“Vem chegando o verão…. Um calor IMENSO nessa região…” Não acredita?
O verão nos países do Oriente Médio é geralmente bem quente, caliente, eu digo H-O-T. Junho, julho e agosto são os meses típicos das longas e esperadas férias escolares; é quando a maioria dos expatriados prepara as malas e zarpa daqui para uma boa temporada matando as saudades de suas origens com temperaturas mais amenas.
Apesar de sempre viajar no verão, eu ainda não fiquei os 2-3 meses fora como a maioria dos nossos amigos expatriados. Talvez porque o meu primeiro verão tenha sido em Dubai com o nascimento dos meus gêmeos, e de quebra ainda era Ramadã. Depois disso fui praticamente me acostumando a passar a maior parte desse período dentro do ar condicionado e aproveitando a piscina ou praia apenas pela manhã bem cedo ou à tardinha, quando as temperaturas estão mais, digamos, suportáveis.
Há poucas semanas foi divulgado pela mídia local que esse verão será um verão inesquecível. De acordo com a previsão dos meteorologistas locais, as temperaturas para o verão de 2015 poderão chegar até 65°C na Arábia Saudita. E cá entre nós, haja energia para tanto ar condicionado suportar os previstos 65°C. Eu juro que se realmente as temperaturas por aqui chegarem acima dos 50°C, eu tento fritar um ovo no asfalto e claro, vocês serão os primeiros a ver.
Inacreditável, né? 65 graus Celsius, parece loucura só de pensar. Só se fala disso agora por aqui. Mas graças à tecnologia, ao invés de morrer de calor, ficamos todos encasacados dentro de nossas casas, escritórios, hospitais e malls – o ar condicionado funciona sim e muito bem por aqui (que bom, né?).
Em lugares como Dubai por exemplo, a estrutura da cidade é tão bem projetada para os meses mais quentes que até os pontos de ônibus possuem ar condicionado (e estações de metrô também são fresquinhas e integradas) para ninguém passar calor. A verdade é que você só sente o calorão mesmo quando sai do carro pra garagem, ou de casa para o ponto do ônibus, por exemplo. Meu marido costumava deixar uma camisa dentro do carro já no cabide, caso fosse preciso trocar na rua. No mais, para a nossa alegria, praticamente todos os lugares possuem ar condicionado.
E como não poderia deixar de mencionar, a Copa do Mundo de 2022 será durante o verão da pequena ilha do Qatar. Acompanhando o desenvolvimento das obras para que tudo esteja pronto a tempo, vejo que o governo não está medindo esforços para o conforto dos jogadores e dos turistas que vão assistir ao grande espetáculo. A região é completamente apaixonada por futebol, e ter a primeira Copa do Mundo sendo realizada no Oriente Médio é motivo de muito orgulho por aqui. Quem diria que um evento desse tamanho seria realizado bem no meio do deserto, durante o verão, com as temperaturas mais quentes do mundo? Controvérsias à parte, eu espero que se tiver que ser, que seja e que dê tudo certo.
De toda maneira, minha experiência morando por aqui já há 5 anos é saber que como tudo na vida, o verão, também passa, e esses 3 longos meses, também passarão. E depois do verão, vem os meses com temperaturas mais amenas, fresquinhas e agradáveis – até chegar o inverno com até 4°C (e em algumas regiões chega a nevar). Então a dica para quem vai passar o verão no Oriente Médio é: muito protetor solar, beber bastante água e casaquinho/lencinho na bolsa para os lugares com ar condicionado no estilo Frozen. E que venha o verão!
5 Comments
Menina, socorro! E eu achei que Perth era calor. Aqui faz em média no verão 40C todo dia por pelo menos um mês e meio e eu quase morro. Esse ano tivemos um dia 44,7C e algumas semanas de 42C.
Eu senti que em Dubai tem muita umidade. Um dia foi sussa, o outro quase morri. Aqui pelo menos é seco.
Beijos
Oi Aline, tenho tanta vontade de conhecer a Austrália! Tenho que já ir pegando as suas dicas 🙂 Isso mesmo, Dubai é bem úmido. Ainda bem que não é verão o ano todo, né? Um beijo grande
Esse calor é realmente de matar! Estão tentando trocar a data da copa do mundo para dezembro, pq todos já viram que não tem condições dos atletas suportarem essas temperaturas!
Pois é, já pensou uma partida de futebol no calorão de 47C? Sauna pra quê? Dá-lhe ar condicionado! Um beijo Diana
Nossa, estou pasma com 65ºC. Sair de casa para um passeio deve ser uma tortura com essa temperatura..
Olha, ficou linda a foto… abraços.