BrasileirasPeloMundo.com
Advogadas Pelo Mundo Arizona Chicago Colorado Curiosidades Pelo Mundo Empregos Pelo Mundo EUA Havaí Memphis Nova Iorque Seattle Texas

Benefícios de um cão no ambiente de trabalho

Como advogada, muitas vezes meu trabalho é estressante e meu dia repleto de momentos desagradáveis. Nem por isso me deixo levar por esse estresse e procuro sempre estar numa boa e esbanjando positividade.

Em fevereiro de 2016, ganhei uma cadela pequeninha, a Daphne, que aparece na foto mais adiante. Desde então, comecei a trazê-la ao meu escritório e adorei o resultado. É claro que como dona da minha própria empresa me permito umas mordomias que não são tradicionais. E sei que essa ainda é uma tendência nova, então não são todos os empregadores que a deixarão levar seu cão ao trabalho. Mas, por via das dúvidas, apresente ao seu chefão este texto para tentar convencê-lo ou -la dos muitos benefícios que podem acompanhar a presença de um cãozinho no seu ambiente de trabalho.

Aqui seguem alguns dos benefícios que notei imediatamente:

1. Define a cultura de trabalho

Não importa o tipo de trabalho que alguém faz, a cultura de trabalho e o ambiente em que trabalhamos precisa ser um em que as pessoas gostem de trabalhar. No meu escritório, apesar de ser um trabalho sério e sempre corrido, nos esforçamos para manter um ambiente leve e agradável. Sempre que possível, pausamos para bater um papo um com outro, pergunto da noite anterior de alguém, ou do programa de TV que sei que alguém curte.

O cachorro no ambiente de trabalho ajuda muito com isso. O cãozinho virou uma parte da nossa cultura e ajuda a definir nosso ambiente como um espaço flexível e confortável, onde o estilo de vida de cada um e o equilíbrio que mantemos entre trabalho e vida pessoal é muito importante aqui.

Daphne – nossa Diretora Geral de Cafuné (acervo pessoal).

2. Contribui para um equilíbrio melhor entre trabalho e vida pessoal

Esse tema não é novo para mim e continua ser uma luta constante na minha vida. Em novembro de 2016, publiquei um texto aqui onde passo 3 dicas para um equilíbrio melhor. Clique aqui para acessar o texto antigo. Nesse texto, deixei de fora o quanto um cãozinho no ambiente de trabalho ajuda nesse aspecto. Quando estou com a Daphne no escritório me sinto quase que em casa. E estar em casa é uma delícia, não é?

Agradável, tranquilo e livre de muito estresse. Essa é a sensação que tenho quando veja a pequenina sentadinha na minha mesa. Me sinto mais leve, mais tranquila, mais feliz. É como se minha casa estivesse invadindo meu escritório. Sinto um encontro entre meu trabalho e minha vida pessoal que me traz muito satisfação e faz meu trabalho um pouco menos trabalhoso e sim mais gostoso. Tem sido uma grande conquista para mim nessa luta de equilíbrio.

3. Eleva a moral geral

Ninguém passa pelo meu escritório sem dar um “alô” para a Daphne e um cafuné na cabecinha dela. Isso espalha uma alegria contagiante por aqui. A Daphne fica feliz, minha assistente fica revigorada, e eu super satisfeita com a interação que ocorreu. Quanto resultado só num cafuné! E não para por aí. Quem nunca amou ver um cachorro dormindo, ou brincando com um brinquedo, ou mesmo tentando coçar um lugar difícil. Vira e mexe ouvimos: “Gente, olha o que a Daphne tá fazendo”. E resulta naquele “ooownnn” geral.

4. Reduz estresse

O cãozinho também pode ser um ajudante muito importante na redução de estresse no ambiente de trabalho. Quando alguém teve uma reunião ou ligação que aborreceu, sempre brinco: “Vai bater um papo com nossa terapeuta, Daphne”. Basta olhar para ela que você sente o estresse derretendo. Alguns minutos com um cãozinho parece fazer uma mágica no temperamento de todos ao seu redor. É difícil ficar resmungando com um montinho de pelos fofo do seu lado.

5. Aumenta a produtividade

Assim como passam por aqui para fazer um carinho, qualquer um pode levar a Daphne lá fora para andar. Sei que pelo menos no nosso escritório, com a correria do dia-a-dia, as vezes é difícil até ter um tempinho para beber água ou fazer um pipi. Tendo a Daphne por aqui, sempre encontramos um tempo para ela. E não é que sair do escritório, pegar um solzinho e dar um rolé ajuda mesmo na redução de estresse? Sempre volto com um mega sorriso, me sentindo livre, leve e solta, e o mais importante, pronta para mais algumas horas de trabalho sério!

Siga o exemplo de muitas grandes empresas por aqui que já implementaram regras permitindo que seus empregados tragam seus cachorros para o trabalho. Elas incluem: Google, Amazon, Huffington Post, GoDaddy, Ben & Jerry’s, Build-A-Bear Workshop (onde a companhia tem um diretor geral que é um cão), Clif Bar & Company e Etsy. Veja mais companhias permitindo cães aqui.

Também já existem estudos comprovando meus resultados. Leia sobre os resultados do estudo feito pela Central Michigan University e outro pela Virginia Commonwealth University.

Se precisar de mais dicas e munição para propor essa mudança no seu ambiente de trabalho, entre em contato comigo. Prometo te ajudar! Au au e até a próxima.

Related posts

A tradicional Zabijačka na República Tcheca

Isadora Costa

Devemos falar tudo o que vem a cabeça ou controlar a nossa língua?

Cecília Bailey

O que se come nos Estados Unidos?

Liliane Oliveira

1 comentário

Carol Dias Maio 4, 2018 at 2:49 am

Nossos bichinhos são como filhos e trazem muita alegria e disposição para todos. Nada como ver a alegria e energia dos nossos amigos peludos, aquele rabinho abanando e pedindo por atenção.

Essa convivência só tem a contribuir com a leveza e, consequentemente, com a produtividade em qualquer lugar. E por que não no corporativo?

Adorei o texto, amiga!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação