BrasileirasPeloMundo.com
Portugal Vistos & Cidadanias Pelo Mundo

Tipos de vistos para morar em Portugal

Tipos de vistos para morar em Portugal.

Há algum tempo, circulou pelas redes sociais, uma informação sobre os vários países para os quais os brasileiros não precisam de visto. Sim, é verdade! Brasileiros e brasileiras não precisam de visto para entrar como turistas em mais de 60 países pela terra e muitos destes estão na Europa. Mas quando uma pessoa pensa em passar mais tempo em um determinado país para estudar, trabalhar ou simplesmente viver, deve cumprir as obrigações legais exigidas pelo país de destino.

Cada país tem as suas próprias regras quanto à autorização de entrada e permanência de estrangeiros em seu território e Portugal não é diferente. Brasileiros e brasileiras não precisam de visto prévio para entrar nos países assinantes do Tratado de Schengen (acordo que permite a livre circulação entre países europeus subscritores) e, nesse sentido, turistas brasileiros não precisam de visto prévio para entrar em Portugal. Quando um brasileiro(a) chega a Portugal de barco ou avião passará por um funcionário do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e é esta pessoa que irá definir se o visitante poderá ou não entrar no país. Para isso existem critérios para que a pessoa seja autorizada a entrar.

Leia também: tudo que você precisa saber para morar em Portugal

De acordo com o SEF, para entrar em Portugal, um estrangeiro precisa:

1 – “ter um passaporte com validade superior a 3 meses à duração da estada pretendida”. Por exemplo, se você pensa em ficar 1 mês passeando por Portugal, o seu passaporte tem que ter validade de, no mínimo, 4 meses. A validade conta a partir da data de saída do espaço europeu.
2 – “possuir um visto válido e adequado à finalidade da estadia”. Se for por turismo, esse “visto” é dado na entrada do país quando o oficial de imigração carimba o seu passaporte.
3 – “dispor de meios de subsistência suficientes para o período da estadia em Portugal”. Os meios de subsistência para entrada em Portugal estão definidos na Portaria n.º 1563/2007 do Ministério da Administração Interna. Para um turista estrangeiro entrar em Portugal ele deverá ter 75 euros por entrada mais 40 euros por cada dia de permanência.
4 – “Não estarem inscritos no Sistema Integrado de Informação do SEF nem no Sistema de Informação Schengen”.

Os tipos de visto dados aos estrangeiros que entram em Portugal estão de acordo com o tempo de permanência em território português e podem ser:

User comments

1 – Para estadias de curta duração – “Vistos de curta duração”: Este tipo de visto permite a entrada em Portugal para fins de trânsito, de turismo ou para acompanhar um familiar titular de estada temporária, por exemplo, nos casos de tratamento de saúde.

Leia também: como tirar o visto D7 para morar em Portugal

2 – Para estadias temporárias – “Vistos de estada temporária”: Com a duração de até um ano, este tipo de visto é dado nas seguintes situações:
– pessoas que vão realizar tratamento médico em unidades de saúde oficiais ou reconhecidas oficialmente;
– acompanhamento de familiar em tratamento médico;
– cidadãos nacionais de países que fazem parte da Organização Mundial de Comércio que venham prestar serviços ou fazer formação em Portugal;
– pessoas com contrato de trabalho temporário até 6 meses;
– exercício de atividade independente (autônomo) temporária, até 6 meses;
– exercício de atividades de pesquisa em Centros de Investigação (pesquisa) ou atividade docente em estabelecimentos de ensino superior por menos de 1 ano.

3 – Para obtenção de Autorização de Residência – “Vistos de Residência”.
Este tipo de visto permite um estrangeiro morar em Portugal por um determinado tempo (o tempo do visto). É possível obter a Autorização de Residência em Portugal nos seguintes casos:
– a pessoa tem um contrato (ou promessa de contrato) de trabalho;
– exercício de uma atividade independente (trabalhador autônomo) ou imigrante empreendedor;
– realização de atividades de pesquisa acadêmica ou altamente qualificada;
– para estudos, intercâmbio de estudantes, estágio profissional ou voluntariado;
– para reagrupamento familiar.

Atualmente também existem os vistos Gold e as Autorizações de Residência para Investimento – ARI. Nesses casos, o estrangeiro que queira morar em Portugal deve, por exemplo, comprar um imóvel com valor acima de 500 mil euros, fazer investimentos igual ou superior a 1 milhão de euros, criar empresas, dar empregos, etc. Cada caso é avaliado pelas autoridades competentes.

Para cada um destes tipos de visto são necessários vários documentos comprovativos da situação.

Qualquer destes tipos de vistos só são dados para as pessoas que: não foram expulsas de Portugal ou de outro país do espaço Schengen; que não estejam impedidas de entrar no espaço Schengen; que não estejam impedidas de entrar em Portugal no Sistema de Informações do SEF; disponham de meios de subsistência; disponham de um documento de viagem válido e também de um seguro de viagem.

E ainda, para que a pessoa possa obter um visto de residência para: ser empregado, ser trabalhador autônomo, ser estudante, fazer estágio profissional ou voluntariado com estada temporária ou de curta duração (menos de 1 ano) é preciso também ter um bilhete/passagem de ida e volta.

Leia também: como abrir conta bancária em Portugal

Ter um visto válido para morar num país estrangeiro é muito importante. A Cristiane já escreveu sobre os tipos de vistos na Dinamarca, a Christine já falou sobre os vistos na China e a Cláudia Rahme falou sobre o Líbano. Se você fizer uma pesquisa aqui no blog vai conhecer também sobre vários tipos de visto em outros países. Vale a pena ler só para ter uma ideia do quão diferente podem ser as políticas dos países quanto a entrada e permanência de estrangeiros em seus territórios.

Resumindo e concluindo: Se um brasileiro vem passear em Portugal (turismo) não precisa de visto prévio mas deve cumprir os critérios para entrar no país. Se quiser morar no país para estudar, trabalhar ou outra situação terá que ter um visto válido dado pelo SEF.

Lembro a todos os leitores que este texto é apenas informativo. Todos que tiverem interesse devem sempre buscar informações oficiais junto ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras ou em um consulado português da sua área de residência.

Related posts

Visto de residência na Bolívia

Letícia Protector

Visto de estudante na Espanha

Juliana Azevedo Gomes

Os 10 mandamentos de um turista educado

Analu Tavela

99 comentários

Persio Souza Setembro 15, 2015 at 8:17 pm

Para que seu visto de residência como aposentado em Portugal seja aprovado, é preciso preencher alguns fatores mínimos. Um deles é o valor da aposentadoria por mês. O valor mínimo varia de acordo com a quantidade de pessoas no agregado familiar que vai se candidatar para morar em Portugal.

Os valores de aposentadoria para viver em Portugal:

1º adulto – 100% do salário mínimo vigente
2º adulto – 50% do salário mínimo vigente
Cada criança – 30% do salário mínimo vigente
Por exemplo, um casal aposentado com uma criança menor de idade precisaria ter um rendimento mínimo de €909 – ou 3.454 reais – (180% do salário mínimo vigente) para aplicar o agregado familiar para o visto de residência, considerando o salário mínimo de €505 em 2015.

A obtenção do visto não é automática, e quanto mais recursos financeiros você tiver, maior a probabilidade de sucesso. Para você saber se consegue viver bem Portugal com a sua aposentadoria, leia aqui o Custo de Vida em Portugal.

Isenção de impostos
Em 2013, Portugal criou o status de “residente não habitual”, que permite ao aposentado estrangeiro ter isenção de impostos durante dez anos.

Para fazer parte desse programa é preciso residir pelo menos 6 meses por ano em Portugal sem exercer atividade lucrativa, alugar apartamento em Portugal (imóvel em geral) ou comprar, e não ter sido residente fiscal em Portugal nos cinco anos anteriores.

Outra grande vantagem de ser aposentado em Portugal, é o sistema de Saúde Pública em Portugal, que vai custar muito menos do que qualquer plano de saúde no Brasil e oferece bons serviços.

– See more at: http://sonoticiaboa.com.br/noticia.php?i=6494#sthash.rTOnKENo.dpuf

Resposta
Amelia Iglesias Maio 21, 2016 at 6:00 pm

Boa tarde Persio. Onde posso obter essas informações? Tenho interesse em residir em Portugal. Muito grata,

Resposta
ANdre Fevereiro 27, 2017 at 10:04 pm

Existe idade minima para obter este status? Para ser mais especifico, se eu tenho renda comprovado por rendimentos (dividendos, aluguel, etc) poderia obter status em Portugal independente da minha idade? Tenho 45 anos e disponho de renda comprovavel (aluguel de imoveis) por mais de 3 anos.

Resposta
Carolina Março 11, 2016 at 11:57 pm

LYRIA… tudo bem… estou adorando suas matérias…
tenho uma dúvida.. li sobre os tipos de vistos para entrar em Portugal.. tenho patentes ai e pretendo visita-los.. minha dúvida é a seguinte.. eu preciso comprar passagens de ida e volta? Ou posso deixar pra comprar a volta lá.. pois não terei uma data certa.
Muito obrigada!!

Resposta
Lyria Reis Março 13, 2016 at 12:42 am

Olá Carolina,
Muito obrigada por ler o blogue e por comentar.
Se você não tem nacionalidade portuguesa é obrigatório que você compre passagem de ida e volta.
Boa sorte!

Resposta
Tatiene Março 16, 2016 at 10:12 pm

Boa noite,gostaria de saber se consigo matricular meus sobrinhos aqui em portugal,eles estando ilegal,pois meu irmaõ está querendo vir morar aqui,porém até conseguirmos legalizar eles,as crianças naõ podem ficar sem estudo…como devo proceder?..obrigada…

Resposta
Lyria Reis Março 17, 2016 at 10:35 pm

olá Tatiene.
Muito obrigada por ler o BPM e por comentar.
Se você está em Portugal, para este tipo de informação sugiro que procure uma escola da sua área de residência e eles poderão te informar adequadamente.
Boa sorte!

Resposta
Lena Setembro 29, 2016 at 6:01 pm

Olá ! Leve os documentos necessários ao Agrupamento eles disponibilizarao uma vaga para os miúdos

Resposta
Vitor Março 18, 2016 at 7:32 pm

Boa tarde, minha esposa está pretendendo fazer um doutorado sanduíche em Portugal. Eu como marido consigo também o visto para permanecer até 1 ano? E com esse visto eu consigo trabalhar de forma legalizada? Obrigado

Resposta
Lyria Reis Março 23, 2016 at 12:25 pm

Olá Vitor,
Muito obrigada por ler o BPM e por comentar.
Para estudar em Portugal a sua esposa deve obter um visto de estudante, atribuído pelo consulado português e que será trocado em Portugal para uma Autorização de Residência para estudos,
Você como cônjuge poderá ter uma autorização de residência por reagrupamento familiar dependendo de algumas condições. Para trabalhar vai depender muito de qual a sua área de trabalho. Para estas informações específicas sobre os vistos sugiro que entre em contato diretamente com o consulado português da sua área de residência.
Boa sorte!

Resposta
Ana Março 27, 2016 at 10:08 pm

Ola, tudo bem?

Estou com algumas duvidas relacionadas a visto de trabalho e encontrei o blog de voces.
O meu namorado e eu viemos pra Europa para estudar Ingles na Irlanda. Meu namorado trabalha na area de TI e recebeu uma oportunidade de emprego em Portugal. Ele largou o curso e foi. Ele ja esta trabalhando e tudo mais. So que queriamos saber como funciona o processo de visto para trabalho. Ele entrou em Portugal como turista, o que ele precisa fazer quando esse visto acabar?

Obrigada!

Resposta
Lyria Reis Março 28, 2016 at 9:59 am

Olá Ana,
Muito obrigada por ler o blogue e por comentar.
Uma pessoa que entre em Portugal como “turista” não pode trabalhar e não pode ter contrato de trabalho com risco de sofrer penalizações.
Sugiro que ele procure o Centro Nacional (ou local) de Apoio ao Imigrante ou alguma associação de imigrantes para se orientar (Casa do Brasil em Lisboa ou Mais Brasil) no Porto.
Boa sorte!

Resposta
Ana Março 30, 2016 at 9:03 pm

Ok. Era o que imaginávamos.
Muito obrigada pelo retorno!

Resposta
Andre Rocio Março 29, 2016 at 1:15 am

Gostei de suas dicas…
Tenho cidadania italiana, gostaria de ir para Portugal pela facilidade do idioma, minha esposa é dentista aqui no Brasil, é muito complicado revalidar o curriculum dela, eu sou professor de ed. fisica, saberia me dizer se tbm é complicado.
Tenho olhado em alguns sites de empregos, vejo que se paga “pouco”, em media 650/700 euros, tbm andei olhando o custo de vida que gira em torno de 800 a 1000 euros ( sem muita extravagancia), estou certo ou estou assustado…kkkk….aguardo sua resposta…

Resposta
Ruth da Silva barboza Março 29, 2016 at 8:43 pm

Mt bons os esclarecimentos. Parabéns!

Resposta
Lyria Abril 17, 2016 at 11:07 pm

Olá Ruth,
Muito obrigada! 🙂

Resposta
Samantha Ferreira Abril 2, 2016 at 12:52 am

Boa noite Lyria sempre acompanho suas postagens e pretendo me mudar para Portugal daqui a algum tempo mas quero ir com meus pais que já têm mais 60 anos, seria possível? É porque não sei qual visto utilizar, se puder me ajudar com essa dúvida ficaria agradecida.

Resposta
Lyria Abril 17, 2016 at 10:58 pm

Olá Samantha,
Muito obrigada por ler o blogue.
Sugiro que você procure o consulado português da sua área de residência. Explique a situação de vocês e veja em que situação/tipo de visto e Autorização de residência poderá ser possível.
Boa sorte!

Resposta
Max nascimento Junho 18, 2017 at 11:43 am

Ola bom dia estou com uma pergunta se puder me ajudar eu sai de portugal ilegal uma vez que entrei como turista gostaria de saber se consigo voltar antes dos cinco anos

Resposta
Ilda Abril 13, 2016 at 4:08 pm

Olá Lyria meu nome é Ilda, tenho 68 anos, viúva, uma filha adulta, servidora pública federal aposentada, não tenho cidadania portuguesa, apesar da minha avó ser portuguesa, quero ir morar em Portugal.
Pode me ajudar informando como proceder tipo como legalizar a minha estada em Portugal, aluguel de apartamento para morar, saúde, ou seja, tudo que teria direito. Te agradeço e aguardo sua ajuda. Bjs Ilda

Resposta
Lyria Abril 17, 2016 at 11:06 pm

Olá Ilda,
Muito obrigada por ler o blogue.
Eu sugiro que você procure o consulado português da sua área de residência no Brasil para saber que tipo de de visto vocês teriam direito.
Sugiro que leia os outros textos que eu escrevi aqui, Se quiser, entre em contato através do email do meu blogue pessoal.
Boa sorte!.

Resposta
ingrid reis Abril 17, 2016 at 6:03 pm

Boa Tardeeee… meus avós sáo portugueses, e meu pai nasceu em portugal, porém naturalizado brasileiro!
eu pretendo ir para portugal para estudar , morar e trabalhar …
gostaria de saber , como faço para conseguir minha dupla nacionalidade, como faco para conseguir local para ficar em portugal, apenas uns dias para conseguir ter uma visão de como as coisas funcionam por ai, e o que eu preciso fazer para conseguir emprego, estudo e moradia …
quanto custa em média , para obter a dupla nacionalidade, quanto tempo demora, e se hoje em dia, a situação para emprego ai , está como ??faço faculdade de nutrição, e pretendo me pós graudar, morar e trabalhar na terrinha!
voce pode me ajudar??? por favoooooooooooooorrr!!
grande beijo

Resposta
paulo Fevereiro 9, 2017 at 3:39 am

Oi Ingrid tenho um amigo que faz cidadania meu [email protected]

Resposta
Lívia Bartolomei Abril 17, 2016 at 11:03 pm

Olá. Muito bom seu texto, tenho acompanhado esse blog que é sempre muito útil!
Fiquei com duas dúvidas simples:
1) Tenho cidadania italiana e estou pensando em ir fazer um mestrado em Portugal. Com o visto de estudo posso trabalhar quantas horas por semana?
2) Com uma união estável, minha namorada pode ir comigo e trabalhar também?
Agradeço muito!!

Resposta
Lyria Abril 22, 2016 at 10:53 am

Olá Lívia,
Obrigada por ler o texto e por comentar.
Cidadãos nacionais de outros países europeus podem morar em Portugal e não estão abrangidos pelo mesmo tipo de vistos que cidadãos nacionais de países não pertencentes à União Europeia.
Quando o visto é de estudo para um estrangeiro não europeu é o SEF quem tem que autorizar o trabalho e, normalmente, só é de meio período.
Sugiro que você tente entrar em contato diretamente com o SEF.
Boa sorte!

Resposta
Ticiane Melo Abril 21, 2016 at 11:18 am

Bom dia Brasieliras pelo Mundo.

O visto de turista que pode até permitir uma prorrogação de 90 dias e depois mais 90 dias dando 6 meses, é automático ou tem que ir em algum orgão responsável para solicitar essas prorrogações para esses períodos.
Paga-se alguma multa se eu ficar viajando por Portugal nesses 6 meses sem comunicar.

Resposta
Lyria Maio 2, 2016 at 9:21 am

Olá Ticiane,
Obrigada por ler o texto e por comentar.
Nada é automático. Para prorrogação de vistos você deve procurar o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.
Boa sorte!

Resposta
leonardo velasco Maio 3, 2016 at 9:45 pm

Olá, excelente postagens, parabéns por contribuir com estas informações.
Pretendo visitar Portugal em 2017 como turista (90 dias), meu intuito é conhecer de perto o sistema educacional e ver se compensa realmente fazer o mestrado lá. Caso eu decida pelo mestrado, é possível mudar o visto estando lá, ou terei de voltar ao Brasil?

Resposta
Raylda Maio 9, 2016 at 10:59 pm

Ola boa noite estou em portugal a um mes e vim com meu namorado mais estamos nos deixando o que faco para sair de portugal sem que ele me cause problemas? Ja tenho em meu nome um apartamento alugado , tenho conta no banco aqui ja tudo isso em um mes . Preciso de uma boa resposta q me ajude obrigada.

Resposta
juliana Maio 10, 2016 at 7:33 pm

olá , parabéns pelo blog !

eu tenho duvidas sobre como conseguir visto através do voluntariado , você tem maiores informações ? como eu poderia me candidatar?

Resposta
Décio Maio 13, 2016 at 2:55 pm

Olá, Boa tarde. Estou aqui no Portugal dês do dia 27 de fevereiro como turista vim visitar minha sogra e acabei ficando. Estou com uma proposta de contrato de trabalho me falaram que após eu ter três meses aqui a empresa pode fazer o contrato para mim e pedir o número do contribuinte. Gostaria de saber se isso procede e com quanto tempo posso pedir minha residência. GRATO.

Resposta
Any Setembro 1, 2016 at 6:16 pm

Boa tarde Decio, moro no Brasil e estou indo pra Portugal no começo do ano de 2017, perguntei pra várias pessoas mas ninguém responde, vc sabe se eu for com um visto de 90 dias, e depois pretendo arrumar um emprego aí mas vc sabe como está pra arrumar emprego e se está difícil pra tirar o visto de um ano? Muito obrigada.

Resposta
Diogo Maio 29, 2016 at 4:20 pm

Olá a todos.
Tenho uma pergunta muita importante para vos fazer. Quero ser ator nos EUA, ou seja, fazer audições e castings mas não sei qual visto pedir. Será o O – artistas – mas eu não sou internacionalmente reconhecido. Obrigado pela ajuda.

Resposta
Cristiane Leme Maio 30, 2016 at 7:55 am

Faça a sua pergunta em um dos textos sobre os EUA, já que a pergunta é pertinente ao país.
Edição BPM

Resposta
Leda Cristina Barbosa da Costa Junho 14, 2016 at 1:15 pm

Bom dia.
Pretendo ir para Portugal meu namorado mora lá,na verdade ele morava aqui,mas precisou voltar para lá.
Pretendemos nos casar,também pretendo trabalhar lá,sou formada em pedagogia e tenho especialização em educação especial.
Gostaria de saber qual o tipo de visto mais apropriado a mim,e como faço para cosegui-lo …
Onde devo ir?
Obrigada!

Resposta
Marcello Junho 20, 2016 at 7:29 pm

olá…
Minha dúvida é… ao arrumar um emprego qualquer em Portugual com visto de turista, será que com contrato em mãos, levando a SEF posso ter a garantia de permanência no país por mais alguns meses ?
Sou brasileiro, publicitário, tenho 24 anos e pretendo tentar a sorte em Portugual, tenho dinheiro para me manter uns 2 meses. No inicio quero arrumar qualquer tipo de emprego (barman, vendedor), meu medo é vencer o visto de turista 3 meses e eu não conseguir a liberação SEF para trabalhar.
obrigado :**

Resposta
Lyria Julho 19, 2016 at 1:50 pm

Olá Marcello,
Obrigada por ler o texto e por comentar!
O SEF é soberano na atribuição de autorizações de residência. Nada é garantido.
Boa sorte!

Resposta
VINICIUS FARIAS Julho 4, 2016 at 11:47 pm

Boa noite, como vai?
Estou planejando ir morar em Portugal. Vi que existem incentivos para quem vive de renda, mas não achei muitos detalhes. Podem por favor me dar dicas que possui e me indicar se procede essa informação?

Resposta
Lyria Julho 19, 2016 at 1:47 pm

Olá Vinicius,
Muito obrigada por ler o texto e por comentar.
Sugiro que para este tipo de informações você procure um consulado português no Brasil que poderá te dar informações detalhadas sobre o visto.
Boa sorte!

Resposta
Suellem Julho 5, 2016 at 1:36 pm

Ola,
sou Brasileira casda com Britanico, posso morar em portugal so como o visto de residencia do UK? (uniao europeia)
Se nao qual e eo visto que eu presciso obter pra mora em portugal. Muito agradecida desde ja.

Resposta
Lyria Agosto 10, 2016 at 11:34 am

Olá Suellem,
Obrigada por ler o texto e por comentar!
O seu marido terá que se registar no concelho onde forem morar. Eu penso que ele terá que pedir a sua Autorização de Residência junto ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) por reagrupamento familiar.
Sugiro que procurem o SEF em Portugal.
Boa sorte!

Resposta
Tatyane Santana Julho 7, 2016 at 10:08 am

Boa tarde, agregados de só um visto pode ir em voos diferentes? Qual o procedimento??

Resposta
Allan Fayan Alves Julho 14, 2016 at 12:39 am

Eu estou com contrato para trabalhar em Portugal e gostaria de saber se preciso ir no consulado português aqui no Brasil para viajar com algum visto?

Resposta
Lyria Julho 19, 2016 at 1:45 pm

olá Allan,
Obrigada por ler o texto e por comentar!
Você precisa ir ao consulado português no Brasil com o contrato de trabalho para que eles possam emitir um visto para posterior troca por uma autorização de residência.
Boa sorte!

Resposta
Alberto Julho 18, 2016 at 5:06 pm

Olá, sou brasileiro e não sei se tenho descendente português, minha dúvida é se posso morar em Portugal? Obrigado! tenho 14 anos e estou planejando o meu futuro!!!

Resposta
Ana paula de oliveira Julho 23, 2016 at 4:05 pm

Boa tarde ;
Gostaria de saber que estou noiva com um portugues e pretendo me casar em portugal preciso preciso de visto??

Resposta
Milton Rochs Julho 28, 2016 at 1:02 pm

Olá pretendo fazer uma viagem de turismo em 2017 sendo que vou me hospedar na casa de uma amiga ,e depois iremos a França e Espanha retornando assim nossa viagem de volta ao Brasil saindo de por Portugal.

Resposta
Raquel Freitas Julho 30, 2016 at 10:51 pm

Lyria por favor me ajude nessa dúvida.
Posso ir como turista para Portugal e me matricular numa universidade lá e ai procurar o SEF para pedir o visto de residência como estudante?
É por que vi relatos de estudantes que disseram que fizeram isso devido a demora do consulado português aqui no Brasil emitir o visto,disseram que mesmo indo como turistas ao chegar lá e se matricular num curso depois procuraram o SEF e assim regularizaram sua situação.
Tenho onde ficar lá só preciso saber se é melhor procurar o Consulado e obter o visto aqui de residência e já me matricular daqui ou se posso ir como turista e me matriculando no curso regularizar minha situação no SEF em Portugal mesmo.
Obrigado.

Resposta
Lyria Agosto 10, 2016 at 11:37 am

Olá Raquel,
Muito obrigada por ler o texto e por comentar!
O melhor é você procurar um consulado português no Brasil e pedir o visto a partir do Brasil.
Existem pessoas que conseguiram estando em Portugal mas é bastante mais difícil.
Boa sorte!

Resposta
Eduardo Julho 31, 2016 at 12:18 pm

Tenho pretensões de fixar residência em Portugal e lógico trabalhar, porém, tenho certa idade e lá estando preciso alugar casa ou apartamento e me sustentar então consoante as duas vertentes precisarei de quantum para viver dignamente em Portugal?

Resposta
Lyria Agosto 10, 2016 at 11:39 am

Olá Eduardo,
Muito obrigada por ler o texto e por comentar!
Depende de muitos fatores…
Leia também este texto
http://www.brasileiraspelomundo.com/portugal-custo-de-vida-121819210
Boa sorte!

Resposta
Patricia da Silva Cunha Alves Agosto 3, 2016 at 12:35 am

Me ajudou muito. Parabéns pela iniciativa,

Resposta
Lyria Agosto 10, 2016 at 11:40 am

Muito obrigada! 🙂

Resposta
pedro paiva Agosto 5, 2016 at 1:28 pm

Bom Dia Lyria.
Estou indo estudar em Portugal com uma amiga.
Somos dentistas tb e fizemos todo o processo juntos, faremos o mesmo curso.
A mim foi concedido um visto de estada temporaria e pra ele de residencia,
Vc sabe qual a diferença entre os dois?
Muito obrigado.
Pedro

Resposta
Any Agosto 27, 2016 at 3:08 pm

Olá gostaria de saber pretendo ir morar em portugal em 2017, quero terminar minha faculdade lá, e abrir um pequeno negócio, junto com o meu marido, temos renda o suficiente para nós manter durante 6 meses, gostaria de saber se está difícil pra tirar um visto temporário por um ano ? Muito obrigada.

Resposta
Lyria Agosto 31, 2016 at 8:58 am

Olá Any,
Muito obrigada por ler o texto e por comentar.
Eu sugiro que você busque informação para a sua situação num consulado português da sua área de residência.
Boa sorte!

Resposta
Marcos moura Agosto 29, 2016 at 7:05 pm

Boa tarde lyra eu morei 8 anos legais em Portugal e tive que me ausentar estou querendo retornar legalmente pedi um visto de estadia temporaria pq sou vigilante em Portugal credenciado junto a adm interna e a psp aí eu iria pra fazer a formação do meu cartão de segurança mas colocaram barreiras e me pediram um contrato de trabalho mas se eu conseguir um contrato tenho que aguardar 3 meses até que o visto de turista caduque e eu possa concluir obrigado se souberes responder.

Resposta
debora sa Agosto 31, 2016 at 9:54 am

Quero passar uma temporada em portugal e gostaria de saber se tem algum tipo de visto para trabalho, e qual o procedimento? tem algum working holiday visa?

Resposta
Divonice Setembro 1, 2016 at 4:17 pm

Gostei muito das informações acima. E gostaria de uma informação, meu filho tem vinte anos hoje, quando menor morou em Portugal por dois anos com o pai que já está lá a 6 anos, agora o pai quer que ele volte para morar com ele precisa de visto. Ambos são brasileiros

Resposta
Cleidiane Setembro 7, 2016 at 10:00 am

Ola… Eu gostaria de saber entrei em Portugal com visto de turista e já esta acabando o 90 dias quero arrumar um emprego q me de contrato para dar entrada no sef.. Quando acaba o visto de turista eu posso pegar contrato ou nao.. Por ser um visto de turista nao me da o direito de consegui documento aqui… Obgd.

Resposta
Ricardo Barcelos Setembro 14, 2016 at 2:27 pm

Bom dia! Gostaria de saber o seguinte: recentemente morei em Portugal e voltei ao Brasil apos o visto de turista ter vencido. Eu sai pela Espanha. Agora, trabalho numa empresa, que esta abrindo uma filial por la, e estou tirando visto de residencia. O fato de ter ficado ilegal por la recentemente, pode prejudicar deferimento de meu visto de residencia??

Resposta
Priscila Oliveira Outubro 3, 2016 at 6:02 am

Olá Lyria, parabéns pelo artigo, foi o mais explicativo que encontrei, mas mesmo assim tenho duas dúvidas que não encontro a resposta em nenhum artigo na internet, mas acho que você saberia explicar.

Eu e meu noivo pretendemos nos mudar para Portugal em 2017. Temos contato com um brasileiro que mora em Portugal a alguns anos e ele nos diz que podemor ir como turistas, que chegando lá e arrumando um trabalho, nos seria dado o visto de residencia. (Diz ele que isso ocorre pois portugal tem muitos acordos com o Brasil) Minha pergunta é, é possível fazer dessa forma?entrar como turista, conseguir um trabalho e assim nos regularizarmos?

Outra questão é que ouvi dizer que entrando como turista, após o prazo do visto de turista vencer, e o imigrante brasileiro quiser permanecer no país tendo os mesmos direitos de um imigrante legal, basta que pague uma multa e então pode permanecer no país, trabalhar, viver normalmente. Essa informaçao procede? E se procede, acha que ainda é válido em 2016 esses métodos? Obrigada pela atenção

Resposta
Marina Vieira Petinelli Outubro 8, 2016 at 2:48 pm

Também gostaria de saber sobre essas questões. Já tem algum conhecimento?

Resposta
Marina Vieira Petinelli Outubro 8, 2016 at 2:46 pm

Boa tarde, caros.
Sou Brasileira, e gostaria de ir para Portugal (residir, estudar, trabalhar).
Porém todavia não possuo até o dia em questão, uma oferta ou promessa de trabalho e a faculdade que pretendo fazer inicia as inscrições apenas no final deste ano, em dezembro, e eu gostaria de conseguir ir em novembro, e com isso, sem possuir a carta da universidade e nem uma oferta oficial de emprego.
É possível ir, e realizar lá a inscrição na universidade e a procura por um emprego? No caso, acredito que, sem as duas coisas eu não conseguiria um visto de residência, mas gostaria de saber se seria possível conseguir este visto já estando lá, após conseguir o emprego e, se conseguir, também a faculdade.
Estou prestes a efetuar um acordo de aluguel de residência, mas ainda não o fiz pois quero saber quais passos posso seguir para melhor conseguir alcançar meu objetivo.
Muito grata pela atenção,

Marina Petinelli.

Resposta
Daizi Elena da Rosa Outubro 24, 2016 at 11:22 am

Bom dia, tenho muita vontade de morar e trabalhar em Portugal, mas nenhum tipo de vínculo. Aqui no Brasil, sou autônoma, artesã e tenho sociedade num pequeno comércio de interior. Há algum tipo de possibilidade de conseguir visto para moradia e trabalho autônomo? Obrigado desde já….

Resposta
Cristiane Leme Outubro 31, 2016 at 9:42 pm

Daizi, a Lyria parou de colaborar conosco e temporariamente está sem poder responder aos comentários.
Eu acredito haver um tipo de visto para empreendedores em Portugal, pois tenho uma amiga que viveu lá com esse tipo de visto entre 2007 e 2010. Sugiro consultar o setor de imigração do consulado português mais próximo para obter informações detalhadas sobre como solicitar esse visto. O nome do visto é D2, se não me engano.

Abraços
Equipe BPM

Resposta
Simone Outubro 28, 2016 at 12:41 am

Boa noite!
Sou brasileira, meu companheiro é português, ele esta aqui ha 6 anos, temos uma filha de 4 anos. Agora decidimos morar em Portugal. Eu e ela podemos ir so com passagem de ida? Precisamos de tirar algum visto aqui no Brasil?

Resposta
Cristiane Leme Outubro 28, 2016 at 6:45 pm

Simone, a Lyria parou de colaborar conosco.
O melhor no seu caso seria procurar o consulado português e falar com o setor de imigração a esse respeito, para poder ter certeza dos procedimentos corretos a serem tomados.
Como dica geral é importante que eu lhe diga que nunca se deve viajar ao exterior com passagem só de ida sem ter o visto e garantias de poder permanecer no país de destino. Existe o risco de a entrada no país de destino ser barrada por conta disso, portanto, se não tiver certeza absoluta de poder permanecer é melhor comprar as passagens de ida e volta e posteriormente solicitar reembolso à cia. aérea, de acordo com as políticas da empresa escolhida.

Equipe BPM

Resposta
Thiago Lobato Dezembro 8, 2016 at 8:43 pm

Boa noite, gostaria de tirar algumas dúvidas. Minha esposa tem dupla cidadania – br-pt. Estamos pretendendo mudar para PT pois parece que eu preciso viver lá por 2 anos para conseguir a minha cidadania. Qual o visto eu tenho que pegar? Nesse caso também preciso de comprar passagem d ida e de volta? Existe algum texto para esclarecer minhas duvidas? Esse visto me permitirá trabalhar?

Agradeço

Resposta
Tarcisio Janeiro 26, 2017 at 9:19 pm

Posso conseguir um visto de residência se for como turista e arrumar um emprego registrado em Portugal? Ou preciso retornar ao Brasil para conseguir esse visto?

Resposta
Sevi Paulo Março 1, 2017 at 8:17 am

Bom dia chamo-me Sevi , estou casada com um português a 8 meses e temos um bebe de 4 meses, e o meu esposo o contrato dele acabou aqui no meu pais em Moçambique e ele já voltou a portugal e agora diz que temos que também ir viver la com ele.
Para mim e tudo novo gostaria de saber que tipo de visto devo recorrer e documentos necessários para eu e o bebe.?
Agradeço muito se poderem ajudar.

Resposta
Junior cesar Março 6, 2017 at 10:05 pm

Olá morei em Portugal por 4 anos nos quais estive inlegal dei entrada em 2006 por Lisboa e sai em 2010 por Lisboa tambem no sair o funcionário que carimbou meu passaporte de saída mim dice que como estava inlegal não poderia retornar ao país gostaria de saber si procede ou si hoje após 7 anos já consigo entrar
Gostaria de saber também si tenho alguma forma de entrar já com algum visto de residência tenho amigos portugueses lá que mim fornecem contrato de trabalho caso eu precise agradesso a ajuda

Resposta
Cristiane Leme Março 7, 2017 at 10:38 pm

Junior, a Lyria parou de colaborar conosco e também parou de responder aos comentários por falta de tempo.
Caso não encontre a informação que procura em um dos textos aqui no site, procure o serviço de imigração português ou o consulado de Portugal no Brasil para esclarecimentos. Você pode consultar as informações anonimamente pelo site do consulado ou embaixada.
Boa sorte com seus planos,
Equipe BPM

Resposta
Cleide Março 9, 2017 at 9:00 pm

Olá, Boa tarde. meu filho menor de idade e eu, Estamos aqui em Portugal dêsde do dia 03 de Fevereiro como turista viemos visitar uma amiga. entretanto a pedido do meu filho acabei por coloca-lo na escola, e Estou com uma proposta de trabalho com contrato acinado, me falaram que após eu ter três meses aqui a empresa pode fazer o contrato para mim. eu ja tenho segurança social, contribuinte pois já morei em portugal antes. Gostaria de saber se ao ternimo dos 3 meses posso aceitar a proposta de trabalho e pedir através do mesmo ou da escola do meu filho uma autorização de residéncia?
GRATA.

Resposta
Cristiane Leme Março 9, 2017 at 9:29 pm

Cleide, como informado em comentários anteriores a Lyria parou de colaborar conosco e está sem tempo de responder aos comentários.
Procure o CNAI (http://www.acm.gov.pt/contactos) mais próximo de onde está e se informe sobre a possibilidade.
Boa sorte,
Equipe BPM

Resposta
Eliane Maio 9, 2017 at 4:20 pm

Boa Tarde,

Uma duvida por favor.
Se no período que estiver em Portugal como turista, Eu vir a receber uma proposta de trabalho, posso de lá solicitar o visto de trabalho? Esse tipo de situação seria comum?

Resposta
Marcos Felipe Junho 22, 2017 at 4:28 pm

Moro em Portugal à 3 anos, não existe comparação com o Brasil, principalmente em questões como segurança!

Resposta
Miriam Junho 28, 2017 at 1:35 pm

Prezados, Bom dia!

As respostas são muito esclarecedoras, parabéns a equipe. Tenho uma dúvida, tenho filha e neta em Portugal e pretendo ir no próximo ano para morar, já sou aposentada e irá comigo um filho menor que cursará a Universidade em Aveiro. Vou providenciar os vistos de aposentado para mim e de estudante para ele, será preciso compra passagem de volta?

Resposta
Newton C da Silva Julho 11, 2017 at 3:05 pm

Bom dia a todos, na paz do Senhor Jesus Cristo, gostaria de pedir ajuda sobre o visto D7 para aposentados, pois estou em 2018 me aposentando do Exército Brasileiro e indo residir em Portugal com minha esposa e 3 filhos, Uma filha de 23 anos se formando em Odonto na Unigranrio, Um filho na UFRJ indo estudar na FEUP, faculdade de Porto, um filho 14 no ensino médio. Gostaria de saber informações de pessoas que já tiraram esse visto se consigo tirar sozinho com um passo a passo ou só contratando ajuda de assessorias!. Desde de já agradeço a ajuda.

Resposta
ANDREA SOUZA Agosto 28, 2017 at 10:22 pm

Gostaria de saber se tendo um visto de estudos, preciso obrigatoriamente, comprar passagem de ida e volta… Ou posso comprar só ida ?

Resposta
Leandra Lopes Outubro 16, 2017 at 11:10 pm

Olá Lyria

Gostaria de seguir seu blog porém doz que está fechado. Essa informação é correta ou eu fiz algo errado.

Resposta
Liliane Oliveira Outubro 18, 2017 at 2:24 pm

Olá Leandra!
A Lyria Reis parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas em Portugal.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Maya Lopes Setembro 18, 2017 at 9:15 pm

Boa tarde. Queria pedir ajuda pelo seguinte: Eu sou portuguesa e o meu namorado é brasileiro. A gente se conheceu numa viagem a lazer minha e o resto foi por internet. Agora eu queria trazê-lo para Portugal para a gente poder casar e morar junto e eu queria saber o que me recomenda fazer. Os meus pais são donos de um café, será que se eu fizer uma promessa de contrato de trabalho ele ia conseguir o visto de trabalho e trabalhar connosco legalmente? Sugere que ele venha primeiro sem visto (como turista) e depois a gente acertaria aqui todas as legalidades? O que devo fazer? Estamos muito perdidos e já esperamos isso há muitos anos.

Resposta
Altamiro Setembro 24, 2017 at 2:46 pm

Ola boa tarde me esplica uma coisa euventrei no pais aqui em Portugal e nao carribaram meu passaporte e agora o que eu tenho que fazer,pois eu ainda estou como turista no pais.e a onde eu tenho que ir pra carimba meu passaporte mesmo.

Resposta
Leonardo Pavarini da Silveira Leite Outubro 18, 2017 at 7:12 pm

Boa tarde, gostaria de saber se poderia me tirar uma duvida por favor. Meu nome é Leonardo, estou indo para Portugal em alguns dias, vou ficar um mês por la em busca de alguma oportunidade de emprego e vou visitar alguns estabelecimentos comerciais que estão a venda, já que sou comerciante aqui no Brasil.
Gostaria de saber, caso encontre alguma coisa, se terei que voltar para o Brasil para pedir o visto de residencia ou se posso pedir já estando em Portugal.
Obrigado

Resposta
Liliane Oliveira Outubro 19, 2017 at 8:18 pm

Olá Leonardo!
A Lyria Reis parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas em Portugal.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Marcos Borges Janeiro 25, 2018 at 4:29 am

Leonardo, caso você perguntou isso em algum outro post, poderia repassar a resposta aqui?

No caso dele não ver isso, Liliane, poderia indicar onde ele possa ter perguntado/se perguntou? Procurei pelo site de vocês e não encontrei nada.

Resposta
Liliane Oliveira Janeiro 25, 2018 at 6:59 pm

Olá Marcos,
Pelo que sei não temos nenhum conteúdo publicado com as informações solicitadas pelo Leonardo, por isso, havia respondido que a Lyria Reis, autora do artigo, parou de colaborar conosco – por esta razão sugeri que ele entrasse em contato com outras colunistas que moram em Portugal deixando um comentário em algum dos textos publicados mais recentemente no site que talvez alguma delas poderiam ajudá-lo.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
José Janeiro 5, 2018 at 11:58 pm

Olá Lyria, estou pretendendo migrar para Portugal juntamente com minha esposa, e tentarmos trabalhos, quais as dicas que você poderia nos ajudar para entrarmos no pais e quais seriam os vistos para podermos tentar essa permanência em Portugal?

Resposta
Liliane Oliveira Janeiro 6, 2018 at 8:07 pm

Olá José,
A Lyria Reis parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas em Portugal que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Guiomar pereira dos dantos Fevereiro 5, 2018 at 3:03 am

gostaria de saber se eu tendo o sobre nome português,pereira dos santos eu poso imigrar no Portugal

Resposta
Liliane Oliveira Fevereiro 5, 2018 at 12:55 pm

Olá Guiomar,
A Lyria Reis parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas em Portugal que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
MARIO SERGIO PORTO Junho 8, 2018 at 12:00 am

OLÁ BOA NOITE!
ESTOU NO BRASIL E TENHO UMA PROPOSTA DE TRABALHO EM PORTUGUAL, MAS O PORTUGUES NAO SABE COMO FAZER O CONTRATO DE TRABALHO EU ESTANDO NO BRASIL E ELE LA, PARA EU SEGUIR VIAGEM JA COM O CONTRATO DE TRABALHO, TEM COMO VC ME DAR INFORMAÇAO, DE COMO RESOLVERMOS ISTO.

Resposta
Nick Julho 4, 2018 at 11:09 pm

Pessoa de cidadania indiana está com visto de turismo mas Quer ficar a viver e trabalhar em Portugal pode ? Já vi muitos casos mas como fazer ? Por favor

Resposta
Liliane Oliveira Julho 5, 2018 at 1:24 pm

Olá Nick,
A Lyria Reis parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas em Portugal que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
VSilva Janeiro 21, 2019 at 10:08 pm

Olá, Brasileiras pelo mundo. Parabéns pelos artigos e comentários informativos!
Vocês ajudam muitas pessoas!

Vivo em Portugal e gostaria de perguntar se o fato de meu visto ter vencido me impede de comprar um imóvel com meu noivo?
Vamos tentar essa semana, aguardo ansiosa pela resposta.

Desde já agradeco,
E desejo uma ótima semana😊

Resposta
Liliane Oliveira Janeiro 22, 2019 at 2:02 pm

Olá VSilva,
A Lyria Reis parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas em Portugal que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Marcio Janeiro 30, 2019 at 6:18 pm

Eu já residente em Portugal como turista posso dar entrada no sef com uma proposta de trabalho?

Resposta
Liliane Oliveira Janeiro 30, 2019 at 9:53 pm

Olá Marcio,
A Lyria Reis parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas em Portugal que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação