Como advogada, muitas vezes meu trabalho é estressante e meu dia repleto de momentos desagradáveis. Nem por isso me deixo levar por esse estresse e procuro sempre estar numa boa e esbanjando positividade.
Em fevereiro de 2016, ganhei uma cadela pequeninha, a Daphne, que aparece na foto mais adiante. Desde então, comecei a trazê-la ao meu escritório e adorei o resultado. É claro que como dona da minha própria empresa me permito umas mordomias que não são tradicionais. E sei que essa ainda é uma tendência nova, então não são todos os empregadores que a deixarão levar seu cão ao trabalho. Mas, por via das dúvidas, apresente ao seu chefão este texto para tentar convencê-lo ou -la dos muitos benefícios que podem acompanhar a presença de um cãozinho no seu ambiente de trabalho.
Aqui seguem alguns dos benefícios que notei imediatamente:
1. Define a cultura de trabalho
Não importa o tipo de trabalho que alguém faz, a cultura de trabalho e o ambiente em que trabalhamos precisa ser um em que as pessoas gostem de trabalhar. No meu escritório, apesar de ser um trabalho sério e sempre corrido, nos esforçamos para manter um ambiente leve e agradável. Sempre que possível, pausamos para bater um papo um com outro, pergunto da noite anterior de alguém, ou do programa de TV que sei que alguém curte.
O cachorro no ambiente de trabalho ajuda muito com isso. O cãozinho virou uma parte da nossa cultura e ajuda a definir nosso ambiente como um espaço flexível e confortável, onde o estilo de vida de cada um e o equilíbrio que mantemos entre trabalho e vida pessoal é muito importante aqui.
2. Contribui para um equilíbrio melhor entre trabalho e vida pessoal
Esse tema não é novo para mim e continua ser uma luta constante na minha vida. Em novembro de 2016, publiquei um texto aqui onde passo 3 dicas para um equilíbrio melhor. Clique aqui para acessar o texto antigo. Nesse texto, deixei de fora o quanto um cãozinho no ambiente de trabalho ajuda nesse aspecto. Quando estou com a Daphne no escritório me sinto quase que em casa. E estar em casa é uma delícia, não é?
Agradável, tranquilo e livre de muito estresse. Essa é a sensação que tenho quando veja a pequenina sentadinha na minha mesa. Me sinto mais leve, mais tranquila, mais feliz. É como se minha casa estivesse invadindo meu escritório. Sinto um encontro entre meu trabalho e minha vida pessoal que me traz muito satisfação e faz meu trabalho um pouco menos trabalhoso e sim mais gostoso. Tem sido uma grande conquista para mim nessa luta de equilíbrio.
3. Eleva a moral geral
Ninguém passa pelo meu escritório sem dar um “alô” para a Daphne e um cafuné na cabecinha dela. Isso espalha uma alegria contagiante por aqui. A Daphne fica feliz, minha assistente fica revigorada, e eu super satisfeita com a interação que ocorreu. Quanto resultado só num cafuné! E não para por aí. Quem nunca amou ver um cachorro dormindo, ou brincando com um brinquedo, ou mesmo tentando coçar um lugar difícil. Vira e mexe ouvimos: “Gente, olha o que a Daphne tá fazendo”. E resulta naquele “ooownnn” geral.
4. Reduz estresse
O cãozinho também pode ser um ajudante muito importante na redução de estresse no ambiente de trabalho. Quando alguém teve uma reunião ou ligação que aborreceu, sempre brinco: “Vai bater um papo com nossa terapeuta, Daphne”. Basta olhar para ela que você sente o estresse derretendo. Alguns minutos com um cãozinho parece fazer uma mágica no temperamento de todos ao seu redor. É difícil ficar resmungando com um montinho de pelos fofo do seu lado.
5. Aumenta a produtividade
Assim como passam por aqui para fazer um carinho, qualquer um pode levar a Daphne lá fora para andar. Sei que pelo menos no nosso escritório, com a correria do dia-a-dia, as vezes é difícil até ter um tempinho para beber água ou fazer um pipi. Tendo a Daphne por aqui, sempre encontramos um tempo para ela. E não é que sair do escritório, pegar um solzinho e dar um rolé ajuda mesmo na redução de estresse? Sempre volto com um mega sorriso, me sentindo livre, leve e solta, e o mais importante, pronta para mais algumas horas de trabalho sério!
Siga o exemplo de muitas grandes empresas por aqui que já implementaram regras permitindo que seus empregados tragam seus cachorros para o trabalho. Elas incluem: Google, Amazon, Huffington Post, GoDaddy, Ben & Jerry’s, Build-A-Bear Workshop (onde a companhia tem um diretor geral que é um cão), Clif Bar & Company e Etsy. Veja mais companhias permitindo cães aqui.
Também já existem estudos comprovando meus resultados. Leia sobre os resultados do estudo feito pela Central Michigan University e outro pela Virginia Commonwealth University.
Se precisar de mais dicas e munição para propor essa mudança no seu ambiente de trabalho, entre em contato comigo. Prometo te ajudar! Au au e até a próxima.
1 Comment
Nossos bichinhos são como filhos e trazem muita alegria e disposição para todos. Nada como ver a alegria e energia dos nossos amigos peludos, aquele rabinho abanando e pedindo por atenção.
Essa convivência só tem a contribuir com a leveza e, consequentemente, com a produtividade em qualquer lugar. E por que não no corporativo?
Adorei o texto, amiga!