Verão na Arábia Saudita

5
572
O prédio mais alto do mundo só pra mim. Também pudera, fazim 42°C!
Advertisement

“Vem chegando o verão…. Um calor IMENSO nessa região…” Não acredita?

O verão nos países do Oriente Médio é geralmente bem quente, caliente, eu digo H-O-T. Junho, julho e agosto são os meses típicos das longas e esperadas férias escolares; é quando a maioria dos expatriados prepara as malas e zarpa daqui para uma boa temporada matando as saudades de suas origens com temperaturas mais amenas.

Apesar de sempre viajar no verão, eu ainda não fiquei os 2-3 meses fora como a maioria dos nossos amigos expatriados. Talvez porque o meu primeiro verão tenha sido em Dubai com o nascimento dos meus gêmeos, e de quebra ainda era Ramadã. Depois disso fui praticamente me acostumando a passar a maior parte desse período dentro do ar condicionado e aproveitando a piscina ou praia apenas pela manhã bem cedo ou à tardinha, quando as temperaturas estão mais, digamos, suportáveis.

Há poucas semanas foi divulgado pela mídia local que esse verão será um verão inesquecível. De acordo com a previsão dos meteorologistas locais, as temperaturas para o verão de 2015 poderão chegar até 65°C na Arábia Saudita. E cá entre nós, haja energia para tanto ar condicionado suportar os previstos 65°C. Eu juro que se realmente as temperaturas por aqui chegarem acima dos 50°C, eu tento fritar um ovo no asfalto e claro, vocês serão os primeiros a ver.

Inacreditável, né? 65 graus Celsius, parece loucura só de pensar. Só se fala disso agora por aqui. Mas graças à tecnologia, ao invés de morrer de calor, ficamos todos encasacados dentro de nossas casas, escritórios, hospitais e malls – o ar condicionado funciona sim e muito bem por aqui (que bom, né?).

Em lugares como Dubai por exemplo, a estrutura da cidade é tão bem projetada para os meses mais quentes que até os pontos de ônibus possuem ar condicionado (e estações de metrô também são fresquinhas e integradas) para ninguém passar calor. A verdade é que você só sente o calorão mesmo quando sai do carro pra garagem, ou de casa para o ponto do ônibus, por exemplo. Meu marido costumava deixar uma camisa dentro do carro já no cabide, caso fosse preciso trocar na rua. No mais, para a nossa alegria, praticamente todos os lugares possuem ar condicionado.

E como não poderia deixar de mencionar, a Copa do Mundo de 2022 será durante o verão da pequena ilha do Qatar. Acompanhando o desenvolvimento das obras para que tudo esteja pronto a tempo, vejo que o governo não está medindo esforços para o conforto dos jogadores e dos turistas que vão assistir ao grande espetáculo. A região é completamente apaixonada por futebol, e ter a primeira Copa do Mundo sendo realizada no Oriente Médio é motivo de muito orgulho por aqui. Quem diria que um evento desse tamanho seria realizado bem no meio do deserto, durante o verão, com as temperaturas mais quentes do mundo? Controvérsias à parte, eu espero que se tiver que ser, que seja e que dê tudo certo.

De toda maneira, minha experiência morando por aqui já há 5 anos é saber que como tudo na vida, o verão, também passa, e esses 3 longos meses, também passarão. E depois do verão, vem os meses com temperaturas mais amenas, fresquinhas e agradáveis  – até chegar o inverno com até 4°C (e em algumas regiões chega a nevar). Então a dica para quem vai passar o verão no Oriente Médio é: muito protetor solar, beber bastante água e casaquinho/lencinho na bolsa para os lugares com ar condicionado no estilo Frozen. E que venha o verão!

5 Comentários

  1. Menina, socorro! E eu achei que Perth era calor. Aqui faz em média no verão 40C todo dia por pelo menos um mês e meio e eu quase morro. Esse ano tivemos um dia 44,7C e algumas semanas de 42C.
    Eu senti que em Dubai tem muita umidade. Um dia foi sussa, o outro quase morri. Aqui pelo menos é seco.
    Beijos

  2. Esse calor é realmente de matar! Estão tentando trocar a data da copa do mundo para dezembro, pq todos já viram que não tem condições dos atletas suportarem essas temperaturas!

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui