BrasileirasPeloMundo.com
Portugal Turismo Pelo Mundo

Dicas de passeio em Sintra

Dicas de passeio em Sintra.

Sintra é uma vila portuguesa localizada a cerca de 30 Km de Lisboa. A sua história é bastante antiga e existem testemunhos de ocupação humana nesta região desde o período Neolítico. No local onde atualmente se localiza o centro da vila também foram detectados vestígios do tempo da ocupação romana da Península Ibérica, na época de Jesus Cristo.

Visitar Sintra é um bom passeio para quem mora em Portugal e um daqueles programas imperdíveis para quem está passeando pelo país. Vou contar uma coisa para vocês, são tantos lugares para se conhecer e visitar nesta vila que um dia é muito pouco, mas vamos lá ver alguns dos lugares que, na minha opinião, valem a pena conhecer.

No centro da vila, aproveite para conhecer o Palácio Nacional de Sintra, mais conhecido como Palácio da Vila.

palácio_vila_Sintra
Palácio Nacional de Sintra

A construção deste palácio começou no século XIII, a partir de uma antiga construção do tempo da ocupação muçulmana. O palácio teve várias intervenções arquitetônicas ao longo de toda sua história, com características das épocas medieval, gótica, manuelina, renascentista e romântica. Os azulejos estão presentes na história de Portugal há vários séculos e uma das coisas para se apreciar neste palácio são os seus diversos azulejos, datados do século XIV ao século XVIII. Outro espaço muito interessante é a cozinha do palácio, com suas duas enormes chaminés.

A partir do Palácio da Vila, que está no centro de Sintra, com uma caminhada de 700m chega-se a outro lugar imperdível: os jardins e palácio da Quinta da Regaleira. Em 1893, o Doutor Antônio Augusto de Carvalho Monteiro, um brasileiro nascido no Rio de Janeiro em 1848, advogado formado em Coimbra no ano de 1871 comprou, através de um leilão público, a Quinta que pertencia à Viscondessa da Regaleira.

O “Monteiro dos Milhões”, como era conhecido, construiu a maior parte do Palácio e fez deste lugar um cantinho especial. A Quinta tem o Palácio e os jardins em estilos neo-manuelino e renascentista. Para além dos jardins, há também túneis, lagos e o famoso poço iniciático.

A este poço você pode chegar por cima e descer os degraus até sair por túneis que chegam a uma pequena lagoa, ou pode fazer o caminho pelo sentido contrário, subindo as escadas. É sempre mais fácil descer, não é mesmo? Há também outros túneis pelos jardins da quinta. Sugiro que leve uma pequena lanterna para conhecer os túneis, pois nem todos estão iluminados.

poço_quinta_regaleira
Poço iniciático da Quinta da Regaleira

A Península Ibérica tem uma história muito antiga e, dos anos 711 até 1492, foi ocupada por muçulmanos. Na época desta ocupação do território português, Lisboa e Sintra eram importantes centros econômicos. Deste tempo muçulmano temos um dos pontos turísticos de Sintra: o Castelo dos Mouros.

Castelo_Mouros
Castelo dos Mouros – Sintra

A ocupação humana desta região é bastante mais antiga, mas os primeiros achados arqueológicos encontrados no local do castelo são de cerca de 300 anos antes de Cristo. Conta-nos a história que foram os mouros que construíram este castelo entre os séculos VIII e IX, daí o nome Castelo dos Mouros. Neste local estratégico, os muçulmanos podiam controlar todos os que quisessem circular entre Sintra e Mafra, Cascais e Lisboa. Certo é que lá de cima temos uma vista incrível e podemos mesmo ver Lisboa, o convento de Mafra e o oceano Atlântico. Em volta do castelo temos a muralha e dentro do castelo ainda temos algumas ruínas e alguns poços recuperados para visitação. Sempre que ando nesses locais fico pensando e imaginando a vida que já existiu em cada um destes espaços…

Continuando o passeio, se quiser ir a pé, é possível caminhar do Castelo dos Mouros para outro importante ponto de interesse da vila: o Palácio da Pena.

Palácio da Pena
Palácio da Pena – Sintra

O Palácio da Pena situa-se no alto da serra de Sintra. Foi construído por D. Fernando II no século XIX, contudo, a primeira construção onde hoje se localiza o palácio, foi a da Capela de Nossa Senhora da Pena, no século XII. As linhas arquitetônicas do palácio são do Romantismo, mas ele também tem influência manuelina e mourisca. Além de visitar o palácio, vale a pena ver o jardim e parque envolvente, que conta com mais de 500 espécies de plantas de diversas parte do mundo.

Mas, depois de passear tanto, volte ao centro da vila e aproveite uma das coisas que não se pode mesmo deixar de fazer em Sintra: comer uma queijada e/ou um travesseiro. Vale mesmo a pena provar!

Para ir a Sintra, a partir de Lisboa, é possível pegar um trem (comboio) a partir da estação de comboios do Rossio.

Uma boa sugestão? Reserve tempo para conhecer cada cantinho da vila passeando a pé. Você não vai se arrepender! Depois vem contar pra gente! Bom passeio!

Related posts

Florença: o berço do renascimento

Raquel Gonçalves

Ensinando idiomas on-line

Juliana Marra

A Brasilidade da informalidade

Ana Tavela

5 comentários

Marcelo Junho 26, 2016 at 1:54 pm

Oi Lyria! Tudo bem? Será que você poderia me ajudar?

Meu filho tem 18 anos e foi convidado para atuar num clube português, jogar futebol. Não sei você sabe, mas está muito complicado conseguir passaporte no Brasil. Estamos tentando renovar o dele para solicitar o visto temporário. O clube enviou um documento, mas chegou depois de darmos entrada no passaporte e agora não conseguimos alterar.

enfim… minha dúvida é a seguinte: ele pode ir com o visto de turista e solicitar o visto temporário em Portugal? Pergunto isso porque se ele apresentar a passagem consegue acelerar a emissão do passaporte, mas nâo teria tempo para solicitar o visto aqui. Ele pode fazer isso lá?

Se puder nos ajudar… Desde já muito obrigado!

Resposta
Lyria Julho 19, 2016 at 1:39 pm

Olá Marcelo,
Muito obrigada por ler o texto!
Vistos só são emitidos no país de origem.
Se o clube está mesmo interessado no seu filho peça que aguarde os trâmites legais necessários.
Melhor vir com a documentação correta exigida.
Boa sorte!

Resposta
Erica Novembro 2, 2017 at 11:12 pm

Olá lyria, boa noite. Como faço para falar com vc por email? Pode deixar seu ou me enviar um Oi? Obrigada.

Resposta
Erica Novembro 2, 2017 at 11:22 pm

Olá lyria, boa noite. Li seus posts, são maravilhosos, mas ainda sim preciso de orientações. Rs meu filho está terminando ensino médio, tem.17 anos. Não fiz inscrições para o enem. Como faço para ingressar ele em.uma faculdade?vamos mudar para Lisboa em janeiro. Meu esposo é militar aposentado , e temos o visto moradia, por este motivo citado .desde de já agradeço.

Resposta
Liliane Oliveira Novembro 3, 2017 at 1:17 pm

Olá Erica,
A Lyria Reis parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas em Portugal.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação