BrasileirasPeloMundo.com
Itália Natal Pelo Mundo

10 presépios para visitar na Itália

10 presépios para visitar na Itália.

As férias de Natal é um momento perfeito para organizar uma viagem à Itália. Às vezes, você não precisa ir muito longe para experimentar a atmosfera natalina, a Itália oferece maravilhosos mercadinhos de Natal, com lindos e originais presépios.

Além da árvore de Natal, outra tradição natalina na Itália é o presépio. Existem muitos lugares que merecem uma visita. No texto, cito alguns dos presépios mais conhecidos da península.

1 – Presepe Vivente a Matera

Aqui, todos os anos é organizado o presépio vivente. Mais de 300 pessoas estão envolvidas, para tornar o evento emocionante. Pelas ruas de Matera, o cenário é perfeito para a representação teatral da natividade de Jesus Cristo, estabelecida em seis representações diferentes. A Anunciação, A Visitação, O Mercado, O Sinédrio, A Corte de Herodes e a Natividade.

2 – Presepi di Via San Gregorio Armeno a Napoli

A ideia de presépio na Itália é muito ligada a esta rua chamada Via San Gregorio Armeno. Localizada em Nápoles, é a rua dos artesãos, uma exposição ao ar livre das melhores obras de artistas e artesãos.

Tradição unida com a atualidade, por exemplo, é fácil encontrar, entre as estátuas exibidas, personagens ligados aos assuntos atuais do mundo do futebol, política, cinema. Nápoles une a atualidade com a tradição milenar dos presépios.

3 – Presepe di Sabbia di Rimini

Rimini se torna uma cidade de presépios de areia com cenas muito sugestivas na praia, a poucos passos do mar. Os presépios propõem a cena com esculturas ao longo de um caminho criado com a habilidade dos escultores de areia.

A representação do presépio é feita através de esculturas de areia. Artistas capazes de dar vida à personagens da natividade com um trabalho fascinante esculpido na areia. Pode ser visitado em Marina Centro e outro na Torre Pedrera.

4 – Presepe di Laveno Mombello

O presépio de Laveno Mombello é conhecido por ser submerso, criado todos os anos por um grupo de mergulhadores experientes. Dezenas de estátuas, em tamanho real, estão imersas a uma profundidade de três metros. A iniciativa, em particular, nasceu há mais de 40 anos. O posicionamento cuidadoso das luzes torna possível visitar o presépio à noite, com uma vista para o lago.

5 – Presepe Meccanico di Torino

A instalação mecânica do Piemonte contém estátuas históricas (datadas dos séculos XVIII e XIX), com personagens de várias dimensões.

O presépio é composto por mais de 200 personagens, dos quais 100 são animados. Os vários movimentos são dados por um único motor elétrico antigo. A maioria das estátuas é de madeira e as mais valiosas foram expressamente cortadas por mestres artesãos de Val Gardena.

Leia também: 10 motivos para morar na Itália

6 – Presepe di Pane di Olmedo

É um presépio que celebra o que era e, ainda hoje, é um alimento base da dieta de todas as famílias da Sardenha.

Durante o período de Natal até o dia 6 de janeiro, é possível admirar um presépio original e particularmente curioso porque é feito inteiramente de pão. De fato, é o presépio artístico do pão que foi construído há anos na Igreja Românica de Nossa Senhora de Talai. São reproduzidas as cenas típicas do presépio, mas também cenas de tradição local.

7 – Presepe Luminoso di Manarola

O presépio de Manarola é um espetáculo de cores e luzes! Imaginem uma inteira colina iluminada com os personagens clássicos do presépio. Essa representação especial da natividade deriva da ideia de Mario Andreoli, que criou uma instalação grandiosa que ocupa toda a Collina delle Tre Croci. O presépio luminoso é alimentado por um sistema fotovoltaico que não é só atraente, mas também totalmente ecológico. Este é o presépio de Manarola, uma união entre arte e respeito às tradições locais.

8 – Presepe di Legno di Santa Cristina in Val Gardena

Tudo começou em 1988, com um projeto de 18 escultores de madeira de Val Gardena para promover o artesanato local. A primeira escultura, feita de pinheiro, foi de um semeador.

As figuras em tamanho natural são exibidas em um estábulo de madeira no Iman Sportcenter. Novos personagens são adicionados todos os anos, e os primeiros personagens a serem esculpidos foram Maria e o menino Jesus. Este presépio de madeira é um dos maiores do mundo.

9 – Presepe Galleggiante di Comacchio

O charme da antiga cidade lagunar reside nos canais, em seus cursos de água e nas pontes.

Um presépio simples e refinado que são preparados pelas diferentes dioceses do centro de Comacchio. Nos presépios encontram-se cenas sagradas, com grupos de estátuas representando cenas natalinas ou da vida cotidiana em barcos ou pequenas plataformas flutuantes.

10 – Presepe di Ghiaccio di Massa Martana

Um presépio original, que se apresenta de uma maneira diferente de todos que você já viu.

As estátuas esculpidas em grandes blocos de gelo parecem cristal e brilham como se fossem iluminadas por uma infinidade de luzes. O evento também representa uma grande oportunidade de admirar na cidade outros 65 presépios clássicos de todas as regiões da Itália e outras obras de arte da natividade criadas por grandes escultores e ceramistas. É um trabalho único, na Itália, que vale a pena visitar.

Então, fica a dica de 10 presépios italianos que representa a tradição e inovação do Natal italiano.

Related posts

Trabalho e vida em Gênova

Farah Serra

Adaptação na Itália

Daphne Pierin

Roma em três dias

Marina Sacco

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação