10 Reclamações de turistas alemães durante as férias.
Todos nós sabemos que sempre há aquele turista que arranja motivos para reclamar durante ou após as férias. Seria totalmente normal se a reclamação fosse bem fundamentada. Porém, quem trabalha na área de turismo, sabe que é bem comum receber e-mails e cartas com os depoimentos mais estranhos e, por vezes, engraçados. Podemos talvez dizer que isso seria também tipicamente alemão. A cultura da reclamação faz parte do povo por aqui.
Eu mesma já tive dois acidentes em viagens. Na primeira vez, torci o pé na escada de um hotel no México. Escorreguei ralando o rosto e braço, e parei no hospital com um rompimento parcial dos ligamentos do tendão do pé. Bem, a escada do hotel tinha desnível e não havia nenhum corrimão para apoiar. Na segunda vez, eu voltava da praia e escorreguei quando entrei no saguão do hotel na Tunísia, porque uma funcionária estava limpando o piso frio e não colocou o aviso de piso molhado. Ninguém me ajudou a me levantar, e quando pedi gelo, o balconista me informou que o restaurante estava fechado e não poderia me providenciar nenhum. Fiquei dias sem conseguir sentar direito ou mesmo deitar na espreguiçadeira da piscina, por sentir dor no último osso da coluna.
Leia também: O que os australianos pensam dos brasileiros
Essas seriam reclamações sérias, que devem sim ser repassadas ao hotel e à agência de turismo. Mas listarei a seguir os motivos mais estranhos dos quais os alemães reclamaram em suas viagens.
1- Havia muitos espanhóis no hotel
Incrível, mas um turista reclamou desse fato. O mais curioso é que ele estava de férias NA ESPANHA. Quem será que ele imaginou que encontraria por lá? (Fonte: Bild)
2- Era tudo incluído
Dois jovens solteiros se queixaram junto à agência de viagem de que compraram um pacote com tudo incluído, mas não havia mulheres. Eles queriam que os custos com prostitutas fossem também pagos. (Fonte: Augsburguer Allgemeine)
3- Talheres afiados
A faca e o garfo estavam tão afiados que um casal de turistas se machucou algumas vezes, e no fim acabou comprando talheres próprios para o uso na viagem. (Fonte: Spiegel)
4- Lençol listrado
Um viajante apresentou uma queixa contra a roupa de cama listrada, que o fazia passar mal. (Fonte: Spiegel)
5- Somente tangas
Após não receber a mala de viagem no destino, que havia parado em outro aeroporto, a turista teve que comprar algumas roupas no local. A reclamação foi de que ela apenas encontrava calcinhas tipo tangas (mais cavadas) nas lojas. Por esse motivo, lavava toda noite a sua calcinha para poder usá-la novamente no dia seguinte. (Fonte: Bild)
Leia também: tudo que você precisa saber para morar na Alemanha
6- Grande aventura
Um cliente enviou uma carta de reclamação informando que a escova para limpar o vaso sanitário de seu banheiro estava com o cabo quebrado. Ele reservou o pacote como viagem de relaxamento e não de aventura. Que experiência radical! (Fonte: Augsburguer Allgemeine)
7- Gravidez
Uma mulher fez uma queixa porque havia reservado para ela e o namorado um quarto com duas camas de solteiro, mas o hotel fez a reserva para uma cama de casal. O resultado foi surpreendente: ela engravidou! E a culpa é da reserva errada. Se as camas fossem de solteiro, não teria acontecido. (Fonte: Bild)
8- Pôr do sol
O pôr do sol na República de Maurício foi tão rápido que não deu tempo suficiente para a turista alemã e seu marido terminarem o jantar romântico, o que resultou em uma reclamação. (Fonte: Spiegel)
9- Ciúme
Um pai de família reclamou do animador do hotel, pois sua esposa o paquerou durante a viagem, e o casamento estava pronto a acabar. (Fonte: Augsburguer Allgemeine)
10- Ondas altas
As ondas da praia em Seicheles estavam muito altas e o alemão não conseguia nadar com sua família. (Fonte: Urlaubsguru)
Os alemães realmente têm uma certa mania de reclamar. De acordo com os profissionais de turismo, pode ser que o motivo seja também a noção que o povo tem de seus direitos. Há uma tabela, chamada de Tabela de Frankfurt (Frankfurter Tabelle), que indica o percentual que o cliente da agência da viagem pode receber como reembolso para casos de alguma falta com relação ao contrato do pacote. Muitos alemães imprimem essa tabela e analisam se conseguem obter algum retorno do dinheiro investido com reclamações. Entretanto, essa tabela é apenas informativa para o tribunal. Além do mais, não é possível ir somando os valores percentuais de qualquer maneira.
De toda forma, é importante ir atrás de seus direitos. Outro caso comigo foi de um cruzeiro que fiz em 2016. Por questões logísticas (alimentos que ficaram mais tempo na alfândega de um porto), o navio teve que pular um dos destinos da viagem. O capitão informou pessoalmente a todos e saiu ouvindo muitas queixas. No fim da viagem, meu marido e eu escrevemos uma carta de reclamação formal para a empresa do cruzeiro e recebemos um voucher em euros para usarmos em uma próxima viagem, com validade de cinco anos. Tentar não custa nada.