Strada dei Vini e Sapori na Itália

3
159
Advertisement

Em algumas regiões da Italia, existe um orgão responsável pelo projeto de estrada dos vinhos e sabores cultivados e apreciados no mundo todo. São estradas que levam à vinhedos, produçao de queijos, frutas, cereais e outros. Pelas ruas e estradas, você encontra as placas com indicações escritas, como o próprio nome diz, “Strada Dei Vini e Sapori”.

Falando a respeito dos vinhos, na região de Mantova, onde moro, existe a “Strada dei vini e sapori Mantovani”   e, normalmente no mês de maio, inicio da Primavera, as cantinas convidam a todos para degustar seus próprios vinhos, entre eles a DOC (Denominazione di Origine Controllata), Lambrusco Mantovano e tantos outros  produtos, como o Grana Padano e o Parmigiano Reggiano, a pêra mantovana, o salame mantovano e os pratos tipicos. Ou seja, quase uma infinidade de produtos!

Analuisa 9 001

Ao chegar somos apresentados com um buffet de queijos, salames, presuntos, azeitonas, pães e tantos sabores autenticamente italianos!

Nesse passeio, existem guias que nos levam a conhecer o processo desde a colheita até o engarrafamento do vinho. O interessante desse evento anual é poder apreciar bons vinhos com uma paisagem completamente natural a frente de seus olhos, com vinhedos imensos e, para quem vai acompanhado com crianças, um espaço livre para os pequenos correrem e se divertirem em meio à natureza.

Analuisa 9 015

O intuito desse programa é de convencer o comprador a ir diretamente à empresa fabricante do vinho para adquirir seu produto e dar preferencia aos produtos tipicos da própria regiao. Conseqüentemente, o consumidor poderá conhecer como o produto é realizado até chegar as condições de venda. E isso envolve não sò vinhos, mas queijos e uma série de outros produtos!

Analuisa 9 019

Você pode planejar de conhecer mais de uma cantina em um só dia, partindo de casa de manhã e retornando no fim da tarde. São estradas semi-aterradas, em colinas, um visual tipicamente italiano com plantações de frutas e criação de animais por todos os lados.

Para quem vem à Italia e quer conhecer um pouco além dos tours turìsticos já conhecidos, eu aconselharia incluir esse passeio ambiental e cultural ao roteiro!

3 Comentários

  1. Que delicia, so de ler ja me deu agua na boca 🙂
    Aquela velha pergunta, se vc fosse para uma ilha deserta, o que levaria? na minha mala com certeza teria queijos e azeitonas rs 🙂

    • Andreia, a Daphne parou de colaborar mas como eu trabalhei por muitos anos na área de importação de vinhos, responderei: os preços variam muito de vinícola para vinícola e pode haver variação entre os tipos de degustações, impactando nos preços. É preciso entrar em contato com as vinícolas que você quer visitar e agendar, ou procurar pelos sites respectivos e fazer a reserva. Algumas pedem pagamento antecipado, enquanto que em outras pode-se pagar na hora, e há mesmo as que oferecem tours gratuitos para clientes de grandes importadoras mundo afora.

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui