Facebook Twitter Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    • Home
    • Sobre o BPM
      • Time do BPM
      • Autoras
      • Contato
      • Na Mídia
      • Blogs
    • Colabore
    • Custo de Vida
      • Quanto custa
      • Cheguei e agora?
      • Custo de Vida Pelo Mundo
    • Países
      • Alemanha
      • Austrália
      • Áustria
      • Canadá
      • EUA
      • Espanha
      • França
      • Inglaterra
      • Itália
      • Japão
      • Polônia
      • Portugal
      • Suécia
    • Mais
      • Dicas para viajar sozinha
      • Relacionamentos online
      • Turismo Pelo Mundo
      • Vistos
    • Intercâmbio
      • Intercâmbio pelo Mundo
    Facebook Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    Home»China»Natal na China
    China

    Natal na China

    Christine MaroteBy Christine MaroteDecember 9, 2013Updated:December 6, 20187 Comments5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    E o clima de Natal vai contagiando todo mundo e o mundo todo (literalmente no nosso caso), todos os lugares e casas. O comércio já pensando nas vendas e decorando tudo que é possível e, aqui vai meu desabafo, cada vez mais cedo! Bom, e na China como é isso? Afinal eles não são identificados como um país cristão. Aí que sentido faz a celebração? Existem duas visões de Natal na China.

    A primeira é dos cristãos, como conhecemos no mundo ocidental. Existem sim chineses cristãos, apesar de ser minoria. Aqui tem igrejas católicas, missas, cultos e tudo que envolve as religiões cristãs em mandarim. Como, devido ao número imenso de estrangeiros, também há igrejas que fazem suas missas em inglês, espanhol e francês (até onde sei). Nesse caso há toda a celebração cristã do Natal, com o sentido da bíblia ou evangelhos.

    A segunda é a visão simplesmente consumista, da beleza e da graça do Natal. Decorar as casas, as lojas, as ruas. Usar boinas de Papai Noel, ou Santa Klaus, como é conhecido aqui, é o máximo do máximo. Eles adoram! E essa decoração se estende até o Ano Novo Chinês. O que eles fazem é antecipar a festa para celebrar o novo ano. Claro que depois do dia 1° de janeiro, as características chinesas da decoração ganham o foco, trocam o Papai Noel por dragões e o animal que será a influência do ano vindouro.

    Há nove anos, quando chegamos, não se conseguia comprar uma bola de Natal sequer na China. Os produtos ‘made in China’, que já invadiam o mercado ocidental, eram só feitos para exportação. Em 2009, quando mudamos para Shanghai (que é uma cidade cosmopolita te com um número bem grande de estrangeiros) já era mais fácil achar algumas poucas lojas bem enfeitadas e produtos natalinos a disposição. Mas ainda não se tinha os alimentos típicos ocidentais como Panettone, tender e as tradicionais ceias.

    Nos dias de hoje, isso é coisa do passado. Em qualquer esquina nos deparamos com produtos de decoração de tamanhos, cores e diversidade à escolha do freguês. As comidas natalinas, como o famoso Panettone se encontram nas prateleiras dos supermercados internacionais, onde é possível escolher a marca. Até o Carrefour já comercializa Panettone há alguns anos, mas com diversidade bem menor.

    ‘Jingle Bells’ é a musica campeã nas paradas de sucesso nos meses de dezembro e janeiro por essas bandas (sim, eles continuam tocando o jingle para esperar o Ano Novo Chinês). E em alguns locais dá para perceber que os atendentes decoraram o ‘Merry Christmas’ para saudar o consumidor na porta das lojas.

    Hoje também é bem simples encontrar locais para comprar e/ou passar o Natal. Restaurantes internacionais perceberam que era um nicho rentável oferecer jantares no dia 24 e almoços no dia 25 de dezembro. Bem como no Ano Novo ocidental, dias 31 de dezembro e 1° de janeiro. Então, aqui em Shanghai, e mais algumas cidades que abrigam um número grande de estrangeiros não têm dificuldade de encontrar um local lindo e gostoso para celebrar o Natal.

    Agora, para 90% dos chineses, a coisa acaba na decoração mesmo. E nas fotos com o Papai Noel. Todos os shoppings disponibilizam seus bons velhinhos, no melhor estilo ‘western’ e os chineses fazem filas imensas para tirar as fotos com ele. Mas como disse antes, o que eles veem é a beleza, a graça e a magia da decoração. Algo que os coloca próximo do mundo ocidental.

    Celebrações por parte do povo mesmo (com a exceção da minoria cristã), não existem. É um dia como outro qualquer. Inclusive eles trabalham normalmente, tudo funciona. Meu filho estuda numa universidade chinesa, num curso para estrangeiros, todo em inglês e mesmo assim tem aula todos os dias, inclusive provas, já que eles estarão nos exames finais de semestre para ter o grande recesso no Ano Novo Chinês (que para as escolas são 25 dias, o normal são 15 dias off para TODOS).

    A Faculdade do Octavio, por ser para estrangeiros, dá o dia 25 como recesso. E o governo instituiu há alguns anos o dia 1° de janeiro como feriado oficial.

    Então é assim… Na China se tem toda a magia do Natal, afinal não há decoração natalina que não seja ‘made in China’, e decorar com muito brilho, luzes piscantes e vermelho é com eles mesmos, mas não tem o Espirito do Natal. A parada para refletir, para agradecer, para fazer a nossa retrospectiva do foi o ano que está se findando e renovar a Fé e a energia para o que vai se iniciar. Não há a oração do fundo d’alma, a celebração da vida de quem veio nos salvar.

    Os estrangeiros que ficam por aqui se agrupam e fazem suas ceias, seus almoços de Natal. Também Amigos Secretos e troca de presentes. Porque isso, na verdade é o que acalenta a saudade e a distância das pessoas queridas que estejam do outro lado do mundo. Celebramos com nossa ‘Família Chinesa’, àqueles que escolhemos e por quem fomos escolhidos para ser o ombro amigo, o suporte nas horas boas e nas nem tanto.

    Mas essa é a vida de quem está fora, seja do país ou da sua cidade natal.

    E daqui, de tão longe, desejo a todos os leitores um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de Paz!

    Ou se preferirem:

    圣诞节快乐 (Shèngdàn jié kuàilè),

    新年快乐 (Xin Nian Kuai Le)!

    Até 2014!

    Leia mais sobre Natal Pelo Mundo

    Textos relacionados

    • De onde vem a porcelana chinesa
    • Linguagem corporal na China
    • Como casar na China
    • Superstição na China é coisa séria
    • Novas regras para visto de trabalho na China
    • 10 cidades para conhecer na China
    Clique aqui para ler mais artigos da mesma autora
    • Natal no Alasca
    • Natal na Inglaterra
    • Natal na Alemanha
    • Natal em Portugal
    • Natal na Áustria
    • Natal na Finlândia
    • Natal em Taiwan
    • Natal na Argentina
    • Natal na Bélgica
    • Natal na Itália
    • Natal na Romênia
    • Natal na República Tcheca
    • Natal na Nova Zelândia
    • Natal na Islândia
    • Natal na Dinamarca
    • Natal na Costa Rica
    china natal
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Christine Marote
    • Website

    Christine tem formação em Educação, MBA em "China Business and Culture", possui um blog onde conta sobre sua vida na China e é autora do livro 'China na minha vida - o que aprendi com o Dragão', lançado em abril de 2017. Mora em Xangai, China, desde 2009, com o marido e os filhos.

    Related Posts

    Natal em tempos de guerra

    December 21, 2022

    Vida Pré e Pós Pandemia

    June 4, 2021

    Apreciando as pequenas coisas em Macau

    April 23, 2021

    7 Comments

    1. Fernanda Franco on December 10, 2013 12:13 am

      Uau, Cris, achei que ainda nao tinha chegado por ai o tradicional Papai Noel da Coca-Cola! O mundo capitalista fala mesmo mais alto. De qualquer forma, parabens pelo texto e por dividir com a gente essa sua experiencia tao bacana! Que vc e sua familia tenham um excelente Natal e Reveillon e que 2014 seja repleto de boas novas e muito sucesso com os projetos!!!! Bjs

      Reply
      • Christine Marote on December 12, 2013 12:16 pm

        Obrigada Fernanda. Mas tem Papi Noel da Coca cola, do McDonald’s e de quem mais vc quiser…hehehe
        Bom Natal para vc também.

        Reply
    2. Pingback: Então é na Natal… na China e no Brasileiras pelo Mundo também! | China na minha vida

    3. Iride on December 10, 2013 12:13 pm

      Que legal Chris saber que tem panetone por ai, faz parte das tradições natalinas, e com um vinho ao lado, é maravilhoso . Meus pais molhavam uma fatia de panetone no vinho, antes da ceia de Natal, era como um brinde, muito bom.
      Um Natal de muita saúde a vc, Mário e os meninos , que o menino Jesus esteja presente em todos os dias na sua família. Beijos com saudades!

      Reply
      • Christine Marote on December 12, 2013 12:18 pm

        Obrigada Iride… e vou experimetar essa do vinho com panetone…hummmm
        Bom Natal para vcs também! beijo

        Reply
    4. Ana Cristina Kolb on December 17, 2013 1:13 am

      Cris acho sempre fascinante como um pais com uma tradição das mais antigas do mundo, e tao numeroso simultaneamente muda de cenário, assimilando de forma tao rápida uma cultura tao diferente como a ocidental, pensar do seu relato de 2009 e de hoje, sobre o que se encontra no mercado é incrível a rapidez, todo mundo fala dos chineses dominando o mundo, rsrsrsr eu não vou comentar aqui pois senão dá pano pra milhões de kilometros de manga, mas achei super interessante saber que existem igrejas cristas onde existem missas em mandarim e jingle bells como top da lista de musicas tocadas em Dezembro. rsrrsrrs Muito interessante como o mundo esta globalizado! Minha querida, voce assim como todas estas mulheres lindas aqui do blog cresceram no meu coração, desejo a voce e sua família querida uma Natal e um 2014 cheio de surpresas positivas em todas as areas da vida de coces! Namasté e 圣诞节快乐 (Shèngdàn jié kuàilè),
      新年快乐 (Xin Nian Kuai Le)

      Reply
    5. Ana Cristina Kolb on December 17, 2013 1:16 am

      Ah Cris to fazendo acupuntura com um chines que mora em BH ha 15 anos, muito engraxado, um profissional fantástico, mas muito engraxado como vive e como ve o Brasil, da pra fazer filme eu e ele negociando as agulhas e os choques todos os dias!!!!!! Me lembro sempre de voce rsrsrrsrsrsr

      Reply

    Leave A Reply Cancel Reply

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    • Facebook
    • Instagram
    Polônia

    Dia de Finados na Polônia

    By Ann MoellerOctober 28, 20240

    Dia de Finados na Polônia O Dia de Finados é comemorado oficialmente pela Igreja Católica…

    Novas gírias e expressōes faladas nos Estados Unidos

    March 1, 2023

    Terremoto na Turquia

    February 10, 2023

    Natal em tempos de guerra

    December 21, 2022
    Categorias populares

    Green Card e Residência permanente após o casamento

    April 26, 2015

    Como morar legalmente na Espanha

    August 7, 2015

    Como estudar no Ensino Superior em Portugal

    August 14, 2014

    Como é morar em Santiago no Chile

    June 28, 2014

    Validação do diploma brasileiro nos EUA

    May 20, 2016

    Cinco razões para não morar na Dinamarca

    April 19, 2015

    É brasileiro e reside no exterior? A Receita Federal ainda lembra de você!

    February 9, 2017

    Passo-a-passo para fazer mestrado ou doutorado com tudo pago nos EUA

    March 2, 2016
    BrasileirasPeloMundo.com
    Facebook Instagram
    • Sobre o BPM
    • Autoras
    • Na Mídia
    • Anuncie
    • Contato
    • Aviso Legal
    • Política de privacidade
    • Links
    © 2012-2025 BrasileirasPeloMundo.com

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.