BrasileirasPeloMundo.com
Polônia Turismo Pelo Mundo

10 castelos na Polônia para você conhecer

10 castelos na Polônia para você conhecer.

A Polônia é um país antigo, foi fundado na metade do século X, quando seu primeiro governante, o duque Mieszko I aceitou o cristianismo em 966. De lá pra cá muitas coisas aconteceram, muitos séculos se passaram e muitos castelos com arquiteturas e histórias incríveis foram construídos. Muitos foram destruídos, outros atravessaram os séculos praticamente intactos, alguns foram reconstruídos e outros sobraram só ruínas.

Então esse mês, vou apresentar para vocês 10 castelos imperdíveis.

1.Zamek w Malborku

Castelo de Malbork. Foto Arquivo Pessoal.

O Castelo de Malbork é Patrimônio Cultural da UNESCO e fica localizado no norte do país, começou a ser construído em 1274 pela Ordem dos Cavaleiros Teutônicos, é a maior construção de tijolos em toda a Europa, foram usados mais de 4,5 milhões de tijolos.

A visitação pode ser feita com guia (polonês, inglês ou russo) ou áudio-guia (polonês, inglês, alemão, russo, espanhol, italiano e francês) e leva em torno de 4 horas, devido ao seu tamanho e ao enorme número de coleções que podemos ver em várias exposições.

A partir de 1309, foi residência do Grão-Mestre da Ordem Teutônica e durante a visitação podemos ver que ele apreciava bastante luxo, por esse motivo nessa época o castelo já contava com piso aquecido e o Grão-Mestre já tinha seu banheiro particular, além de acompanharmos todas as transformações que o castelo sofreu durante os séculos, sua destruição na Segunda Guerra Mundial e sua reconstrução.

Além da visitação normal, o castelo ainda conta com a visitação noturna para os fortes e vários eventos cíclicos, como shows, encenações de batalhas e festivais.

2.Zamek Królewskie na Wawelu

Castelo Real de Wawel. Foto: Pixabay.

O Castelo Real de Wawel fica localizado na colina Wawel em Cracóvia, no sul da Polônia. A colina cercada de água e pântano sempre foi um habitat seguro e os primeiros vestígios de vida ali são datados de 100 mil anos atrás, quem diria que ali seria construído em 1265 uma fortificação em madeira que com o passar dos séculos passaria por várias transformações e se tornaria um dos mais importantes museus do país.

Foi residência de vários reis e governantes, por isso foi muitas vezes foi renovado e ampliado, os estilos arquitetônicos, móveis e design de interiores mudaram conforme a moda europeia. Passou por grandes incêndios, saques de tropas estrangeiras e foi palco de fatos importantíssimos para a história da Polônia. Durante a Segunda Guerra Mundial, foi residência do general Hans Frank, o que fez com o castelo ficasse a salvo.

Hoje em dia, o número de coleções é impressionante, os itens expostos são extremamente valiosos, como a Szczerbiec – espada de coroação dos reis poloneses, e estão distribuídos em várias salas e aposentos.

Na Catedral de Wawel podemos ver sepulturas reais e de pessoas importantes para o país, além do famoso sino de Zygmunt, que foi colocado na torre em 1521 e hoje em dia soa em feriados importantes e celebrações nacionais.

Uma boa pedida para os pequenos é visitar a caverna e descobrir onde o lendário dragão morava, contei sobre ele aqui. 

3.Zamek Książ

Castelo de Książ. Foto: Pixabay.

O Castelo de Książ fica localizado na Baixa Silésia, na cidade de Wałbrzych, é o terceiro maior castelo da Polônia, perdendo apenas para Malbork e Wawel. Muitas pessoas dizem que é o complexo de castelos mais bonitos em toda a Polônia. Foi construido no final do século XIII pela dinastia dos Piastas na Silésia, depois passou pela dinastia tcheca, reis húngaros e sua última e mais famosa dona foi Daisy, Princesa de Pless. Em 1941 foi confiscado pelos nazistas e várias obras foram iniciadas, mas o que eles queriam fazer lá vai continuar sendo uma incógnita.

O castelo conta com um hotel, um estábulo com cavalos incríveis e uma estufa do inicio do século 20 que abriga mais de 250 espécies de plantas.

4.Zamek Pieskowa Skała

Castelo Pieskowa Skała. Foto: Pixabay.

O Castelo Pieskowa Skała se encontra dentro do Parque Nacional Ojców,no sul da Polônia, perto de Cracóvia. Foi mencionado pela primeira vez em 1315 pelo rei Ladislau I. A localização do castelo é muito peculiar, ele foi construido em cima de uma enorme rocha íngreme e três dos seus lados são precipícios, fazendo com que fiquem inacessíveis.

O castelo se diferencia pelo seu estilo renascentista extremamente elegante e refinado. Seus jardins são espetaculares e muitas lendas existem para serem exploradas, como por exemplo, a sobre Piotr Szafraniec que mexia com magia negra, ele gostava de levar seus convidados para um quarto onde o chão era um alçapão.

5.Zamek Ogrodzieniec

Castelo Ogrodzieniec. Foto: Pixabay.

Na região de Zawiercie, no sul da Polônia encontram-se as ruínas do Castelo Ogrodzieniec, as mais bem preservadas do país. O rei Casimiro, o Grande ordenou sua construção no ano de 1350, nos meios das rochas era uma excelente fortaleza. Foi propriedade de várias famílias nobres, mas foi muito devastado na invasão sueca e o castelo nunca mais voltou a ser o que era e seus últimos moradores o deixaram em 1810. Após a Segunda Guerra Mundial, as ruínas passaram por trabalhos de conservação e em 1973 foi aberto ao público. Os turistas podem visitar as torres, torre de observação, restos dos salões e pátio de abril até novembro.

Dizem que os turistas podem se deparar com um cachorro preto com olhos em chamas correndo pelas paredes.

De maio até setembro existem vários eventos, como apresentação de lutas medievais, academia de cavaleiros para crianças, escola de magia, torneio nacional de cavaleiros.

Leia também: Custo de vida em Varsóvia

6.Zamek Moszna

Castelo Moszna. Foto: Pixabay.

Moszna é um pequeno vilarejo na voivodia de Opole, no sudoeste do país. O Castelo Moszna é o castelo dos contos de fada da Polônia, sua grandeza impressiona qualquer pessoa, possui 365 quartos, 99 torres, é rodeado por um parque de 200 hectares e conta com um lago na frente. Em uma das torres, um esqueleto vigia o castelo. Dizem que é uma governanta da Inglaterra, que se apaixonou pelo conde que ali morava.

O castelo hoje em dia conta com serviços de hotel para atender vários tipos de turismo. Também existem programas baseados nas histórias e lendas que atraem principalmente grupos de jovens. Para quem tem sangue frio, uma visita guiada dá acesso às torres, à cripta e ao elevador maldito.

7.Zamek Czocha

Castelo Czocha. Foto: Pixabay.

A construção do Castelo Czocha foi ordem do rei tcheco Venceslau I no século XIII, está localizado no noroeste da Polônia. Tem uma história riquíssima e misteriosa, passou por muitas lutas sangrentas e assassinatos macabros. Dizem que não é bom olhar para o foço no pátio se não estivermos preparados para escutar os gritos de socorro das mulheres infiéis que foram lá jogadas. O castelo teve seus períodos de altos e baixos, mas foi reconstruído seguindo desenhos de 200 anos e decorado com objetos riquíssimos. Embora não existam provas, na época da Segunda Guerra Mundial, todos acreditam que o castelo abrigou o Abwehr, serviço de informação do exercito alemão e que experimentos ultra secretos foram ali desenvolvidos. Na década de 50, o castelo se tornou uma colônia de férias para oficiais do exercito polonês. Hoje o castelo é aberto para turismo, abriga um hotel e centro de conferências. Existem visitas guiadas pelos interiores e galerias. Os eventos especiais como visitação noturna, visita à câmara multimídia de tortura, piqueniques medievais e campeonatos de cavaleiros são passeios imperdíveis.

8.Zamek w Gołuchowie

Castelo de Gołuchów. Foto: Pixabay.

O Castelo de Gołuchów fica localizado na região centro-oeste do país. Sua graça e beleza são comparadas com os mais famosos castelos franceses. Izabella Działyńska foi a proprietária mais famosa, foi ela quem decidiu reconstruir a antiga sede nos moldes franceses, todos os objetos e elementos decorativos vieram da França. Sua arquitetura elegante com inúmeras galerias, torres e terraços é exclusiva em toda a Polônia.

9.Zamek Niedzica

Castelo Niedzica. Foto: Pixabay.

O Castelo Niedzica foi mencionado pela primeira vez em 1330, é também conhecido como Castelo Dunajec e foi construído numa rocha íngreme acima do lago Czorsztyn. É a construção defensiva mais espetacular encontrada nas montanhas polonesas.

O mais impressionante de tudo, é que existe um tesouro inca escondido por ali!

Dizem que depois de terminada a Segunda Guerra Mundial, foi encontrado um misterioso documento que indicava o local secreto de objetos trazidos no final do século XVIII pelo sobrinho do governante Inca, Tupac Amaru II. O sobrinho que era o único herdeiro do governante casou-se com uma aristocrata húngara, cuja família era proprietária do castelo na época, que acabou sendo o esconderijo ideal contra os perseguidores espanhóis.

Hoje em dia não faltam histórias e atrações interessantes para pessoas de qualquer idade.

10.Zamek Krzyżtopór

Castelo Krzyżtopór. Foto: Por Krzysztof T. miw (Zdjęcie zrobił miw)

Localizado na região centro-sul do país, foi construído por Krzysztof Ossoliński nos anos de 1627-1644 e foi o maior complexo palaciano da Europa até a construção do Palácio de Versalhes. O Castelo de Krzyżtopór contava com 365 janelas simbolizando os dias do ano, 52 quartos para cada semana do ano, 12 salas para cada mês do ano e 4 torres de proteção para cada estação do ano. Nos estábulos cabiam até 300 cavalos que matavam sua sede  em bebedouros de mármore. Havia também uma fonte de água potável e um sistema de espelhos que iluminava a construção.Hoje em dia são só ruínas, mas vale a pena incluir o passeio no roteiro.

Na Polônia existe um grande número de castelos, esses 10 são só uma amostra do que o país tem para oferecer.

Você já visitou algum desses? Já visitou algum que eu não listei? Me conta!!!

Related posts

Férias na Polônia: Cracóvia, Varsóvia ou Gdańsk?

Vivian Kulpa

São Francisco e a cultura hippie – o Distrito de Haight-Ashbury

Letícia Cavalcante

CityPASS em Toronto: até que ponto vale a pena?

Vanessa Murcilio

4 comentários

Danielle Maio 4, 2018 at 8:28 am

Como sempre um texto super interessante. Acabei de fazer minha lista para as férias de verão 😊
Estavamos viajando e acabamos parando no Zamek Krzyztopor sem muitas expectativas. Foi impressionante! Passamos horas andando pelas ruínas, descobrindo passagens, olhando a Paisagem. Recomendo para qualquer um que goste de história. ‘E uma experiência única.
Também fiquei muito impressionada com o castelo em Lancut, um dos jardins mais bonitos que já visitei na Polonia.

Resposta
Vivian Kulpa Maio 6, 2018 at 2:39 pm

Adorei, precisando conhecê-los já!

Buzi,
Vivi

Resposta
Daniel Barros Maio 29, 2018 at 11:49 am

Tem também o de Chęciny perto de Kielce.

Resposta
Gizelli Gliwic Junho 7, 2018 at 5:11 pm

Oi Daniel!

Sim, a Polônia tem tantos castelos que é impossível mencionar todos em um só texto, por isso tive que escolher só 10.

Continue acompanhando nossos textos sobre a Polônia.

Abraço.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação