BrasileirasPeloMundo.com

Related posts

Como casar na China

Christine Marote

Lugares incríveis para conhecer na Bélgica

Marcela Bueno

O que dá para copiar da Bélgica

Bruna Cely Silva

14 comentários

Sonia December 28, 2017 at 4:10 am

Olá Bruna. Posso casar na Bélgica com um Holandês? Estou no Brasil, mas irei para Holanda. Ele mora na Holanda. Como lá tenho que fazer uma prova e não estou ainda preparada e só posso ficar 3 meses como turista. Estamos querendo nos casar na Bélgica porque daí a Holanda reconheceria. Onde posso me informar?

Resposta
Bruna Cely Silva December 28, 2017 at 8:58 am

Olá Sônia, eita que pergunta difícil!
Olha, eu sinceramente não sei se isso é possível. Porque aqui nós nos casamos na commune a que estamos registrados, e vocês não tem registro aqui. É aberto um dossiê para aprovação. E não existe mais os casamentos na embaixada, pelo menos não na do Brasil. O indicado seria vocês se informarem na comunne onde pretendem se casar, ele ja deve ter pensado em alguma?!
Desculpe mas essa ficarei te devendo.
Abraços e boa sorte.

Resposta
Ane January 26, 2018 at 12:36 pm

Olá Bruna, sou brasileira, de São Paulo capital, estou na Holanda morando com meu namorado, estou de forma irregular aqui, estamos desesperados procurando por informações e opções, para me regularizar de forma que eu não tenha que voltar para o Brasil, pois não temos condições financeiras no momento.
Conversamos com uma advogada aqui, e ela explicou um pouco sobre me mudar para Bélgica com meu namorado e oficializar uma união estável na Bélgica.
A minha duvida é saber se é possível me casar, ou ter união estável na Bélgica, uma vez que tenho o visto de turismo vencido?
Se voce tiver essa informação, ou onde posso procurar saber mais, por favor, me deixe saber.
Obrigada

Resposta
Bruna Cely Silva January 26, 2018 at 4:37 pm

Ola Ane, obrigada por ler e comentar o texto. Achei sua pergunta um pouco complexa, então tomei a liberdade de te enviar a resposta por e-mail, e assim, você também poderá me questionar mais sobre o assunto.
Um abraço

Resposta
Ricardo Silva September 11, 2020 at 7:23 am

Ane,

Voce pode se casar mesmo sem documentos, mudar se para belgica nao resolve o seu problema de estar ilegal. Voce necessita de sair do espaço scheguen. Uniao estavel na belgica so é considerada para o visto se ja conheces o seu esposo a mais de 12 meses se fores maior de 21 anos, e tem de ser provada essa relaçao com varias peças documentais, infelizmente se fores pedir o visto ilegal, o mais certo é que recebas uma carta de expulsao de imediato….

Resposta
Isadora May 9, 2018 at 11:02 pm

Olá Bruna. Tudo bem? Tenho 25 anos, moro em São Paulo e estou em,um relacionamento com um Belga há 1 ano, ele é Flemish. Ele mora aqui no Brasil há 6 anos, e ano que vem vamos morar juntos aqui em SP mesmo, será o primeiro passo para depois casar. Estou com muitas dúvidas e receios, começando por conhecer a familia dele agora em dezembro. Como é a familia belga? Brasileira sofre muitos preconceitos? Nossa união estável vale na Bélgica? Obrigadaaaa

Resposta
Liliane Oliveira May 10, 2018 at 11:42 pm

Olá Isadora,
A Bruna Cely Silva parou de colaborar conosco, mas temos outra colunista na Bélgica chamada Elisa Penna que talvez possa te ajudar.
Você pode entrar em contato com ela deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Jaqueline July 18, 2018 at 3:07 pm

Bom dia.
Sou brasileira, meu namorado é Português e já reside na Bélgica. Gostaria de saber quais seriam as vantagens de casar na Bélgica? Posso casar no Brasil e conseguir o visto para morar na Bélgica?
Os 45 dias de convivência, devem ser ininterruptos ou posso contabilizar os dias que ele esteve no Brasil mais os dias que estive na Europa?
Sobre a união estável? Pode ser feita no Brasil é válida na Bélgica ou posso fazê-la na Bélgica?!

Resposta
Liliane Oliveira July 19, 2018 at 1:54 am

Olá Jacqueline,
A Bruna Cely Silva parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Bélgica que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Ricardo Silva September 11, 2020 at 7:20 am

Jaqueline,

Se puder casar na belgica é bem mas rapido desde que venha munida de todos os documentos necessarios, nao é preciso estar legal aqui, ou melhor a residir, mas é preciso ter pelo menos um visto de schengen valido. o casamento é feito em 15 dias depois do pedido se tiver toda a documentacao necessaria, podes consultar a documentacao necessaria no site da municipalidade do seu marido, voce tb pode pedir o visto ja estando na belgica desde que como disse tenha o visto de curta duraçao ainda valido. E apresentar igualmente a documentacao necessaria se tiver duvidas é so dizer que tento ajudar

Resposta
Daniela November 27, 2018 at 9:51 am

Olá Bruna, eu vou me casar com um belga, então voltei para o Brasil para organizar os documentos e voltar com tudo pronto para lá e nos casarmos, mas ainda não consegui saber onde emito o meu certificado de nacionalidade já liguei em todos os cartórios ninguém sabe informar. Onde você emitiu o seu? Sabe me informar? Desde já agradeço.

Resposta
Liliane Oliveira November 27, 2018 at 3:25 pm

Olá Daniela,
A Bruna Cely Silva parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Bélgica que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Ricardo Silva September 11, 2020 at 7:17 am

Damiela,

Voce pode fazer isso directamente no consulado, voce vai precisar tb da certidao de contume, basta marcar, e no dia que la fores eles te dao isso tudo na hora. faz atençao que algumas municipalidades exige ainda que registres em cartorio belga as mesmas certidoes, no meu caso nao me pediram isso.

Resposta
Ricardo Silva September 11, 2020 at 7:14 am

A minha experiencia com o casamento na Belgica nao foi nada de dificil, nem confuso, nem complicado, é verdade sim que necessario por vezes meia pilha de documento e que depende muito das nacionalidades dos noivos, de onde moram, mas acima de tudo de quem atende!

No meu caso eu sabia exactamente toda a documentaçao trazer e com quem falar, e mesmo assim chegando ao balcao foi so ser atendido por outra pessoa, que começou a haver logo uma tentativa de arrumar um problema…

Eu sou belga, com dupla nacionalidade, e ao chegar ao balcão munido de todos os documentos de minha esposa:

– certidao da contume
– registros criminais (nao utilizados sequer)
– certidao de nascimento todo teor
– certidao do estado civil com comprovante de morada com nacionalidade dela, tudo isso registrado em cartorio juntamente com duas testemunhas ,

tudo isso apostilado e traduzidor, e uma questao importante, para a lingua correcta da sua municipalidade, e para evitar dissabores, com um tradutor oficial local e nao um do brasil, tudo isso devidamente registrado.

Meus documentos:

-Minha carteira de identidade e 130 euros por o casamento ser feito em vesperas do fim de semana se nao seriam 103 euros

Mesmo apos isso tudo a primeira funcionaria pergunta me onde esta minha certidao de nascimento brasileira 😀 …

Claro que estando devidamente informado é facil dizer a mesma que não é nada disso preciso… passando isso o casamento se deu 15 dias depois sem qualquer problema.

Espero que possa ajudar alguem essa informaçao

Resposta

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação