Portugal – Férias no Porto: o melhor destino europeu de 2017

4
801
Acervo pessoal
Advertisement

No mês de Fevereiro, a cidade do Porto foi escolhida como o melhor destino Europeu pelo terceiro  ano (2012, 2014 e 2017), superando cidades famosas como Paris, Roma e Madrid.

Isto não significa pouca coisa, comprova que a cidade é o melhor destino para se passar as férias em toda a Europa. Mas muita gente ainda fica com dúvidas na hora de fazer um roteiro de viagem para a cidade.

O Porto, tem muito pontos turísticos e atividades, e para aproveitar a viagem, você deveria passar pelo menos 4 dias por aqui! E qual seria o melhor mês para a visita ? A partir do mês de março, com o início da primavera, o tempo fica mais quente, sendo um bom período para visitar a cidade.

Porém, pelas dicas dos próprios portugueses, o mês de maio é o melhor período, logo que o tempo não está tão frio, mas ainda não é verão e a cidade está cheia de flores! O mês de abril é conhecido por “águas mil”, pela quantidade de chuva; então se pensa em vir nesse mês, prepare o guarda-chuva.

A cidade do Porto é pequena, então você não terá grandes problemas com as distâncias entre as localizações. Vamos começar a viagem ?

  • Torre dos Clérigos – Este é o primeiro lugar que você deve visitar. Primeiro, porque a torre abriu as suas portas em 1763 e depois porque do alto da torre é possível ter uma vista panorâmica da cidade, além de se ter uma ideia das distâncias dos principais pontos turísticos.  O preço da visita à torre + o museu fica em torno de 4 euros, caso prefira só visitar a torre, esse preço fica em torno de  5 euros.
  • Livraria Lello – Aproveite que está saindo da Torre dos Clérigos e bem pertinho você encontrará a livraria Lello. A livraria era muito tranquila até que um dia descobriram que J.K Rowling (a autora de Harry Potter) se inspirou na livraria para criar sua história. Como a escritora morou no Porto, parece que o lugar foi uma grande inspiração. Para entrar na livraria é necessário a compra de um ingresso no valor de 5 euros. Caso você compre um livro, esse valor é descontado no preço.
  • Reitoria da Universidade do Porto – Saiu da livraria e a direita você encontra um prédio imenso, vá visita-lo! A Reitoria da Universidade do Porto, é um local lindíssimo. No prédio há uma loja de “souvenirs” e de vez em quando há exposições gratuitas que sempre valem à pena!
  • Elétrico – Aproveite a visita à Reitoria, e ao lado do prédio há um ponto para o elétrico (bonde). O elétrico que leva à Foz do Douro é o mais famoso, por ser uma viagem bem bonita (o ponto de parada fica em frente a Igreja de São Francisco).  Mas enquanto as pessoas se aglomeram para ir à Foz, existem mais duas linhas,  e uma delas fica ao lado da Reitoria (paragem do Carmo) (linha 22: Carmo – Batalha); essas linhas passam por dentro da cidade e o passeio é super agradável. O preço é em torno de 3,00 euros, mas você pode ter acesso a um voucher de dois dias e andar à vontade nesse período. Através desse link é possível saber mais sobre as linhas e preços.
  • Funicular – No ponto final do elétrico 22 (Batalha) será possível encontrar a entrada do funicular. Mas antes desse passeio dê uma olhada em um muro imenso próximo ao ponto do elétrico. Esse é um pedaço da Muralha Fernandina, a muralha que protegia a cidade do Porto há muitos anos atrás. Vá visita-la ! Em seguida, pegue o funicular que o levará até a frente do Rio Douro, e apesar de ser super rapidinho o passeio é lindo.
  • Ribeira – Na Ribeira será possível admirar o Rio Douro. De lá você poderá ver a grandiosidade da Ponte Luis I. E a partir daí você tem 2 opções; a primeira é subir novamente de funicular e conhecer a Ponte lá de cima, com a vista maravilhosa que rende ótimas fotos. A segunda opção, é seguir a Ribeira até a Igreja de São Francisco.
  • Igreja de São Francisco – Se você escolheu caminhar pela Ribeira, chegará a Igreja de São Francisco. De muitas e inúmeras igrejas do Porto, essa é uma das principais (por ser coberta de ouro) junto com a Igreja da Sé.
  • Cave – Do outro lado do Rio Douro, em Vila Nova de Gaia, existem inúmeras caves. Nesse passeio você poderá ter dicas curiosas sobre os vinhos. Algumas das caves são: Sandeman, Calém e Taylor; mas não se preocupe porque os passeios entre elas não tem grandes diferenças. Você pode comprar a visita à cave em conjunto com um passeio de barcos pelo Douro. Próximo ao Rio, é possível encontrar várias empresas de turismo que fazem a venda casada, o que acaba saindo mais em conta.
  • Estação de São Bento – Ao voltar da Cave, você pode subir de Funicular e caminhando irá encontrar a Estação de São Bento. Todo mundo sabe que esta estação é linda, mas aproveite que está lá para fazer passeios principalmente para 3 lugares: Guimarães, Braga e Pinhão (este último não leva a lugar nenhum, mas o caminho é tão lindo que vale à pena aproveitar a viagem).
  • Casa da Música – A casa da música tem uma arquitetura surpreendente. Os ingressos para shows e concertos esgotam-se rapidamente, então caso tenha a pretensão de ver um evento no local, é possível fazer a compra online pelo link. Também é possível fazer visitas guiadas e aproveitar  o restaurante do local ! Ao sair da casa da música pegue um ônibus que o leve ao Serralves.
  • Fundação Serralves – Ao sair da casa da música, os  ônibus das linhas 203, 201, 502 irão levar ao Serralves. Este é um parque lindíssimo, e nesse parque há um museu de arte contemporânea. Quem estiver no Porto até 4 de junho desse ano poderá visitar a exposição de Joan Miró. O passeio pelo parque custa 5 euros. Caso queira conhecer o museu e o parque, esse valor aumenta. Pelo site você poderá ter acesso a outras informações. Acabou o passeio no Serralves ? Vá conhecer a praia!
  • Praia – Ao sair do Serralves, o ônibus da linha 203 o levará para a praia. No ponto final, desça e passeie até o farol. A vista é fantástica!
  • Jardins do Palácio de Cristal – Cansou da Praia ? Pegue o ônibus, (o 204 te deixa na porta) e vá aos jardins do Palácio de Cristal. Hoje não existe mais o Palácio e sim um grande “ginásio” com um formato de uma cúpula, mas os jardins do Palácio continuam lá maravilhosos!
  • Jogo do Porto – Ao retornar você pode ir direto ao jogo do Porto, que tal ? O jogo do campeonato português custa em média 15 euros, porém se for um jogo da Champions League isso pode chegar aos 60-80 euros. Mas caso não se interesse por jogo de futebol vale a pena o tour pelo Estádio do Dragão.

Antes de vir, baixe (aqui) o aplicativo da cidade do Porto. Com ele será possível ter acesso a outros eventos que irão ocorrer na cidade no período da sua viagem. E Lembre-se que se você for um sênior (idoso) às entradas são gratuitas!

Sabe de mais alguma dica bacana que poderia entrar nesse tour ? Compartilha com a gente!

4 Comentários

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui