BrasileirasPeloMundo.com
Bélgica Curiosidades Pelo Mundo

A beleza de Ipres por trás das lágrimas

Menenpoort

A beleza de Ipres por trás das lágrimas.

Quando começamos a explorar mais um país novo, acredito que nossa percepção para muitas situações e nosso jeito de olhar para o mundo muda bastante. O pouco que eu conheço da Bélgica, já me despertou muitos pensamentos que eu não tinha e que não tive visitando outros lugares ou países. A diferença de costumes, idiomas, comemorações e a cultura de uma nação nos ensinam muito, e me fascinam sempre.

Ipres (Ypres) é um município da região de West-Flanders (região flamenca), foi palco de grandes batalhas da Primeira Guerra Mundial, e o seu forte teor turístico está aliado às batalhas traçadas na região. Este município belga tem o seu exuberante Menenpoort – um Arco do Triunfo construído pelo Reino Unido, em homenagem a todos os soldados desaparecidos em guerra. Visitando o Menenpoort, você encontrará o nome de todos os desaparecidos, classificados por países. O monumento foi destruído na Segunda Guerra Mundial pelos alemães, mas foi reconstruído e a ele foram anexados mais nomes.

Os descendentes dos soldados desaparecidos fazem com que o turismo da região sempre esteja em movimento. As famílias vêm lamentar a morte de seus entes aos pés do Arco, deixam homenagens com flores, cartões com mensagens, e sentam-se ao redor admirando o parque que foi construído e é banhado por um pequeno lago em sua lateral.

Sim, muitas pessoas podem pensar que seja um tanto estranho essa adoração, mas devemos entender que a guerra na Europa teve seu impacto histórico muito forte, e até hoje as pessoas lamentam seus entes que morreram lutando pelo seu país, sem contar que ainda é assunto de muitas reuniões de famílias e entre amigos mais antigos – eles gostam de contar sobre algum parente que esteve na guerra ou sobre algum momento que presenciaram, situações do passado que foram marcantes para todos por aqui e até hoje são celebradas e relembradas para que não seja esquecidas.

Leia também: 40 Fatos que você não sabia sobre a Bélgica

Em torno do Arco, encontramos muitos comércios com achados de guerra. Isso mesmo, muitas pessoas encontraram artefatos de diversas formas e vendem nas lojas, juntamente com todo tipo de item que seja relacionado à guerra. Existem muitos colecionadores desses objetos. Ipres é um lugar onde você encontrará a riqueza da história sobre as batalhas e poderá adquirir algum objeto se assim desejar, ou algum livro específico sobre os acontecimentos na região, DVDs com documentários, tudo relacionado às batalhas.

Excelente e belo município, além de aconchegante devido à sua calmaria e às homenagens que o governo belga presta todos os dias, às 8 horas da manhã, em frente ao monumento, ao som de trompetes, gaitas celtas e, uma vez ou outra, algum convidado vem prestar sua homenagem junto à banda tocando algum outro instrumento. Se você é amante de história, ficará impressionado com o estilo de vida do local e, com certeza, sairá com as mãos cheias de recordações da visita.

Ipres possui um site com toda a programação local disponível, restaurantes, pubs e hospedagem, assim como informações sobre paradas e cerimônias, ou homenagens comemorativas. Caso tenha interesse, você pode obter mais informações acessando o site aqui (idiomas: inglês, holandês e francês).

Leia também: Cheguei na Bélgica e agora?

Caminhando por Ipres, este pedacinho tão importante da história mundial, você se deparará com várias bandeiras estendidas de diferentes nacionalidades, encontrará pelas calçadas falantes de outros idiomas, principalmente do inglês. Turistas da Inglaterra, Austrália, Nova Zelândia, Canadá e EUA estão sempre por perto prestando suas homenagens e conhecendo um pouco mais deste palco que tem seu teor trágico, mas que de certa forma aproxima mais as famílias e as diferentes nacionalidades, o que em tempos atuais pode nos aquecer um pouco o coração.

Segue um vídeo, para se ter uma ideia de como é a homenagem musical prestada pela manhã.

Ipres definitivamente não está classificada como uma cidade central do turismo, diferente de Bruges ou Bruxelas, por exemplo, mas eu acredito que se você gosta de caminhar e conhecer pontos turísticos mais específicos, voltados à história, não irá se arrepender.

Fica a dica da visita a esta bela cidadezinha acolhedora e cheia de belgas sorridentes com sua visita ao seu comércio. É um atrativo interessante para quem ama história e para quem é pesquisador, você irá se surpreender.

Related posts

Escolas Internacionais na Bélgica

Ana Elisa Miranda

Custo de vida na Bélgica

Elisa Penna

Whisky, o presente da Escócia para o mundo

Narister Oliveira

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação