graduaçao em biomedicina e enfermagem, e gostaria de cursar medicina em Portugal, sera que consigo entrar no segundo ciclo para medicina ja que possuo diploma de bacharel ? Minha mae mora em Portugal, e casada com portugues e possue todos os documentos de legalizaçao, isso pode me ajudar?

    • Olá Isamara,
      Você se refere ao segundo ciclo como “mestrado”? Você até pode ser aceita para um mestrado em medicina mas, são duas coisas diferentes.
      Se o que você quer é trabalhar como médica, terá que fazer um “mestrado integrado em medicina”. Se o que você quer é só continuar os seus estudos, pode fazer um segundo ciclo/mestrado em medicina. Neste caso não poderá trabalhar como médica. O fato da sua mãe morar em Portugal não te ajuda no caso dos estudos.
      Tente entrar em contato direto com as universidades, explique a sua situação e veja como pode se candidatar.
      Boa sorte!

  15. Olá, Lyria! Sou brasileira, estou no penúltimo ano da faculdade de medicina no Brasil, e já estou com um estágio optativo programado para fazer na Universidade de Lisboa, junto ao Hospital Santa Maria em janeiro de 2016. Você sabe como é o acesso à residência médica em Portugal para médicos formados no exterior? Lisboa é o destino de férias favorito da minha família, vamos todos os anos! Obrigada!

  16. Olá tenho uma pergunta um pouco diferente… se eu trancar meu curso aqui no brasil e quiser transferir para alguma universidade de Portugal tem como continuar ou tem que começar outra? Aqui de uma universidade para outra eu sei que pode.

    • Olá Luiz Henrique,
      Mudar para Portugal é como mudar para qualquer outro país. Todos os graus de estudo que você já fez no Brasil, para ter validade em Portugal, tem que ser reconhecidos pelos órgãos competentes em Portugal. Por exemplo, uma pessoa com o ensino fundamental ou médio feito no Brasil tem que pedir o reconhecimento junto ao Ministério da Educação de Portugal. Você pode ler mais sobre esse tema neste post http://www.brasileiraspelomundo.com/portugal-o-sistema-educativo-parte-i-22114674
      Não é possível fazer “transferência” de uma universidade brasileira para um portuguesa. O que pode acontecer é, depois de entrar no curso, tentar aproveitar as disciplinas cursadas no Brasil mas, não é garantido que sejam reconhecidas devido as diferenças no programa de disciplinas.
      Boa sorte!

  17. Olá, Lyria! Sou angolana, filha de pais portugueses, vivo em Angola, acabo de completar o ensino secundário cá, e gostaria de ingressar em alguma Universidade de Lisboa para minha Licenciatura.
    Já fiz a escolha da cidade que quero viver (Lisboa), e do curso que pretendo seguir. Acontece que por ter dupla nacionalidade, surgiram algumas dúvidas; Não sei se inscrevo-me como Angolana ou como Portuguesa, visto que completei o ensino secundário em Angola e o ensino cá é um tanto diferente do português. Gostaria que me dê-se a sua opnião a cerca disso, por favor!
    E outra dúvida é ligada com a moradia em Lisboa, apartamentos, vivendas, preços….. tenho família tanto paterna como materna vivendo em Portugal, mas cresci longe deles, os conheço apenas por fotos e não tem ninguém em Lisboa. Tenho 18 anos, e nunca morei sozinha então isso tem mexido com minhas ideias;
    Gostaria muito de saber sua opnião sobre o assunto, obrigada! 🙂

    • Olá Dianne,
      Em primeiro lugar, penso que você terá que fazer a equivalência dos seus estudos em Portugal. Veja as informações neste post (http://www.brasileiraspelomundo.com/portugal-o-sistema-educativo-parte-i-22114674) e na página do Ministério da Educação que o post indica. Isso porque, apesar de você ser portuguesa, fez os seus estudos fora de Portugal.
      Sugiro também que entre em contato com a Universidade e veja as possibilidades de acesso. Só eles poderão dar informações mais detalhadas.
      Quanto a moradia, pense uma coisa de cada vez! 🙂
      Existem muitas possibilidades (residências estudantis, partilha de casas, alugar quarto, etc) e só você poderá saber o que será melhor para você.
      Boa sorte!

    • Olá Daniel,
      A sua cidadania europeia te dá direito a residência em um país europeu.
      Toda formação obtida no exterior deve ser reconhecida ou ter equivalência em Portugal para que se possa continuar os estudos. As formas de acesso ao ensino superior estão neste link da Direção Geral do Ensino Superior do Ministério da Educação http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt
      Boa sorte!

  18. Olá, tenho uma dúvida, eu quero fazer faculdade de medicina veterinária em Portugal quando eu terminar como vou poder exercer a função aqui no Brasil? Terei que fazer alguma prova ou dependendo da faculdade vou poder exercer sem problemas? Obrigado.

    • Olá Taís,
      Muito provavelmente você terá que fazer a revalidação do diploma no Brasil para poder exercer a profissão. Convém sempre entrar em contato com as Universidades e também pesquisar antes para ver se compensa estudar fora do Brasil.
      Boa sorte!

  19. Olá lyria tudo bem?

    Tenho uma dúvida, se eu for cidadão português (dupla cidadania) e apenas ter curso técnico que no meu caso é Técnico em Química, é possível eu ingressar ao ensino superior (Engenharia Química) ?
    Esse técnico seria equivalente aos CET ?

    Obrigado desde já.

    • Olá Robb,
      Parece-me que sim mas sugiro que você procure um Instituto Politécnico que tenha formação em química e informe-se se as disciplinas que você teve no seu curso podem ser reconhecidas. Existem vários Institutos Politécnicos pelo país.
      Boa sorte!

  20. Olá Lyria,amei o seu blog vou estar visitando sempre.Parabens!
    Olha eu estou cursando graduação em psicologia,amo essa área,o período que estou cursando atualmente é o 4°, só que agora o meu esposo me fez uma proposta de ir para portugal,já que ele já esteve lá e gostou de tabalhar com os portuguese,ele tem vários contatos de trabalho,ma eu nunca fui,não sei como funciona essa questão de estudar lá,pelo que vi a maioria das universidades tem cursos com horário integral,eu com certeza vou precisar trabalhar também pra ajudar meu esposo, entao:existem outras que sejam de meio perío ou em especial, horários noturnos?e se tem o que faço pra ingressar?

    Novamente parabéns, e desde já te agradeço.
    Abraços flor.

    • Olá Cícera,
      Muito obrigada! 🙂
      Em geral o curso de psicologia funciona em horário integral mas são muitas universidades pelo país e pode haver diferenças. Uma condição que os estudantes que trabalham podem usufruir é o estatuto de “trabalhador-estudante”. Assim, podem conjugar o trabalho com o estudo. Mas, você deve tentar entrar em contato direto com a Universidade do seu interesse para obter informações mais específicas.
      Boa sorte!

  21. Olá Lyria, tudo bem?
    Adorei seu post, me ajudou demais a entender o sistema de ensino!
    Sou do Rio de Janeiro, estudo em uma faculdade privada. Ingressei nesta faculdade com a nota do Enem de 2013, mas a questão é que irei morar em Lisboa e ainda não consegui obter informações sobre a possibilidade desta transferência( de uma faculdade privada no Brasil para uma universidade em Lisboa).
    Você saberia me dizer se existe essa possibilidade e qual o caminho para ser feito?
    Obrigada desde já!
    Att,
    Raphaella Sanches.

    • Olá Raphaella,
      Também não lhe sei dizer qual o caminho a ser feito mas, porque você não tentar entrar em contato com alguma universidade que tenha o seu curso para saber como pode realizar o procedimento?
      O que eu penso que pode ser possível é tentar uma equivalência das disciplinas já cursadas mas, para isso a universidade portuguesa terá que analisar cada programa e carga horária de cada disciplina. Por isso, mais vale perguntar diretamente a uma universidade pois pode haver procedimentos diferentes de uma para outra.
      E lembre-se, todos os documentos devem ser reconhecidos num consulado português no Brasil.
      Boa sorte!

  22. Olá estou pretendendo mudar para Portugal, meu esposo é português por parte de pai. Estou arrumando minha cidadania. Sou professora de educação infantil e gostaria de validar meu diploma para conseguir trabalhar como professora em Portugal. VC sabe como devo proceder? Agradeço.

    • Olá Greicy,
      Para validar em Portugal os estudos concluídos no Brasil, sugiro que você entre em contato com alguma faculdade de educação em Portugal para saber quais documentos eles exigem para o processo.
      Lembro que todos os documentos que vêm do Brasil tem que ser reconhecidos por um consulado português no Brasil para ter validade em Portugal.
      Boa sorte!

  23. Boa Tarde Lyria!

    Estarei indo em maio 2015 para residir, meu marido é português e eu e meu filho brasileiro, chegando em Porto já vou ao SEF para reconhecimento de minha união de facto e assim tirar minha cidadania sem esperar os 03 anos e imediato já passo ao meu filho, Pergunta: o preço das faculdade esta caríssimo para estudantes internacionais, você poderia me indicar as faculdade de engenharia agronômica que tem no pais? e o preços se possível?
    Aguardo retorno.

    • Olá Lourdes,
      Engenharia agronômica não é a minha área. 🙂
      Para saber os preços dos diversos cursos procure por “propinas” ou “valor das propinas” nas páginas das universidades na internet.
      Boa sorte!

  24. Oi, Lyria, eu sou brasileiro e acabo de terminar o ensino médio, possuo a cidadania portuguesa e gostaria de saber qual a melhor forma de ingressar em uma universidade portuguesa. é necessário uma admissão por meio de uma prova, como as que temos aqui no Brasil, com maiores facilidades de ingresso nas faculdades particulares ou isso é diferente aí em terras lusitanas? é possível fazer um college/curso técnico sem fazer provas similares as das faculdades? Desde já, muito obrigado 🙂

    • Olá Gabriel,
      Os estudantes do ensino secundário fazem o “exame nacional”. Aqui não há uma prova tipo “vestibular”.
      O acesso a todas as universidades, públicas ou privadas, é feito a partir da média final do estudante no ensino secundário. Essa média é feita com as notas do estudante e a nota obtida do exame nacional.
      Sim, existem cursos técnicos mas, para todos os cursos você terá que ter reconhecido o ensino médio feito no Brasil.
      Boa sorte!

  25. Olá, poderia me informar como poderia transferir a graduação de Ed Física que faço no Rio grande do Sul para Portugal?, sei que há universidades públicas em Portugal, teria como reaproveitar as disciplinas q já cursei aqui para estas universidades? obrigada

    • Olá Clarissa,
      Para saber concretamente como deve proceder, eu sugiro que entre em contato com alguma universidade portuguesa que tenha o curso de Educação Física. Cada universidade pode ter um procedimento específico e pedir um tipo de documentação.
      Você pode tentar equivalência nas disciplinas já cursadas no Brasil dependendo do programa e da carga horária. A universidade poderá aceitar ou não. Por isso sugiro que procure diretamente uma universidade.
      Só para lembrar, todo documento vindo do Brasil deve ser reconhecido por um consulado português no Brasil.
      Boa sorte!

  26. Lyria Reis boa tarde.
    Sou brasileiro tenho 22 anos e pretendo começar minha vida acadêmica em Lisboa, consigo o visto de estudos com duração de três anos até a conclusão do curso?

    Com melhores cumprimentos.

    • Olá Igor,
      Você já foi aceito por uma universidade?
      Depois de ser aceito pela universidade, o visto deve ser pedido junto a um consulado português no Brasil.
      O consulado te dará um visto de poucos meses que será trocado posteriormente em Portugal pela “Autorização de Residência para Estudos” que será renovada anualmente pelo tempo do seu curso.
      Boa sorte!

  27. Boa tarde,morei em Portugal por 14 anos,vim para o Brasil fazer ensino médio e técnico em enfermagem.
    Gostaria de saber se vale para Portugal e como eu teria que proceder para fazer um curso de técnico de geriatria e uma faculdade de fisioterapia.
    Ainda moro em Portugal, estou no Brasil, mas meu marido se encontra lá, tenho documentos em dia.
    Obrigada.

    • Olá Lucélia,
      Os cursos que você fez no Brasil valem em Portugal se forem reconhecidos.
      Para reconhecer o ensino médio você terá que pedir o seu histórico escolar na escola em que estudou e reconhecer o documento em um consulado português no Brasil. Esse documento terá depois que passar pela Embaixada do Brasil em Lisboa e só depois deverá ser levado a uma escola secundária em Portugal que encaminhará para a devida equivalência.
      Quanto ao curso técnico, procure se informar se as disciplinas e carga horária do seu curso feito no Brasil poderão ser equiparados a um curso de auxiliar de saúde, aqueles cursos oferecidos pelo IEFP ou escolas de formação profissional em Portugal.
      Penso que para fazer um curso técnico de geriatria você só teria que ter a equivalência do ensino médio mas, convém buscar informações nas escolas.
      Para entrar na faculdade (não sei qual a sua idade) mas existem várias opções de acesso. Você terá que pesquisar diretamente nas universidades.
      Lembre-se! Todo documento que vem do Brasil deve antes ser reconhecido por um consulado português no Brasil.
      Boa sorte!

  28. Ola muito bom o post!!
    Morro no RS e curso Bacharel em Turismo, me formo no prosimo semestre e tenho sonho de cursar um pós em Portugal, e viver no país e tambem possuo cidadania italiana. Que me diz??
    Obrigada.

    • Olá Cristiano,
      Para mais informações sobre cursos de pós-graduação em Portugal você deve entrar em contato direto com a universidade do seu interesse. Só eles podem dar toda a informação necessária pois cada caso é um caso.
      Boa sorte!

  29. gostaria de saber como faço pra concorrer uma bolsa de estudos em portugal na universidade de coimbra,gostaria de fazer farmacia la

    • Olá Lilia,
      Eu sugiro que você entre em contato diretamente com a Universidade (http://www.uc.pt/) e pergunte se existe alguma possibilidade de obter bolsa de acordo com a sua situação.
      Em princípio não há bolsas para estudantes estrangeiros. Por isso, depende da situação de cada um.
      Boa sorte!

  30. Olá Lyria!
    Curso 3 semestre de direito no Brasil e gostaria de saber basicamente como funciona a transferencia para Universidade de Coimbra ou para a ULisboa. E se é complicado o reconhecimento aqui no Brasil.
    Agradeço antecipadamente

  31. Olá , vou me formar em biologia no final do ano, to tirando minha dupla cidadania e tenho família no porto, e minha vontade e fazer mestrado ai em portugal, eu ja trabalho com pesquisas aqui no brasil, mas a vontade estudar fora é maior, e meu destino sera portugal, gostaria de saber um pouco como funciona para eu fazer o mestrado ai, se é por prova e depois entrevistas? ou se é so prova?, e se biologia é uma área promissora em portugal, uma área que vale apena seguir para ter uma vida ai ?

    • Olá Nelson,
      Para saber sobre os mestrados na área de biologia sugiro que entre em contato diretamente com as universidades. O processo pode ser diferente entre cada universidade.
      Conheço biólogos que trabalham na área, alguns já estiveram desempregados e outros já emigraram para encontrar trabalho. Tudo é muito relativo e depende também do seu tipo de trabalho e pesquisa na área da biologia. Porque você não tenta uma bolsa da CAPES? Assim pode ter uma experiência e avaliar se vale a pena.
      Boa sorte!

  32. Olá, minha família está pretendendo ir morar em Portugal. Termino o Ensino médio esse ano. Em que faculdades (cursos, não a universidade) posso ingressar com a nota do ENEM? obrigada desde já

    • Olá Giulia,
      Nos sites das universidades citadas tem a lista dos cursos que você pode entrar com a nota do ENEM. Quanto às outras faculdades e universidades, só fazendo uma pesquisa na página da internet de cada uma pois, assim você poderá ver outras informações que possam interessá-la.
      Boa sorte!

  33. Oi
    Então, só quem pode fazer esse exame nacional é quem tem a cidadania portuguesa?
    Como pessoas de outro país podem fazer faculdade aí em Portugal sem ser com o ENEM?

    • Olá Jean,
      Não são só os portugueses que podem fazer o exame. Todos os cidadãos nacionais e estrangeiros que residam legalmente em Portugal e que tenham concluído o 12º ano podem fazer o exame. São vários os tipos de acesso às universidades dependendo da sua situação. Para isso, o melhor é você entrar em contato diretamente com a universidade do seu interesse e pedir informações como deve proceder.
      Boa sorte!

  34. Olá queria saber se começar faculdade aqui no brasil dá pra tranferir para portugal ? Por exemplo fiz um ano de relações intencionais no brasil e quero continuar o resto do curso em portugal ( tenho dupla nacionalidade portuguesa e brasileira)

    • Olá Victor,
      Sugiro que você entre em contato com uma universidade portuguesa que tenha o curso de relações internacionais e se informe. Não será uma “transferência” mas, talvez você consiga equivalência de alguma disciplina do seu curso que você já tenha concluído no Brasil.
      Cada faculdade e universidade tem um tipo de procedimento por isso o melhor é se informar diretamente.
      Boa sorte!

  35. Ola Lyria !
    Bom Lyria ,minha pergunta é um pouco diferente das demais , sou técnica em enfermagem aqui no Brasil , e quero saber se é possível trabalhar como técnica e fazer faculdade de medicina em Portugal ? Como é a aceitação de brasileiros nos hospitais para trabalho ? voce poderia me ajudar com estas informações se possível ?

  36. Olá! Agradeço desde já pela sua ajuda e também te dar os parabéns por disponibilizar um pouco do seu tempo em ajudar outras pessoas.
    Sou brasileiro e tenho 80% do curso de Gestão concluídos em uma universidade publica portuguesa, por motivos familiares estou tendo que regressar ao Brasil.
    Com isto eu queria saber se você sabe alguma coisa sobre eu transferir para uma universidade brasileira?
    Agradeço pela atenção e felicidades.

    Adilson Silva

    • Olá Adilson,
      Muito obrigada pelo seu comentário!
      A minha sugestão para a sua questão é que entre em contato com uma universidade brasileira para onde vai e verifique com eles quais os documentos precisa levar daqui para tratar dessa questão. Neste caso, (penso eu) não seria exatamente uma transferência mas sim uma tentativa de aproveitar as disciplinas que você cursou aqui.
      Assim, provavelmente você terá que levar daqui o programa das disciplinas já cursadas para tentar não fazê-las novamente no Brasil.
      E lembre-se que todos os documentos portugueses terão que ser reconhecidos num consulado brasileiro aqui em Portugal (Lisboa, Porto ou Faro) para terem validade no Brasil.
      Mas, não deixe de perguntar diretamente para a universidade ou faculdade que pretende ir, quais os documentos necessários para realizar o processo.
      Boa sorte!

  37. olá, gostei muito do Blog, gostaria de tirar algumas dúvidas eu estou fazendo a seleção para mestrado em economa na UBI , e eles me cobraram a vista do diploma (Legalização), de tal forma eu estou perdido com o procedimento de legalização , se eu tiro (copia )do diploma para autenticar no cartorio local e depois mandar para o consulado, ou autenticar o meu diploma (original), e mando para o consulado.O proprio consulado não sabe me informar.

    Atenciosamente,

    Matheus

    • Olá Matheus,
      Não sei exatamente como é procedimento realizado pela UBI mas, o que você quer dizer com “eles me cobraram a vista do diploma”? Não entendi o que você quer fazer…
      O que acontece normalmente é: se você quer fazer um reconhecimento ou uma equivalência (são processos diferentes e também depende do curso) a universidade vai cobrar um taxa para realizar esse processo.
      Agora, se você vai levar o seu diploma de graduação para poder fazer a pós graduação (e não pretende trabalhar na área) você deve primeiro reconhecer firma do seu diploma no cartório da sua cidade. Depois um consulado português no Brasil reconhece o seu diploma como um documento verdadeiro e válido no Brasil.
      Só depois disso é que o documento é entregue na Universidade.
      Boa sorte!

  38. ola,
    meu filho tem dupla cidadania portuguesa e pretende transferir de curso de enfermagem para medicina em Portugal.Acho um pouco complicado.Mas gostaria de saber se é realmente possivel?
    Aguardo uma resposta
    Ãbraços

    • Olá Angela,
      O seu filho estuda enfermagem no Brasil? Se for, acho pouco provável que ele consiga.
      Se o seu filho estuda enfermagem em Portugal pode ser possível, mas não é fácil.
      Boa sorte!

  39. Estudantes estrangeiros a pagar em media 23 mil reais por ano, em um contexto de crise quase a nível global, economicamente falando não terão bons resultados a nível de captação de novos alunos as universidades portuguesas. LAMENTÁVEL DECISÃO.

  40. oi tudo bom? eu queria me informar como funciona o processo seletivo para brasileiros que tem a dupla nacionalidade portuguesa

    • Olá Maria Clara,
      Um brasileiro com nacionalidade portuguesa em Portugal é um cidadão nacional e tem todos os deveres e direitos de cidadão. Nesse sentido o acesso às universidades é do mesmo modo que para todos os portugueses. Todas as informações sobre acesso aos cursos estão disponíveis nas páginas das universidades na internet.
      Mas, para poder entrar, o ensino médio realizado no Brasil deverá ter equivalência em Portugal.
      Boa sorte!

      • Olá, sou brasileiro e estou concluindo o ensino médio esse ano, tenho interesse em estudar medicina em Portugual, gostaria de saber como é o processo de ingresso nas univesidades em portugal para estrangeiros, questões de mensalidade, documentação, entre outros !

        • Olá João Victor,
          Para esse tipo de informação você deve entrar em contato direto com a Universidade do seu interesse.
          Boa sorte!

  41. Olá Lyria, bom dia.
    Você (ou alguém que nos lê) saberia me dizer se, por ventura, é possível que o brasileiro SEM dupla cidadania, após ficar mais de 6 anos em Portugal com visto de estudante, tenha a possibilidade de obter a cidadania?
    Estou querendo ir para Portugal para trabalhar como advogado, haja vista a possibilidade concedida pela OA/OAB (tal como a Dra. Adriana, colaboradora do blog) e fazer mestrado na área, porém com nesse interregno temporal, com a intenção de futuramente obter a cidadania e imigrar de fato.
    Grande abraço!

    • olá Julian,
      O visto é dado para o que você vai fazer: ou por estudos ou por trabalho. De acordo com a legislação atual após 6 anos de autorização de residência cumprindo todos os deveres (pagando impostos e segurança social) é possível tentar a cidadania mas, nem todos os pedidos de cidadania são deferidos.
      Boa sorte!

  42. Olá !
    Sou a Natalia e tenho 19 anos e estou no 2° semestre de arquitetura.
    Penso ir embora pra Portugal.
    Gostaria de saber se posso estar pedindo transferência da minha faculdade para uma de Portugal e o que eu devo fazer para estar estudando em Portugal ?

    • Olá Natália,
      Não é uma transferência. Você pode é tentar entrar em contato com alguma universidade que tenha o seu curso e ver se é possível “aproveitar” as disciplinas que você já cursou. Para isso a universidade provavelmente irá avaliar o programa das disciplinas, a carga horária e ver se é equivalente à que oferecem.
      Por isso, sugiro que procure mesmo uma universidade pois só eles poderão te dar a informação mais correta quanto ao procedimento a seguir.
      Boa sorte!

  43. Olá Lyria
    Sou bacharel em direito e pretendo mudar pra Portugal assim que passar no exame da OAB.
    Quero saber se é possível ingressar na faculdade de medicina em Lisboa sem realizar o “exame nacional” e se posso ser aceito por já ter uma graduação.
    Obrigado e parabéns pelo blog.

    • Olá Alex,
      Obrigada!
      Quanto à sua dúvida acho muito difícil você conseguir ingressar em medicina em Portugal nessas condições pois o curso é muito concorrido e a sua formação não é na área da saúde.
      Boa sorte!

      • SRA LYRIA, BOA TARDE !

        No blog Brasileiros Pelo Mundo, li um post, muito interessante de sua autoria sobre as possibilidades de estudo de nível superior em Portugal.

        Eu e meus filhos temos dupla cidadania (brasileira e portuguesa).

        O mais novo, esta concluindo este ano o ensino médio e manifestou fundado interesse em cursar direito em Coimbra (onde o irmão fez intercâmbio em 2013, durante 6 meses).

        vc teria como me fornecer os caminhos a percorrer nessa empreitada ? meu filho pode se inscrever como qualquer estudante nacional no exame geral anual ? o curriculum brasileiro é aceito para fins de conclusão do ensino médio ?

        desde já agradeço sua atenção.

        • Olá Milton,
          Como cidadãos nacionais vocês podem morar em Portugal mas todos os estudos feitos fora de Portugal terão que ter equivalência para continuar os estudos aqui. Resumidamente, para isso, o histórico escolar do ensino médio brasileiro deverá ser reconhecido por um consulado português no Brasil e depois deve ser levado à embaixada brasileira em Portugal para equivalência de notas. Esses documentos serão entregues numa escola secundária portuguesa para serem avaliados. Assim, poderá ser atribuída a equivalência ou o seu filho terá que cursar mais algum tempo de escola. Após isso poderá fazer o exame nacional.
          Boa sorte!

  44. Olá Lyria,

    Primeiramente muito obrigada por disponibilizar tais informações que foi de grande ajuda para mim, porém ainda tenho algumas dúvidas se puder responder.
    Sou brasileira e estou cursando o último ano do Ensino Médio e fiquei sabendo que a Universidade de Coimbra agora está aceitando estudantes brasileiros pelo Enem, porém apenas em alguns cursos. Gostaria de saber se você tem conhecimento se o curso de Engenharia Biomédica desta universidade é bom, assim como se a universidade é também. E ainda se é possível tentar a candidatura para cursos como Medicina(que não é possível pelo Enem) e de que modo.
    Fiquei muito interessada por essa oportunidade devido as parcerias da universidade com outras europeias, o que facilita um intercâmbio acadêmico.
    Se não for pedir muito, você também teria conhecimento de noções de como anda o mercado para engenheiros biomédicos e médicos no país ou continente europeu.

    Desde já agradeço,
    Ilana

    • Olá Ilana,
      Muito obrigada por ler o blog e comentar mas, infelizmente não tenho conhecimento dessas áreas que você me perguntou.
      Boa sorte!

  45. Olá,
    tenho nacionalidade portuguesa e pretendemos eu, meu marido e minha enteada morar em Portugal. Gostaria de saber se minha enteada poderia cursar medicina veterinaria na Universidade Publica como uma cidadã comum, uma vez que eu (que sou cidadã portuguesa) e meu marido que vamos pagar, e vamos morar lá.
    Obrigada

    • Olá Lilian,
      Os estrangeiros com autorização de residência em Portugal, desde que cumpram os pré-requisitos, podem se candidatar aos cursos e universidades portuguesas.
      Boa sorte!

  46. Olá pretendo cursar arquitetura. Seu eu me formar no Brasil e me mudar pra Portugal, como é a area em questão. Serei bem aceito?? Ou terei que fazer mais alguma coisa nas faculdades de lá??

    • Olá kathleen bernardo,
      Obrigada por ler o blog e comentar mas, cada caso é um caso e, acredito que o seu currículo terá que ser avaliado por uma universidade portuguesa para ver se é possível uma equivalência.
      Boa sorte!

  47. Olá! Por favor, gostaria de algumas informações se voce puder fornece-las:

    Minha filha tem dupla cidadania (portuguesa e brasileira) e gostaria de cursar Moda na Universidade de Lisboa ou na ESAD ou em Matosinhos. Já pesquisamos as opções e essas são as que mais agradaram.

    No entanto, temos muitas duvidas sobre a forma de ingresso. Pelo que lemos, ela teria que fazer o Concurso Nacional em Portugal e/ou a prova especifica de ingresso dependendo da Universidade/curso escolhido.

    É isso mesmo? Como e quando são realizadas essas provas? Há alguma possibilidade de realizá-las em consulados aqui no Brasil, por exemplo?

    O ensino médio tradicional do Brasil com ENEM tem equivalência ao ensino médio de Portugal?

    Obrigada
    Mônica

    • Olá Mônica,
      Muito obrigada pelo seu comentário.
      O “concurso nacional” são as provas realizadas no exame nacional. As “provas específicas” são aquelas exigidas para casa curso. Por exemplo, para o curso de Moda as provas que o candidato tem que fazer são: “desenho e geometria descritiva” ou “geometria descritiva e história da cultura e artes” ou “geometria descritiva e matemática”. Cada prova terá um peso específico. As provas do exame nacional valem uma porcentagem da nota de acesso ao ensino superior. São contadas também as notas obtidas no ensino secundário. Essa soma (média final do ensino secundário + nota dos exames nacionais) dará uma nota final. É com essa nota que o aluno terá acesso ao curso.
      Para o curso de Design de Moda da ULisboa, a média do ano passado foi de 15 valores, ou seja, o aluno tem que ter média de 15 (em 20) para poder se candidatar a esse curso.
      Até onde eu sei, não é possível fazer provas nos consulados.
      O ensino médio tradicional do Brasil para ter validade em Portugal terá que passar por um processo de equivalência numa escola secundária. Para isso, o estudante terá que trazer os documentos brasileiros que deverão ser entregues para que a escola analise e dê a equivalência. Normalmente o aluno fica com equivalência ao ano concluído no Brasil.
      Boa sorte!

  48. Oi Lyria , gostei muito do seu post…sou dentista formada com mestrado e doutorado por universidades reconhecidas pelo Mec. Tb leciono em universidade. Surgiu uma oportunidade boa de trabalho na Holanda e como tenho cidadania italiana estou pensando em aceitar mas precisaria convalidar meu diploma …pensei em fazer isso em Portugal …poderia me instruir qual o melhor caminho????muito obrigada

    • Olá Karina,
      Muito obrigada! 🙂
      Para obter a equivalência e poder trabalhar na área você terá entregar vários documentos numa universidade portuguesa que tenha o curso de medicina dentária (programa de disciplinas cursadas, diploma e outros). Todos os documentos devem ser reconhecidos por um consulado português no Brasil.
      O processo é demorado e caro pois, normalmente você terá que voltar pra escola e cursar pelo menos mais um ano para obter a equivalência.
      Boa sorte!

  49. Olá gostei muito do seu post, estou terminando minha faculdade de Gestão Ambiental e estou pesquisando uma pós em Portugal, tenho que validar meu curso para faze a pós? Para trabalhar na areá também.? Gostaria muito de estudar e possivelmente morar e trabalhar em Portugal.

    • Olá Tiago,
      Muito obrigada! 🙂
      Uma coisa é trabalhar e outra é estudar. Os tipos de autorização de residência são específicos para cada caso. Para estudar: o seu diploma terá que ser reconhecido num consulado português no Brasil. Se o que você quer é estudar, sugiro que entre em contato com uma universidade portuguesa que tenha o seu curso pois cada universidade tem as suas exigências.
      Boa sorte!

  50. Olá Lyria, parabéns pelo seu blog. Me chamo André Esteves e vou me candidatar para a graduação no curso de direito em Coimbra. Vou usar a nota do ENEM para via de avaliação, eu mandei um email para a UC explicando a minha nota (já convertida para o sistema deles de 0 até 200 pontos) que ficou em 168,84 e a resposta deles foi de que eu teria boas chances, eis que surgiram as dúvidas, eu não conheço ninguem que se graduou em Coimbra e vi em um blog um post falando muito mal da universidade, eu gostaria de saber se você tem alguma informação ou conhece alguém que possa me orientar. Além disso, você sabe me informar como eu iria proceder para conseguir a cidadania portuguesa ? Se me graduar lá ajudaria nesse processo, e qual seria o tempo mínimo para eu pedir o visto permanente ? Obrigado pela atenção.

    • Olá André,
      Obrigada pelo comentário!
      Eu não sou da área mas o curso de direito da Universidade de Coimbra sempre foi bem conceituado e o fato de uma pessoa falar mal não quer dizer que seja mal porque tudo depende da experiência de cada um, não acha?
      O fato de estudar em Portugal não influencia em nada para obter a cidadania. Leia os meus outros textos sobre Portugal aqui no blog e também os comentários. Pode te ajudar a esclarecer algumas questões.
      De acordo com a legislação atual, todo imigrante com autorização de residência por pelo menos 6 anos e cumprindo todos os deveres (pagando impostos e segurança social) pode pedir a nacionalidade. Mas, nem todo pedido é deferido.
      Boa sorte!

  51. Ola, sou Brasileiro… E queria saber sobre as 3 universidades Portuguesas q adotaram o ENEM.
    Minha duvida, é, Sou do ultimo ano do ensino médio, e consequentemente n tenho o certificado de ensino médio completo(Umas das obrigações, para fazer inscrição em ambas). Mas já faço o Enem, E queria saber se posso usar a nota do Enem de 2015, qnd for me inscrever em 2016. E pfv se me inscrevo em 2016 em ambas as universidades, e consigo passar, entrarei no ano letivo de 2016 ou 2017?
    Espero q entenda a pergunta.
    Universidades q adotaram—Universidade Beira Interior—Universidade de Acoimbra—Universidade de Algarve.

    • Olá Kainan,
      A sua pergunta é bem específica. Porque você não escreve diretamente para as universidades e pergunta como deve proceder? Assim terá uma resposta mais precisa de cada uma delas.
      Só um esclarecimento, o ano letivo aqui começa em setembro.
      Boa sorte!

  52. Olá boa noite …tenho 2 duvias rs. 1- faço odontologia e tenho apenas 2 períodos ainda para cursa estou tirando minha dupla cidadania já e pretendo morar em portugal , é melhor terminar a graduação e pedir validação para trabalho e posterior para uma pós , ou tento ir no próximo período e tentar termina lá se possível ?? e qual universidade para tal ?? 2 – Minha companheira cursa administração qual o curso que se equivale a ele em portugal ???

    Att e obrigado !

    • Olá Leo,
      Não entendi se você fez 2 períodos ou se só falta 2 períodos para terminar…
      Em todo caso, para exercer odontologia (ou medicina dentária como se chama aqui) você terá que ter equivalência e o processo não é fácil nem barato. Você terá que voltar a estudar, isto é, terá que entregar vários documentos para serem analisados em alguma universidade que oferece o curso. Eles avaliarão o seu curso e dirão o que você precisar cursar para poder ter equivalência. Só depois disso poderá ser inscrever na Ordem profissional e exercer a profissão.
      O curso de administração por aqui é “Gestão”.
      Boa sorte!

  53. Oi, tenho 15 anos e curso o 2 ano do ensino médio. Estou pensando em ir morar em Portugal como vai ser meus estudos por lá?
    Só tenho medo em relação a isso se eu posso me atrasar nos estudos depois. O que devo fazer?

    • Olá Giovanna,
      Difícil responder à sua pergunta… Cada caso é um caso.
      Para começar, todo o estudo que você fez no Brasil terá que ter equivalência em Portugal. A escola portuguesa vai avaliar o seu histórico escolar. Há pessoas que tem equivalência e outras tem que repetir algum ano já cursado no Brasil. É possível que você atrase nos estudos.
      Boa sorte!

  54. Olá, estudo Arquitetura e Urbanismo no Brasil, sou de Curitiba e gostaria de estudar 2 semestres em Portugal, será que é possível, fazer 2 semestres em Portugal, e terminá-lo no Brasil? Ganharei diploma duplo?

    Obrigada

    • Olá Bruna,
      Procure pelos acordos entre a sua universidade e alguma universidade portuguesa. Você pode tentar uma bolsa do Ciência Sem Fronteiras ou outra do governo brasileiro. Pelo menos havia a possibilidade de fazer uma parte da graduação em outro país. Não sei se Portugal continua incluído.
      No caso de fazer apenas dois semestres não parece que terá dupla titulação. Isso só é possível quando há acordos prévios entre as universidades para que o estudante possa ter a dupla titulação.
      Boa sorte!

  55. Boa tarde, sou graduada no Brasil e pretendo fazer outra em Algarve. Posso além de estudar trabalhar também? A universidade ou regulamento para estrangeiros permite isso? Obrigada.

    • Olá Marina,
      Vai depender do curso e da universidade. O melhor é você entrar em contato diretamente com a Universidade para ter mais informações.
      Boa sorte!

    • Olá Amanda,
      Existem várias formas de acesso dependendo das condições da pessoa (se é cidadão português, se é estrangeiro, se é imigrante com situação regularizada, etc). Sobre as formas de acesso você poderá ver diretamente na página da Universidade de Coimbra na internet.
      Boa sorte!

  56. Olá, Lyria! Tudo bem? Eu gostaria de estudar fisioterapia na Escola superior de tecnologia da saúde de Lisboa, eu vi que já estão abertas as candidaturas, ai tem uma ficha de inscrição.. uma coisa que eu não entendi é que, eles não falam nada sobre prova. Eu tenho que fazer alguma prova? Tipo vestibular? Desde já agradeço!

    • Olá Bianca,
      Em Portugal não existe “vestibular”. Eu explico no texto como são as formas de acesso ao ensino superior. A maioria dos estudantes portugueses fazem os “Exames Nacionais” que, somados à nota do estudante darão uma média final. É com essa nota que os estudantes se candidatam aos cursos superiores. Por exemplo, para entrar no curso de medicina um estudante tem que ter uma média maior que 18 numa escala de 0 a 20. Cada curso de cada universidade tem uma média que dá direito à “entrar” no curso.
      Boa sorte!

  57. Bom dia Lyria!

    Estou me candidatando a uma vaga para mestrado na UC.
    Estou com uma dúvida em relação aos documentos.

    No site da UC pede que eu anexe os documentos digitalizados, todavia, você diz que os documentos devem estar autenticados pelo consulado português.

    Nesse primeiro momento, já é necessário autenticar todos eles? Ou apenas após o aceite oficial?

    Obrigado e um abraço!

    • Olá Bruno,
      Obrigada por comentar.
      Eu penso que você terá que ter o diploma já autenticado mas, nada melhor do que você perguntar diretamente à Universidade. Só eles podem dizer como querem os documentos.
      Boa sorte!

  58. Olá Lyria, sou Tiago, sou Biomédico e estou interessado em fazer Medicina em Portugal, gostaria de umas dicas em relação a bolsas de estudos e quais as melhores instituições, aguardo contato,grato.

  59. Olá, Lyria, parabens pelo post.
    Tenho muitas duvidas e gostaria se possível que você me ajudasse.
    Nas universidades Portuguesas, qual a melhor cidade em relação ao custo- benefício para realizar intercâmbio de graduação de 6 meses? Pois a bolsa- auxílio é 3.000 euros. É uma quantia que dá para se manter ? As universidades participantes nesses programas de bolsa, dão assistência estudantil para os estudantes de intercâmbio? Tipo: Moradia, refeições na universidades?
    Com relação as universidades públicas, qual a mais bem conceituada?
    Qual a faculdade de Psicologia mais bem conceituada nelas?
    Estou muito interessada na UC, mas são tantas como a do porto, lisboa, etc… tenho dúvidas.
    Obrigada.

    • Olá Adriana,
      Obrigada pelo comentário!
      Quanto às cidades, Lisboa tem um custo de vida mais elevado. 500 euros/mês dá para se manter se dividir despesas e economizar bem. Em Lisboa, um quarto pode custar 250 euros dependendo do lugar. Nas cidades do interior, o custo de vida é menor.
      Algumas faculdades dão assistência mais do que outras. Normalmente as refeições são mais baratas nos refeitórios das universidades.
      Todas as faculdades públicas de psicologia são bem conceituadas.
      Boa sorte! 🙂

  60. Olá. Sou portuguesa e moro no Brasil há mais de 30 anos. Estou voltando a morar em Portugal. Tenho um filho de 18 anos que terminou o ensino médio e está estudando para o vestibular. Indo para Portugal como ele será aceito em alguma universidade? Pretende fazer medicina. Como é feito processo seletivo? Estou muito apreensiva pois não quero prejudicá-lo. Mas o entrando não vou mais ficar no Brasil. Desde já agradeço.

    • Olá Manuela,
      O seu filho terá que pedir equivalência do ensino médio feito no Brasil aqui em Portugal. Para isso terá que trazer os documentos autenticados por um consulado português e entregar numa escola secundária que avaliará e dirá se ele tem equivalência ao 12º ano ou se terá que fazer alguma disciplina para concluir o curso.
      Para entrar no curso de medicina ele terá que fazer os exames nacionais. A média da nota dele do ensino médio mais a nota dos exames nacionais darão uma nota que será a “nota de acesso”. Para medicina ele terá que ter no mínimo média de 18 em 20.
      Você não vai prejudicá-lo porque toda experiência na vida é válida e mudar de país não é fácil, mesmo que seja para o seu mesmo. 🙂
      Boa sorte para vocês!

  61. Alan Souza Lima

    Boa noite

    Termino agora Engenharia Mecânica no Uninorte umas das rede Laurent, quero me especializar na área de Engenharia em Portugal, mas nunca sai do Brasil e nem tenho cartões que me dê direito a alguma coisa em Portugal. O que devo fazer pra realizar esse projeto de vida ?
    Me indicaria fazer o Enem ?

    Grato.

    • Olá Alan,
      Sugiro que entre em contato com uma universidade portuguesa que tenha a pós-graduação do seu interesse. Envie um email explicando a situação e o que deve fazer para se candidatar. Se for aceito, vá a uma consulado português no Brasil para pedir uma autorização de residência para estudos.
      O ENEM é só para quem pretende começar a faculdade.
      Boa sorte!

  62. Olá Dra. Lyria Reis, sou caloura em odontologia, estou no primeiro semestre, por a senhora ter experiencia nesta área, me sinto a vontade para fazer algumas perguntas.
    1) A senhora é brasileira e foi fazer faculdade em Portugal?
    2)Se sim na pergunta anterior, como foi a experiencia de deixar tudo (família, amigos, trabalho) e ir atrás de um sonho tão longe?
    3)Penso em terminar minha faculdade em outro país, mesmo sabendo por algumas fontes que o Brasil tem um dos melhores ensino em odontologia, mas o que a senhora me aconselha?
    4)Sei que ainda está um pouquinho cedo para saber que área que me especializar, mas quando começo a pensar tudo fica muito confuso, existe algum segredo para eu decidir que área quero seguir?
    Peço desculpas pela minha petulância,
    agradeço desde já pela atenção.
    Um forte abraço.

    • Olá Vitória,
      Eu não vim fazer faculdade em Portugal.
      Já que as suas dúvidas tem a ver com odontologia, sugiro que você termine a faculdade no Brasil. Como você quer estudar fora, faça depois uma pós-graduação. Por enquanto, estude bastante! 🙂 Não se preocupe agora com especialização, não vale a pena. Quando você terminar a faculdade você vai saber o que gosta mais e o que não gosta e assim, optar pela especialização.
      Boa sorte!

  63. Olá . Por favor, gostaria de saber se vocês, sabem nomes de algumas universidades de direito em Lisboa Portugal de baixo custo . Por favor, me respondam, da preciso disso urgente . Moro no Brasil e já tenho tudo pra ir pra Portugal só preciso desse favor . Grata desde já .

  64. Quero ingressar em uma universidade em Portugal até porque vou morar lá, a que eu faço ? Será difícil conseguir cursa licenciaturas ou Direito [email protected]

    • Olá José,
      O curso de medicina em Portugal é um curso superior onde os alunos tem que estudar 6 anos e cumprir diversos créditos para concluir o curso. Sugiro que você entre nas páginas na internet dos cursos. Assim poderá ter informação mais detalhada dos cursos.
      Boa sorte!

  65. Boa Noite

    Faço engenharia de controle e automação moro no Brasil , vou termina no fim no ano . estou em buscando de fazer pós graduação ou fazer um curso de especialização na área , pois eu quero fazer em Portugal . Queria saber se alguém pode me ajudar como informação de universidade e processo seletivo que preciso fazer .. Se alguém poder me ajudar vou ficar muito grato . Pois pretendo morar lá , vou passar meu email para contato [email protected]

    • Olá Tiago,
      Sugiro que você procure nas páginas da internet das universidades. Assim você poderá obter informação dos cursos disponíveis e também sobre as formas de acesso aos cursos.
      Lembro que, para um estrangeiro morar em Portugal, deve ter um visto válido adequado à situação.
      Boa sorte!

  66. Olá! Eu ingressei na faculdade de Direito da Universidade do Porto no ano passado, passei tanto pelo Concurso de transferência (de uma faculdade privada do Brasil para a UP) como pela Concurso do estudante internacional. Paguei a primeira anuidade no valor total fixado para o estudante internacional (3000 euros) e tenho tentado reduzir esta propina ao valor do estudante internacional, mas não tenho logrado sucesso. Tenho residência em Portugal a 1 ano e meio, para fins de estudo. Vou solicitar o Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres no SEF e com ele vou entrar com um pedido para vir a pagar a propina dos cidadãos portugueses, você acha que isto é capaz, o que voce sabe acerca deste estatuto e da possível aplicabilidade dele para me retirar do estatuto do estudante internacional?!
    Agradecida,

    • Olá Bárbara,
      Muito obrigada por comentar.
      Quanto à sua dúvida sobre o Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres é assim. O Estatuto pode ser pedido logo que se tem a Autorização de Residência. É logo válido para os direitos sociais. Penso que aqui inclui o caso as propinas universitárias, por exemplo. Para o estatuto de direito político tem que estar morando em Portugal há mais de 3 anos.
      Não sei lhe dizer se ele vai alterar o seu estatuto de “estudante internacional” mas (teoricamente) penso que sim. Acredito que isso vai depender da Universidade.
      Porque você não procura o apoio jurídico da Associação Mais Brasil no Porto? Talvez eles possam te ajudar.
      Boa sorte!

  67. Ola, sou brasileira e vivo em portugal a 7 anos, possuo titulo de residencia permanente digo 10 anos, sou bacharel em enfermagem e tenho tido dificuldades em inscrever-me na ordem dos enfermeiros tenho o meu diploma e certificados validados bem como a sua autenticidade, e pediram agora o plano de estudos. Paguei caro pelo documento que veio- me do Brasil em folhas A4 soltas com as disciplinas e horas. Minha pergunta qual o formato do plano? Conheces alguem que ja tenha feito esse procedimento? O consulado sabe tal como eu. Sinto-me desorientada. Podes ajudar-me. Obrigada

    • Olá Monica,
      Você está tentando equivalência por alguma universidade? O plano de estudos não seria o programa de cada disciplina que você cursou no Brasil? Penso que deve ser pois assim poderão comparar cada disciplina e ver quais as que são equivalentes às do curso/universidade aqui em Portugal.
      Boa sorte!

  68. Lyria,
    sou brasileira com dupla cidadania (no caso portuguesa). Tinha interesse no curso de medicina em Coimbra mas pelo que eu entendi teria que fazer o vestibular português como qualquer outro cidadão do país, sem poder entrar por programas para alunos estrangeiros. Só que estou MUITO perdida porque os sites da unviversidade e do DGES são extremamente confusos e não consigo entender absolutamente nada. Nem como funciona a prova, nem como me inscrevo, nada.. Vc poderia me ajudar? Tem alguma informação util nesse sentido?

    • Olá Amanda,
      Se você está no Brasil e faz (ou fez) o ensino médio no Brasil, para estudar em Portugal você terá que, antes de tudo, fazer a equivalência do ensino médio feito no Brasil para o ensino secundário em Portugal. Só depois de ter a equivalência é que você poderá fazer o exame nacional em Portugal.
      Boa sorte!

  69. Olá Lyria, tudo bem?
    Quero fazer uma pós em Lisboa na ESCS, me apaixonei pela grade e o preço é muito bom. Só que tenho algumas dúvidas quanto alguns documentos que são pedidos na candidatura, pode me ajudar?
    O certificado de habilitação é um documento que eu possa pedir no consulado ou na faculdade e validar no consulado?
    Acredito ter confundido esse documento com o de média final.
    O CV que eles pedem para análisar a parte de trabalho científico, se eu não tiver essa parte, pesa muito na hora de aprovarem?

    Obrigada e aguardo retorno!
    Carol

    • Olá Carol.
      O “certificado de habilitação” é o seu “diploma de conclusão de curso” no Brasil. Esse deverá ter as assinaturas reconhecidas pelo consulado português no Brasil.
      O documento com a média final deve ser o seu histórico escolar que consta todas as disciplinas que você cursou na faculdade com notas e carga horária.
      Quanto ao CV, depende dos critérios que a universidade adotar. Eu não sei te dizer… 🙂
      Boa sorte!

  70. Boa noite, estou cursando o ultimo ano ensino medio, e gostaria de fazer engenharia civil na universidade do porto , sou brasileiro, mas tenho a nacionalidade portuguesa tambem, pois meu pai é portugues. gostaria de saber como devo proceder, se é melhor ingressar numa faculdade primeiro no brasil, no mesmo curso e depois pedir transferencia ou se devo me matricular direto no vestibular em portugal.. obgdo.

    • Olá Carlos,
      Em Portugal não há vestibular. Os estudantes que terminam o ensino secundário tem que fazer os “exames nacionais”, cuja média é somada à média final do ensino secundário e dá uma nota. Essa nota é que dará acesso ao ensino superior.
      Para entrar em um curso superior em Portugal, primeiro você terá que fazer a equivalência do ensino médio feito no Brasil para o ensino secundário em Portugal. Depois disso você poderá fazer os exames nacionais. A média para entrar nos cursos de engenharia é sempre maior que 14 em 20.
      Boa sorte!

  71. ola. boa noite, por meio do meu pai eu tenho direito a dupla nacionalidade, gostaria de entrar em uma Universidade portuguesa, estou terminando o ensino medio este ano, e queria saber com quais orgaos eu tenho que entrar em contato para saber como faço tal coisa, obrigado, gostei muito do post

    • Olá Caio,
      Muito obrigada!
      Primeiro você tem que tratar da sua nacionalidade. Como português mas tendo estudado no Brasil terá que fazer a equivalência do ensino médio brasileiro para o ensino secundário português e só depois é que pode tentar o acesso a uma universidade.
      Boa sorte!

  72. oi boa noite.. Sou Formado em Ciências Contábeis. Gostaria de saber se eu posso fazer uma graduação da area da tecnologia da informação por exemplo ou uma pós ai em Portugal. Seria possível eu trabalhar e estudar ? vc tem alguma informação sobre isso. Eu nunca viajei para fora do Brasil. Tem algum programa de trabalho e estudo que voce possa indicar ou algo do tipo ?

    • Olá Leandro,
      Se você pode estudar em Portugal? Pode. Se é possível trabalhar e estudar? depende do curso, da escola, de vários fatores.
      Eu não conheço programas de estudo e trabalho.
      Boa sorte!

  73. Olá Lyria, primeiramente parabéns pelo post.
    Algo que gostaria de saber é sobre o processo da equivalência do ensino médio brasileiro em Portugal, me formei ano passado e pretendo ir morar e estudar em Portugal com uma tia que já mora em Lisboa a bastante tempo, e além da equivalência outra coisa que me confunde um pouco ainda é como ingressar nas universidades de Portugal, principalmente as privadas, já que em quase todos as páginas das universidades privadas estão dizendo sobre as datas de candidaturas e não especificamente do processo como um todo.

    Desde já agradeço.

  74. Olá Lyria. Parabéns pelo post.
    Meu filho quer ir estudar medicina em Portugal, tenho receio e gostaria de saber como é o ingresso de um estudante na faculdade de medicina, qual o valor do curso, onde eles ficam alojados e se é seguro.Aguardo resposta.

    • Olá Adiene,
      Muito obrigada pelo comentário!
      Sugiro que você leia também os comentários a este post. Poderá encontrar algumas respostas para as suas dúvidas!
      Faça também uma procurar pelas páginas oficiais das Universidades na internet pois, cada universidade tem as suas exigências.
      Boa sorte!

  75. Olá, será que se eu começar o primeiro ano numa universidade em angola e depois pedir transferência, terei que fazer o exame nacional?

  76. Olá Lyria, Meu pai mora em Portugal a quase 14 anos e eu fiquei no Brasil com minha mãe,estou cursando 3 periodo de Direito aquí no Brasil,meu pai me fez o convite de ir mora lá termina os meus estudos lá, estou com dúvidas de ir ou não pois tenho medo pois não sei se é válido o diploma aqui, se que eu vou aprender lá vai ser válido aqui, por que as vezes não compensa eu sair daqui pra estudar lá não sei se é seguro isso.

    • Olá Patrick,
      Obrigada pelo seu comentário.
      Na minha opinião (que pode não ser a sua e nem a da sua família), se você quer trabalhar como advogado no Brasil, parece mais sensato estudar no Brasil.
      Se você quer trabalhar em Portugal pode ser interessante estudar em Portugal.
      Tudo vai depender do que você quer para o seu futuro, não é mesmo?
      Boa sorte!

  77. ola Lyria adprei o post !
    Faço faculdade gastronomia mas tranquei no 2 periodo!
    teria como me indicar alguma instituição em portugal com esse curso, alguma media de custo,como faço pra ir
    emfim tenho todas as duvidas possiveis!
    obrigada

    • Olá Fernanda,
      Obrigada por comentar!
      Sugiro que faça uma procura diretamente nos sites oficiais das escolas/universidades.
      Assim poderá ter informações mais detalhadas sobre o que precisa.
      Boa sorte!

  78. Bom dia! Estive fazendo uma pesquisa na net, e descobri que posso fazer uma pos graduacao a distancia pela Universidade Aberta de Coimbra. Curso Gestao Ambiental, e tenho muito interesse nessa pos. Para me candidatar, vi que tem varios criterios para executar. Minha duvida e. Para fazer a pos em meio ambiente, e validar o diploma aqui, como seria o processo? O valor para pagamento pode ser compensatorio em relacao ao Brasil, como tambem seu reconhecimento? A dinamica do ensino pode nos causar surpresas desagradaveis?

    • Olá Luiz,
      Obrigada por comentar.
      Quanto às suas dúvidas o que eu posso dizer é que, geralmente, as universidades brasileiras só reconhecem ou revalidam cursos semelhantes. Por isso, sugiro que você pesquise no Brasil, qual é a universidade que pode reconhecer o curso que pretende fazer.
      Os modelos de ensino à distância brasileiro e português são um pouco diferentes por isso terá mesmo que pesquisar, no Brasil, como reconhecer o curso.
      Boa sorte!

  79. Olá Dra Lyria boa noite em primeiro lugar meus parabéns pelo post.
    Gostaria que mim desse umas dicas moro em portugal a 7 anos e só agora decidi retomar os estudos ou seja fazer um curso de nível superior, mas nem sei por onde começar como e quando fazer o exame nacional onde inscrever, já fui em uma secundaria para obter a equivalência e eles mim disseram que tenho que ter uma media no histórico escolar,que o consulado dar esta media. Fui no consulado e disseram que teria que ir a embaixada porém ainda não fui. Pretendo cursar ENGENHARIA ELECTRÓNICA E TELECOMUNICAÇÕES a outras formas de ingresso sem ser pelo exame nacional? ou todas depende dele? Desde já muito obrigado!

    Cumprimentos

    Fábio de Oliveira Pontes

    • Olá Fábio,
      Obrigada por comentar.
      É isso mesmo. Você terá que levar o seu histórico escolar na Embaixada Brasileira para que eles coloquem a média.
      Quanto às formas de ingresso você terá que ver diretamente na página da Universidade que tem o curso que você quer fazer. Porque cada faculdade pode dar opções diferentes de ingresso em cada curso. Pode ser que você possa fazer o acesso para maiores de 23 anos mas, tem mesmo que ver na faculdade porque terá prazos e critérios específicos para entrar no curso. Desejo que consiga realizar o seu objetivo!
      Boa sorte!

  80. Boa noite, estou no Brasil terminando ensino médio e fazendo técnico em enfermagem, tenho residência portuguesa, ano que vem dai dupla nacionalidade ( meu marido se encobtra a morar em Portugal), queria saber se meu diploma de técnica em enfermagem valerá em Portugal ou se terei que fazer alguma coisa?
    Obrigada desde já pela resposta.

    • Olá Lucélia,
      Sugiro que você entre em contato com uma escola de formação profissional que tenha cursos na área da saúde como, por exemplo, “auxiliar de ação médica”. Assim a escola poderá te dar informações mais detalhadas se é possível reconhecer a formação técnica que você terá. Lembre-se que os seus documentos escolares devem ser reconhecidos por um consulado português no Brasil.
      Boa sorte!

  81. Boa noite Lyria,
    Parabéns pelo post e pela sua dedicação em responder a cada pergunta tao atenciosamente.

    Eu me formo no fim desse ano em engenharia química, e estou tirando minha cidadania portuguesa, tenho um grande interesse em me mudar para Portugal no ano que vem. Li em alguns lugares que diplomas de engenharia agora são reconhecidos em Portugal. essa informação procede? como eu teria que fazer para poder trabalhar como engenheira?
    Terei dificuldade em ingressar uma pós por ter feito a graduação no brasil?

    Obrigada

    • Olá Carolina,
      Há algum tempo houve um acordo entre os governos português e brasileiro para haver reconhecimento da formação em engenharia do Brasil em Portugal e de Portugal no Brasil, principalmente devido ao grande número de engenheiros portugueses que, por causa da crise em Portugal e do desemprego, estavam buscando trabalho no Brasil. Mas, parece que o acordo ainda não está regulamentado e tenho conhecimento de portugueses há mais de 3 anos no Brasil que não conseguem reconhecer o seu diploma.
      Portanto, sugiro que você entre em contato diretamente com uma universidade portuguesa que tenha o curso do seu interesse para avaliar a sua situação.
      Boa sorte!

  82. Boa noite Lyria!!
    Eu sou formada em Educação Física e quero fazer uma outra faculdade em Portugal, a de veterinária..
    E não estou sabendo procurar o como fazer ou prestar provas! Por onde eu começo?

  83. Dra. Lyria, já morei em Portugal alguns anos, e agora minha prima e eu pretendemos voltar, mas não temos mais a legalização pois conseguimos através de nossos pais e agora somos maior de idade, e queríamos muito fazer Direito e Engenharia. Seria possível cursarmos mesmo sem a legalização?

  84. Boa tarde! Obrigada pelo texto. Muito informativo.
    Minha situação e a seguinte: fui admitida no 3 ciclo por uma universidade portuguesa, mas para realizar a inscrição tenho que incluir dados como “num. Seg. Social”, “num. Utente SNS”, “núm. ADSE”. Moro no Brasil e não possuo esses dados. Qual é o procedimento?
    Será que a Universidade espera que as pessoas candidatas providenciem esse tipo de coisa antes de serem admitidas no Programas? Seria um absurdo! Bom….tem alguma informação sobre o assunto?
    Escrevi à Universidade, mas demoram bastante para responder.
    Obrigada

  85. Olá. Termino o Ensino Médio este ano e tenho dupla nacionalidade. Eu queria saber qual seria a melhor maneira para regressar a uma faculdade de Fisioterapia em Portugal. Ou seja, se caso eu entrar numa faculdade pública no Brasil e querer transferir para Portugal, eu consigo uma publica também ou só será possível entrando numa privada? E alem disso, ganho alguma vantagem por ter a dupla nacionalidade?

    • Olá Juliana,
      Para fazer um curso superior em Portugal você terá que ter a equivalência do ensino médio feito no Brasil para o ensino secundário em Portugal.
      A nacionalidade te dá o direito de morar em Portugal sem necessidade de um visto/autorização de residência.
      Boa sorte!

  86. Muito obrigada pelo post!!! Eu sou veterinária no Brasil e quero morar em Portugal. Não consigo encontrar informações sobre a profissão em Portugal… vc poderia me ajudar? Queria saber se preciso somente validar meu diploma ou se é preciso passar por provas para tirar a licença para trabalhar como vet em Portugal. Queria saber também a media salarial e a empregabilidade. Muito obrigada pela ajuda!!!!

  87. Sou Brasileira tenho 25 anos,já morei em Portugal.Estou voltando no inicio do ano tenho planos de fazer uma faculdade em Portugal gostaria de saber o que e preciso para poder realizar esse sonho.Ou qual dificuldade terei.desde já agradeço.

    • Olá Débora,
      Para fazer uma faculdade em Portugal você tem que ter concluído o ensino secundário. Se tiver concluído no Brasil, terá que pedir equivalência dos seus estudos em Portugal.
      Boa sorte!

  88. Olá Dra Lyria
    Sou Brasileira, tenho 34 anos estou cursando 6 ciclo de enfermagem aqui no Brasil e sonho muito de ir para Portugal, fazer uma pós-graduação e viver por la. Mas queria saber se consigo fazer a pós-graduação e depois trabalhar la na minha área, sem problema algum?

    • Olá Rejany,
      Todos os estudos feitos fora de Portugal devem ser reconhecidos ou ter equivalência para que a pessoa possa trabalhar na área em Portugal. Existem vários processos diferentes de acordo com cada curso.
      Com a crise em Portugal, muitos enfermeiros portugueses tiveram que deixar o país para procurar emprego em outros países.
      Boa sorte!

  89. Olá Dra Lyria. td bem? em primeiro muito obrigado seu blog é d grande ajuda, então desculpe se alguém ja fez essa pergunta mas li até a metade e vi muitas pessoas fazendo as msms perguntas(parabéns d novo pela paciência), enfim estou fazendo um curso tecnológico na área de TI (analise e desenvolvimento de sistemas) aki no brasil e sempre tive o sonho d morar em Portugal ( tenho família ai ), ja pesquisei muito mas não acho muitas informações 🙁 pelo q percebi tenho q ”validar” meu diploma no consulado ,moro em PE e temos consulado portugues aki, a questão é: se eu tiver q validar meu diploma e conseguir já saio daki do brasil podendo trabalhar em portugal? outra, sei q para trabalhar preciso pedir o NIF ai( numero de contribuinte 🙂 ) no SEF, minha familia q ja é residente ai pode assinar para mim, minha intensão é sair daki como turista pegar o visto d turista( 3 meses) caso encontre trabalho fico, caso contrario volto, poderia me indicar algum site que fale sobre faculdades portuguesas de TI? desde já obrigado.

    • Olá João,
      Muito obrigada por comentar.
      O seu curso é técnico, bacharelato ou superior? Em Portugal, este tipo de formação chama-se “engenharia informática” e é um curso superior, licenciatura em 3 anos e mais 2 anos de mestrado. Sugiro que você entre em contato com alguma universidade para saber como andam os reconhecimentos/equivalência nesta área.
      O que o consulado faz é reconhecer que o seu diploma é válido no Brasil. O consulado não te dá equivalência.
      Boa sorte!

  90. Olá! Quero cursar Economia no Instituo Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa. Dá pra fazer, ao mesmo tempo, um Mestrado em Direito na Universidade de Coimbra? Tipo, como é o deslocamento entre as duas cidades? Pergunto no sentido de que no mestrado acadêmico o comum é ter aulas 3x por semana, e, sendo assim, a distância entres Coimbra e Lisboa permitiria o que desejo. Em tempo, quero saber se tu tens algum link falando sobre o exame específico para estudantes internacionais, ou seja, diferente dos regimes de acesso organizados pela DGES. O exame é difícil?

    • Olá Valter,
      O modo de funcionamento dos cursos em Portugal não é igual no Brasil. Não me parece que dê para conciliar os dois cursos considerando que o aluno terá que estudar e fazer diversas atividades em cada um dos cursos.
      Desejo que consiga alcançar os seus objetivos! Boa sorte!

  91. Olá boa noite estou pretendendo fazer um mestrado ou uma pós-graduação em Portugal sou graduada em museologia porem acabei de retornar da Espanha, portanto não tenho tempo de organizar para tentar uma candidatura para o início das aulas em setembro de 2015. Vocês sabem me informar se os cursos de mestrado também podem ter seu início letivo em fevereiro no caso no segundo semestre do próximo ano? MUITO OBRIGADA

    • Olá Fernanda,
      Eu não tenho conhecimento de cursos com início em fevereiro. Porque você não entra em contato direito com a Universidade do seu interesse? Assim você poderá se informar diretamente sobre os cursos disponíveis e se existe algum que comece em fevereiro.
      Boa sorte!

  92. Olá Lyria! Então, faço um curso aqui no Brasil que é Técnico Superior em Gestão pública. Aqui no Brasil pelo menos, terminando esse curso posso fazer uma pós-graduação. No caso quero muito fazer minha pós em Gestão de Projetos, mas quero fazê-la em Portugal. Vc sabe me dizer se tem algum curso nesse âmbito aí, e se é possível fazer uma pós, mesmo com um curso Técnico Superior?
    Desde já agradeço!

  93. Boa noite, sou graduado em farmácia e estou pensando em fazer um mestrado em análises clinicas em Portugal, mais gostaria de saber se existem algum tipo de programa de bolsas de ajudar ou bolsas para aluno estrangeiros e como faço para ficar sabendo.
    Olhei na universidade de Coimbra que existe o mestrado que quero
    Abraços

    • Olá Samuel,
      Há muito tempo que o governo português não dá bolsas para mestrados. Eu sugiro que você procure uma bolsa/auxílio a partir do Brasil, nas várias instituições que dão bolsas para o exterior, tanto da CAPES/CNPQ como também do Santander e outros financiadores.
      Boa sorte!

  94. Lyria, parabens pelo texto. Sou formado em Saúde Pública pela USP (saúde coletiva na maioria dos cursos).

    Tenho um processo de cidadania portuguesa quase no final.

    Pretendo fazer uma especialização e/ou mestrado em Portugal, na área de gestão de empresas ou comunicação.

    Minhas dúvidas são: como meu curso será validado para uma pós em portugal, sendo que eu não sei se existe o curso que eu fiz em Portugal, no âmbito de graduação? Será que ele será validado?

    Como é o mercado de gestão em saúde em Portugal? É um bom mercado?

    Obrigado

    • Olá Danilo,
      Obrigado por ler o blog e por comentar. Sou especialista em saúde coletiva e conheço bem a área.
      Quanto às suas questões, aqui em Portugal não existe curso de saúde pública a nível de graduação, somente mestrado e doutoramento.
      Quanto ao seu diploma, terá que levá-lo a um consulado português no Brasil que “reconhecerá” como um documento válido no Brasil mas você não terá “equivalência” porque não existe este curso em Portugal.
      Para fazer um mestrado você terá que entrar em contato com alguma universidade que tenha o curso do seu interesse e ver quais são os pré-requisitos para se candidatar ao curso.
      Boa sorte!

  95. LYRIA, boa noite.
    Estou fazendo alguns planos para um futuro breve.
    Gostaria de tirar algumas dúvidas e esclarecer algumas duvidas sobre a rotina diaria e academica em Portugal.
    Se puder, entre em contato via e-mail.

  96. Lyria, eu comecei a estudar medicina no Brasil, mas, tenho vontade de me mudar para a europa… E gostaria de perguntar se há algum modo de transferir o curso de medicina de uma universidade brasileira para uma universidade portuguesa… E gostaria também de saber se eu me formar em portugal existe algum modo de através do meu trabalho conseguir uma cidadania ou visto permanente?

    • Olá Amico,
      Quanto à sua dúvida sugiro que veja diretamente com as universidades se existem essa possibilidade de transferência porque a Universidade portuguesa do seu interesse é que poderá te dizer se aceita ou não.
      De acordo com a legislação atual, todo estrangeiro residente há mais de 6 anos em Portugal, cumprindo os seus deveres de cidadão, podem requerer a nacionalidade portuguesa mas isso não quer dizer que todos terão.
      Boa sorte!

  97. Bom dia Dra Lyria Reis, adorei seu blog, é muito esclarecedor e vejo que a senhora responde as mensagem e isso é muito importante para quem busca informações. Acredito que tem sido muito importante para todos.Desde já agradeço.
    Queria ,se possível , de informação e ou esclarecimento.
    Meu esposo é português, porém mora aqui no Brasil há 6 anos e terminou o Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores aqui no Brasil, com uma carga horária de 1660 hs e está terminando o Curso de Pós-Gradução em Arquitetura Paisagista com uma carga horária de 360 hs.
    Nossa dúvida é: no próximo ano está querendo concorrer à uma bolsa de mestrado em Portugal, ele é de Lisboa e provavelmente irá escolher uma Universidade de lá, portanto gostaria de saber se com esta carga horária é possível realizar a equivalência do diploma? pois andei olhando sobre o processo de bolonha e em um post vi que em Portugal, uma licenciatura (curso de graduação) deve ter 180 créditos ou seja, uma carga horária de 1500 a 1800 horas de trabalho por ano ou 4500 a 5400 horas. Será que a universidade vai aceitar? Ele quer entrar no mestrado (2º ciclo) . Se a senhora tiver informação ou se puder me indicar algum site q tenha, ficarei grata. Grande abraço.

    • Olá Claudia,
      Para responder à essa sua dúvida eu sugiro que entrem em contato diretamente com a Universidade explicando a situação. Só eles tem autonomia para dizer se aceitam ou não.
      Não se esqueçam que todos os documentos brasileiros que vêm para Portugal tem que ser reconhecidos por um consulado português no Brasil.
      Boa sorte!

    • Olá Nathalia,
      Em primeiro lugar, você precisa ter concluído o ensino médio e ter equivalência com o ensino português. Para cursar medicina deve fazer os exames nacionais e ter média acima de 18,3 numa escala de 0 a 20.
      Boa sorte!

  98. oi boa tarde ou Bom dia Dra Lyria Reis, adorei seu blog, é muito esclarecedor e vejo que a senhora responde as mensagem e isso é muito importante para quem busca informações. Acredito que tem sido muito importante para todos.Desde já agradeço.
    Queria ,seber possível , de informação e ou esclarecimento eu vivo em Angola e gostaria de estudar em uma das universidade o próximo ano em direito o que faço?

  99. Bom dia.
    Tenho dúvidas em relação a minha situação.
    Estou terminando o meu doutoramento em Lisboa. Provavelmente defendo em fevereiro.
    De outubro de 2012 até fevereiro de 2014 fui residente em Lisboa. Não renovei pois após esta data ficava 3 meses do Brasil e 1 mês em Lisboa. Neste ano já tive duas entradas em Lisboa e estou indo no meio de setembro. Em todas entradas após o término do visto de residente nunca me questionaram nada. Liguei para o consulado aqui do Brasil e eles me disseram que não poderiam ter me deixado entrar pois eu estava estudando e não estava a turismo. Estou preocupado. Não tenho como pedir o visto de estudante aqui no Brasil por causa do tempo. Entrando em Lisboa posso pedir o visto de estudante no SEF?
    OBS: Nunca passei os 90 dias.
    Estou perguntando isto pois a minha professora pode pedir que eu fique até a data de defesa e com o visto eu estaria legal.
    Grato. Giulia

    • Olá Giulia,
      Obrigada por comentar!
      Teoricamente você pode entrar em Lisboa e pedir o visto já estando no país. É o que você deve fazer logo que chegar ao país já que diz não ter tempo para pedir o visto a partir do Brasil.
      O visto deve ser sempre adequado ao que se destina. O único caso em que não é preciso visto prévio é o de turismo.
      Continue a acompanhar o blog que em breve falaremos sobre este tema.
      Boa sorte!

  100. Olá, sou brasileira e gostaria de saber se com o visto de trabalho eu poderia pagar o valor das propinas na universidade igual a um português. Obrigada!

  101. bom dia, adorei o post esclareceu várias dúvidas minhas porém ainda sobraram algumas, no caso eu tenho dupla cidadania Brasil/Portugal, então no caso eu tenho os mesmo direitos de um português nascido em Portugal certo? e qual o melhor meio de entrar em contato com as universidades portuguesas, pois já mandei inúmeros e-mail e nenhum deles é respondido, espero resposta obrigado

    • Olá Caio,
      Normalmente as informações estão todas nas páginas das universidades na internet. Sugiro que você primeiro pesquise as informações que precisa nas páginas das universidades.
      Boa sorte!

  102. oi Liria sou filho de portugues ja tenho minha dupla cidadania quero estudar odonto em portugal como faço para conseguir isso

  103. Sou técnico em química e daqui há dois anos irei para Portugal, aproveito e faço o ensino superior de química bacharelado aí. Minha dúvida é que se existe o curso de bacharelado em química em Portugal, pois pesquisei nas páginas das universidades e não encontrei. E como é esse exame nacional? E sobre minhas notas do ensino médio, caso elas não tiverem equivalência, terei que refazer algumas disciplinas de novo? Isso demora quanto tempo?

    • Olá Natan,
      Em Portugal, os cursos de graduação são chamados de “licenciatura”.
      Quanto à equivalência, é a escola secundária que avaliará o seu histórico e dirá se pode ter equivalência ou se terá que estudar mais alguma disciplina.
      Boa sorte!

      • Essa é a questão, pois a licenciatura serve para formar professores – diferente do bacharelado que serve para formar químicos pesquisadores. Infelizmente não encontrei essa graduação em nenhuma universidade daí. E obrigado por responder.

        • Olá Natan,
          É só uma questão de nomenclatura. 🙂
          No Brasil é que existe essa diferença entre “bacharelado” e “licenciatura”.
          Aqui não existe. E a “licenciatura” atualmente, de acordo com Bolonha, é o “primeiro ciclo”. O segundo ciclo é o mestrado e o terceiro o doutoramento (doutorado no Brasil).
          A licenciatura tanto dá para ser pesquisador (se continuar no mestrado) como dá para ser professor.
          Boa sorte!

  104. Dra.
    Sera que existe uma dica para serem revalidados os diplomas em Portugal?
    Por exemplo eu estudei em uma universidade particular talvez se eu pedir a revalidacao numa universidade particular a chance pode aumentar?
    Se souber de algo por favor quero saber…
    Já sei os procedimentos para pedir, agora se o meu diploma será aceito, já é outra história:)

  105. Olá! Tudo bem? Meu nome é Maria Eduarda, sou brasileira e tenho dupla nacionalidade portuguesa. Estou me formando no ensino secundário aqui no Brasil e quero cursar medicina em Portugal. Gostaria de saber se você sabe me informar como faço para obter essa equivalência do ensino secundário português? E se tem como realizar as provas do Concurso Nacional do Brasil mesmo (consulado talvez) ou se devo ir a Portugal para isso?
    Já entrei em contato com algumas universidades porém ainda não obtive uma resposta clara quanto a isso.
    Inclusive, algumas falaram sobre substituir o exame nacional por exames para estrangeiros já que fiz o ensino médio fora de Portugal porém não sei se seria o caso já que tenho nacionalidade portuguesa e falo a língua fluentemente.

    Muito obrigada pela ajuda.

  106. Ola Lyria Reis!
    meus votos de uma boa tarde! Eu estou cursando ciências contabeis no Brasil e desejo dar continuidade na minha formação em portugal.
    Portanto, gostaria que explicasse-me, como funciona os ingressos as universidade privadas portuguesa.
    será que eu posso ingressar logo no principio do segundo semestre, como efeito aqui no Brasil? ou teria de esperar taxativamente ate o principio de Setembro quando se da o arranque do ano lectivo?
    ou o facto de ter toda documentação com os créditos das disciplinas já cursadas facilitaria no ingresso a universidade?

  107. olá, sei que é necessário fazer os exames finais para ingresso à universidade em lisboa, as provas específicas pra cada tipo de curso escolhido, mas notei que existe uma abordagem diferente dos conteúdos propostos nestas provas em relação ao que mais esudamos no Brasil para fazer o vestibular, então gostaria de saber se em lisboa existe algum tipo de cursinho, preparatório, matérias isoladas para a realização desses exames finais,e caso tenha, podes citar alguns. Desde já agradeço a atenção.

  108. Olá,Boa tarde!Tudo bem ??
    Gostei bastante do seu post me tirou algumas duvidas.
    Estou querendo ir para Portugal para ter um ensino superior melhor que o do Brasil,pretendo ingressar em alguma faculdade que aceite o Enem.Mas queria saber de você que é graduada na área de saúde,se posso fazer o 1 ciclo em enfermagem e mestrado em medicina podendo exercer as funções que um médico exerce?

  109. Olá, boa tarde!!

    Sou formado em gestão ambiental e gostaria muito de cursar Engenharia do ambiente, em portugal, até pq existe o curso integrado com mestrado, algo do tipo!
    O que eu quero de fato saber é se existe algum tipo de bolsa de gratuidade para estudantes estrangeiros, parece que existe algo dentro do EEI que fornece bolsa e/ou bolsas percentuais.
    Você teria alguma informação a respeito?
    Obrigado!!

  110. Oi tenho a cidadania portuguesa , e estou tirando da minha filha de 11 anos.
    Resido no Brasil ; Rio de Janeiro, com toda a minha família em Portugal.

    Como posso obter informações sobre o ensino do 7o e 8o anos, aqui minha filha está terminando
    o 6o ano.

    Conheço os procedimentos de validação via consulado, mas quero saber mais como funciona as escolas, grade de disciplinas, ementas, custos etc.

    Muito obrigada

  111. Olá, Lyria.

    Sou farmacêutica, tenho cidadania portuguesa e pretendo me mudar para Portugal ano que vem. Li os demais comentários e já entendi que preciso pedir equivalência do meu diploma para trabalhar.

    Entretanto, eu gostaria de reingressar na faculdade e cursar medicina. Procurei pelos concursos especiais para maiores de 23 anos ( tenho 24 e terei 25 quando me mudar). Percebi que a faculdade só abre vagas para licenciados em medicina. Fiquei com dúvida, gostaria de saber se é possível fazer licenciatura em medicina sendo maior de 23 anos ou se não será possível cursar medicina de forma alguma sendo maior de 23 anos. Aguardo o retorno e agradeço imensamente a postagem.

    • Olá Thalita,
      Cada curso e cada universidade tem um tipo de acesso. Você terá que verificar na página da internet de cada faculdade de medicina quais os tipos de ingresso possíveis.
      Algumas faculdades (às vezes) disponibilizam poucas vagas para quem já tem um curso superior. Para tentar essa possibilidade você terá também que ter equivalência do seu curso.
      Boa sorte!

  112. Olá Lyria, adorei a matéria!
    Atualmente eu estou no 1° ano de administração aqui no Brasil, mas já faz um tempo que venho pesquisando sobre o estudo em Portugal e me agradou, portanto tenho muito interesse em concluir meu curso ai.
    Como faço para conseguir uma bolsa e quais universidades devo me inscrever, e de inicio que providencias devo tomar ? existe a oportunidade de realizar estagio lá conforme o decorrer do curso ?

    Grata desde já
    Fernanda Dourado

  113. Olá boa tarde Lyria;
    Estou me formando em direito no Brasil, mas queria fazer engenharia agrônoma em Portugal, tem que pagar anuidade mesmo? como você citou não é totalmente de graça como no Brasil. Mas queria saber como ingressar num universidade de Portugal? Você poderia me ajudar por favor?

    • Olá Sarah,
      Obrigada por comentar.
      Sim, em Portugal todas as universidades públicas ou privadas cobram “propinas” (anuidade, semestralidade, mensalidade…)
      O ingresso na universidade vai depender de vários fatores tanto do candidato como do curso e da universidade.
      Boa sorte!

  114. olá, gostaria de saber se a Universidade de Coimbra aceita graduação em direito?Pois,no meu ensino fundamental eu completei com cpa,faço o ensino médio no Instituto Federal,técnico em alimentos,tive notas boas no ENEM e passei na Universidade federal da Bahia, porem , estive pesquisando e aparentemente só tem pós,mestrado e doutorado.Caso não tenha em Coimbra pode me indicar outra universidade que aceite graduação em direito? Obrigada.

  115. Olá, Lyria! Meu marido está avaliando se vale a pena concluir a graduação em Engenharia Civil por aqui (faltam 3 anos) ou tentar a transferência para Portugal. É a 2a. graduação dele, e ele a cursa por “hobby” – dito isso beeem entre aspas para ele não ficar bravo – Você saberia dizer se as Universidades de Portugal são todas para estudo em período integral? Ele gostaria de trabalhar e estudar à noite, como faz aqui. Existem “FMUs” e “UNIPs” em Portugal, no sentido de que permitam que ele trabalhe enquanto estuda? Muito obrigada pela sua cordialidade. Abraço!

      • Obrigada, querida. Seu blog é muito bom! Tenho direito a mais uma pergunta? Sou fisioterapeuta autônoma, e atendo idosos saudáveis, num trabalho mais voltado para fortalecimento, equilíbrio e marcha. Você saberia me dizer algo a respeito do campo de trabalho nessa área? Fui específica porque não tenho interesse pela área hospitalar. Agradeço pelo seu tempo.
        Abraço!
        Janice.

  116. Olá Dra. Lyria! Como consigo saber quais cursos de graduação tem a dupla titulação? Existe algum site específico para que eu possa pesquisar?

    Grato pela ajuda

    • Olá Marco,
      Não conheço cursos de graduação que dão dupla titulação. Só sei de pós-graduações.
      Que eu saiba não existe um site específico. Esse tipo de informação deve ser procurado diretamente com as Universidades.
      Boa sorte!

  117. Olá Lyria, agradeço pela partilha.
    Tenho 43 anos, sou formado em Direto e Letras, e atualmente curso Psicologia, que hoje é a área que pretendo focar e que amo. Quero passar pela experiência de morar uma temporada fora do Brasil e fazer um Mestrado em Psicologia, de preferência na abordagem Psicanalítica.
    Você que é doutora em Psicologia, pode me recomendar quais universidades possuem mestrado dentro dessa abordagem, ou o que impera é a Psicologia Cognitiva? E sabe me dizer se é muito complicado o reconhecimento/habilitação do meu diploma? O meu curso de graduação em Psicologia é de 5 anos, com um total de 4.520 horas.
    Desde já lhe agradeço.
    Atenciosamente,

    Fábio Beraldo Modé

    • Olá Fábio,
      Obrigada por comentar.
      Estudar e trabalhar são duas coisas diferentes. Para estudar você tem que entrar em contato direto com a Universidade do seu interesse para saber como é o processo de ingresso no curso. Falo isso porque casa faculdade tem as suas exigências.
      Aqui são muitas faculdades e universidades que oferecem o curso de psicologia. Sugiro que você entre em contato com os coordenadores dos cursos e pergunte o que quer saber.
      Para trabalhar como psicólogo você terá que se inscrever na Ordem dos Psicólogos. Tenho uma amiga que tem uma carga horária maior que a sua e, mesmo assim, ainda terá que fazer estágio de um ano para, só depois, poder se inscrever. A maioria dos estágios em Portugal não são remunerados.
      Boa sorte!

  118. Olá Lyria, Parabéns pelo seu trabalho! Sou Karine, brasileira e desejo estudar em Portugal.Quais Universidades vc indicaria pra mestrado ou doutoramento em Saúde Pública, ou área afim da Odontologia? Obrigada.

    • Olá Ana Karine,
      Muito obrigada e obrigada por comentar!
      Sugiro que você procure os cursos nas páginas da internet das universidade públicas. Assim pode ver o programa dos cursos e ver qual te interessa mais.
      Se precisar de ajuda específica entre em contato através do meu blog.
      Boa sorte!

  119. Primeiro Parabéns pelo post, ficou ótimo. E minha prima de terceiro grau fez o mesmo que você, ela é graduada em pedagogia eu acho e fez pós em Portugal de saúde coletiva.
    Eu sou graduada em Saúde Coletiva pela federal daqui e queria fazer um pós ou mestrado ou doutorado com universidades de dupla titulação que valem aqui também. Teria alguma para me indicar?
    Também tenho descendência portuguesa e espanhola então pensei em aproveitar e tirar a dupla cidadania, mais na Espanha é mais difícil que Portugal, e eu tenho alguns documentos, mais queria aproveitar e estudar porque acho interessante a saúde coletiva da Europa comparada ao Brasil. Então juntaria o útil ao agradável, a cidadania, buscar minhas raízes e estudar.
    Obrigada pelo post você parece se muito inteligente e simpática parabéns.

    • Olá Ana,
      Muito obrigada por comentar!
      Em Portugal não existem cursos de “Saúde Coletiva” digo, exatamente com esse nome. Somente cursos de “Saúde Pública” que tem uma visão diferente da Saúde Coletiva brasileira.
      Sugiro que você procure os cursos diretamente nas páginas das universidades na internet. Assim poderá ter mais informações. Eu não conheço nenhum curso que tenha dupla titulação nesta área. Convém saber se o curso feito em Portugal terá reconhecimento e poderá ser revalidado no Brasil.
      Se precisar de ajuda específica, entre em contato através do meu blog.
      Boa sorte!

  120. ola sou academico de enfermagem 6° periodo no brasil e aqui o curso e bacharel e la e licenciatura preciso de um esclarecimento de como funciona isso tipo faço o curso la e volta para trabalhar no brasil e se o meu curso tem algum aproveitamento la as matérias que ja cursei aqui no brasil desde ja agradeço a todos contato whatsapp 33 91069509 Brasil

  121. Olá tenho dupla nacionalidade e terminei o ensino médio/em Portugal o secundário, aqui no Brasil, gostaria de saber quais as opções para mim entrar em uma universidade portuguesa.

  122. Olá Lyria.
    Parabéns, o blog já me tirou muitas dúvidas..
    eu sou brasileiro, tenho 20 anos e já terminei o ensino médio, e sou neto de português. Já pesquisei bastante e já me apaixonei pela UC, tenho parentes que residem em Coimbra e por isso, gostaria de saber se há a possibilidade deu ingressar na área de Engenharia Civil de outra forma que não seja o Enem, pois €7.000 é pesado pra qualquer 1!
    Obrigado.

  123. Olá! Sou o Afonso. Situação de urgência. Tenho um colega que quer seguir psicologia na católica do Porto. Tentei ajudar mas não encontro muitas respostas. Será que me podia explicar o que é necessário ser feito, sendo que a universidade Católica é privada. Obrigado

  124. Prezada Lyria, você saberia dizer se brasileiros podem se candidatar a uma vaga em universidade portuguesa por meio do exame nacional português? Quando são abertas as inscrições para esse exame?

    • Olá Elano,
      Para concorrer é preciso ter o ensino secundário completo ou equivalente. Isto quer dizer que ter concluído o ensino médio no Brasil não dá equivalência. É preciso pedir equivalência numa escola secundária portuguesa.
      Não é possível um estrangeiro (brasileiro ou outra nacionalidade qualquer) sem equivalência de ensino fazer as provas.
      Se precisar de informações adicionais entre em contato através do meu blog.
      Boa sorte!

  125. Olá,tudo bem?
    Venho tentando cursar medicina no Brasil há alguns anos mas não consegui.
    Estou interessada em cursar medicina em Portugal mas não consigo achar informações sobre formas de inscrição ou de seleção.
    Se você souber de algo e puder me informar, agradeço muito!

    • Olá Sarah,
      Obrigada por comentar!
      Não sei o motivo pelo qual você não consegue mas, acredite, muitos estudantes portugueses vão estudar medicina em outros países porque aqui também é muito difícil.
      Se precisar de orientações personalizadas entre em contato através do meu blog.
      Boa sorte!

  126. Olá Lyria, tudo bem?
    Acho q pode me ajudar. Já sou Médica Veterinária no Brasil, mas gostaria de cursar Medicina. Preciso prestar outro vestibular? Não fiz enem(não sou da época). Tb tenho dupla cidadania. Qual seria o melhor caminho? Obrigada

    • Olá Carolina,
      Muito obrigada por comentar!
      Em Portugal não existe vestibular. Para poder ajudá-la melhor eu tenho que ter mais informações.
      Se precisar, entre em contato através do meu blog.
      Boa sorte!

    • Olá Andressa,
      O sistema de créditos está de acordo com a Declaração de Bolonha e é o que chamamos de “Processo de Bolonha” e funciona nos países europeus. Sim, é o atual sistema.
      Obrigada por comentar!

  127. Ola sou angolano, eu gostaria de saber quanto custa a propina para o curso de Direito. e quanto podemos gastar no que concerne a alimentação e quartos e qual é o valor minimo para viver em portugal visto que nao conheço ninguem ai em portugal como é feita a transferencia de valores.

  128. Olá! Tudo bem?
    Muito obrigada pelas informações prestadas, porém estou com uma dúvida. No site do consulado diz que para a legalização dos documentos, os mesmos devem ter sido emitidos em uma data inferior a cinco anos. Isso procede? Pois se proceder, terei que pedir uma segunda via do meu diploma, já que o mesmo foi emitido em 2004. Eles também solicitam o do Ensino Médio geralmente? Sou professora de Ciências e Biologia no Brasil.
    Fico no aguardo e obrigada.

    • Olá Cibele,
      Eu desconheço essa informação. Pode me mandar o link de onde esta informação está disponível?
      Quais documentos serão necessários vai depender de quais são os seus objetivos.
      Se precisar informações detalhadas entre em contato através do contato do meu blog.
      Boa sorte!

  129. Olá! Meu nome é Henrique, sou Bacharel em Biomedicina no Brasil. Tenho interesse em fazer Mestrado em Microbiologia em Portugal. Após terminar o Mestrado, tenho permissão para trabalhar em Portugal… ou tenho que voltar para o Brasil? Obrigado!

  130. Olá Lyria querida, gostei do post. Sou dentista brasileira, gostaria de saber se vc teve alguma dificuldade de revalidaçao do diploma em Portugal. Com uma pos graduaçao ai, mas faculdade daqui, eu consigo trabalhar como dentista? Como funciona para trabalhar como mestranda e doutoranda dai?

    • Olá Kary,
      Muito obrigada por comentar.
      Quanto à sua pergunta, um dentista formado no Brasil não pode trabalhar em Portugal. Para trabalhar terá que fazer a equivalência de diploma. Qualquer um só poderá trabalhar como dentista depois de inscrito na Ordem dos Médicos Dentistas, do mesmo jeito que para trabalhar no Brasil um dentista deve estar inscrito no Conselho Federal de Odontologia.
      Se precisar de informações detalhadas entre em contato pelo meu blog viveravidaemportugal.
      Boa sorte!

  131. Olá Lyria,
    meu é Elço e estou cursando o curso de bacharel de Ciências da Computação aqui no Brasil.
    Sabe me informar algumas Universidades em Portugal com o mesmo curso para transferência?

  132. Olá Lyria,
    Tudo Bem?
    Tenho algumas duvidas, pois próximo ano estou terminando o ensino médio.

    1-Como faço para inscrever em uma universidade Portuguesa e também arruma um emprego para mim sustentar?
    2-Posso pegar da graduação até o doutorado direto?
    3-Posso estagia no período que eu estive cursando o curso?
    4-Vou pode comprar algum imóvel por lá, no período de curso?
    5-Como faço após terminar o ensino superior que quero consegui minha permanecia?

    Grato, Att.

  133. Olá Lyria,

    Pretendo ir a Portugal cursar um mestrado, no entanto vou precisar trabalhar para me manter lá. Então gostaria de saber se preciso tirar o visto de estudante aqui no Brasil e depois outro de trabalho lá em Portugal, ou se com meu visto de estudante posso trabalhar num emprego de meio-período.

    • Olá Laura,
      Muito obrigada por ler o BPM e por comentar!
      Para ter a autorização de residência para estudo (visto de estudante) você precisa já ter sido aceita para o mestrado e procurar um consulado português no Brasil para tratar dos documentos necessários.
      Você só vai poder trabalhar se o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (órgão do governo que trata das autorizações de residência) autorizar.
      Se quiser saber mais entre em contato.
      Boa sorte!

  134. Boa Noite Lyria,
    Me chamo Renata, sou formada em fisioterapia há 12 anos, e tenho me interessado muito por cursos no exterior, gostaria de saber informações sobre a faculdade de medicina em Portugal, como faz para entrar, qual o custo, se valeria a pena ou não, vc em seu post colocou muito bem esses questionamentos, como faço para obter mais informações?
    Muito obrigada e parabéns pela sua iniciativa
    Deus te abençoe!

  135. Lyria Reis, boa tarde!
    Sabe me informar se para cursos técnicos são os mesmo regimes do curso superior?
    Estou procurando uma escola técnica de Enologia.
    Obrigada, Rejane

  136. Olá Lyria Reis
    Acabei de me formar em Design de Interiores e sou apaixonada por Paisagismo, gostaria de saber onde em Portugal ou em Lisboa eu posso fazer uma Pós Graduação na área de Paisagismo. Desde de já agradeço !

    • Olá Maria de Jesus,
      Muito obrigada por ler o BPM e por comentar!
      Esta não é a minha área por isso não lhe sei dizer. Sugiro que você faça uma pesquisa na internet sobre os cursos porque assim você poderá saber se é algo que te interessa ou não.
      Boa sorte!

  137. Olá Lyria,
    Sou estudante de Arquitetura e Urbanismo do centro universitário de Brasilia UniCeub, estou indo para o 8º semestre. Meu pai é cidadão português e com a mudança da legislação, também tenho direito a cidadania, mas ainda não a retirei. No início do ano que vem, meus pais estarão se mudando para Portugal, onde minha mãe será transferida a trabalho para Embaixada do Brasil em Lisboa. Meu desejo é me transferir para Universidade do Porto e concluir meu curso lá. Gostaria de saber se nessas condições minha transferência seria ‘facilitada’. Desde já agradeço muito a atenção e disponibilidade !!

  138. Oi ? Lyria Reis , eu sou a Bibiana , tenho uma filha brasileira que mora e estuda em Angola ela cursou 1ª semestre de Engenharia quimíca na Universidade privada aqui em Angola, ela quer se transferir para continuar os estudos em Portugal, quais são os requisitos?

    • Olá Bibiana,
      Muito obrigada por ler o blogue!
      Para maiores informações sugiro que vocês entrem em contato diretamente com alguma universidade portuguesa que tenha o curso da sua filha.
      Se precisarem de ajuda específica entre em contato comigo pelo meu blogue.
      Boa sorte!

  139. muito útil o seu blog
    gostaria que me informasse se tem alguma universdade portuguesa que aceita estudante brasileiro para o curso de medicina pela nota do enem

  140. Olá! Moro no Brasil e estou interessada em fazer um intercâmbio em Portugal. Faço o curso de Direito em uma faculdade particular da minha cidade. Já pesquisei no site da UC e está meio confuso para mim. Não entendi como faço para ingressar meus estudos em Coimbra. Você poderia me explicar como faço para fazer um intercâmbio em Portugal? No caso como faço para “transferir” meu curso para lá?

  141. Bom dia! Muito obrigada por nos ajudar sempre, leio bastante os seus textos. Estou interessada em fazer o mestrado na universidade do Porto e a minha dúvida é: sou casada com um brasileiro, que também quer se mudar pra Portugal (para trabalhar), e nós temos uma bebê de sete meses. Você saberia me orientar sobre o visto para os dois? Quando eu obtiver o meu visto de estudante (se tudo der certo) eles poderão ir comigo ou o meu marido vai ter que tentar diretamente o visto de trabalho? Já aproveito para fazer outra pergunta: meu marido trabalha como motorista de transportadora de alimentos aqui no Brasil, mas não tenho achado muitas vagas nessa área para enviar o CV pela internet, você acha que ainda assim vale a pena tentar o visto de trabalho para ele? Muito obrigada!

    • Olá Jéssica,
      Muito obrigada por ler o blogue e por comentar!
      Vamos começar pelo “Se tudo der certo” 🙂
      SE você for aceita para o mestrado terá que pedir um visto num consulado português no Brasil para depois pedir autorização de residência para estudo em Portugal. Tem que vir do Brasil já com o visto do consulado. Para esse visto você terá que comprovar que tem como se manter ($$$). O seu marido e filha poderão ter um visto a partir do seu mas também depende de algumas condições.
      Eu sugiro que você procure diretamente um consulado português no Brasil e explique a sua situação pois o governo português é quem atribui os vistos e autorizações de residência.
      Boa sorte!

  142. Oi, sou médico formado há 2 anos e casado com uma enfermeira, os dois brasileiros. Nosso objetivo maior é sair do Brasil para o Reino Unido e pesquisei que a revalidação do meu diploma é muito difícil lá, mas é bem fácil em Portugal, onde não preciso fazer provas e posso requerer autonomia para atuar como médico clínico geral se tiver mais de 3 anos de formado aqui no Brasil.

    Uma vez que médicos cidadãos da UE possuem a possibilidade de atuar em toda a UE, e eu tenho lido que o recrutamento de médicos portugueses tem sido umas das ferramentas do Reino Unido para sanar uma carência de médicos lá. Já que eu terei direito à cidadania portuguesa após alguns anos exercendo aí, eu terei essa possibilidade de migrar para Reino Unido e ser aceito lá sem grandes burocracias também?

    • Olá Gabriel,
      Muito obrigada por ler o blogue e por comentar!
      Não sei qual a sua fonte de informação mas não é bem assim…
      Pelo menos a informação que eu tenho é que atualmente os médicos tem que fazer prova para ter equivalência.
      Para a equivalência em enfermagem é preciso que uma universidade portuguesa avalie o histórico escolar/programa de todas as disciplinas cursadas. A maioria das pessoas que já tentaram tiveram que cursar mais alguma disciplina para, só depois, ter o “diploma português”.
      O que acontece hoje pode não ser a mesma coisa daqui a 6 anos, não é mesmo?
      Além do mais, todos os processos são bem mais complicados e burocráticos do que a “facilidade” que se lê na internet. 🙂
      Boa sorte!

  143. Olá,
    Sou Brasileira e gostaria de cursar Psicologia e Portugal.
    Sabe se há algum tipo de beneficio para brasileiros realizar a graduação lá? E o diploma, consigo atuar com ele no Brasil?

    • Olá Steffany,
      Muito obrigada por ler o blogue e por comentar.
      O “benefício” que existe é um brasileiro poder usar a nota do ENEM para o acesso a algumas universidades e institutos politécnicos em Portugal.
      Se o benefício que você pergunta tem a ver com bolsas de estudo, até onde eu sei, não há.
      A resposta para a sua segunda pergunta é: Não.
      Para que um diploma português tenha validade no Brasil ele terá que passar por um processo de equivalência em uma universidade federal brasileira.
      Boa sorte!

  144. Boa noite, Lyria.

    Estou muito decepcionado com o Brasil e, por isso, gostaria muito de me mudar. Já ouvi dizer que Portugal é uma boa opção. No entanto, é difícil saber sem conhecer. Eu sou professor de Física, com especialização, Mestrado em Ensino e Doutorando em Educação. Minha namorada é estudante de Direito. Você acha que é viável mudar e conseguir um emprego? Obrigado.

    Atenciosamente,

    Alexandre.

  145. Bom dia Lyria, me formei em Ciências Contábeis e vou prestar a prova do CRC em abril. Ainda esse ano estou me mudando pra Portugal e gostaria de saber se esse curso precisa ser validado.
    Obrigada.

    • Olá Fabiana,
      Muito obrigada por ler o blogue e por comentar!
      Aproveito o seu comentário para dizer que a maioria dos diplomas emitidos fora de Portugal, para ter validade aqui, devem ser reconhecidos, revalidados ou ter equivalência.
      No seu caso, devidos às diferenças nas legislações fiscais, para poder trabalhar em Portugal é necessário realizar a equivalência de diploma por uma universidade portuguesa. Só depois disso é que poderá tentar se inscrever na Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas.
      Boa sorte!

  146. Oi Lyria. meu filho tem dupla nacionalidade portuguesa e gostaria de fazer uma pós graduação no Porto( cidade do meu pai). Você acha mais viável ( financeiramente e burocraticamente) ele conseguir uma vaga na universidade do Porto como cidadão português ou brasileiro? e como você aconselharia ele proceder? Abraço grande.

    • Olá Fernanda,
      Muito obrigada por ler o blogue e por comentar!
      Um cidadão brasileiro que também tenha nacionalidade portuguesa, em Portugal, é português.
      Nesse sentido deve cumprir direitos e deveres de cidadão nacional.
      Se precisar de orientação específica entre em contato através do email do meu blogue pessoal.
      Muito obrigada!

  147. Muito boas as dicas relativas ao ensino superior português.

    Mas em relação as ditas “propinas”, ou anuidades, mensalidades, seja lá qual for o faseamento do pagamento, aqui em Portugal, rondam os €1.100,00 anuais para um curso de Licenciatura ou Mestrado Integrado (dados relativos à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto). O valor de €7.000,00 que refere devem ser valores totais do curso.

    Embora em algum dos comentários possa já estar a informação, segue na mesma.

    • Olá Marcos,
      Muito obrigada por ler o blogue e por comentar!
      O valor que refiro são mesmo da anuidade. 🙂
      Aproveito o seu comentário para um esclarecimento que, pelos vistos, muitas pessoas não sabem.
      No começo do ano de 2014 foi publicado no Diário da República um Decreto-Lei que prevê o “Estatuto de Estudante Internacional”.
      Nesse sentido, estudantes estrangeiros podem ingressar nas Universidades Portuguesas. As universidades podem fazer cobrança de propinas diferenciadas para estudantes com este “Estatuto”.
      O valor da Universidade de Coimbra que eu coloquei aqui (7000) é do pagamento de anuidade. Você pode conferir essa informação neste link da Universidade de Coimbra. http://www.uc.pt/brasil/graduacao/enem/taxas
      Os valores das propinas variam de Universidade para Universidade dependendo do estatuto do estudante e da forma de ingresso.
      Os valores que você cita de 1100 euros são de propinas para estudantes nacionais (cidadãos portugueses) ou estrangeiros com mais de 2 anos de residência legal em Portugal.
      Muito obrigada e continue a ler o blogue!

  148. Olá, sou arquiteta e urbanista e gostaria de fazer mestrado em Portugal, gostaria de saber se você conhece faculdades que tenham mestrado na área de arquitetura e sobre o ingresso para estrangeiros.
    Desde já agradeço

    • Olá Viviane,
      Muito obrigada por ler o Brasileiras pelo Mundo e pelo seu comentário!
      Eu conheço mas sugiro que você mesma faça uma procura nas páginas das universidades portuguesas.
      Depois, caso tenha alguma dúvida, entre em contato através do email do meu blogue pessoal.
      Muito obrigada e boa sorte!

  149. Prezada Lyria, bom dia!

    Sou Adriana, brasileira , pretendo cursar doutorado na Universidade de Lisboa. Estou em busca de informações sobre bolsas de estudo para estrangeiros em Portugal, voce saberia me infirmar algum órgão que tenha concurso desse tipo? outra duvida…verifiquei em alguns sites que terei que reconhecer meu diploma de mestrado e alguns cursos exigem nota 14 no acordo pós Bolonha..como faço para saber o grau do meu curso?

    Muito obrigada,

    Adriana Marques.

    • Olá Adriana Marques,
      Muito obrigada por ler o BPM e por comentar!
      Infelizmente não há bolsas específicas para estrangeiros.
      Quanto ao reconhecimento do diploma: você terá que levar o diploma num consulado português no Brasil para que sejam reconhecidas as assinaturas. Sugiro que você telefone, envie email ou vá pessoalmente ao consulado da sua área de residência se informar como deve proceder. O que o consulado faz é reconhecer que o documento é válido no Brasil.
      Quanto às notas: Aqui em Portugal as notas são de 0 a 20 valores. O seu diploma não tem a nota? O seu histórico escolar do mestrado não tem uma nota final? É essa nota que será “convertida” para a escala portuguesa.
      Boa sorte!

  150. Bom dia! Primeiramente, parabéns pelo blog, suas informações são de grande valia. Deus abençoe! Lyria, meus pais moram em Portugal, e no meio desse ano está previsto para meu pai pegar a dupla nacionalidade por trabalho, mas eu sou maior de idade, moro no Brasil e sou Licenciada em Química por aqui, mas gostaria de fazer um mestrado aí em setembro, VC sabe me informar se seria possível eu me legalizar através do meu pai, para poder cursar o mestrado? Pois acredito que ficaria mais fácil de ingressar dessa maneira, não é? Antecipadamente obrigada!

    • Olá Michelle,
      Muito obrigada por ler o blogue e por comentar.
      Eu escrevi um post sobre os tipos de vistos/Autorizações de Residência em Portugal e está disponível neste link. http://www.brasileiraspelomundo.com/portugal-tipos-de-visto-151018920
      Quanto à sua dúvida, são duas questões separadas.
      Para responder adequadamente é preciso saber mais informações mas, de um modo geral, uma pessoa (você) com mais de 18 anos só poderá ter a autorização de residência de outra pessoa com AR em Portugal se comprovar dependência.
      A autorização de residência é sempre baseada em UM artigo, no seu caso será OU por reagrupamento familiar OU por estudos.
      Isto influenciará no seu acesso à universidade e também nos valores pagos. Todas as universidades (públicas e privadas) são pagas.
      Se precisar de mais informações entre em contato por email.
      Sugiro que leia também os outros textos sobre Portugal e continue a nos acompanhar!
      Boa sorte!

  151. Olá! O post é bastante interessante e aguça algumas dúvidas… Aqui vai a minha:

    Em setembro começarei a estudar na Universidade do Algarve. Cursarei Turismo e o grau que a universidade oferece é politécnico. Pois bem, desde antes de saber o que faria no ensino superior já tinha certo em mente que levaria minha formação até o último grau. Assim, li algo sobre o fato de formações politécnicas não poderem passar do grau de mestre. Dessa forma, gostaria de saber se sabes de alguma informação sobre isso.

    Grato!

    • Olá Erick,
      Muito obrigada por ler o BPM e por comentar.
      Em primeiro lugar, só para esclarecer, não existe um “grau politécnico”. Existem as “Universidades” e os “Institutos Politécnicos”. Os cursos podem ser de “licenciatura” ou “técnico superior” que são cursos de 2 anos.
      Se o curso que você pretende fazer é uma “licenciatura” é possível fazer até o doutoramento, contudo, alguns mestrados e doutoramentos exigem nota mínima para candidatura.
      Se tiver dúvidas, entre em contato através do email do meu blogue pessoal.
      Boa sorte!

  152. Olá Lyria, tenho 16 anos e estou de mudança para lisboa ano que vem. Gostaria de entender melhor sobre esse sistema de “créditos”. Pretendo fazer arquitetura, e apesar de ser nova ainda, acho que nunca é cedo para se começar a entender sobre determinados assuntos. Principalmente, que possam me ajudar no futuro. Não tenho noção nenhuma de como vai ser a mudança. Até porque pra começar, não fiz a escolha de me mudar… Foram meus pais. Você poderia me ajudar?

    • Olá Sophia,
      Muito obrigada por ler o BPM e por comentar!
      Não se preocupe antecipadamente. 🙂
      É assim, cada matéria/disciplina que você tiver que cursar na faculdade tem um número de créditos.
      Vamos imaginar: você tem que estudar “desenho” e esta matéria tem 6 créditos ECTS. Cada crédito equivale a um número de horas de trabalho/estudo que pode ser, por exemplo, 36 horas… no fim, essa será a carga horária da matéria. Entende?
      Boa sorte!

  153. Oi Lyria!
    Amei o post!! Estou pensando seriamente em ir pra Portugal estudar, Mas minha dúvida é: eu posso trabalhar durante o período do curso, para me ajudar no meu sustento? E eu, como tenho filho, posso levá-lo comigo? Obrigada.

  154. Oi Lyria,

    Voce sabe me informar qual seria o nome do curso de faculdade equivalente ai em portugal para ensinar/trabalhar com bebes de 0-3 anos em creches? No Brasil fazemos pedagogia, e eu estaria capacitada para isto, e ai em Portugal?

    • Olá Helainny,
      Muito obrigada por ler o BPM e por comentar.
      O curso equivalente para trabalhar com crianças nesta faixa etária é “Educação de Infância”. A pessoa deve estudar uma “licenciatura em educação básica”, curso de 3 anos mais um mestrado de 2 anos.
      Lembro que a grande maioria dos cursos para ter validade em Portugal precisam ser reconhecidos, revalidados ou ter equivalência.
      Boa sorte!

  155. Oi Lyria!

    Estive lendo seu post e achei muito bom!

    Sou bacharel aqui no Brasil e gostaria de fazer outro curso, em Design de Interiores, em Portugal ( Lisboa ).
    Existe algum tipo de candidatura específica para quem já possui diploma de graduação? Teria como indicar alguma universidade e/ou sites para que eu possa buscar mais informações?
    Muito obrigada.
    Giselle.

  156. Olá,

    Sou brasileira e estudante de Psicologia. Estou planejando me mudar para Portugal, e gostaria de saber se é possível validar o diploma de psicologia e como devo fazer.

    Grata.

  157. Boa tarde,

    Sou estudante de Fisioterapia em Porto Alegre/RS e no meio desse ano vou para Portugal, gostaria de saber se consigo transferência para uma universidade de lá aproveitando as cadeiras que já fiz aqui. Também gostaria de saber se existe bolsas de estudo para estrangeiros.

    Desde já agradeço pela sua atenção.
    Adorei o seu post.

    Grata
    Marina

  158. olá Lyria, gostei muito do seu post !!!
    Sou brasileira e meu pai é português, por tanto tenho direito a dupla nacionalidade mas ainda não tirei ..
    Gostaria de cursar o ensino superior em uma universidade em Portugal, gostaria de saber o que me aconselha, tiro a Dupla antes ou depois de tentar entrar na universidade ?

    Desde já agradeço, beijos !!

  159. olá ,eu sou brasileira e gostaria de começar a graduação de medicina veterinária aí em portugal,mas não consegui um contato direto com alguem que possa me orientar.gostaria de saber se é possivel .obrigada.

  160. Dr Lyria Reis, Tudo bem? Olha só tenho algumas dúvidas. Sou formado em arquitetura, e fascinado por restauro, tenho buscado bastante cursos e pós no assunto.
    Resolvi que Portugal seria um bom lugar, mas tenho receio justamente quanto a adaptação e procurei por um curso de menor tamanho, tipo técnico, para iniciar. Mas tenho tido dificuldades para encontrar pela internet, poderia me dar umas dicas de faculdades ou empresas que os ofertam?

    • Olá João,
      Obrigada por ler o BPM.
      Para entrar em contato comigo, por favor, envie um email para o endereço no meu blogue pessoal.
      Muito obrigada!

  161. Olá Lyria, boa noite
    Tenho um filho que estuda em Portugal já ha 2 anos e minha filha está cursando medicina no Brasil em universidade federal e gostaria de continuar o curso em Portugal por vários motivos e principalmente poder morar com o irmão. Há possibilidades? Quem devemos procurar? E vc sabe como obter dupla cidadania? Obrigado

    • Olá Rosemeire,
      Muito obrigada por ler o BPM!
      Para entrar em contato comigo, por favor, envie um email com as suas dúvidas para o endereço de email que está no meu blogue pessoal.. O endereço do blog está no meu perfil autoras aqui no BPM.
      Muito obrigada!

  162. Olá bom dia,
    sou Caboverdiana, aminha filha gostaria muito de estudar medicina em Portugal.Por favor me ajudem pois não sei o que posso fazer.
    Abraços
    Fernanda

    • Olá Fernanda,
      Muito obrigada por ler o texto e por comentar.
      Vai depender de algumas condições prévias. Para poder ajudar é preciso saber mais informações.
      Se precisar, entre em contato comigo através do email do meu blog pessoal.
      Muito obrigada e boa sorte!

  163. Olá , já faz um tempo que seu post foi publicado , mais eu gostaria de saber oque você me fala sobre fazer faculdade de Psicologia em Portugal ? Você acha que compensa sair do Brasil ? E como eu sei que meu curso no casso psicologia será reconhecido Aqui no Brasil ? Se puder de esclarecer ficarei grata !

    • Olá Lays,
      Muito obrigada por ler o texto e por comentar.
      Lays, cada caso é um caso e tudo depende do que você quer exatamente.
      Estudos superiores (graduação) feitos fora do Brasil normalmente é necessário fazer a revalidação do curso para ter validade no Brasil.
      Para saber sobre o reconhecimento específico do curso de psicologia no Brasil você terá que procurar universidades públicas brasileiras para saber se tem algum acordo com universidades portuguesas.
      Se tiver alguma dúvida, entre em contato comigo através do email do meu blog pessoal.
      Boa sorte!

  164. Olá Lyria, li alguns depoimentos aqui no seu post, mas ainda tenho algumas duvidas..
    Meu marido tem dupla nacionalidade brasileiro-portugues, ele conseguiu uma tranferencia no trabalho dele e vamos morar em Portugal.
    Sou dentista, formada há 10 anos. Como faço pra conseguir equivalência para o meu diploma?
    Desde já agradeço

    • Olá Ana Catarina,
      Muito obrigada por ler o texto e por comentar!
      Por favor, envie um email para o contato do meu blogue Viver a vida em Portugal.
      Muito obrigada!

  165. Boa noite Lyria!
    Desde já agradeço as informações do blog, com certeza são de grande ajuda.
    Gostaria, se possível, que me tirasse algumas duvidas.
    Sou acadêmico da 4ª fase do curso de Educação Física – licenciatura aqui no Brasil. É possível uma transferência da minha bolsa, visto que sou bolsista do PROUNI? E quanto ao aproveitamento de disciplinas, o que você tem de informações que possa me estar ajudando? Quais os primeiros passos?
    Mais uma vez, muito obrigado!!

    • Olá Arnaldo Neto,
      Muito obrigada por ler o texto e por comentar.
      Quanto às suas dúvidas:
      1- Não é possível a transferência da sua bolsa do PROUNI. Este é um programa do governo brasileiro e, embora Brasil e Portugal tenham alguns acordos internacionais são dois países diferentes.
      2- Para saber se consegue aproveitar algumas das disciplinas que você já cursou no Brasil você terá que entrar em contato com alguma faculdade/universidade que tenha o seu curso para obter mais informações.
      Boa sorte!

  166. Olá, sou brasileira mas tenho dupla nacionalidade (portuguesa no caso. Eu gostaria de saber se a nota para entrar numa universidade portuguesa seria enem ou teria que fazer uma prova interna?

    • Olá Rafaelle,
      Muito obrigada por ler o texto e por comentar!
      Como você tem nacionalidade portuguesa não pode usar a nota do ENEM para acesso à universidade. Terá que fazer o acesso como cidadão nacional. Sugiro que procure como proceder nas páginas dos cursos e das universidades que você tem interesse.
      Boa sorte!

  167. Olá, gostaria de saber se existe faculdades particulares menores em Portugal. Com mensalidades mais acessíveis do que as grandes faculdades públicas.

    • Olá Júlio César,
      Muito obrigada por ler o texto e por comentar!
      Em Portugal normalmente as universidades públicas são mais acessíveis que as particulares mas, tudo depende de qual o curso e qual a universidade.
      Boa sorte!

  168. Ola Lyria, sou guineense. Fiz o curso médio de técnico de laboratório de análises clínicas em Bissau e agora já estou em Portugal e quero fazer licenciatura nas universidades de Portugal . Quais são os procedimentos que devo fazer?

    • Olá Hipólito,
      Muito obrigada por ler o texto e por comentar!
      Existem várias possibilidades de acesso.
      Se você for maior de 23 anos poderá tentar o acesso para maiores de 23 anos. Procure isso na página do curso e da universidade que você está interessado.
      Se não tiver mais que 23 anos, terá que primeiro fazer a equivalência dos seus estudos ao nível do ensino secundário. Procure uma escola secundária da sua área de residência para se informar.
      Boa sorte!

    • Olá Priscila,
      Muito obrigada por ler o texto e por comentar!
      Em Portugal não há cursos com esse nome. Você deve procurar pelas Escolas Superiores de Educação ou Ciências da Educação.
      Boa sorte!

  169. Olá Lyria,
    Realmente bastante esclarecedor teu post e muito bacana tua inciativa em auxiliar a todos neste âmbito.
    Parabéns pelo trabalho e pela dedicação!
    Gostaria de solicitar um auxílio teu ou uma dica mesmo para o meu caso.
    Estou em processo de mudança pra Lisboa. Já entrei com pedido de visto através de meu marido. Somos uma família com filhos, todos nós brasileiros e estamos a solicitar o visto já que meu marido tem tido oportunidades de trabalho em Portugal.
    Visto isso, vou com ele (em família) domiciliar em Lisboa e gostaria muito de aproveitar este tempo para iniciar estudos na área de arquitetura.
    Tenho 35 anos, estudo secundário completo e cheguei a cursar Design numa universidade particular porém não finalizei o curso. Desde que “abandonei” a faculdade já há mais de 15 anos e naquela época o processo seletivo para universidades ainda nem contava com o ENEM. Prestei vestibular e foi através dele que o tive vaga no curso em 1998.
    Pois, desde lá (ano 2000) larguei os estudos e comecei a trabalhar com cenografia sem nunca mais ter regressado aos estudos. Agora acredito que para entrar numa universidade tenha que iniciar todo o processo seletivo novamente uma vez que já não tenho mais acesso à créditos que fiz no período da faculdade em 1998.
    Sendo assim, deveria eu ter que fazer a tal prova específica de seleção de estrangeiros para uma universidade? Como eu poderia imergir neste novo curso?
    Obrigada desde já por teus esclarecimentos e prestabilidade.
    Um abraço
    Luciana

    • Olá Luciana,
      Muito obrigada por ler o texto e por comentar!
      Eu sugiro que, estando em Portugal, procure uma universidade portuguesa que tenha o curso do seu interesse e procure saber sobre o “acesso para maiores de 23 anos”.
      Digo isso porque existem vários tipos de acessos e cada universidade tem as suas exigências.
      Boa sorte!

  170. Boa tarde Lyria!

    Eu gostaria que você me esclarecesse uma dúvida se puder!

    Eu moro no Brasil, mas tenho documento Luxemburguês, pois minha mãe mora em Luxemburgo, sendo assim, posso viver na Europa legalmente, como já vou fazer…
    Em breve muito breve, irei para Portugal – Sintra, residir com minha mulher, e temos uma União estável feita em cartório, que conta como um casamento, para Luxemburgo pelo menos, ou seja, ela teria os mesmo direitos que eu, e devido a união européia, poderei morar em Portugal, e sabe qual seria o procedimento pra eu e minha mulher ingressarmos em uma universidade visto que não temos nacionalidade Portuguesa, mas sim, Luxemburguesa, que ambos países estão interligados a União Européia??

    Gostaria de saber no resumo se preciso prestar algum exame, porém tem um detalhe que Luxemburgo custeará meus estudos fora do país, mais bônus de moradia…

    Obrigado, aguardo contato.

  171. Boa noite Lyria sou estudante de medicina veterinária gostaria de fazer o estágio curricular obrigatório em portugal porém não tenho muitas informações quando não seja através do ciência sem fronteiras, existo outras possibilidades?

  172. Olá Lyria, sou enfermeira e faço residência em cardiologia em Porto Alegre (Hospital Instituto de Cardiologia), e aqui podemos optar por fazer um mês do período de Residência em outro país que tenha programa de residência. Tu saberia me dizer algo sobre isso? Se preciso realizar prova, ou se somente algum contato via email com a universidade, ou com hospital…

    Agradeço muito teu retorno.
    Abraço

  173. Boa Tarde Lyra.
    Parabéns pelo post, muito bom!
    Lyra meu marido trabalha em uma empresa multinacional e provavelmente será transferido para Portugal em alguns anos. Estou no último ano da faculdade de Odontologia e gostaria de saber se ao terminar a faculdade eu posso ingressar em uma pós graduação (especialização) em Portugal com o meu diploma brasileiro pois quero dar continuidade ao meus estudos.
    Desde já te agradeço….

  174. Olá Lyria!

    Tenho uma dúvida referente a graduação em Portugal, espero que possa me esclarecer.
    Meu marido é formado em engenharia e eu curso arquitetura, ambos os cursos são bacharelado, estive pesquisando vagas de emprego e percebi que não aparece bacharelado, então desejo saber qual seria o equivalente para bacharel em Portugal (licenciatura, mestrado, doutorado)?
    Lembrando que o curso de engenharia e arquitetura duram entre 5 e 6 anos aqui no Brasil.

    Obrigada desde já!

    Abraço.

    • Olá Jordania,
      Obrigada por ler o texto e por comentar.
      O “equivalente” ao bacharelado é a licenciatura.
      Mas para trabalhar em Portugal devem ter equivalência e se inscreverem nas respectivas ordens profissionais. Nada é automático.
      Boa sorte!

  175. Olá Lyria,

    minha filha de 11 anos tem a nacionalidade portuguesa e mora no Brasil. Como ela pode, no futuro, realizar os exames para ingressar em uma universidade portuguesa, caso finalize os estudos do ensino médio no Brasil? Parabéns pelo blog!

  176. Olá, amei seu texto, tenho certeza que tem ajudado muitas pessoas em busca de seus sonhos. Parabéns!
    Gostaria de saber se existe algum doutorado ou mestrado em portugal que eu possa fazer e continuar morando no Brasil. Sou advogada e gostaria de fazer algum que eu tenha que ir de 6 em 6 meses. Grata.

    • Olá Sumaia,
      Muito obrigada por ler o texto e por comentar!
      Eu desconheço mas sugiro que você faça uma pesquisa pelas páginas das Universidades portuguesas e depois entre em contato com elas.
      Boa sorte!

  177. Olá Lyria gostei muito do seu post , morei em Portugal durante 1 ano ,mas hoje moro no Brasil e o tempo que estive aí não deu importância em ter conhecimento nas universidades, quero fazer Medicina Veterinária mas não sei como, entrei em alguns sites como da Universidade de Évora,Universidade de Lisboa,e não consigo fazer minha inscrição , vejo também que à outras universidades públicas como a do Porto que têm o curso, mas estudo em uma escola pública e dificilmente conseguirei nota através do exame nacional do Brasil o Enem a partir dele conseguimos entrar nas universidades públicas em Portugal… preciso de sua ajuda para me inscrever em algumas universidades, pois mesmo que se entrar em um curso particular será muito bom, já que atualmente tenho minha mãe morando em Portugal.
    Obrigada e espero que possa me ajudar ????

    • Olá Carla,
      Muito obrigada por ler o texto e por comentar!
      Se não é possível usar a nota do ENEM (com o estatuto de estudante internacional) você teria que concorrer em Portugal com os outros candidatos.
      É difícil te ajudar porque há vários tipos de acessos aos curso, várias exigências das universidades e informações diferentes para cada caso (depende da idade da pessoa, se já tem autorização de residência em Portugal, etc).
      Desejo que consiga atingir os seus objetivos. Boa sorte!

  178. Agradeço suas informações. Já entrei no site da Universidade de Coimbra e fiz minha inscrição. Tenho cidadania Portuguesa e sou formada em duas graduações aqui no Brasil, uma de Artes Cênicas e outra em Psicologia. Também tenho Mestrado em Psicanálise (UERJ) e Doutorado em Psicologia (UFF). Estou querendo fazer Faculdade de Medicina em Portugal. Fiz o doutorado sanduíche em Paris e gostei da experiência de morar fora. Vi que não preciso de ENEM por ter Nacionalidade Portuguesa. Mas não consegui fazer a escolha do curso para Medicina e fiquei na dúvida se não é mesmo possível ou se não estão abertas. Pensei que o diploma de doutorado pudesse ajudar. Você pode me dar informação? Agradeço muito!

    • Olá Sandra,
      Muito obrigada por ler o texto e por comentar!
      Eu sugiro que você envie um email diretamente para a Universidade de Coimbra.
      Boa sorte!

  179. Olá Lyria,
    Eu gostaria de fazer a graduação em Portugal, mais precisamente em Lisboa, mas não sei nem onde me informar para saber em qual faculdade há o meu curso (Jornalismo). Já tentei procurar, mas achei tudo muito confuso e não consegui encontrar o que procurava.
    Como eu consigo acesso as universidades e quais são os pré-requisitos?

    Desde já Grata

  180. Olá Lyria!

    Sou médica veterinária e estou pesquisando locais para cursar. Como Portugal aceita muitos Brasileiros e é um País com idioma semelhante ao nosso, coloquei-o como primeira opção. No entanto, não tenho encontrado faculdades que tenham Med. Vet, e a única que encontrei não explica muito bem a diferença do mestrado integrado e do mestrado. Poderia me dar algumas sugestões e explicação sobre esses dois tipos de mestrado?

    Grata.

  181. Adorei o post.
    Me tira uma dúvida, por favor.
    Os brasileiros que tem dupla nacionalidade, para ingressarem em uma universidade europeia precisam ir lá realizar as provas, ou tem algum processo específico para esse caso?

  182. Gostaria muito de ingressar no curso de medicina em alguma faculdade de Portugal, gostaria de saber quais indicaria e se acha necessário uma agencia de intercambio para ingressar? Poderia me ajudar por fazor, com dicas, olhei os sites das faculdades, mas estou bem perdida!

  183. Olá tenho quatro meses que estou em Portugal e decidi estudar fazer a faculdade de prótese dentária não tenho documentos do país a não ser o número do contribuinte como e onde é se posso estudar estando ilegal? Onde ter estas resposta caso não saiba?

  184. Oi galera, eu sou estudante de portugues que mora nos estados unidos e estou pesquisando algum universidade para mim no Portugal para o ano que vem,. Sim voce tem informacao sobre isso, por favor mandame um email. Muito obrigada!

  185. Boa tarde Lyria
    me chamo Thais Paula, estou no 7º semestre de direito, sou brasileira, quero ir embora do Brasil e já tenho amigos que moram em Portugal, porém será que tem como eu continuar minha faculdade em Portugal, ou melhor terminar e depois ir. oque você me aconselharia?

  186. Olá Lyrya, parabéns pelo conteúdo. Muito interessante.
    Você já deve ter respondido minha pergunta para vários leitores rs… deixa lhe passar um resumo. Sou brasileiro com passaporte português e como muitos busco uma vida mais digna em Portugal. Sou formado em Design e fotografia mas sempre aberto a novos conhecimentos.
    Você recomenda algum site de cursos profissionalizantes ou mesmo pós/mestrados para que eu possa buscar informações a respeito? Muito obrigado e um abraço!

  187. Olá Lyrya.
    Eu tenho dupla nacionalidade e penso fazer a minha faculdade de Farmácia em Portugal. Entretanto eu tenho uma duvida, eu não posso ingressar pela nota do Enem pelo fato de ser portuguesa, então qual seria a melhor maneira para eu conseguir me ingressar a uma faculdade de Portugal? Seria melhor eu iniciar uma faculdade particular aqui e fazer transferência ou iniciar direto numa de Portugal?
    Beijos, e obrigada pelo blog, tem me ajudado muito 🙂

  188. Boa tarde,

    Sou formado em administração de empresas com mais de 14 anos no mercado em grandes empresas mo Brasil. Estou querendo tirar 1 ano (2017) para fazer uma pós na minha área em Portugal. Preciso de um preço mais justo, pois terei que alem de pagar o curso me manter . Quais são dicas de faculdades, universidades etc
    Com preços mais adequado a essa situação.

    Obrigado
    Renato Ladeia

  189. Olá Lyrya parabéns pelo blog´. Gostaria de uma ajuda, Pretendo mora em Portugal em breve, estou aguardando a minha nacionalidade e dos meus filhos ficarem prontas, devido meu esposo ser português. Eu preciso fazer equivalência/reconhecimento do meu diploma, sou graduada em Ciências Contábeis, como devo proceder. Estive pesquisando, porém não ficou claro para mim, com relação aos procedimentos, tendo em vista que devo escolher uma universidade para isso, dentre outas coisas que me chamou atenção é que, graduação no Brasil é licenciatura em Portugal, não estou entendo o processo, por isso peço se puder me ajudar por favor, ficarei muito grata.

    Obrigada,

    Abraços

    Adriana

    • Adriana, obrigada por comentar. A Lyria deixou a colaboração do blogue. Para obter as informações que você procura, sugiro procurar no site do ministério da educação português ou procurar o serviço de imigração do país, que poderá lhe orientar com propriedade a esse respeito.

      Temos outras colunistas em Portugal; procure pelos textos mais recentes publicados sobre o país e, se quiser, pergunte a elas.

      Continue nos acompanhando!
      Equipe BPM

  190. Ola, Lyria
    Sou estudante de Enfermagem aqui no Brasil e queria saber como faço, para pode estudar em Portugal.
    Será que poderia me dar algumas dicas?

    Desde já Agradeço.

    • Andreza, a Lyria parou de colaborar conosco. Você pode tentar redirecionar sua pergunta a uma das novas colunistas em Portugal ou procurar a informação no site do ministério da educação português.

      Boa sorte,
      Equipe BPM

  191. Quanto ao valor das propinas, de acordo com a cooperação existente entre Br e Pt os valores que os brasileiros pagam é igual ao valor que os portugueses pagam.

  192. Boa noite, sou o Manuel Orlando R. Guimarães, estudo numa escola internacional do currículo Cambridge e estou neste momento a fazer o 12º.
    Gostaria de saber ; é necessário fazer o exame de português da 12ª no currículo Cambridge (na escola chamado A Level) para entrar em universidades portuguesas?

  193. Bom dia Lyria, meu nome é Vanderlei e gostaria de uma indicação sua. Estou finalizando meu mestrado em Direito aqui no Brasil e gostaria muito de obter o título também pela Universidade de Lisboa, mas não sei qual o melhor caminho. Seria necessário tentar uma equivalência curricular ou uma validação do diploma em Portugal. Não tenho disponibilidade para cursar novamente o mestrado lá. O que você me recomendaria? Agradeço pela sua atenção. Vanderlei.

  194. Olá, já faço faculdade no Brasil, gostaria de fazer um período em Portugal, sabe me dizer, se mesmo assim iria precisar fazer o enem? Gostaria de saber outros meios para conseguir ingressar numa faculdade em Portugal.

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui