Portugal – Universidade de Aveiro

4
468
Advertisement

A Universidade de Aveiro (UA) foi fundada em 1973, num grande contexto de renovação e expansão do ensino superior em Portugal. A UA logo se transformou numa universidade de referência devido à alta qualidade da sua investigação, do seu corpo docente e das suas infraestruturas.

Foi também considerada, em 2016, uma das mais prestigiadas do mundo e a segunda melhor entre as universidades portuguesas, apenas atrás da Universidade de Coimbra. No ranking mundial, ocupa o lugar 456º.

Candidatura através do ENEM

Brasileiros que obtenham uma classificação igual ou superior a 650 pontos no ENEM, podem sim se candidatar para cursos de 1 ciclo,(licenciaturas ou mestrados) em mais de 18 Universidades Portuguesas, com a isenção da realização de provas de acesso.

No ano letivo que está decorrendo (2016/2017), foram oferecidas 50 bolsas de estudo para os brasileiros que obtiveram as melhores qualificações.

Visto de estudante

Depois de feita a sua candidatura e uma vez sendo aceite, você precisa então dar entrada ao seu visto de estudante. Ele vai depender do tempo de duração do seu curso; neste caso para um período de 1 ano ou mais: visto de residência.

Os documentos necessários são: carta de aceitação da universidade, carta do requerente, alojamento, meios de subsistência, antecedentes penais e outros vários que você pode encontrar a lista no site do Consulado de Portugal em São Paulo, aqui.

Não adianta dar a entrada no visto sem ter recebido a carta de aceitação; eles vão te enviar, por isso tenha calma.

Propina

Os ganhadores da bolsa, também ganham a diminuição da propina anual para 1063,47€; preço que é pago apenas por estudantes residentes da União Européia.

Aos estudantes brasileiros que não possuem bolsa, o preço anual da propina fica em torno de 4mil a 5mil euros, dependendo do curso.

Muitos estudantes estrangeiros, recorrem aos estatuto de igualdade;um documento que permite obter os mesmos direitos sociais que um nacional português; como o pagamento da propina. Apenas podem solicitar o estatuto de igualdade, os brasileiros que possuírem um título de residência válido. Saiba mais no site do Portal do cidadão, aqui.

Alojamento e alimentação

A universidade também conta com um complexo residencial no bairro de Santiago exclusivo para estudantes de graduação ou pós- graduação, com 34 blocos; podendo escolher entre quarto individual ou compartilhado.

As vagas são limitadas, o ideal é solicitar em simultâneo com a candidatura de bolsa de estudo.Todas as residências possuem cozinha, lavanderia e salas de estudo.

Umas das vantagens de Aveiro, é que a universidade se localiza bem perto de vários bairros, como os de Santiago ou Esgueira, e quase não é necessária a utilização de transportes. Para encontrar casas ou quartos, estes sites podem te ajudar:

Idealista

BQuarto

Existem refeitórios, bares e restaurantes que oferecem aos estudantes menus com preços acessíveis. Basta apresentar o seu cartão universitário.

Comunidade brasileira da UA:

Em 2010, a comunidade brasileira da UA era formada por 249 brasileiros, que permaneciam em torno de 6 meses a 1 ano em Aveiro.

Com o passar dos anos, acredita – se que este número tenha aumentado, devido a cada vez mais interessados em estudar fora do Brasil.

Muitos acabam ficando mais tempo do planejado, pela ótima qualidade de vida da região.

Traje acadêmico e queima das fitas

O Traje acadêmico é um emblema das universidades Portuguesas. Estes trajes faziam parte da cultura dos clérigos que, nos primeiros séculos da Universidade, tinham o hábito de cursar os Estudos Gerais. O traje completo leva: casaco, colete, capa, calças ou saia, uma camisa branca, uma gravata e um emblema (bordados) e as meias. O traje é feito completamente á medidas e o preço pode ultrapassar os mil euros.

A semana acadêmica de Aveiro pode ser bem diferente das do Brasil, por exemplo. Em vez de aulas ou palestras, aqui em Portugal, se comemora bem diferente.

Em Aveiro a “queima das fitas” ou “semana do enterro” é uma semana de comemoração onde os estudantes desfrutam de shows, atividades culturais e festa, muita festa.

Djs como Hardwell ou Steve Aoki foram alguns dos que já passaram por aqui.

Cada universidade tem a sua própria semana; em Aveiro geralmente acontece no mês de maio. Se você está planejando estudar em uma Universidade Portuguesa, Aveiro não só pode ser uma escolha bem feita como pode te surpreender.

Sendo uma cidade pequena e ao mesmo tempo tranquila, a vantagem de escolher Aveiro é que grande parte da infra – estrutura está direcionada para facilitar e melhorar a estadia desta grande população jovem.

Atividades ao ar livre, centros de esporte e lazer ajudam na integração não só do estudante como a sua família, e é por isso que cada vez mais é comum se mudarem com esposa/esposo e filhos.

Pesquise e se informe sobre o seu curso no site oficial da Universidade de Aveiro e não realize nenhum tipo de trâmite a partir de informações de terceiros, que podem não ser verídicas.

4 Comentários

  1. Ótimo texto! Gostei muito!

    Só uma dúvida: esse valor de 1063,47€ não inclue alimentação e hospedagem, né isso? Ficou parecendo que cobria essas despesas, mas acredito que isso é por fora. Poderia me esclarecer?

    Parabéns pelo texto!

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui