BrasileirasPeloMundo.com
Estações do Ano pelo Mundo Polônia

10 dicas para aproveitar o inverno em Varsóvia

Eu estive no Brasil novembro passado. Vim do calor para o frio. Porém, posso dizer que sou uma brasileira atípica neste sentido, pois adoro o frio e acabei me adaptando muito bem ao inverno polonês. E olha que estou falando de temperaturas que podem ultrapassar a barreira dos graus negativos facilmente, principalmente em janeiro e fevereiro. Confesso que a única parte que me incomoda mais é a questão da escuridão em plena tarde. Afinal, uma tarde deveria ser, na medida do possível, ensolarada, mas aqui, nessa época do ano, ela é mais enluarada mesmo. Mas isso faz parte do pacote quando decidimos mudar para um país invernal, não?

Como acabei me adaptando, aos poucos, acabei descobrindo coisas que gosto de fazer neste período geladinho, além de colocar a leitura, filmes, seriados – e o sono – em dia. Mas para afastar o espírito da hibernação que chega com vontade de ficar até a primavera, eu vou listar algumas coisas que nos ajuda a afastá-lo. Vamos lá?

Treinar as habilidades com esportes de inverno

Foto: wikicommons_Warszawa, Park Szczęśliwicki_by Alina Zienowicz.
Monte Szczęsliwicki. Foto: wikicommons_Warszawa, Park Szczęśliwicki_by Alina Zienowicz.

Varsóvia é uma cidade plana, sem os Cárpatos ou os Tatras para nos deleitar no inverno, na prática de esportes ou simplesmente por sua beleza. Mas antes de ir a elas, é possível sim praticar alguns esportes como esqui e snowboard. A colina artificial localizada no parque de mesmo nome foi criada a partir dos escombros da a II GM e no anos subsequentes, de outros detritos deixados lá. Durante as décadas de 60 e 70, o monte foi coberto e o parque foi criado. Hoje é a área mais alta da cidade para prática e treino de esportes de inverno na capital. Saiba mais aqui.

Tomar um vinho quente no Stare Miasto

Pista de patinação no Stare Miasto. Foto: Acervo pessoal.

E visitar a feira de Natal. Provavelmente você já sabe que Stare Miasto (cidade velha) é o centro histórico das cidades polonesas. Pode parecer bobo, afinal, todos os anos é a mesma decoração (bem, mudaram ano passado), a mesma pista de patinação, o mesmo mercado de Natal, as mesmas luzes, cores, cheiros e sabores. Mas é diferente, pois Natal é Natal. Quando começam a montar a decoração, já há uma expextativa para a chegada do São Nicolau até, pelo menos, o Dia de Reis. Para quem tem crianças então, cada passeio ao centro antigo é uma surpresa nova.

Então fazer o mesmo programa, as mesmas fotos, pode parecer irrelevante, mas na verdade, é parte deste cenário incrível. Se não o tivéssemos, boa parte da magia seria perdida.

Caminhar pela e fotografar a cidade

Uma de minhas caminhadas invernais. Foto: Arquivo pessoal.

Sim, você pode pensar: caminhar, ainda mais no frio? Mas neste gostoso exercício que podemos descobrir novos detalhes e ângulos da cidade no inverno, parando estrategicamente, em alguma E.Wedel (tradicional loja de chocolates de Varsóvia) para tomar um saboroso chocolate quente.

Sim, eu espero esta época para ter esta desculpa: preciso entrar em alguma loja para comer/tomar chocolate. A verdade é que caminhar pela cidade durante o inverno me traz uma nostalgia, desperta meu olhar para uma beleza efêmera, fazendo revelar segredos e cantos antes escondidos, por exemplo, pelas copas das árvores. Essas caminhadas me fazem, também, olhar para dentro de mim.

Convidar os amigos para ir à sua casa

Foto: pixabay.com

Chamar os amigos ou familiares para passar o tempo e fazer alguma atividade dentro de casa é muito bom. Eu adoro receber gente em minha casa, seja para um bom vinho ou simplesmente jogar conversa fora. Se no verão há motivos para um piquenique ou churrasco à beira-rio, no inverno a pedida é reunir os amigos para uma tarde/noite de papo, jogos e vinho. Não é porque estamos no inverno que as parapetówka (reunião com amigos ao mudar-se para uma casa nova), imieniny (dia do nome) e mesmo aniversários vão deixar de ser comemorados.

Portanto, não importa se for apenas para assistir algo na TV ou fazer algo mais elaborado como um jantar, o que vale é manter as amizades aquecidas para que o inverno passe mais rápido.

Sair para dançar

Foto: pixabay.com

Quer coisa melhor que mexer o esqueleto, suar, se divertir e voltar pra casa feliz? Aproveite esta época para conhecer um barzinho ou uma balada nova, ou simplesmente voltar ao seu lugar favorito. Confesso que este tipo de programa já não é mais a minha praia (já passei dos meus 20 anos há um bom tempo), por isso não estou tão atualizada. Mas basta dar uma volta pela principal rua de Varsóvia, a Nowy Świat, frequentar algum bar/restaurante nas redondezas e se informar onde rola alguma balada interessante.

Bem, para não ficar devendo, achei aqui uma lista com algumas das melhores (segundo, eles) casas noturnas de Varsóvia. Confiram.

Curtir um cineminha e depois um café

“Kino” Muranów, meu xodó. Foto: Arquivo pessoal.

Sim, para mim não há época do ano, faça chuva – neve – ou sol, sempre vou aos meus cinemas favoritos em Varsóvia. Com sorte, posso encontrar algum filme brasileiro, premiado em festivais ou fora do circuito comercial, o que eu gosto mais. Confira a programação de meus cinemas favoritos: Muranów, Kinoteka PKiNIluzjon, Luna, Prom (Centro Cultural de Saska Kępa).

Confira também a programação das maiores redes de cinema da Polônia: CinemacityMultikino.

Ir ao clássico Teatr Wielki  (Opera Narodowa) w Warszawie

Detalhe da fachada do Grande Teatro de Varsóvia. Foto: wikicommons_Teatr Wielki w Warszawie, por Marcin Białek.

Assistir a algum clássico no período natalino, neste histórico teatro – berço do Ballet Nacional da Polônia – é sem dúvida, inesquecível. Inaugurado em 1833, o teatro foi totalmente destruído durante a II GM, em 1939, sendo finalmente reconstruído e reinaugurado em 1965. Confira aqui o que está em cartaz e reserve o seu ingresso, pois alguns espetáculos costumam ser concorridos nesta época do ano, por ser a alta temporada. De qualquer forma, os grandes clássicos mundiais poderão ser vistos durante o ano todo.

Praticar esportes, por que não?

Foto: Unplash.com by Isaac Wendland.

Você pode escolher alguma atividade interna, como natação, dança, ioga, artes marciais, etc., há várias opções – e nenhuma desculpa – para praticar alguma atividade. Os poloneses costumam praticar até mesmo esportes ao ar livre, pois ele AMAM atividades físicas, e não é um simples inverno que interromperia suas atividades ao ar livre. Sendo assim, podemos muito bem nos adaptar a este estilo de vida e começar alguma atividade física, pois depois de certa idade, a “crocância” chega e se instala de tal forma que é preciso espantá-la.

Comer e beber, também, claro!

Foto: pixabay.com

Mas como nem só de exercícios físicos vivemos, pode-se aproveitar esta época ótima para conhecer um restaurante novo, saborear um belo vinho, acompanhado do par ou dos amigos, e caso você seja solteiro, simplesmente conhecer gente nova em um bar. Há opções incríveis que vão desde o café da manhã a um jantar especial, para todos os gostos e bolsos.

Por isso, nada de ficar em casa inventando desculpa (ok, de vez em quando não há problema) quando algum amigo(a) fizer um convite, vista-se de energia e espante o frio. O último point recém-inaugurado e com comida brasileira (de verdade!) é o Hala Gwardii.

E finalmente, curtir a neve como criança

Foto: pixabay.com

Patinar, escorregar com um tipo de esquibunda, fazer bonecos de neve: você não precisa dar a desculpa que é sua criança quem quer brincar na neve. Você pode experimentar tudo isso também, afinal, nunca tivemos neve em nossa infância. Assim que a neve cair, vista seu casaco mais quente, prepare todos os apetrechos necessários e caia na neve, posso garantir que é diversão na certa!

Confira também 3 dicas para quem vai enfrentar o frio pela primeira vez

Related posts

As quatro estações no Japão

Juliana Platero

Outono e preparação para o inverno na Romênia

Juliana Gehring

A brasilidade que faz falta

Isadora Mendes

1 comentário

Wander Castilho Novembro 29, 2019 at 7:38 am

Ola Vivian , muito bom o artigo. Parabens.
Sera que pode nos ajudar, eu e um grupo de amigos brasileiros vamos pra Varsovia entre os dias 22 a 26 de dezembro e gostariamos de alguma dica para a Noite de natal (24/12).

Obrigado,

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação