Alguns fatos interessantes e curiosidades sobre a Suécia
O texto desse mês terá um estilo diferente. Trago alguns fatos curiosos e bem interessantes sobre a linda nação sueca, a qual posso chamar de minha!
- Há cerca de 2 mil anos atrás, a Suécia passou a se chamar, em sueco, Sverige. Seu nome é devido à junção de duas outras palavras: Svear, que significa ‘nós’ – mas, também se refere ao povo Svear – e Rike, que significa ‘reino’.
- A Era Viking, o mais famoso período da história escandinava, teve seu início no século 9 D.C. Enquanto os vikings noruegueses e dinamarqueses viajavam para o oeste, os navios suecos frequentemente viajam a para o leste e ao sul do mar Baltico. Durante esse período, os vikings suecos formaram colônias na região da atual Rússia e Ucrânia.
- A Suécia é o terceiro mais extenso país da União Europeia. Contudo contém a segunda menor densidade populacional, cerca de 23,5 habitantes por quilômetro quadrado.
- O idioma oficial da Suécia é o sueco, mas o país conta com cinco idiomas minoritários que também são protegidos por lei: finlandês, meänkali (dialeto finlandês), sami ou lapão, romani e iídiche.
- A Monarquia sueca é uma das mais antigas do mundo, remonta a mais de mil anos e inclui 11 dinastias. A atual dinastia, a Casa de Bernadotte, é a mais longa no poder. Fato curioso sobre essa dinastia: o primeiro de sua linha no trono – Jean Baptiste Bernadotte – era um jovem soldado francês que não possuía qualquer relação com a Suécia. Ele foi simplesmente nomeado herdeiro do trono em 1810, passando a se chamar Johan Carl XIV.
- Cerca de um milhão e meio de suecos emigraram para os Estados Unidos, durante a segunda metade do século 19 e começo do século 20, fugindo da fome e da miséria que massacrava o país.
- Em 1634, Estocolmo tornou-se oficialmente a capital da Suécia. A cidade é construída ao redor de 14 ilhas e desta forma é chamada de ‘Veneza do Norte’.
- Por sua proximidade ao Círculo Polar Ártico, a Suécia possui invernos longos, (bem) frios, escuros e sombrios. A ausência de luz por longos períodos contribui para a redução da serotonina, neurotransmissor que regula o humor, a sensação de saciedade, sono, ansiedade e apetite sexual, o que causa uma depressão generalizada entre aproximadamente um quinto da população local. Essa depressão, ou melhor, Transtorno Afetivo Sazonal, é causada pela falta de luz do sol, o que leva a uma aumento na produção do hormônio melatonina que está relacionado ao sono e cansaço.
- No Museu de Royal Coin Cabinet se encontra a primeira moeda sueca fundida. Ela foi confeccionada no século 10 pelo Rei Olof Skötkonung, dando início à nova era cristã sueca.
- A Suécia desempenha importante papel nas Nações Unidas e atualmente ocupa a vaga de membro não permanente na Conselho de Segurança da ONU. Dag Hammarskjöld foi um dos mais respeitados, eficazes e aclamados Secretários-Gerais da ONU, tendo o importante papel de coordenar a reconstrução das nações e relações internacionais no pós-guerra.
- Em 1879 a Suécia foi o primeiro país do mundo a introduzir o horário padronizado, o que foi importantíssimo para o sistema ferroviário do país. Ou seja, de norte a sul ou de leste a oeste há apenas um fuso horário.
- Marcapasso, ultrassom, palito de fósforos, telescópio, zíper, escala Celsius, embalagem Tetra Pak, cinto de segurança de três pontos, chave de boca ajustável, dinamite, propulsor de hélice, Skype, geladeira e mouse de computador são itens famosos que foram inventados na Suécia ou por suecos.
- As tradições de Natal na Suécia são um pouco diferentes. A personagem principal não é o Papai Noel nem Jesus, mas sim um gnomo, ou nisse, bonachão de barba longa e uma boina vermelha. Os suecos costumam deixar tigelas de mingau nas portas de suas casas para eles.
- O lagostim é bem celebrado pelos suecos, tanto que tem um mês dedicado a ele. Imaginem que durante o mês de agosto os suecos se reúnem para comer estes mariscos e beber todas. A Kräkfskivor, ou Festa do lagostim é uma típica tradição sueca que se originou há cerca de 100 anos atrás, quando o governo local passou a permitir a sua pesca nos meses de agosto e setembro. Atualmente, a maioria dos lagostins consumidos no país são migrantes, importados da Espanha e EUA.
- De setembro a março, o norte da Suécia é agraciado pela aurora boreal, lindo espetáculo de arcos brilhantes, nas cores verdes e azuis, que iluminam o escuro e rigoroso inverno da região.
- Valborgsmässoafton ou Noite de Santa Valburga é antigo ritual de primavera pagão incorporado pelo cristianismo, celebrado com grandes fogueiras para afugentar os espíritos malignos e as almas penadas. Atualmente, a fogueira representa o inicio da primavera e dos longos e quentes dias de verão. E, claro, mais uma oportunidade para se reunir, comer e beber!
- Astrid Lindgren é o Monteiro Lobato sueco. Ela escreveu mais de 100 livros infantis, traduzido para mais de 74 idiomas. O seu livro mais famoso é, sem dúvida, a Pippi Meialonga, uma menina super sapeca e travessa, que lembra e muito a nossa Emília do Sítio do Pica-pau Amarelo. Em 2002, o governo sueco criou o maior prêmio em literatura infantil do mundo, o Lindgren.
- Volvo, Ikea, Tetra Pak, H&M e Spotify são algumas das grandes empresas suecas de grande sucesso no mundo todo.
- A música é uma das maiores paixões dos suecos. A indústria musical sueca é enooooormeee, tanto que é uma das maiores exportações do país. É tanta gente talentosa nesse país que se você observa os TOP 100 do último ano, verá que muitas têm conexão com a Suécia.
- A Suécia possui alto índice de desenvolvimento humano, e é um dos países mais ativos nas Nações Unidas.
Espero que gostem do texto.
Beijos da Má.
Fiquem bem e até a próxima!
1 Comment
Adorei o post. Não sabia que certas coisas que amo são suecas ou inventadas por suecos.
Beijocas