BrasileirasPeloMundo.com
Lituânia Turismo Pelo Mundo

Anykščiai, um tesouro escondido na Lituânia

Anykscai_Lithuania

Anykščiai, um tesouro escondido na Lituânia.

Mudar para um novo país é sempre desafiador, principalmente, quando a cultura e os costumes são muito diferentes. Ao ficar mais tempo em algum lugar a gente acaba conhecendo as pessoas locais e se aventurando pelo país.

Leia também: Bem-vindos à Vilnius na Lituânia

Com a gente não foi diferente. Conhecemos uma simpática lituana que estava interessada em aprender português em troca de nos ensinar um pouco de lituano. Após alguns encontros, ela nos convidou para uma viagem à casa de campo de sua família, em Anykščiai. Topamos na mesma hora, afinal, era uma grande oportunidade para conhecer mais sobre a Lituânia.

Anykščiai

A pequena cidade conhecida como sendo um bom resort para esqui durante o inverno fica a cerca de 110 km ao norte de Vilnius, faz parte do distrito de Utena e tem uma população aproximada de 10.500 habitantes. Os primeiros registros mencionando à cidade datam de 1440.

Turismo em Anykščiai

Fomos viajar os os pais dessa nossa amiga e eles fizeram questão de nos levar para conhecer todos os lugares turísticos da cidade. E, pode acreditar, são muitos!

Treetop walking path

A primeira parada foi para conhecer a Treetop walking path. Essa é uma passarela suspensa, na altura da copa das árvores, proporcionando uma visão bastante diferente da floresta. Ao final, há uma torre de observação com uma vista espetacular. Você paga apenas 1 euro para visitar este lugar.

Puntukas

Mas antes de chegar à passarela, passamos pela Puntukas. Esta é a segunda maior pedra existente na Lituânia e tem o tamanho de uma casa. De acordo com a lenda, a pedra foi carregada não apenas pelo gelo, mas pelo diabo em pessoa, para esmagar a igreja de Anykščiai. Entretanto, quando o galo cantou, ele derrubou a pedra, que caiu na floresta e lá ficou.

Em 1943 as imagens de Steponas Darius e Stasys Girėnas foram esculpidas. Estes são dois pilotos lituanos, os primeiros a cruzar o Atlântico em 1933, vindo dos Estados Unidos para a Lituânia. A aeronave caiu por motivo desconhecido a 650 km de Kaunas, o seu destino final.

Museu dos Cavalos

Além disso, conhecemos também o famoso Museu dos Cavalos. No local é possível ter uma ideia de como era a vida nas antigas vilas lituanas. São muitas casas de madeira, todas com pequenas exposições sobre os cavalos, montaria, carruagens, porcelanas e até mesmo uma oficina de pães. A sorte foi que chegamos bem na hora em que os pães estavam saindo do forno. Uma delícia! É possível visitar a vila sem pagar nada, mas se quiser conhecer as exposições o valor é de 5 euros.

Leia também: Delícias típicas da Lituânia, uma aventura gastronômica

Antiga Estação de Trem

Um dos lugares mais interessantes que conhecemos foi a antiga estação de trem de Anykščiai. Atualmente, ela faz apenas passeios turísticos curtos, mas visitar o lugar é uma verdadeira viagem no tempo. Nos deparamos com antigos vagões, caixas, telefones e até mesmo tabela de horários e valores dos trens. Apesar de pequeno, o lugar é deslumbrante, dá para ficar encantado facilmente.

Antiga estação de trem de Anykščiai.

Concerto de Órgão na Igreja

A igreja de Anykščiai é muito bonita e se destaca por ser a igreja com as torres mais altas da Lituânia. São duas torres cada uma com 79 metros de altura. Nós tivemos a oportunidade de conhecer a igreja para ver um concerto de órgão de um músico Ucraniano. Jamais imaginei participar de um, mas foi bem interessante.

Rubikiai Observation Tower

Fomos também conhecer uma torre de observação chamada de Rubikiai. A vista lá de cima é impressionante! A única coisa é que requer um pouco de coragem para subir, já que a estrutura é toda em ferro e chacoalha um pouco, apesar de não ser tão alta (são apenas 15 metros de altura). Entretanto, como ela fica bem no alto de uma colina, você tem uma visão deslumbrante do topo. Com boas condições de tempo, é possível enxergar até 20 km de distância lá de cima.

Leia também: Para entender o clima da Lituânia

Um final de semana agradável

O principal fato disso tudo é que tivemos um final de semana muito agradável, com direito a šašlykas – um churrasco à luz do luar com fogueira e um céu absurdamente lindo, com direito até a Via Láctea. Além disso, degustamos as melhores bulvinai blynai (panquecas de batata) que já comemos na vida e cervejas lituanas de ótima qualidade.

A casa era bem modesta e ao estilo de vida lituano nas antigas vilas. Com uma casinha para banheiro, do lado de fora, e outra casinha que eles chamam de sauna, mas que na verdade é para tomar banho, com canequinha mesmo.

Somado a tudo isso, tivemos a oportunidade ainda de experimentar a hospitalidade dos lituanos, que fazem de tudo para que você se sinta bem recebido e bem-vindo na casa deles. É realmente impressionante o quanto eles se esforçam para que você se sinta bem.

A principal coisa que pudemos tirar disso tudo foi imaginar o quanto deve ser difícil a vida durante os meses de inverno. Já pensou aquela vontade de fazer xixi às três da manhã e ter que sair de casa quando está fazendo -20°C lá fora? Sem falar que as pessoas tinham que preparar comida para os animais para mais de 6 meses, conservar tudo que tiravam do jardim para garantir comida no inverno. Não devia ser uma vida fácil.

Bom, o final de semana foi inesquecível, a companhia foi maravilhosa e a experiência única! Ah, e se tiver a oportunidade de visitar Anykščiai você não irá se arrepender.

Related posts

Dicas práticas para a sua primeira viagem à Grécia

Amanda Fontenele

7 motivos para você visitar a ilha de Vancouver

Priscila Carda

Conhecendo Wroclaw na Polônia

Vivian Kulpa

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação